• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Violência desnecessária?

Hero

Let's rock and ride!
Eu fiquei com uma pulga atrás da orelha quando vi os anões armados. Estou com planos de ler novamente O Hobbit pra confirmar isso, mas numa discussão com meu amigo Blacksmith, ambos concordamos que não tem tanta "ação" assim n'O Hobbit, os making offs mostram cenas de luta, todos os anões estão pesadamente e estilosamente armados (até Bombur com sua "Concha de feijão de batalha") e até onde eu me lembro, eles mal levam armas.

Ok, Hollywood demanda ação e luta. Mas será que Peter Jackson vai conseguir introduzir ação onde não tinha e manter a mágica de Tokien?

Eu confio nele. Só queria postar isso pra saber outras opiniões e saber se eu não to pirando (vai que minha memória me trai e O Hobbit tem mais ação que Mercenários né).
 
Todos sabemos que não é problema pro PJ transformar qualquer personagem em mercenário (alguém aí falou Faramir?). Se ele vai conseguir introduzir ação? Claro que vai. Se vai manter a mágica do livro? Aposto que não. O povo clama por algo no nível de SdA, não "abaixo" (compreendam as aspas, sim?).
 
Manter a mágica do livro realmente vai ser difícil, até teoricamente ele é um livro infantil. Se bem que essas crianças de hoje viu...
 
Só eu que acho que as armas foram mais pra impressionar o público que pra realmente serem usadas em.todas.as.cenas?
 
Vejo mais como uma mostra do vestuário completo dos anões aquelas fotos. Mais para impressionar e trazer um pouco do público que adora ação para os filmes.
 
Pois eu acho que os anões andavam armados sim. Eles se prepararam para fazer uma longa (e perigosa) viagem. Não poderiam sair simplesmente com uma marmita e um cantil de água... Eles sabiam que o caminho seria arduo e dificil. E quanto a não ter ou ter ação na história (livro/filme), apesar do livro ter essa áurea infantil, pra que mais ação do que enfrentar worgs, orks e aranhas carnívoras gigantes? Sem contar que, mesmo que eles não tivessem passado por nenhuma dessas aventuras, o objetivo era restituir o tesouro que tava guardado por um Dragão. UM DRAGÃO. Será que a intensão deles era pedir que por favor Smaug devolvesse o que roubou?
 
Eles sempre tinham alguma arma (apesar de as vezes perdê-las), desde que vão para a montanha dos orcs a ação é constante, tem vários problemas e perigos para serem combatidos, não acho que as armas foram só para impressionar, essa aventura deles exige armamento.
 
Eu acho que a açao vai se concentrar na batalha dos cinco exercitos e so.

Puxa, pois se for... decepção. Não pela batalha (aliás vai ser ótimo rever o Lee! :)) mas pq quero assistir a história dos anões, quero me emocionar com as aventudas que ELES viveram. Afinal, o livro fala é disso. A batalha dos cinco exercitos nem tem esse enfoque todo na obra...
 
Bem, como eu disse, minha memória pode ter me traído, mas que eu me lembre os anões não são assim tão "guerreiros" assim. Estão preparados para a aventura, mas são mais "engraçadinhos" do que guerreiros de fato, lembro até que eles me surpreenderam na batalha dos 5 exércitos. E se tivesse um anão usando duas espadas que parecem facões acho que seria algo que iria lembrar.

Ok, vou ler O Hobbit, estou sem argumentos aqui XD.
 
Não são mesmo não, Hero. Tirando o Thorin, os outros anões são mais bobões e desajeitados o livro quase todo. Eles vem de uma raça guerreira, mas aqueles ali não estavam com muita moral não. :lol:
 
Alguém iria DESarmado matar um dragão num mundo onde qualquer caminho é hostil? Não.

Eu conto com isso, de o livro ficar mais adulto e perder a entonação infantil. Ele já acertou em SDA nesse aspecto, deixando-o bem violento e eliminando o insuportável Tom Bombadill. Aposto que acertará de novo.
 
Só o fato de colocarem os anões nos teasers pré-lançamento com esse jeito foderoso e essas armas trilegais, já sei que querem eliminar o aspecto cômico e infantil do livro, o que já me tira do sério. Não dá pra comparar com SdA: a trilogia é SÉRIA, Bombadil foi apenas um recurso dispensável, então a gente meio que não sente, agora n'O Hobbit sentiremos assim. Não quero ser pessimista mas não tenho muitas esperanças de ficar surpreendido com muita coisa além das localidades e das cenas de ação.
 
Na verdade, Peter Jackson está, de certo modo, fazendo o que Tolkien queria fazer e não teve tempo. Tolkien começou, na década de 60, a reescrever totalmente o Hobbit, tornando-o mais "adulto" e "sério". Era para fazê-lo soar bem mais parecido com o Silmarillion e o Senhor dos Anéis. A reescrita tem os tons mais sombrios que vemos na história de Frodo. Infelizmente, Tolkien chegou a terminar a narrativa. Melhor dizendo, ele mal começou. A história para antes que os anões cheguem a Valfenda.

Por isso eu acho que os anões carregando mais armas e menos "bobinhos" como são nos livros não é algo tão absurdo. É algo que Tolkien queria. Isso é algo necessário para fazer o Hobbit funcionar melhor com o resto do legendarium.

De qualquer modo, acho cedo para fazermos esse tipo de julgamento. Temos muito pouco material para isso. Eu acho que os anões terão seus personagens mais desensolvidos que nos livros, mas isso não implica uma completa descaracterização. Como disse o Turgon, pode ser que seja só para "impressionar" um pouco.
 
Meneldur isso mesmo.

A gente deve lembrar que o SDA foi escrito até moria, ficou parado por 14 anos e depois Tolkien o continuou, com outra visão, pós-guerra, completamente diferente. É claramente perceptível isso no livro.

Outra coisa, Tolkien mudou a história de O Hobbit por causa de SDA, lembram que ele mudou a forma como Bilbo adquire o Um Anel? Ou seja, ele estava disposto a deixar a historia centralizada no SDA. E fez muito bem!

É apenas minha opinião pessoal, claro, mas espero muito que O Hobbit não tenha NADA de infantil e que seja tão violento quanto senhor dos anéis, com a dose certa de bom humor que os anões já tem depois de Gimli em SDA. Torço muito pra isso, visto que não sou nenhum aficcionado nos livros.

Mas volto a dizer, é apenas minha opinião! Eu prefiro os filmes aos livros, portanto torço para que o filme seja do jeito que eu espero ;)
 
A gente deve lembrar que o SDA foi escrito até moria, ficou parado por 14 anos e depois Tolkien o continuou, com outra visão, pós-guerra, completamente diferente. É claramente perceptível isso no livro.
Uma correçãozinha aqui: o SdA não ficou parado 14 anos depois de Moria. Ficou parado um ano só. Grande parte do SdA foi escrita durante a Segunda Guerra. Por exemplo, muitos capítulos do livro IV foram enviados para Christopher, que estava servindo na África do Sul, logo depois de serem escritos (por volta de 1943-44, se não me falha a memória).
 
Na verdade, Peter Jackson está, de certo modo, fazendo o que Tolkien queria fazer e não teve tempo. Tolkien começou, na década de 60, a reescrever totalmente o Hobbit, tornando-o mais "adulto" e "sério". Era para fazê-lo soar bem mais parecido com o Silmarillion e o Senhor dos Anéis. A reescrita tem os tons mais sombrios que vemos na história de Frodo. Infelizmente, Tolkien chegou a terminar a narrativa. Melhor dizendo, ele mal começou. A história para antes que os anões cheguem a Valfenda.

Por isso eu acho que os anões carregando mais armas e menos "bobinhos" como são nos livros não é algo tão absurdo. É algo que Tolkien queria. Isso é algo necessário para fazer o Hobbit funcionar melhor com o resto do legendarium.

De qualquer modo, acho cedo para fazermos esse tipo de julgamento. Temos muito pouco material para isso. Eu acho que os anões terão seus personagens mais desensolvidos que nos livros, mas isso não implica uma completa descaracterização. Como disse o Turgon, pode ser que seja só para "impressionar" um pouco.

O Menel chegou na frente e lembrou isso, e mesmo nas CartasTolkien em alguns momentos mostra ter se arrependido do tom mais infantil que deu ao O Hobbit, quando comparado ao SdA, até na escolha do nome dos Trolls. Por isso também não acho nada absurdo o PJ dar um tom mais sombrio a história. Vários depoimentos de atores confirmam que haverá humor, como no livro tem, e haverá música, como no livro tem, então uma "aura" feliz certamente vai existir. Também há o fato do PJ inserir o Conselho Branco e o ataque a Dol Guldur, preenchendo as lacunas com as informações que encontramos nos Apêndice, aliás, informações vindas diretamente de Tolkien, portanto.

Outra coisa é que o pessoal fica de mimimi e purismo chato quando ficam fazendo a tola comparação livro/filme. Já debatemos em inúmeros tópicos essa questão e, ok, todos tem sua opinião sobre isso e ela merece ser respeitada (eu, por exemplo, já acho a mudança inicial mas não total da personalidade do Faramir um trunfo e não uma deslize do PJ). Mas fato é que o que funciona no livro não funciona no cinema. Se as pessoas querem uma adaptação servil do livro, leiam o próprio livro e esqueçam os filmes, pois elas não existem, e se existisse seria o fim do filme. Temos uma trilogia épica no cinema para depois uma adaptação inocente do Hobbit? Destoaria totalmente uma da outra, já que a trilogia cinematográfica apareceu antes do Hobbit, e é ela que será a referência de todos quando assistirem os 2 Hobbits. Quando se aproveita o filme como filme e o livro como livro, você aproveita o que eles têm de melhor: a genialidade do escritor e a criatividade do diretor em transpor às telas aquela genialidade, mas em uma linguagem totalmente diferente, a do cinema.
 
Última edição:
Mas querendo ou não, teve umas boas lutas, mesmo antes da Batalha dos 5 Reinos.

Teve luta nas Montanhas, na Clareira com os Wargs (na verdade ali não foi bem luta. Eles subiram nas árvores e só Gandalf começou a botar foto nos Lobos), na Floresta e por fim, em Erebor.

E outra, anões normalmente andam bem armados. Mesmo na Comitiva, enquanto Aragorn, Legolas e Boromir estavam de capas e tudo o mais, Gimli ostentava sua armadura e seu machado, o tempo todo. Sempre foram uma raça belicosa.
 
Mas querendo ou não, teve umas boas lutas, mesmo antes da Batalha dos 5 Reinos.

Teve luta nas Montanhas, na Clareira com os Wargs (na verdade ali não foi bem luta. Eles subiram nas árvores e só Gandalf começou a botar foto nos Lobos), na Floresta e por fim, em Erebor.

Bem, lembrado! São episódios que já pedem ação e certamente ela será explorada no filme nesses episódios também.

E outra, anões normalmente andam bem armados. Mesmo na Comitiva, enquanto Aragorn, Legolas e Boromir estavam de capas e tudo o mais, Gimli ostentava sua armadura e seu machado, o tempo todo. Sempre foram uma raça belicosa.

Eles andam bem armados e são belicosos (o exército de Dáin é um exemplo), mas, e essa foi uma questão levantada pelo Hero acima, até onde me lembro os anões chegam e saem de Bolsão com quase nada de armas, mesmo lá nos salões dos orcs eles só fogem, não lutam. E na Mata dos Trolls também, eles não lutam, é Gandalf quem salva a pátria nos dois episódios mencionados. O próprio Thorin só se arma com Orcrist depois dos Trolls. Mas no filme, até onde deu pra perceber, mesmo com os Trolls haverá luta. Essa imagem capturada do 3º vídeo comprova:

attachment.php


Agora, se o tom será menos infantil na maior parte dos filmes, então seria estranho se os anões não estivessem armados desde o primeiro conflito, que foi com os Trolls.
 

Anexos

  • hobbit_video3_90-cb89542.jpg
    hobbit_video3_90-cb89542.jpg
    274 KB · Visualizações: 447

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo