• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo da Lei VII] Julgamento de Denethor II

Status
Fechado para novas mensagens.
Senhores,

Aproxima-se o final de mais um Círculo da Lei. Nessa hora, devo dar o meu difícil veredito. Antes disso, farei algumas breves considerações, tendo em vista apenas o que foi apresentado pelas duas bancas e pelo Júri.

É inegável que Denethor tinha o direito de olhar pela Palantír, como legítimo Regente de Gondor. Ele usou de toda a sua perícia e força para combater o Senhor do Escuro, mas no fim acabou sendo enganado por Sauron. Denethor foi, sem dúvida nenhuma, tolo e muito imprudente. Mas não podemos condenar alguém simplesmente por ser imprudente. Não se pode culpar Denethor por querer usufruir de um direito seu.

Denethor não quis imediatamente entregar o governo de Gondor a Elessar. Ele próprio o disse a Gandalf. Mas Aragorn, nesse ponto, não havia ainda provado de modo conclusivo a sua linhagem. Natural que Denethor, com a desconfiança aumentada por seu orgulho, não entregasse a Coroa a alguém que ainda não havia provado o direito de usá-la. Não se pode acusá-lo de rebelião antes da rebelião efetivamente se concretizar. Se, depois de incontestavelmente provado o direito de Aragorn, o Regente se recusasse a entregar o governo, aí sim poderíamos acusá-lo de se rebelar.

Passemos ao ataque à Osgiliath. Denethor enviou o seu filho a essa missão porque precisava de um bom capitão para uma tarefa difícil. Pode ter sido um ato de guerra tolo e uma estratégia impensada, mas não podemos acusar Denethor de querer matar Faramir por isso, ainda mais vendo o estado que o Regente se encontrava quando trouxeram o seu filho semimorto de volta à Minas Tirith. Do mesmo modo, não podemos acusar Denethor de tentar queimar seu filho vivo, visto que ele acreditava que Faramir já estava morto.

Mas Denethor, por mais desesperançado que estivesse, não poderia abandonar totalmente seu povo como fez. Por mais que ele se preocupasse com o filho, ele não poderia simplesmente se trancar e parar organizar a defesa de Gondor, como fez. Pior, ele se suicidou, abandonando inteiramente seu povo. Denethor é culpado de abandono, enquanto deveria ter resistido até o fim. Esse foi um grande ato falho do Regente.

Tendo em vista as considerações acima, e o fato de que grande parte dos atos de Denethor foram causados por seu amor a Gondor e pelos enganos de Sauron, além da circunstância atenuante da guerra e do cerco que Minas Tirith enfrentava, considero Denethor II, filho de Ecthelion, Regente de Gondor, como INOCENTE.

Assim, com a graça de Ilúvatar e sob a bênção dos Valar, declaro ENCERRADO esse Julgamento.
 
:iei: Boa Pim, boa Pityë, obrigado jurados, obrigado juiz, e valeu também pela brincadeira acusação e Indily!

E, com esse terceiro julgamento que eu participo da defesa (invicto, olha!), quero dizer que me aposento do cargo de advogado de defesa. :lol:


PS: Dúvida, posso comentar coisa off, como por exemplo a minha real opinião acerca de Denethor? :think:
 
Eu odeio Denethor.

Acho um personagem interessante, na minha visão, fica
bem no meio entre cara mal e cara bom. Foi um grande regente, de fato. Mas suas últimas atitudes como Regente foram ridículas. Ele SABIA que Osgliath não seria conquistada. Tinha de fato enlouquecido com a Pedra Vivente. E também não acho que ele tinha o direito absoluto sobre a pedra. Nenhum regente tinha ousado isso antes, pois sabiam do perigo. Ele foi imprudente e orgulhoso demais.

Sem contar que foi responsável indireto pela morte de Théoden, do porteiro da rua dos mortos, e de muitos outros guerreiros mortos durante a batalha do Pellenor.

Enfim. Não acho que foi fácil como pensei que seria antes de começar.
 
Parabéns aos jurados pelas decisões bem fundamentadas; à acusação, pelos bons argumentos; à defesa, pela clareza e concisão; aos organizadores, pelo evento todo. :clap:

Também acho Denethor um personagem interessantíssimo, só acho que existe certo ódio apaixonado dele porque, por mais que leiamos os livros, fica muito nítida a imagem dele como aquele velho louco, obsessivo, glutão, cruel etc. Esse julgamento ajudou a superar muito isso, IMO.
 
Fim do julgamento.

Parabéns à defesa que conseguiu a difícil tarefa de inocentar um dos mais odiados personagens de Senhor dos Anéis. Conseguiram superar todos os pontos da acusação e, apesar das cutucadas maliciosas do Neithan, conseguiram se manter integros em todo o julgamento.

Meus parabéns também pela coordenação do júri, por terem conseguido controlar um julgamento breve, mas tenso. Apesar de um ou dois pontos que acredito que não ficaram legais, tenho que reconhecer que eu não conseguiria manter a coisa toda no lugar.

E, enfim, meus parabéns ao Elessar e à Lissa, que mesmo novatos no Círculo da Lei, apresentaram ótimos argumentos e enfrentaram uma bancada com um pessoal já experiente, como o Neithan e o Paganus. Sim, não fomos perfeitos e acredito que todos nós deveríamos ter usado um pouco mais de cérebro e um pouco menos de garganta, se é que vocês nos entendem.

Mas, queria comentar um detalhe no veredíto do juíz, que acabei estranhando: Se Denethor foi realmente inocente de suas acusações, por que Meneldur escreveu no penúltimo parágrafo que ele foi culpado de ter abandonado o posto de regente? Afinal, ele foi culpado ou foi inocentando deste crime?

Preciso comentar mais coisas, mas vou deixar um pouco para vocês. Realmente, estou sem tempo.

PS: Tirei os dislikes contra a Indily, por que, como isto aqui é um jogo de argumentações, tudo o que acontece aqui deve ficar aqui. Gostaria que os que deram Fail para mim também o tirassem, não gostaria que aquilo ficasse na minha conta...
 
Mas, queria comentar um detalhe no veredíto do juíz, que acabei estranhando: Se Denethor foi realmente inocente de suas acusações, por que Meneldur escreveu no penúltimo parágrafo que ele foi culpado de ter abandonado o posto de regente? Afinal, ele foi culpado ou foi inocentando deste crime?
Porque eu acho que, naquele ponto específico ele foi culpado, mas nos outros foi inocente. Como eu não fracionaria minha decisão, considerei que, de um modo geral, Denethor é inocente. Eu só achei que ele agiu errado naquele ponto específico.
 
Bem, eu sou novato no Círculo da Lei. :lol: Quero participar de mais um julgamento como jurado antes de entrar para um das bancas, entender melhor como funciona.
 
Bom, o que o jurado já tinha decidido dificilmente uma mudança nos rumos aconteceria.

Esta foi minha primeira participação em um julgamento e olha que nunca acompanhei afinco um julgamento, acabei entrando de supetão e valeu a pena.

Obrigado de coração ao Clown e a Lissa e também a todos os outros colegas da banca de defesa e dos jurados. ;-)

E assim que tiver outro julgamento podem contar comigo ;-)
 
Infelizmente, voltei a ter tempo livre quando já haviam iniciado. Foi o 1º que pude acompanhar, gostei muito do sistema. Na próxima quero ser jurado (se der). Outra coisa importante que notei é que a forma de abordagem (como em qualquer julgamento), influencia muito o resultado final :think:. Ja pode deixar meu nome na lista de jurados pra próxima. :yep:
 
É como eu estava suspeitando, a falta administrativa e certo abuso de poder de Denethor seriam algumas das coisas mais difícies de se abordarem no julgamento. Inclusive uma das perguntas que pensei foi que se Denethor tivesse sobrevivido será que alguém devolveria o cetro de regente depois de tanta coisa e será que ele mesmo aceitaria? Gandalf o Branco, ficou dividido entre o Nazgul e a pira funerária pois havia pouca gente em Gondor com habilidade em armas suficientes para segurar Denethor de seu desejo, na situação muito delicada de escolher ajudar Gondor ou Rohan.

Essas faltas de julgamento e administração de um rei aconteciam nos reinos élficos dos exilados e costumavam provocavar a queda do reino inteiro (Túrin que o diga). Com a diferença de que o que alucinava os reis elfos em boa medida era a falha moral que os acompanhava desde a saída de Aman e que os derrubaria no fim segundo previa Mandos. O que me leva a concluir que Denethor foi destruído com uma mentira que já era usada na época das grandes jóias e que apesar de Denethor não ser um inimigo mau, como não eram também os reis elfos que caíram no passado, ele tinha cometido pelo menos um grande erro no cargo de regente. Acho que caberia a ele uma punição administrativa.
 
Última edição:
Outra coisa que sinceramente fiquei muito decepcionado foi o recurso da acusação que com licença da Palavra foi Pífio, confesso que com raiva quase mudei meu voto, mas se assim fosse eu seria injusto, faltou mais empenho nesse recurso da acusação.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo