• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Antes da produção do SDA a idéia do Hobbit?

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Pessoal, estou com uma curiosidade.

Vocês por um acaso sabem me informar se Peter Jackson antes de produzir o Senhor dos Anéis já tinha algum projeto de produção do Hobbit?

Ou esse projeto do Hobbit só foi desenvolvido no pós SDA?


Uma vez eu ouvi alguém dizer (não me lembro onde e quando; e não tenho certeza absoluta) que a princípio PJ tinha em mente produzir o Hobbit.
 
Se ele teve essa vontade eu não fiquei sabendo... Será?

Mas de qualquer forma foi bom ter feito SDA primeiro, acho que o contrário não seria tão interessante considerando o impacto que uma história como O Senhor dos Anéis pode causar. Já sendo fã de SDA, com certeza você vai querer ver O Hobbit. É por essa mesma lógica que eu sempre aconselho os meus amigos a lerem primeiro SDA e depois O Hobbit.
 
Sim, a ideia inicial era filmar O Hobbit, só não sei se na época a pretensão do PJ era fazer essa expansão na estória como está fazendo agora. Mas a ideia foi posta de lado, pois existiam alguns problemas com relação aos direitos sobre a obra, a coisa estava enrolada pois a MGM tinha os direitos provisórios e não estava pretendendo na época filmar esse livro, e o PJ decidiu partir para SdA, que seria financiado pela Miramax, e esse também quase não saiu, como a maioria deve já saber. Enfim, para você ver como O Hobbit já era enrolado desde antes do PJ filmar o SdA.
 
É uma novela a muito tempo esse filme O Hobbit. :mrgreen:

Até que essa história de direitos deu certo, pois filmarem O Senhor dos Anéis primeiro foi muito positivo.
 
Sim, a ideia inicial era filmar O Hobbit, só não sei se na época a pretensão do PJ era fazer essa expansão na estória como está fazendo agora. Mas a ideia foi posta de lado, pois existiam alguns problemas com relação aos direitos sobre a obra, a coisa estava enrolada pois a MGM tinha os direitos provisórios e não estava pretendendo na época filmar esse livro, e o PJ decidiu partir para SdA, que seria financiado pela Miramax, e esse também quase não saiu, como a maioria deve já saber. Enfim, para você ver como O Hobbit já era enrolado desde antes do PJ filmar o SdA.

Obrigado nobre Elendil!

Eu agora te faço uma outra pergunta (quem quiser pode responder também) sobre essa lance dos estúdios e distriuição.


Vc citou a Miramax no caso SDA, mas não foi nos estúdios da New Line que muita coisa foi financiada e desenvolvida?

Tem estúdios de cinema que financiam a produção e tem outros que fazem a produção? E tem estúdios que fazem a distribuição?

Como foi no caso do SDA? E como está sendo no caso do Hobbit?

ABS!!!!!
 
Sim, a ideia inicial era filmar O Hobbit, só não sei se na época a pretensão do PJ era fazer essa expansão na estória como está fazendo agora.

Mas nos extras me lembro de ter sido dito pelo PJ que a ideía para filmar o SDA veio quando ele estava vendo uma nova tecnologia para efeitos especiais e achou que com aquilo seria possível fazer um filme a altura do SDA. Mas então antes disso já existia a ideia de filmar o Hobbit?
 
Obrigado nobre Elendil!

Eu agora te faço uma outra pergunta (quem quiser pode responder também) sobre essa lance dos estúdios e distriuição.


Vc citou a Miramax no caso SDA, mas não foi nos estúdios da New Line que muita coisa foi financiada e desenvolvida?

Tem estúdios de cinema que financiam a produção e tem outros que fazem a produção? E tem estúdios que fazem a distribuição?

Como foi no caso do SDA? E como está sendo no caso do Hobbit?

ABS!!!!!

A Miramax, antes da New Line, era quem detinha os direitos sobre O SdA. Tanto na VE como na "normal", nos extras, o PJ fala da Miramax. Mas olha o que o Cinemaemcena.com fala sobre isso:

Inicialmente, o filme seria produzido pela Miramax. No entanto, dois contratempos surgiram, evitando que isso acontecesse:

O testamento de J.R.R. Tolkien estipula que seus livros não podem, jamais, ser adaptados pela Disney - e a Miramax pertence à Disney;
A Miramax pretendia `comprimir` os três livros em um só filme, o que ia contra a visão de Peter Jackson.
Assim, a New Line acabou comprando os direitos da Miramax.

http://www.cinemaemcena.com.br/ficha_filme.aspx?ID_FILME=215&aba=aba_cinenews&p=64

Sobre o enrosco que sempre foi O Hobbit, tem algumas notícias antigas do Omelete:

A produção de uma adaptação para as telas de O Hobbit, o primeiro livro de J.R.R.Tolkien ambientado na Terra-média, ainda é cercada de incertezas.

A família do escritor sul-africano já manifestou seu descontentamento com a Trilogia do Anel - só eles não gostaram ;-) - e certamente não deve apoiar o filme. Entretanto, o bisneto do autor, Royd Tolkien, declarou recentemente que "adoraria ver Peter Jackson produzindo um filme de O Hobbit. Seria o final perfeito". Lembre-se que Royd é o único membro do clã dos Tolkien que foi conferir a première do filme na Nova Zelândia.

Mas não é só esse o problema com O Hobbit. Segundo o periódico australiano The Advertiser, uma disputa judicial pelos direitos da produção pode prejudicá-la. A New Line Cinema possui a preferência para o projeto e os direitos para produzi-lo. Porém, a United Artists é dona dos direitos de distribuição.

J.R.R. Tolkien vendeu os direitos do filme e de produtos baseados em sua obra em 1966 para a United Artists. Alguns anos depois, a UA negociou esses direitos com o produtor Saul Zaentz. Ele criou então a Tolkien Enterprises, uma divisão da Saul Zaentz Company, em 1977, para administrar os direitos das duas obras: O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Entretanto, por uma cláusula contratual, a United ficou com os direitos de distribuição, o que está atrapalhando agora as negociações para o desenvolvimento de um longa-metragem de O Hobbit, já que os lucros teriam que ser divididos entre a empresa e a New Line. http://omelete.uol.com.br/cinema/problemas-com-io-hobbiti/

Para entender melhor quem é Saul Zaentz, a Valinor explica:

Saul Zaentz é o homem que realmente detém os direitos de "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis". Dono da Tolkien Enterprises, Zaentz possui os direitos exclusivos de determinados elementos das duas obras de Tolkien, incluindo os títulos dos trabalhos, nomes de personagens, objetos, localidades e eventos.

Os direitos para produção de filmes e peças teatrais também são da Tolkien Enterprises. Zaentz adquiriu isso tudo em 1976, ao comprá-los da United Artists, que os comprou do próprio Tolkien, em 1968. O que Zaentz faz então, é licenciar esses direitos para outras companhias. Foi o que ele fez com a New Line, que produziu os filmes de "O Senhor dos Anéis", e com os produtores da peça teatral de SdA, no Canadá.

http://www.valinor.com.br/7087/

A MGM comprou os direitos de distribuição, mas acabou entrando em processo de falência nos últimos anos, enquanto a New Line estava tentando negociar uma saída para poder produzir logo O Hobbit. Os direitos são provisórios, já que a empresa de Zaentz é quem detém os direitos realmente, portanto.

Sobre os "direitos provisórios":
Esses "direitos provisórios" são uma prática comum em contratos hollywoodianos - caso um estúdio não tire do papel determinado filme, em determinado intervalo de tempo, os donos legítimos dos direitos têm a opção de retomá-los e procurar outro interessado na adaptação. Aí está o problema: a New Line tem parte desses direitos, a maioria relacionada aos personagens da trilogia, e a MGM detém outra metade da propriedade de O Hobbit. Por isso se uniram para tratar do filme.
http://omelete.uol.com.br/cinema/mgm-diz-que-peter-jackson-nao-esta-fora-de-hobbit/

E a MGM não se movia e estava prestes a perdê-los mas também não largava o osso. O resto a gente já sabe. Bom, quem não sabe pode se informar neste tópico: Falência da MGM


Às vezes, o estúdio que produz não é o mesmo que distribui os filmes. Isso está acontecendo com O Hobbit. A Warner/New Line produz e a MGM vai distribuir internacionalmente, mas a Warner/New Line também vai distribuir em território estadunidense. Pelo menos esse era parte do acordo de cooperação entre os dois estúdios, mas me parece que mudou alguma coisa depois da reestruturação da MGM, que estava falida. Se eu achar a notícia sobre isso, atualizo o post.

EDIT: é, houve uma pequena mundança, "Ambos os filmes são co-produzidos pela New Line Cinema e a MGM, com a sua nova linha de produção e gestão. A Warner Bros Pictures está a cargo da distribuição nos cinemas do mundo inteiro. Todas as licenças de veiculação televisivas internacionais estão a cargo da MGM". http://www.valinor.com.br/16598/


Mas nos extras me lembro de ter sido dito pelo PJ que a ideía para filmar o SDA veio quando ele estava vendo uma nova tecnologia para efeitos especiais e achou que com aquilo seria possível fazer um filme a altura do SDA. Mas então antes disso já existia a ideia de filmar o Hobbit?

Bom você lembrar disso, Éomer, pois posso explicar melhor o que eu quis dizer acima. Quando o PJ pensou no SdA, a idéia lógica era fazer O Hobbit primeiro, mas como a coisa com ele estava mais complicada do que com SdA, ele nem se deu ao trabalho e partiu logo pra trilogia então. Quando ele falou dessa nova tecnologia, O Hobbit já tinha sido colocado de lado e ele só pensou "em termos de Sda", digamos.

Sobre a expansão da estória que eu mencionei, nem dá para falar sobre isso na época que pensou no O Hobbit, pois, como eu disse, isso foi só cogitado, nada planejado, como foi SdA quando ele viu que dava pra fazer. Mas a expansão da estória ele começou a pensar depois da trilogia e quando voltou a mostrar interesse sobre O Hobbit, mesmo estando ainda enroladão. Numa notícia de 2006 o PJ já falava em fazer justamente o que ele está fazendo agora, ou seja, trazer quem da trilogia dá para trazer de volta (Legolas, Saruman, Elrond, Gandalf, Galadriel), expandindo o enredo (Dol Guldur, Conselho Branco) e dividindo a estória em 2 filmes:

Perguntado pelo Aint it Cool News se abriria espaço na sua agenda ocupadíssima caso o convite chegasse à sua porta, respondeu: Bem, depende. Estamos [na produtora Weta Digital] muito empolgados e comprometidos com os filmes em que estamos trabalhando no momento. Não sei, eu teria que sentar e pensar. Obviamente, estou interessado em O Hobbit, embora uma parte de mim acharia interessante ver um Hobbit dirigido por outra pessoa. Poder comprar minha pipoca, sair e assistir ao filme.

Mas tentações não faltam. Uma delas é poder se reunir com os amigos. Se eu fizesse O Hobbit, tentaria trazer de volta todos os caras que eu pudesse. Na verdade há um papel para Legolas na história, seu pai aparece também, e obviamente Gandalf e Saruman participariam. Penso nisso de vez em quando. Elrond, Galadriel, Arwen poderiam voltar. Elfos vivem por séculos. Eu não me interessaria pelo filme se não pudesse operar uma continuidade no elenco. Tenho zero interesse em dirigir um Gandalf que não seja Ian McKellen, pontua Jackson.

Fantasias à parte, o diretor não ignora os interesses financeiros do estúdio por trás da produção. Um deles é transformar a história de um livro em dois filmes de O Hobbit, como a MGM promete fazer. Acho que a coisa dos dois filmes é bem esperta. Um dos problemas com O Hobbit é que é basicamente uma história para crianças, não parece muito com O Senhor dos Anéis. Desdobrando em dois filmes facilita. Permite que se aprofunde mais. E isso permite que trechos com Gandalf, o Conselho Branco e o retorno de Sauron sejam plenamente explorados, opina Jackson.
http://omelete.uol.com.br/cinema/peter-jackson-comenta-o-nao-convite-para-dirigir-o-hobbit/
 
Última edição:
Então, se a produção do Hobbit desse certo sendo produzida antes do SDA, possívelmente esse filme seria feito ainda nos anos 90 não é isso mesmo Elendil? PJ deixou de lado O Hobbit antes de 2000.


Com relação ao clã Tolkien,


engraçado, somente o Royd Tolkien foi favorável a produção do SDA, inclusive participou do Retorno do Rei e favorável a produação do Hobbit.

Será que ele pode participar novamente como figurante?! Pode ser que sim.
 
Então, se a produção do Hobbit desse certo sendo produzida antes do SDA, possívelmente esse filme seria feito ainda nos anos 90 não é isso mesmo Elendil? PJ deixou de lado O Hobbit antes de 2000.

....

Sim, mais ou menos no meio da década de 1990. Foi por volta de 1995, por exemplo, que o Peter Jackson começou a correr atrás do SdA, ainda com a Miramax.
 
De certo modo essa demora foi boa porque podemos ter um Hobbit melhor agora do que lançado nos anos 90.

Nessa época que PJ tentou produzir o Hobbit primeiro ele já tinha em mente produzir na Nova Zelândia?
 
De certo modo essa demora foi boa porque podemos ter um Hobbit melhor agora do que lançado nos anos 90.

Nessa época que PJ tentou produzir o Hobbit primeiro ele já tinha em mente produzir na Nova Zelândia?

Sim, sempre foi! Não só o PJ é neozelandês, como a maior parte de equipe criativa e produção. Muitos deles leram Tolkien na juventude, então o referencial para imaginar a Terra-média sempre foi a Nova Zelândia. E de certa forma é para nós também agora! =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo