• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Protestos contra torcedores ‘traíras’ se espalham pelo Brasil

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
No último dia 14, no empate entre Figueirense e Flamengo por 2 a 2, uma faixa se destacou nas arquibancadas do estádio Orlando Scarpelli. Em letras maiúsculas e bastante visíveis, os dizeres "Vergonha de SC" apontavam para os torcedores rubro-negros. Trata-se de uma medida que vem sendo há algum tempo espalhada nos estádios pelo Brasil, em repulsa a indivíduos que torcem por equipes de outros estados.

Dono de um grande percentual de torcedores na região Nordeste, o Mengão é alvo constante da 'campanha'. Em sites de relacionamento, como o Orkut, os debates ultrapassam o limite do futebol e partem para questões antropológicas, muitas vezes recheadas de insultos, como num duelo entre bairristas e libertários. Responsável pela faixa da torcida do Figueira, Israel Silvy, presidente da Resistência Alvinegra, organizada do clube, não admite a escolha dos chamados "traidores".

"Não dá para entender como pessoas que nasceram aqui, que moram aqui, torçam para Flamengo ou Corinthians. Vamos seguir levando as faixas. Temos liberdade de expressão",
explicou, em entrevista ao Diário Lance!. Na partida contra o Fla, seguranças retiraram a faixa, gerando confusão.

Muitos moradores do Nordeste torcem para duas equipes, uma de seu estado de origem e outra, na maioria das vezes, da região sudeste: são os chamados "mistos". O mesmo ocorre no interior de São Paulo, ao que os mais "fundamentalistas" respondem com campanhas para que se torça única e exclusivamente para a equipe da cidade. Grande exemplo disso é o XV de Piracicaba. Recém-promovido de volta à elite paulista, o clube conta com considerável número de "torcedores únicos" (boa parte deles adolescentes, inclusive) e dá show nas médias de público.

Outro exemplo clássico é a torcida do Corinthians no estado do Paraná que, segundo estudo desenvolvido pelo instituto Paraná Pesquisa em 2008, é a maior do estado, com 12,5% da preferência. O Atlético-PR tem 9,6%, seguido pelo Palmeiras, com 7,6% e só então pelo Coritiba, com 7,5%.

torcida1_212154.jpg


torcida2_212155.jpg


torcida3_212158.jpg


torcida4_212201.jpg


torcida5_212205.jpg

Fonte
 
Issoé um grande bobagem, cada um torce pro time que quiser, e se em determinados estados não existem times decentes, o time de fora que ganha os torcedores não tem nada a ver com isso.


Só acho engraçado uma coisa. Na foto do post, a área supostamente ocupada por "simpatizantes" tem mais gente do que na maioria dos jogos do São Paulo no Morumbi. Quando Flu, Vasco, Bota, Corinthians e Palmeiras jogam em estados onde têm muitos torcedores,é a mesma coisa.


Esses "torcedores de verdade" do São Paulo tão fazendo feio, hein?
 
Com essa mentalidade, pra que divulgar brasileirão pelo mundo?
Não queremos ninguem de fora do estado torcendo para o Flamengo. Ainda mais de fora do país.
Vou além. Pra torcer pro Flamengo tem que ter nascido do Flamengo até Gávea. Fora desses limites é melhor escolher outro time.
E dê-se por feliz de não incluir ter que ter nascido de ambos pais e avós flamenguistas com carteirinha assinada.
 
Pois é, maior baboseira q eu já vi. Isso é a velha mentalidade do Brasil q se o nosso é pior doq o de fora, a gente cria uma lei proibindo o de fora de entrar aqui ou obrigando usar x% de nacional.
 
O Furia apóia esses times de prefeitura que tem como torcedores realmente apenas as pessoas que moram por ali. Tem como unica "virtude" ser "o time da minha cidade". Aí formam esses frankensteins itinerantes que pegam torcedores/moradores de uma cidade, desmancham tudo, vão pra outra, arrumam torcedores/moradores, e assim sucessivamente. Esses são os torcedores de verdade, segundo o Furia e essas manifestações. O cearense de 80 anos que viu Zizinho jogar, vibrou com a geração Zico e até hoje vai a jogos do Fla no nordeste não é torcedor. Esse é apenas simpatizante.

Regionalismo meio besta. Talvez fosse "compreensivel" mais ao sul do país que ainda tem um espirito separatista, mas nos demais locais não tem lógica a não ser pura inveja mesmo.

Eu até entendo que torcedores do Flamengo nesses locais possa diminuir a possibilidade de crescimento dos times locais. E eu gosto de defender esses times menores mas com tradição.
Só que isso é mérito dos clubes que conseguiram expandir, e demérito desses times locais que não construiram uma historia tão grandiosa. Forçar o contrário é destituir a meritocracia por um sistema meio protecionista.
 
Estupidez gigantesca. Quer dizer que sou santista só por morar em Santos? Ou que eu deveria ser são-paulino por ter nascido em São Paulo? Ou corintiano? Ou palmeirense? Bullshit! Amor por um clube é algo que você constrói a partir de diversos fatores, não porque você de um estado ou região. Foda-se Santos! Eu amo meu Santos Futebol Clube e ainda o amaria se a Vila Belmiro fosse no Acre.
 
O Furia apóia esses times de prefeitura que tem como torcedores realmente apenas as pessoas que moram por ali. Tem como unica "virtude" ser "o time da minha cidade". Aí formam esses frankensteins itinerantes que pegam torcedores/moradores de uma cidade, desmancham tudo, vão pra outra, arrumam torcedores/moradores, e assim sucessivamente..

Não distorça palavras ainda mais na frente dos mais novatos de fórum, alás o Olorin já chutou a sua bunda aqui algumas vezes por causa disso também.

Eu sempre apoei e comemorei a ascenção e os títulos do São Caetano, Santo André e Paulista de Jundiaí times locais e que nunca abandonaram suas cidades. Alás você tem a péssima mania de rotular esses 3 que estão firme e fortes em suas cidades de itinerantes baseado em outros.

Voltando ao inicio por mais que possa me agradar ver gente torcendo pro meu time pra mim não teria graça nenhuma jogar um jogo de Copa do Brasil com estádio do time da casa sendo ampla minoria ou no máximo a metade da arquibancada. E vários estados do país não tem muito sentido não valorizar times tradicionais locais.

Mas de certa forma fico feliz que os locais estão acordando, talvez por uma série de fatores positivos: mais de 20 anos de existência da Copa do Brasil, o enfraquecimento do nivel técnico dos estaduais do eixo Rio-SP, o fortalecimento da série B e o rebaixamento de 4 equipes na série A permitindo um maior rodizio entre as equipes.

Fora o fato de pessoas ilustres como o Guga aparecerem defendendo a valorização da torcida local como ele faz indo ao maximo de jogos do Avaí, embora a mídia tenha tentado arracancar a força dele uma torcida por um grande de fora e é sabido que ele simpatiza pelo Flamengo muito mais pelo Zico do que pelo clube em si.
 
Última edição:
Nossa, o post do FUSA foi o melhor que eu já li aqui no esporte não sei a quanto tempo, talvez desde que eu entrei no forum.

A verdade é que existe sim uma diferença de Gremio Barueri pra São Caetano, mas não é muita não. São Caetano não é um time itinerante, mas ainda é um time negócio, que não leva 3 mil pessoas no estádio na média se bobear. Se a cidade de fato resolver apoiar aí beleza, mas eu tb não sou a favor de times sem torcida, só por negócio.
b
Aliás, eu sou a favor inclusive da redução de times profissionais. Não precisamos ficar com 32 times como nos EUA mas será que precisamos ter série B3 (6a divisão) do campeonato paulista?
 
E só complementando. Quanto aos itinerantes eu sempre me posicionei pra que tomassem uma postura mais decente ou se fixem de uma vez ou fechem o clube e invistam em clubes tradicionais com torcida formada que não gozam uma boa situação como o Santa Cruz de Pernambuco que tem uma bela torcida e que luta já alguns anos pra sair da 4a divisão do futebol brasileiro.
 
Idiotice esses protestos. Se eu quiser ser torcedor do Ceará, eu torço. E FODA-SE. Torcedor não é o que mora na mesma região. Isso se chama conterrâneo. Torcedor é aquele que acompanha o time, mesmo a distância com paixão e fidelidade ao clube. Tenho um amigo que é Flamenguista DOENTE. Daqueles bem mala. Devo eu chamá-lo de traidor ou simpatizante por que ele não mora no Rio?

Vai te catar!

Outra, para quem mora no Nordeste/Centro-Oeste/Norte, é até compreensível eles quererem torcer para times "de cá". :lol:

E só uma coisa: A opinião do Furia a respeito dos Itinerantes não corresponde ao pensamento dos demais integrantes Paulistas do Fórum. :mrgreen:
 
Idiotice esses protestos. Se eu quiser ser torcedor do Ceará, eu torço. E FODA-SE. Torcedor não é o que mora na mesma região. Isso se chama conterrâneo. Torcedor é aquele que acompanha o time, mesmo a distância com paixão e fidelidade ao clube. Tenho um amigo que é Flamenguista DOENTE. Daqueles bem mala. Devo eu chamá-lo de traidor ou simpatizante por que ele não mora no Rio?

Vai te catar!

Outra, para quem mora no Nordeste/Centro-Oeste/Norte, é até compreensível eles quererem torcer para times "de cá". :lol:

E só uma coisa: A opinião do Furia a respeito dos Itinerantes não corresponde ao pensamento dos demais integrantes Paulistas do Fórum. :mrgreen:


Engraçado que no outro tópico você tava aloprando os chineses e achando eles bizarros vestidos de Inter e Milan né?

E aproveitando a discussão interessante sobre os itinerantes, pra imensa tristeza do FUSA quantos você gostaria que disputassem a série A e B?

Se você fosse um empresário com muita grana no bolso preferia montar um time inerante começando da ultima divisão ou apostaria em fortalecer um time de tradição e uma torcida apaixonada como a Lusa ou Juventus da Mooca?
 
Sério que quer comparar um cearense torcedor do Flamengo com um CHINES "torcendo" pro Milan?? :rofl:


E o Juventus já recusou isso. Vi uma reportagem a respeito esse ano. Não querem dinheiro de empresário na Rua Javari.

E se eu fosse bilionário, eu compraria o Palmeiras mesmo. :rofl: Brincaria de Abramovich.
 
O problema de investir no Santa Cruz, pra um time de empresário, é q vc tem q lidar com a torcida. Pressão em cima de jogador, segue o cara, as vezes até queima. Pra empresário, isso não é bom. É um fator que mais desestabiliza doq ajuda. Pq eles querem fazer dinheiro com venda, não com renda.
 
Isso que é ruim no futebol. Temos pelo país vários clubes que em nível local seria interessante investir porque muitos deles estão todo ano disputando a Copa do Brasil e expondo sua marca.

E no Nordeste os estaduais tinham que oficialmente se tornar um grande campeonato regional com divisões de acesso. Conheço vários nordestinos que reclamam muito quando a Globo deixou de passar o campeonato do nordeste que dava uma cota de tv razoável um pouco abaixo de RJ e SP óbvio, mas pro padrão da região era bem acima de qualquer estadual local, fora a audiência. O Eriadan que vez ou outra aparece por aqui pode confirmar.
 
Mas clube não dá lucro. É raro. Tanto q estão todos endividados aí. Só dá lucro time que não tá aí pra disputar titulo, mas pra vender jogador. Pq aí, vc desmonta o time inteiro no meio do campeonato que ninguém reclama se o Pão de Açucar Futebol Clube ou o Esporte Clube Estácio de Sá deixou o titulo escapar pq o empresário quis lucrar em cima.
 
Não vejo o problema de torcer para um time de outra cidade/estado/país, isso me parece comportamento tribal, o que presta somos nós, o de fora não, nós temos que apoiar os nossos, ou como diz na página da notícia: barrismo, eu mesmo não torço por time daqui, nem vou torcer, não me atraem, embora eu não seja um torcedor mesmo, só acompanho bem por cima, me parece despeito, se os seus times fossem bem sucedidos, não estariam ligando para quem torce ou deixa de torcer.
 
Não distorça palavras ainda mais na frente dos mais novatos de fórum, alás o Olorin já chutou a sua bunda aqui algumas vezes por causa disso também.

Eu sempre apoei e comemorei a ascenção e os títulos do São Caetano, Santo André e Paulista de Jundiaí times locais e que nunca abandonaram suas cidades. Alás você tem a péssima mania de rotular esses 3 que estão firme e fortes em suas cidades de itinerantes baseado em outros.

Voltando ao inicio por mais que possa me agradar ver gente torcendo pro meu time pra mim não teria graça nenhuma jogar um jogo de Copa do Brasil com estádio do time da casa sendo ampla minoria ou no máximo a metade da arquibancada. E vários estados do país não tem muito sentido não valorizar times tradicionais locais.

Mas de certa forma fico feliz que os locais estão acordando, talvez por uma série de fatores positivos: mais de 20 anos de existência da Copa do Brasil, o enfraquecimento do nivel técnico dos estaduais do eixo Rio-SP, o fortalecimento da série B e o rebaixamento de 4 equipes na série A permitindo um maior rodizio entre as equipes.

Fora o fato de pessoas ilustres como o Guga aparecerem defendendo a valorização da torcida local como ele faz indo ao maximo de jogos do Avaí, embora a mídia tenha tentado arracancar a força dele uma torcida por um grande de fora e é sabido que ele simpatiza pelo Flamengo muito mais pelo Zico do que pelo clube em si.
É. O Santo André eu me equivoquei mesmo. Achava dificil ser coincidencia o Santo André dando uma guinada tão evidente pouco tempo depois do São Caetano tendo destaque nacional.
O Paulista eu nunca disse nada de ser de prefeitura. Só teve um campeonato da série B em que entre ele e o America de RN, eu achava que o segundo seria muito mais interessante. E continuo achando, mesmo que a campanha tenha sido horrorosa. É um clube com historia e torcida importante em seu estado. Enquanto que o outro não deve estar nem num top 15 dos clubes do estado.
Mas o São Caetano não. São Caetano é sim time de prefeitura. Time pra eleger politico e ponto final. Tanto que foi só sair o dinheiro publico depois do incidente da morte do jogador que declinou total. E tá há alguns anos namorando voltar pra terceirona.
Idem pro Duque que eu também reclamo que tinha outro nome (nem lembro qual) e mudou pra Duque pra ter apoio. Ou o Nova Iguaçu, Cabofriense, etc. Nenhum desses eu curto subindo de divisões.

Se esses times locais se fortalecerem e tomarem espaços em seus territorios. Beleza. Mérito deles.
Só não concordo nesse rigor de ser totalmente inaceitavel torcer pra time de outro estado/cidade. E, como você próprio fala, necessariamente serem simpatizantes. Mesmo que demonstrem muito mais amor e dedicação ao clube do que um "torcedor" que mora no estado do clube.
Se bobear, é capaz de MUITOS e MUITOS deles terem ido a MUITOS mais jogos do Flamengo até do que eu e muitos flamenguistas do Rio. Tipo os visitantes de fora que já visitaram lugares do Rio que eu nunca tinha ido.



O problema de investir no Santa Cruz, pra um time de empresário, é q vc tem q lidar com a torcida. Pressão em cima de jogador, segue o cara, as vezes até queima. Pra empresário, isso não é bom. É um fator que mais desestabiliza doq ajuda. Pq eles querem fazer dinheiro com venda, não com renda.
Exatamente.
Eu brigo contra esses times justamente por isso. O objetivo não é o futebol, não é o torcedor, não é a esfera esportiva.
É ganhar dinheiro vendendo jogadores no caso dos times de empresários. Ou ganhar votos colocando o nome da cidade ou do prefeito no time. Sendo que no caso dos times de prefeitura pode até rolar algumas coisas mais promiscuas ainda com dinheiro publico e afins.
 
FUSA oq vc acha do Brasiliense, que não chega a ser um time de empresários mas é um time de politicos, mas ao mesmo tempo tem alguma tradição, ainda que pequena, naquela parte do país.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo