• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[SPOILER] Quem é a mãe de Jon Snow?

Bel

o.O
Fatos contidos em Guerra dos Tronos:

- Quando Cat foi para Winterfell, com Robb recém-nascido, Jon já estava lá com uma ama de leite
- Em um conversa com Robert, Ned diz que o nome da mãe de Jon é Wylla
- No passado, em um torneio, Rhaegar escolheu Lyanna como "Queen of Love and Beauty"
- Bran conta para Osha que Lyanna foi sequestrada e estuprada por Rhaegar
- Quando vai resgatá-la, Ned encontra Lyanna envolta em sangue e flores
- A data aproximada do nascismento de Jon coincide com a morte de Lyanna
- O que é a promessa que Ned fez pra Lyanna?

EU acho que Lyanna e Rhaegar são os pais de Jon Snow. E vcs, o que acham?
 
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

Também acho, Bel! :)
Pelo jeito de Ned... acho que só a honra da irmã para fazer ele comprometer a própria.
 
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

Sinceramente não sei, mas faz sentido. Já conversei com o Thalião a respeito. Vi num blog (o blog mais cheio de Spoliers de Got do mundo) um post a respeito:

Jon Snow, filho de Lyanna e Rhaegar?

Ao longo da história Jon Snow vai sendo apresentado como o filho bastardo de Eddard Stark. Que alegadamente terá conhecido a mãe de Jon durante a rebelião que ditou fim no reinado dos Targaryen. Mas quando Jon tenta perguntar a Eddard quem era a sua mãe ele recusa-se sempre a responder, criando assim muitas dúvidas de quem era a sua mãe e porque que Eddard se recusava a divulgar. Eddard uma vez tinha dito a Robert Baratheon que a mãe dele se chamava Wylla, mas eu acho que ele só disse isso para enganar Robert, porque na minha opinião os pais de Jon são Lyanna, irmã de Eddard, e o Príncipe Rhaegar Targaryen.

O próprio GRRM vai dando pistas nesse sentido ao logo dos livros, como por exemplo:

- O ódio de Robert por Rhaegar (Robert estava prometido a casar-se com Lyanna, mas percebeu que existia qualquer coisa entre eles).
- O facto de Rhaegar ter nomeado Lyanna, como Rainha do Amor e da Beleza, mesmo quando a sua própria mulher estava presente, no grande torneio realizado em Harrenhal.
- Uma visão que Dany teve, onde via Rhaegar ao pé de um berço a dizer, "Ele éaquele que foi prometido, ele é a canção de gelo e fogo".
- O facto de Ned quando esteva preso em Porto Real, querer dizer alguma coisa a Jon.
- O facto de um homem que ligava tanto a honra como Ned, ter tido um filho bastardo.
- A parecença física de Jon com Arya ( que se parece muito Lyanna), enquanto que todos os outros filhos de Ned parecem-se mais com a sua mãe Catelyn Tully.
- Os Flashbacks de Ned, a ver Lyanna a morrer e a dizer, "Promete-me..."
- Ned quando descobriu Lyanna ela estava cheia de sangue, seria esse sangue de ferimentos ou de um parto que correu mal?

Vocês acham que esta teoria está certa ou não??
Livros-Lars

A única coisa que pesa é que, todos que olham para o Jon vêem ele parecido com Ned.
 
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

A única coisa que pesa é que, todos que olham para o Jon vêem ele parecido com Ned.
Até aí, Jon e Arya puxaram pros Stark, e Robb, Sansa, Bran e Rickon puxaram pros Tully, o que não confirma nem desmente nada...
 
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

:think: Sim, a semente dos Stark não é tão forte quanto as dos Baratheon.


:lol:
 
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

Eu acho que o Jon se mata com isso - afinal se ser bastrado já é difícil, ser bastrado duplo é pior ainda. Não basta ser Jon Snow, agora ele seria Jon Snow Storm é demais.
 
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

Gostei dessa teoria. Não acho que ser bastardo duplo é pior e acho que ele ser filho da Lyanna tornaria o personagem do Ned muito mais consistente.
 
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

Eu acho que o Jon se mata com isso - afinal se ser bastrado já é difícil, ser bastrado duplo é pior ainda. Não basta ser Jon Snow, agora ele seria Jon Snow Storm é demais.
Bom, daí haveria o herdeiro para o trono dos Targaryen que Daenerys já não pode mais conceber. Duvido que em um momento de extrema necessidade um bastardo não pudesse ser aceito como tal.

Eu já imaginei que a culpa que Ned parece demonstrar indicasse que Jon pudesse ser filho de Lyanna com o próprio irmão.

A única coisa que pesa é que, todos que olham para o Jon vêem ele parecido com Ned.
Isso pode acontecer por ele ter sangue Stark, sendo filho de Lyanna.

E quem sobrou que conheceria a verdade? Lorde Varys?
 
Última edição:
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

Howland Reed, o único que sobreviveu dos caras que foram resgatar Lyanna junto com Ned.
 
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

Howland Reed, o único que sobreviveu dos caras que foram resgatar Lyanna junto com Ned.

É verdade, eu lembrei de Varys por que ele era conselheiro de Aerys e porque o eunuco parece ter o dom da onisciência.
 
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

Essa é uma questão que não cala para mim.
Eu acredito que Jon é filho de Lyanna com Robert. Sei lá porque, mas ele possui os cabelos negros da linhagem Baratheon.
 
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

Sei lá porque, mas ele possui os cabelos negros da linhagem Baratheon.
Não não, a aparência de Jon é totalmente Stark. Toda vez que ele é descrito no livro é como alguém que só puxou pros Starks.
E Robert, apesar de ter sido noivo de Lyanna, nunca ficou com ela.
 
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

Olha, não sei se significa alguma coisa mas o Jon se queimou quando lutou com o morto-vivo lá na Muralha. De qualquer forma não fica muito explícito se todos os Targaryen têm resistência ao fogo.:think:
Mas seria maravilhoso se o Jon fosse um Targaryen e herdeiro do trono.
 
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

Sobre o herdeiro do trono, spoiler de Dance With Dragons:

Fonte: http://awoiaf.westeros.org/index.php/Aegon_Targaryen

It is revealed to Tyrion Lannister that the baby murdered during the Sack of King's Landing was that of a peasant who Lord Varys put in the cot. Varys then hid baby Aegon. When Robert and the realm falsely believed him dead, Varys had agents smuggle him across the narrow sea.
Aegon spent his life in exile under the name young Griff, and was raised by Rhaegar's friend Jon Connington (also believed dead by many in Westeros due to a false story concocted by Varys). Aegon has been trained in matters of arms, faith, history and languages. According to Varys he has also learned more importantly that ruling is his duty not his right.
 
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

Olha, não sei se significa alguma coisa mas o Jon se queimou quando lutou com o morto-vivo lá na Muralha. De qualquer forma não fica muito explícito se todos os Targaryen têm resistência ao fogo.:think:

Não são todos os Targaryen que resistem ao fogo.
Tanto que o Viserys morreu exatamente porque não conseguiu aguentar o calor da "coroa de ouro" dos Dothraki.
 
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

O Martin disse que nenhum Targaryen é imune ao fogo. A Danny é um milagre à parte, que o houve no nascimento dos dragões não se repetiria de novo. Se bem que... pequeno SPOILER do livro 5
o Martin entra em contradição porque ela é novamente queimada por fogo mas só os cabelos se queimam.

Já quanto ao possível herdeiro do trono. GRANDES SPOILERS do livro 5...
andei lendo umas teorias sobre o Aegon que podem ser viagem mas fazem muito sentido. O livro 5 menciona profecias sobre um falso dragão (mummer dragon) ou algo assim. Há quem ache que o Aegon não é realmente filho do Rhaegar e Elia, mas do Illyrio e daquela ex-esposa que ele adorava. Ela seria uma descendente dos Blackfyre, a linhagem bastarda dos Targaryen que foi exilada décadas atrás. Illlyrio e Varys estão fazendo o Jon Connington e o resto do mundo de otários ao dizer que ele é o Aegon. Isso explicaria a real motivação do Illyrio, maior que ouro ou dinheiro (vide conversa com o Tyrion) em colocá-lo no trono. Também explica a tristeza do Illyrio em não poder se despedir do Aegon.
 
Última edição:
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

Desde que comecei a ler o primeiro volume da serie, desconfiei de que Ned não fosse o pai de Jon devido a todas as referências a sua honra, integridade moral e blablabla. Então veio a história de Lyanna e Rhaegar, e com ela essa teoria tomou forma na minha cabeça. No início eu pensava sobre ela apenas com um "E se...", só que ao longo do primeiro e do segundo volume notei que fazia certo sentido.
Fiquei curiosa a respeito, fui ver o que encontrava internet a fora e descobri que outros pensavam o mesmo.
Em uma dessas andanças encontrei esta que talvez seja a mais completa das hipotéses:
1) A História
Rhaegar Targaryen era casado Elia Martell, e pai de dois filhos dela, Rhaenys e Aegon. No entanto, foi um casamento político, e no torneio Harrenhal no ano da falsa primavera, Rhaegar encontrou seu verdadeiro amor - Lyanna Stark. Juntos, os dois se apaixonaram e fugiram juntos algum tempo depois, para a torre da Alegria na Serra Vermelha de Dorne.
Lá, Lyanna ficou grávida de Rhaegar. No entanto, Rhaegar teve que deixá-la para lutar com Robert e três soldados da Guarda Real foram enviados para a Torre da Alegria para proteger Lyanna e seu bebê. De alguma forma, Eddard e seus companheiros de batalha descobriram a localização do Lyanna. Eles assumiram que Lyanna foi seqüestrada por Rhaegar, e não que ela fugiu coom ele por vontade própria.
Eddard e seus homens chegaram a Torre da Alegria, e lutaram com os guardas. No final, apenas Eddard e cranogmano Howland Reed ficaram vivos. Eddard encontra Lyanna na torre. Ela deu à luz o bebê, mas, devido a complicações do parto, está morrendo. Ela faz Eddard prometer nunca revelar a verdadeira paternidade da criança, para que o ódio de Robert pelos Targaryen não o levem a matar a criança. Então ela morre.
Eddard chama a criança de Jon. Ele, Jon e possivelmente Howland vão para Tombastela(Starfall), para devolver a espada Dawn, que pertenceu a Arthur Dayne até que ele morrer em combate. Lá, talvez Eddard e Wylla conspirem para fingir que Wylla é a mãe de Jon, para protegê-lo. Além disso, por algum motivo Ashara se mata.
Eddard então retorna ao norte com Jon, alegando que é seu filho com Wylla para proteger o bebê do ódio de Robert pelos Targaryen.

2) Evidências

a) A personalidade de Rhaegar e seu amor verdadeiro por Lyanna.

No início da série, a história mostra opiniões muito ruins sobre Rhaegar Targaryen, levando o leitor a ter uma certa antipatia pelo personagem.
No entanto, a maioria das opiniões sobre Rhaegar vem de Robert.
Robert faz Rhaegar parecer um cara mau, um estuprador, o que pode ser devido a Rhaegar ter roubado Lyanna, o verdadeiro amor de Robert.
Claramente, nenhum outro personagem tem essa antipatia por Rhaegar, e outros personagens mais parece respeitá-lo e adorá-lo.

Basta uma breve seleção:
[Robert] "E Rhaegar... quantas vezes acha que ele violou sua irmã? Quantas centenas de vezes?" AGOT p 85
[NED] "Pela primeira vez em anos, deu por si pensando em Rhaegar Targaryen. Gostaria de saber se Rhaegar frequentara bordéis; não sabia bem por que, mas achava que não." Agot p271
- ...o cavaleiro [Jorah] deu-lhe um olhar estranho. - É mesmo irmã de seu irmão.
- Viserys? - Dany não compreendeu.
Não - respondeu ele. – Rhaegar AGOT p 471
[Dany disse] "Há algo de bom a ser dito sobre meu pai, certo?"
[Barristan]"Há, Excelência. Dele, e daqueles que vieram antes dele. Jaehaerys seu avô e seu irmão, o seu pai Aegon, sua mãe ... e Rhaegar. Mais dele que de todos." ASOS P815


Assim, parece que Eddard, Jorah e Barristan discordam de Robert e acham que Rhaegar era bom e honesto ...dificilmente o tipo de homem que iria raptar uma menina.
Talvez até mesmo Robert tenha percebido isso:
[Robert] O Rhaegar... o Rhaegar ganhou, maldito seja. Matei-o, Ned, enterrei o espi¬gão naquela armadura negra, espetei-o no seu coração negro, e ele morreu aos meus pés. Fizeram canções sobre isso. Mas de algum modo ele conseguiu ganhar. E agora tem Lyanna, e eu tenho ela — o rei esvaziou o copo. Agot P305
A citação poderia eventualmente ser interpretada como Robert admitindo que Lyanna fugiu com Rhaegar por vontade própria.
Esta parece ser uma possibilidade provável - Lyanna apaixonada por Rhaegar, e fugindo com ele. Pois, sabemos que ela não sentia um grande amor por Robert:
"Robert nunca se limitará a uma cama", dissera-lhe Lyanna, em Winterfell, na noite, há muito tempo, em que seu pai prometera a mão da filha ao jovem Senhor de Ponta Tempestade. "Ouvi dizer que fez um filho em uma moça qualquer no Vale." Ned segurara o bebê nos braços; dificilmente poderia negá-lo, e tampouco mentiria à irmã, mas assegurara-lhe que o que Robert fizera antes da promessa não tinha importância, que era um homem bom e fiel, e que a amaria de todo o coração. Lyanna apenas sorrira. "O amor é doce, querido Ned, mas não pode mudar a natureza de um homem." Agot p270


Então, claramente Lyanna não amava Robert, e Rhaegar não era o homem mau que Robert pensava. Assim, parece provável que os dois tenham se apaixonado, e existem algumas provas para apoiar essa teoria.
Por exemplo, no torneio de Harrenhal no ano da falsa primavera, Rhaegar venceu o torneio. Mas, em vez de coroar sua própria esposa Elia a rainha do amor e da beleza, ele coroou Lyanna (ASOS p486).

Ned reflete sobre isso enquanto está tendo alucinações:
"Ned lembrava-se do momento em que todos os risos tinham morrido, quando o Príncipe Rhaegar Targaryen fez o cavalo passar por sua esposa, a princesa dorniana Elia Martell, e depositou a coroa da rainha da beleza no colo de Lyanna. Ainda conseguia vê-la: uma coroa de rosas de inverno, azuis como a geada.
Ned Stark estendeu a mão para agarrar a coroa de flores, mas sob as pétalas azul-claras es¬tavam escondidos espinhos. Sentiu-os penetrar-lhe a pele, aguçados e cruéis, viu o lento fio de sangue correr pelos seus dedos e acordou, tremendo, na escuridão." Agot P445


Este é obviamente um momento significativo, pois Eddard se lembrou dele enquanto estava preso em uma cela.
Existe também outra referência de Lyanna se apaixonando por Rhaegar no torneio de Harrenhal, a história de Meera sobre o Cavaleiro da Árvore Sorridente:
"O príncipe dragão cantou uma canção tão triste que fez a fungar jovem lôba, mas quando seu irmão lobo zombava de seu choro ela derramou vinho na cabeça dele." ASOS P281
O príncipe dragão é Rhaegar; a jovem loba é Lyanna. Certamente parece implícito que ela está apaixonada com ele. E outra dica de Meera:
"E o cavaleiro misterioso deve derrotar todos os adversários e nomear a jovem lôba a rainha do amor e da beleza."
"Ela era", disse Meera. "Mas essa é uma triste história." ASOS p283

E então temos várias outras referências:

"Mesmo assim, por vezes, Dany conseguia visualizar os acontecimentos... Seu irmão, Rhaegar, combatendo o Usurpador nas águas sangrentas do Tridente e morrendo pela mulher que amava. "AGOT P26
"E quando Dany tem visões na Casa dos Imortais:
Rubis voaram como gotas de sangue do peito de príncipe agonizante, e ele caiu de joelhos na água e com o seu último suspiro, murmurou o nome de uma mulher ... "ACOK P706

Em ambas as citações, GRRM evita usar a palavra Elia e em vez disso usa “ a mulher " ou " a mulher que ele amava ", sugerindo que poderia ser alguém além de Elia ... Lyanna, talvez?

b) A Guarda Real, a Torre da Alegria e a Morte de Lyanna

Na página 301 de A Guerra dos Tronos, Eddard está sonhando sob a influência do leite da papoula para o ferimento na sua perna.
Durante este tempo, ele tem um sonho sobre sua luta com a Guarda Real na Torre da Alegria.
GRRM afirmou que este sonho não é completamente literal (Ned estava sonhando, afinal), mas alguns fatos básicos podem ser observados a partir dele.
Uma delas é que três homens da Guarda Real, Sor Arthur Dayne, Sor Gerold Hightower, e Sor Oswell Whent, estiveram presentes na Torre da Alegria.
Isso é curioso, uma vez que, até onde sabemos, não havia presença de sangue real na Torre da Alegria - apenas Lyanna.
Então por que eles estavam lá, em vez de com Viserys ou Daenerys? (Rhaegar e Aerys já estavam mortos a esta altura.)
A razão óbvia é, naturalmente, que Lyanna está carregando o bebê Rhaegar e a Guarda Real está lá para proteger a parte do sangue real.
Mas será que Rhaegar confiaria tal segredo a esses homens? Provavelmente. Barristan disse a Dany que o amigo mais velho e verdadeiro Rhaegar foi Arthur Dayne (ASOS p90),
então ele provavelmente era o homem certo para confiar um segredo.

A Guarda Real evidentemente teve um grande efeito sobre Eddard. Em A Guerra dos Tronos, apenas a visão de três homens em mantos brancos lhe causa um calafrio.

Então vem a questão da morte curiosa de Lyanna.
De pensamentos Eddard na Agot p36, ficamos sabendo que ela morreu de uma febre, em um quarto que cheirava a "sangue e a rosas."
Como os confrontos ocorreram fora da torre, podemos teorizar que o sangue veio do parto de Lyanna?
Nós sabemos que o sangue veio de Lyanna, porque na Agot P301, Eddard lembra
'Lyanna em sua cama de sangue ".
Sua cama de sangue - o sangue veio dela, e sangue não é normalmente o efeito de uma febre.

E GRRM coincidentemente já usou este termo para o parto - em Agot p504, Mirri Maz Duur diz que conhece os segredos da "cama de sangue", que significa o nascimento.

c) "Prometa-me, Ned"

Eu estava com ela quando morreu - lembrou Ned ao rei. - Queria regressar à nossa casa para descansar ao lado de Brandon e do Pai - por vezes ainda conseguia ouvi-la. Promete-me, su¬plicara, num quarto que cheirava a sangue e a rosas. Promete-me, Ned. A febre levara-lhe as forças e a voz era tênue como um suspiro, mas quando ele lhe dera sua palavra, o medo saíra dos olhos da irmã. AGOTp36

Na citação acima, Eddard afirma que ele prometeu a Lyanna enterrá-la em Winterfell.
No entanto, ele lembra da citação ao longo do livro nos momentos e lugares mais estranhos, o que sugere que a promessa significava algo mais.

Nesta frase 'o medo saíra dos olhos de sua irmã" sugere que a promessa é algo bem mais profundo - porque ela deveria estar com tanta apreensão sobre o seu túmulo?
Isso sugere que a promessa de Eddard pode ter sido manter a identidade Jon em segredo, observando-se a maneira pela qual ele relembra as palavras de Lyanna.
- Vingou Lyanna no Tridente - disse Ned, parando ao lado do rei. Promete-me, Ned, sussurrara ela. Agot p87

Esta citação pode ser explicada pelo fato de que Eddard se referiu a Lyanna. Mas Robert matando Rhaegar não tem muito a ver com qualquer coisa sobre Ned ter prometido enterrar Lyanna em Winterfell.
A citação se encaixa melhor, se a promessa for relativa a Jon, porque ela iria se relacionar com o ódio de Robert pelos Targaryen.
- Lembrou-se do filho pequeno de Rhaegar, da ruína vermelha de seu crânio e do modo como o rei lhe virara as costas, tal como fizera na sala de audiências de Darry não há muito tempo. Ainda ouvia Sansa suplicando, como Lyanna suplicara tempos atrás. Agot P146
Agora isso é interessante. Por que no mundo Eddard iria comparar Sansa implorando pela vida de Lady à Lyanna pedindo para ser enterrada em Winterfell - especialmente no contexto de ódio, de Robert pelos Targaryen? Esta referência não faz absolutamente nenhum sentido a não ser que se aceite
que Lyanna estava implorando para manter em segredo a identidade de Jon.

- Contarei - Ned prometeu à moça. Era esta a sua maldição. Robert era capaz de jurar um amor eterno e esquecê-lo antes do cair da noite, mas Ned Stark mantinha seus votos. Pen¬sou nas promessas que fizera a Lyanna quando ela jazia, à morte, e no preço que pagara para cumpri-las. Agot P270
Novamente, isto não faz muito sentido no contexto de Ned prometer a Lyanna que iria enterrá-la em Winterfell.
Qual o preço que ele deveria pagar para fazer isso? Se a promessa for sobre Jon, por outro lado, a citação faz sentido. Ned certamente pagou um preço,
alegando que Jon é seu próprio filho, especialmente a Catelyn.
A próxima citação vem do sonho de Eddard:

"Promete-me, Ned", sussurrou a estátua de Lyanna. Trazia, uma grinalda de rosas azul-claras e seus olhos choravam sangue. Agot P355

Eddard parece ter um monte de sonhos violentos e perturbados sobre a sua promessa de Lyanna. Por quê?
Parece natural para ele colocar muita importância em algo simples como enterrá-la em Winterfell.

- Comam o maldito. Não importa se se engasgarem com ele. Prometa-me, Ned.
- Prometo - Promete-me, Neâ, disse a voz de Lyanna num eco. Agot P357


Essa citação pode ser simplesmente atribuída a Eddard comparando a promessa feita a Robert em seu leito de morte à promessa feita a de Lyanna.
Então, com tantas referências a essa promessa,
parece que ela foi realmente importante para Eddard, certamente mais importante do que garantir que Lyanna fosse enterrada em Winterfell.

d) Rosas de inverno, azuis como a geada

Assim como a frase "Prometa-me, Ned", Eddard também se lembra de rosas azuis nos momentos mais estranhos. Isso também pode ser atribuído a Lyanna.

"Ela adorava o odor de rosas de inverno." (Agot P445)
E a coroa para a rainha do amor e da beleza que Rhaegar deu a ela era feita dessa flor. (Agot P631).
Claro, as lembranças de rosas azuis para Ned só podem ser devido a sua tristeza pela morte de Lyanna, mas poderia significar algo mais ...

"- Promete-me, Ned. A febre levara-lhe as forças e a voz era tênue como um suspiro, mas quando ele lhe dera sua palavra, o medo saíra dos olhos da irmã. Ned recordava o modo como então sorrira, a força com que seus dedos agarraram os dele quando ela desistira de se agarrar à vida, as pétalas de rosa que se derramaram de sua mão, mortas e negras. Depois daquilo, não se lembrava de mais nada. Tinham-no encontrado ainda abraçado ao seu corpo, silenciado pela dor. O pequeno cranogmano, Howland Reed, retirara a mão dela da dele. Ned nada recordava.
- Trago-lhe flores sempre que posso - disse. - Lyanna era... amiga das flores." Agot p37

O quarto em que Lyanna morreu cheirava a rosas, e ela estava com algumas na mão. Interessante. Se Rhaegar sabia que essa era a sua flor favorita, ele poderia ter tentado fazê-la feliz.

"- no momento em que eles atacaram juntos numa confusão de aço e sombras, pôde ouvir Lyanna gritar.
- Eddard! - ela chamou. Uma tempestade de pétalas de rosa soprou através de um céu ris¬cado de sangue, azul como os olhos da morte.
- Lorde Eddard - Lyanna chamou de novo.
- Prometo - sussurrou ele. - Lya, prometo..." AGOT p302


[Cersei] Os olhos dela ardiam, fogo verde na penumbra, como a leoa que era o seu símbolo.
- Na noite do nosso banquete de casamento, na primeira vez que partilhamos a cama, cha¬mou-me pelo nome de sua irmã. Estava em cima de mim, dentro de mim, fedendo a vinho, e sus¬surrou Lyanna.
Ned Stark pensou em rosas azul-claras, e por um momento quis chorar. AGOT p345
"Promete-me, Ned", sussurrou a estátua de Lyanna. Trazia, uma grinalda de rosas azul-claras e seus olhos choravam sangue. Agot P355


A menina, triste, magra que usava uma coroa de rosas azuis pálidas e um vestido branco salpicado de sangue só pode ser Lyanna. ACOK p809

Outro argumento decisivo vem com uma visão Dany na Casa do Imortais.
"Uma flor azul cresceu de uma fenda em uma parede de gelo, e enchia o ar de doçura." ACOK P707
Esta citação implica fortemente que as rosas azuis de Lyanna têm algo a ver com a Muralha (o "muro de gelo"). Isso faz sentido porque Jon, o filho de Lyanna e suas rosas azuis, está na Muralha.
Só mais uma dica final vem em ACOK p746. Ygritte conta a Jon uma história sobre Bael, o Bardo.
Bael pegou uma roza azul de inverno em Winterfell, um ano depois, um ano depois ele trouxe o filho que teve com a filha do Lord Stark como pagamento pela rosa.
Como Rhaegar é conhecido por ser um grande fã de música e canções, é provável que ele tenha ouvido esta história,
e com uma visão romântica sobre a vida estaria imitando Bael e suas rosas azuis.

e) Mentiras, promessas quebradas e sonhos pertubadores

Eddard é descrito como um homem extremamente honrado, então ele poderia muito bem se sentir culpado sobre o fato de estar mentindo para todos.
Certamente ele se sente culpado por alguma coisa. Ao longo do livro, há várias referências ao fato de que ele sente culpa por mentir. Essas mentiras provavelmente tem a ver com Jon ou algo igualmente grave.

O sono perturbado não lhe era estranho. Vivera suas mentiras durante catorze anos, e à noite ainda o assombravam Agot P87
Jon tem 14 anos de idade,o que certamente implica que Eddard viveu catorze anos de mentiras relacionadas a Jon. O fato de que ainda o assombram a noite está em sintonia com os sonhos Eddard sobre rosas azuis e a Torre da Alegria.

- Ela gemeu e olhou para mim, e eu me senti tão envergonhada, mas foi a coisa certa a fazer, não foi? A rainha a teria matado.
Foi a coisa certa a fazer - seu pai respondeu. - E mesmo a mentira foi... algo com certa honra
Agot P161

Eddard poderia facilmente ter comparado a mentira honrosa de Arya à sua própria.

É mais seguro que alguns segredos se mantenham escon¬didos. Estes são por demais perigosos para partilhar, mesmo com aqueles que ama e em quem confia. {Ned pensou} Agot P254

Aparentemente Ned tem seus próprios segredos.
"A chuva empurrara as pessoas para dentro das portas e batia na cabeça de Ned, morna como sangue e inexorável como as velhas culpas. Gordas gotas de água corriam-lhe pelo rosto abaixo." Agot p270
[Ned] O engano fê-lo sentir-se sujo. As mentiras que contamos por amor, pensou. Que os deuses me perdoem.
Agot p357

Todas essas citações acima sugerem que Eddard esteve mentindo sobre algo durante 14 anos. Se não é sobre Jon, então é sobre o quê? Provavelmente existem outras opções, mas Jon parece a mais provável até o momento.


f) Reflexões sobre Jon
A maioria das citações acima apontam evidências sobre Lyanna e Rhaegar. No entanto, um número considerável de citações sugerem que Jon é mais do que apenas um garoto bastardo. Por um lado, Eddard nunca parece referir-se a Jon como seu filho, o que é interessante.

- Nunca me pergunte sobre Jon - ele dissera, frio como gelo. - É do meu sangue, e é tudo o que precisa saber. Agot p51
Nota-se que Eddard refere-se a Jon como 'o meu sangue' e não 'meu filho'.
Este pode ser um indício de que Eddard está tentando dizer a verdade tanto quanto possível, porque Jon ainda é seu sobrinho, se ele é filho de Lyanna.

E então, em Agot p486:
Ned pensou: Se chegasse a esse ponto, colocando a vida de uma criança que não conheço contra Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon, o que faria? Mais, que faria Catelyn, se fosse a vida de Jon.
Agot p345

Eddard lista todos os seus filhos em sua mente, mas convenientemente não inclui Jon na lista. Interessante.
Eddard tem mais alguns pensamentos sobre Jon enquanto está trancado em uma cela, esperando para morrer.

"Pensar em Jon encheu Ned com um sentimento de vergonha e uma mágoa profunda demais para ser expressa em palavras. Se ao menos pudesse voltar a vê-lo, sentar-se e falar com ele..."
Agot P448

Porque, de todos os seus filhos, Eddard quer falar com Jon antes de morrer? Será que ele finalmente deseja revelar-lhe o segredo de sua origem? Claro, Ned pode estar querendo fazer isso, mesmo sendo a mãe de Jon outra pessoa, então essa frase não se aplica apenas ao cenário Lyanna-Rhaegar. Duas páginas antes, Eddard pergunta a Varys se ele poderia entregar uma carta. Talvez Eddard quisesse revelar o segredo da mãe de Jon, nesta carta.
Bran também tem um sonho interessante, que podemos adicionar aos elementos de prova.
"- Sonhei outra vez com o corvo na noite passada. Aquele com três olhos. Voou até o meu quarto e me disse para ir com ele, e foi o que fiz. Descemos às criptas. Meu pai estava lá, e conver-samos. Ele estava triste.
- E por quê? - Luwin espreitou pela sua luneta.
Tinha qualquer coisa a ver com Jon, parece-me - o sonho fora profundamente perturbador, mais que qualquer outro dos sonhos com o corvo." Agot P515

Até agora, os sonhos insinuaram algo profético e até um pouco mágico. O fato de que Eddard estava tentando dizer a Bran que havia algo sobre Jon nas criptas pode sugerir que um segredo sobre Jon está lá embaixo - a estátua de Lyanna, talvez?
Jon teve um sonho semelhante:

Até os corvos desapareceram da colônia, e as cavalariças estão cheias de ossos. Isso sempre me assusta. Então começo a correr, abrir portas com violência, subir os de¬graus da torre três de cada vez, gritando por alguém, por quem quer que seja. Então, dou por mim em frente à porta para as criptas. Lá dentro tudo está negro, e vejo os degraus que descem em espiral. Sem saber como, sei que tenho de descer, mas não quero fazê-lo. Tenho medo do que pode haver lá à minha espera. Os velhos Reis do Inverno estão lá, sentados em seus tronos com lobos de pedra a seus pés e espadas de ferro sobre os joelhos, mas não é deles que tenho medo. Grito que não sou um Stark, que aquele não é o meu lugar, mas não serve de nada, tenho de ir, seja como for, e, portanto, começo a descer, tateando as paredes enquanto vou avançando, sem uma tocha que me alumie o caminho. Fica cada vez mais escuro, até que me dá vontade de gritar ... - E é então que sempre acordo - com a pele fria e pegajosa” Agot P191

Isso também parece sugerir que Jon também tem algum tipo de destino nas criptas - novamente, talvez a sua ascendência? Mais uma coisa parece dar a dica para os pais de Jon:
"Rei", resmungou o corvo. O pássaro voou sobre o ombro de Mormont. "Rei", ele disse novamente, empertigado para trás.
"Ele gosta dessa palavra," Jon disse, sorrindo.
"Uma palavra fácil de dizer. Uma palavra fácil de gostar."
"Rei", disse o pássaro novamente.
"Eu acho que ele quer dizer que você deveria ter uma coroa, meu senhor."
"O reino já tem três reis, e isso é dois demais pro meu gosto." Mormont acariciou o bico do corvo com o dedo, enquanto ele continuava com os olhos fixos em Jon Snow.
ACOK p105


Esta poderia ser apenas uma frase aleatória de um corvo. Ou pode ser um indício sutil que Jon, como o único filho sobrevivente de Rhaegar, deveria ser o rei de Westeros se os Targaryens ainda reinassem.
Ainda há outra possível pista na aparência física dos personagens. Foi afirmado inúmeras vezes ao longo da série que Jon e Arya são muito parecidos fisicamente. Arya também é muitas vezes comparada a Lyanna. Através de seqüência lógica, Lyanna está indiretamente sendo comparada a Jon. (Lyanna parece Arya e Arya parece Jon).
Como uma última prova, pode-se dizer que, se Jon é filho do Rhaegar e Lyanna, ele se encaixa perfeitamente no nome da série 'A Song of Ice and Fire ' (NO ORIGINAL EM INGLÊS, POR ISSO RECLAMEI DA TRADUÇÃO!). Jon poderia ser o personagem principal, e aí caberia o título da série, se seus pais forem Rhaegar (fogo) e Lyanna (gelo).


#Fonte
 
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

No quinto livro Daenerys se queima de verdade - ela tem bolhas e tudo mais, embora nem de longe perto do que alguém normal teria se queimado por um dragão.

Eu acho que o Martin é tão fdp que ele não vai fazer o Jon filho da Lyanna só porque estamos falando disso
 
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

Eu acho possível, apesar de improvável, que ele nunca deixe realmente claro a resposta pra essa pergunta.
Confesso que prefiro que Jon seja filho de Ned do que de Rhaegar, mas acho que tudo aponta pra Rhaegar + Lyanna mesmo.
 
Re: Quem é a mãe de Jon Snow? (atenção: este tópico pode conter spoilers)

Mais spoilers

Antes de morrer, Rob deixa um documento escrito tirando a bastardice do Jon

O quanto isso vai afetar tudo ou ser aceito, é discutível.

Isso no mínimo o torna herdeiro de Winterfell, o que pode causar problemas com Bran e Ryan e Sansa e Arya.

E como Jon

se não morreu, já tocou o dane-se no juramento dos Blacks, vai dar o que falar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo