• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Figuras antropomórficas?!

räjähdys

Usuário
O último livro que li do Tolkien já deve ter uns 8 anos.. lembro do contexto das historias, de uma série de personagens.. mas enfim.. estou com dificuldade para lembrar de figuras antropomórficas, se é que existe alguma bem dizendo..

E aí?! Alguém sabe me responder isso?!

valeu =]
 
Como assim antropomórficas? Praticamente todos são antropomórficos, Morgoth, Sauron, Bombadil. Você quis dizer antropozoomórficas? Se sim, de cabeça não me lembro de nenhuma.
 
Talvez o Balrog, mas eu precisaria dar uma pesquisada mais direcionada. Não me recordo se existe menção a algo do gênero na descrição, acho que no minimo forma humanoide. Mas não tenho certeza quanto a forma animal, ainda mais considerando um personagem tão discutido. Se você for partidário da vertente que aceita a ideia das asas, talvez estas asas pareçam com as de algum animal. Mas em suma não me ocorre nenhuma certeza. Seguem alguns links para sua leitura:

http://www.glyphweb.com/arda/b/balrogs.html
http://www.valinor.com.br/6281/
http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=55650&page=8

Edit.: Li algumas descrições
 
Última edição:
Também acho que não tem.
De qualquer forma, eu ainda não li toda a obra tolkeniana. Não posso afirmar muita coisa.
 
Então você quis dizer figuras antropozoomórficas? Mas em que sentido: animais com cabeça humana ou "humanos" com cabeça de animais?

Novamente em ambos os casos, que eu saiba/lembre não há.

Realmente se a duvida do tópico se refere a seres como os centauros, minotauros, faunos e afins, não me recordo de nenhuma criatura nessa linha, mesmo no Silmarillion ao falar das transformações, não deixa margem pra supor que foi só uma mudança na cabeça ou no tronco.

Mesmo os Valar, não lembro de nenhuma citação onde estes em forma física, aparecem como os deuses Egípcios, cabeça de animal e corpo humanoide.

Algo que eu sempre acreditei (não sei se seria o correto), é que os espíritos que vieram a Arda, tinham como um padrão de referência para o corpo, a forma definida por Eru para os Primogênitos. Onde todas as variantes assumem a forma de um animal.

Na passagem onde Sauron luta com Huan por exemplo:


[...]Assumiu, portanto, a forma de um lobisomem e se fez o mais poderoso que já havia pisado no mundo.[...]
O Silmarillion, p.220 (1ª edição, 2ª tiragem, 2001, ed. Martins Fontes)

[...]Ocorreu assim a luta entre Huan e o Lobo-Sauron.[...]
O Silmarillion, p.220 (1ª edição, 2ª tiragem, 2001, ed. Martins Fontes)

[...]Sauron assumiu a forma de um vampiro, imenso como uma nuvem escura que encobre a lua[...]
O Silmarillion, p.221 (1ª edição, 2ª tiragem, 2001, ed. Martins Fontes)
 

[...]Assumiu, portanto, a forma de um lobisomem e se fez o mais poderoso que já havia pisado no mundo.[...]
O Silmarillion, p.220 (1ª edição, 2ª tiragem, 2001, ed. Martins Fontes)

[...]Ocorreu assim a luta entre Huan e o Lobo-Sauron.[...]
O Silmarillion, p.220 (1ª edição, 2ª tiragem, 2001, ed. Martins Fontes)

[...]Sauron assumiu a forma de um vampiro, imenso como uma nuvem escura que encobre a lua[...]
O Silmarillion, p.221 (1ª edição, 2ª tiragem, 2001, ed. Martins Fontes)


Mas a pergunta que eu faço, essas descrições correspondem à que nós conhecemos? Lobisomens são homens-lobos ou apenas lobos grandes demais e ferozes? O que seriam esses vampiros?
 
Os Ainur, quando tinham formas, estas eram antropomórficas. O que ocorriam eram certas metamorfoses em animais, mas sua forma era normalmente humana.
 
Ao falar de Sauron como Lobisomem coloquei as duas estrofes justamente por ter o arremate de Lobo-Sauron, o que me faz imagina-lo como um grande lobo.

Vou usar como referencia um filme de Mil novecentos e "antigamente", Um Lobisomem Americano em Londres (na minha opinião uma das 2 transformações plausíveis do cinema.), ele trata o lobisomem como alguém que se transforma em lobo, não um lobo normal mas um animal grande e monstruoso. E já na transformação forçado a andar nas 4 patas, diferente da forma bípede amplamente difundida.

images


Ou algo mais recente em seu tamanho, o "lobinho" da saga crepúsculo, mas não tão "fofinho", da a impressão que ela vai coçar a barriga dele perguntando enquanto este abana o rabo:

- Quem é o bom cãozinho?

tn65.jpg


E ao falar em vampiro um grande morcego negro.

imagens-de-morcegos-e-vampiros.jpg


Bem maior que esse da foto, tão grande podia gerar uma grande sombra encobrindo a lua ao levantar voo.

Como deveria acontecer com Thorondor ao levantar voo
 
Última edição:
é, pelo visto não há nada na obra do tolkien mesmo..
de qualquer forma agradeço quem se prestou a buscar algo =D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo