• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Foto do telescópio Hubble mostra nebulosa em formato de 'colar'

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Imagem foi divulgada nesta quinta-feira (11) pela Nasa.
Nebulosa tem 19,3 trilhões de quilômetros de diâmetro.



Uma imagem divulgada pela agência espacial norte-americana (Nasa) nesta quinta-feira (11) mostra detalhes da Nebulosa do Colar, localizada a 15 mil anos-luz de distância da Terra. A foto foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble.

Descoberta em 2010, a nebulosa é o que restou após a extinção de uma estrela parecida com o Sol. Ao todo, o anel composto por gases e poeira tem 19,3 trilhões de quilômetros de diâmetro. O objeto está localizado na direção da constelação da Flecha.

O material da estrela "morta" se espalhou formando figuras que lembram diamantes em um colar. As cores representam o brilho emitido pelos gases no local: hidrogênio (azul), oxigênio (verde) e nitrogênio (vermelho).

Segundo os astrônomos, na verdade são duas estrelas que geraram a nebulosa, sendo que uma delas teria sido "engolida" pela outra há 10 mil anos. Por estarem muito próximas uma da outra, as estrelas aparentam formar um único ponto, visto no meio da imagem (veja a foto abaixo). Elas giram ao redor de um centro comum e completam uma órbita inteira em menos de um dia.


hubble1.jpg

A Nebulosa do Colar, descoberta em 2010, com regiões repletas de hidrogênio (azul), oxigênio (verde) e nitrogênio (vermelho). (Foto: Telescópio Espacial Hubble / ESA / Nasa)

Fonte
 
Interessante essa identificação dos gases por meio das cores; eu só acho que isso seja um pouco especulação. Não sei... estou falando sem saber. Talvez além da análise da radiação no UV-VIS emitida existam outros fatores observados.
 
Interessante essa identificação dos gases por meio das cores; eu só acho que isso seja um pouco especulação. Não sei... estou falando sem saber. Talvez além da análise da radiação no UV-VIS emitida existam outros fatores observados.

Não é especulação não, é espectroscopia. Fazem o mesmo com o sonar dos morcegos, transformando alta frequencia em frequencia audível para nós.
 
Não é especulação não, é espectroscopia. Fazem o mesmo com o sonar dos morcegos, transformando alta frequencia em frequencia audível para nós.
Eu devia ter imaginado isso, :oops:
Não sei porquê mas fiquei com o princípio do teste de chama na cabeça. Daí em diante só encontrei possibilidades de especulação.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo