• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sonda da Nasa descobre as estrelas mais frias do Universo

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
A sonda espacial Wise descobriu as estrelas mais frias já encontradas no Universo, com uma temperatura similar à do corpo humano, informou a Nasa (agência espacial americana) em comunicado na terça-feira (23).

Após uma década de tentativas, a agência detectou seis delas, que se encontram a uma distância relativamente próxima ao Sol, a cerca de 40 anos-luz.

As estrelas são 5.000 vezes mais brilhantes --e mais fáceis de observar que na Terra-- quando são vistas através das ondas infravermelhas da Wise, explicou o diretor da Divisão de Astrofísica da Nasa em Washington, Jon Morse.

11237366.jpeg

Ilustração artística de estrelas anãs marrom de diferentes temperaturas; a recém-descoberta é a primeira à direita

Os astrônomos estudam as anãs marrons para compreender melhor como se formam os astros e estudar as atmosferas de planetas fora do nosso Sistema Solar.

As atmosferas das anãs marrons são similares às dos planetas gigantes gasosos como Júpiter, mas são mais fáceis de observar, uma vez que estão sozinhas no espaço, longe da forte luz de uma estrela mãe.

Até agora, os dados revelados pela Wise descobriram mais de uma centena de anãs marrons.

Fonte
 
Embora eu foque meus estudos em Astrofísica Estelar, não sou um grande conhecedor das Anãs Marrons. Por exemplo: eu não sei o motivo pelo qual as diversas classes de Anãs Marrons tem uma variação tão grande de temperatura: AM's do tipo Y, como as que foram descobertas, têm uma temperatura T < 500K. Qual o motivo? Não sei. No entanto, a baixa temperatura de todas as AM's, independente do tipo, relativamente às demais estrelas, deve-se ao fato de que elas não têm massa nem pressão interna suficientemente grandes para produzir energia, luz e calor via fusão nuclear do H em He. Por isso se costuma dizer que elas são estrelas fracassadas.

De qualquer forma, eu gostei bastante da matéria e estou na caça do paper. Por enquanto, achei esta outra reportagem, também excelente, direto dos fornos da NASA: http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2011/23aug_coldeststars/ .


[]'s!
 
Realmente, é muito interessante algumas estrelas terem temperaturas da ordem da temperatura de nosso corpo, como disse Sauron!, isso se deve a falta de massa para atingir uma pressão interna que leve a fusão do hidrogênio em hélio.
 
Realmente, é muito interessante algumas estrelas terem temperaturas da ordem da temperatura de nosso corpo, como disse Sauron!, isso se deve a falta de massa para atingir uma pressão interna que leve a fusão do hidrogênio em hélio.


Um pensamento que me acaba de ocorrer é que a variação da temperatura nos diversos tipos de anãs marrons deve estar relacionada à quantidade de massa. Não sei ao certo, mas apostaria nisso, visto que a massa é o fator principal em todos os aspectos das estrelas...
 
Um pensamento que me acaba de ocorrer é que a variação da temperatura nos diversos tipos de anãs marrons deve estar relacionada à quantidade de massa. Não sei ao certo, mas apostaria nisso, visto que a massa é o fator principal em todos os aspectos das estrelas...

Tenho quase certeza disso, um professor de geofísica do semestre passado disse isso (eu acho), com essa equação (que é para gases, mas podemos extrapolar para efeitos de ilustração):
53b112549a64b6bdfd0ffd5c3f5c069f.png
onde n e R são constantes, V aumenta com a massa superior, então se P aumenta, T deve aumentar também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo