• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Espécie, raça, etnia.

Na carta 155, Tolkien é bem direto quanto ao assunto:


I suppose that actually the chief difficulties I have involved myself in are scientific and
biological — which worry me just as much as the theological and metaphysical (though you do not
seem to mind them so much). Elves and Men are evidently in biological terms one race, or they
could not breed and produce fertile offspring – even as a rare event
: there are 2 cases only in my
legends of such unions, and they are merged in the descendants of Eärendil.1 But since some have
held that the rate of longevity is a biological characteristic, within limits of variation, you could not
have Elves in a sense 'immortal' – not eternal, but not dying by 'old age' — and Men mortal, more
or less as they now seem to be in the Primary World – and yet sufficiently akin. I might answer that
this 'biology' is only a theory, that modern 'gerontology', or whatever they call it, finds 'ageing'
rather more mysterious, and less clearly inevitable in bodies of human structure. But I should
actually answer: I do not care. This is a biological dictum in my imaginary world. It is only (as yet)
an incompletely imagined world, a rudimentary 'secondary'; but if it pleased the Creator to give it
(in a corrected form) Reality on any plane, then you would just have to enter it and begin studying
its different biology, that is all.​


Tolkien diz se preocupar tanto com aspectos científicos quanto teológicos, e parece aceitar a idéia que duas raças são da mesma espécie se podem reproduzir-se entre si, e vê elfos e homens como uma mesma espécie (ele usa a palavra "raça" ali, mas penso que refere-se ao que pelo menos hoje chamamos de "espécie", pois membros de raças diferentes podem reproduzir-se entre si, e a frase dele não teria sentido). Nesse sentido, penso que poderíamos separar os anões como uma classe completamente outra, afinal não vejo um anão se juntando a uma elfa ou a uma humana e tendo sucesso nisso. Apesar de parecidos, os anões devem ser diferentes dos homens e elfos nesse aspecto mais íntimo, a genética aulësca deve ser diferente da genética dos eruhíni, penso eu, pois foram criadas em contextos separados. Qualquer semelhança é devido ao fato de Aulë ter se inspirado na visão que ele teve dos eruhíni durante a Música. A diferença seria aquela análoga a diferença entre Homo Sapiens e Homo Outra-coisa.

E penso que os orcs, por incrível que pareça, devam ser colocados ao lado dos homens e elfos, pois é dito em textos do Tolkien que eles podem reproduzir-se com humanos, isso em textos bem tardios (vide tópico A origem dos orcs). Seria uma raça degenerada, assim como uma raça de cães estranha pode ser criada a partir de outras raças, embora os orcs devam ser mais complicados que isso, envolvendo "engenharia genética" e talvez até maiar (o que não mudaria sua raça, os maiar não pertecem a nenhuma raça, mas podem juntar-se a qualquer outra assumindo o corpo adequado, são coringas - afinal Lúthien não deixou de ser uma elfa apesar da mãe e apesar de decerto ter algumas características dos maiar).
 
Então elfos e homens são uma raça, anões outra, mas e os hobbits? Uma derivação da raça humana?
Em relação aos orcs, é meio difícil classifica-los como humanos, já que eles foram criados numa época em que os homens nem existiam ainda. Acho que eles poderiam ser colocados como uma raça a parte, do mesmo modo que os anões. É dito que eles foram criados como uma imitação aos filhos, então semelhanças biológicas são possíveis. Gosto de pensar, pq acho que é possível que essas raças todas podem cruzar entre si, apesar disso não ser encorajado.
 
Eu precisaria de mais dados e detalhes para saber qual foi o destino final dos anões, mas gosto de pensar que eles se tornaram irmãos de fato dos outros povos após a adoção de Eru como filhos, podendo se misturar aos homens por via sangüínea iguais os elfos. Eles devem ter diminuído em quantidade igual ocorreu no trecho de Sda que fala que os Hobbits ainda estão por aí, mas devem ter se escondido bem ao misturar-se uns com os outros. XD
 
Elves and Men are evidently in biological terms one race, or they
could not breed and produce fertile offspring – even as a rare event

Era o que eu achava, pois me lembrava de ter lido isso em algum lugar.

Eles devem ter diminuído em quantidade igual ocorreu no trecho de Sda que fala que os Hobbits ainda estão por aí, mas devem ter se escondido bem ao misturar-se uns com os outros. XD

Ontem mesmo eu tenho quase certeza de ter visto um, tava meio escuro, ou era o ET Bilú.
 
Segundo as descrições de Tolkien sobre os Hobbits n'A Sociedade do Anel, eles teriam surgido em Cuiviénen junto com os homens e descido até as regiões do Anduin. As únicas características que os diferem dos homens são a baixa estatura, a presença de pelagem e pés desproporcionais ao tamanho, mas perfeitamente adaptáveis para caminharem de forma imperceptíveis ou para serem usados como remos à maneira de Sméagol.

Creio que desde o Despertar os hobbits tenham sido criados desta forma, sem mutações ou variações genéticas abruptas.
 
Segundo as descrições de Tolkien sobre os Hobbits n'A Sociedade do Anel, eles teriam surgido em Cuiviénen junto com os homens e descido até as regiões do Anduin. As únicas características que os diferem dos homens são a baixa estatura, a presença de pelagem e pés desproporcionais ao tamanho, mas perfeitamente adaptáveis para caminharem de forma imperceptíveis ou para serem usados como remos à maneira de Sméagol.

Eu acho meio paradoxal ter pés tão proporcionalmente grandes e conseguir ser silencioso ao mesmo tempo.
 
Eu acho meio paradoxal ter pés tão proporcionalmente grandes e conseguir ser silencioso ao mesmo tempo.

Um tigre de bengala pesa mais de 200 kg, tem quase três metros da cauda até a cabeça e consegue se mover silenciosamente sem o menor esforço. Os hobbits são incrivelmente ágeis quando são colocados em perigo e, apesar de grandes, não são pés desajeitados como as patas de um marreco. Tanto é que Frodo e os demais conseguiram escapar de Bolsão de Nazgûl montados em velozes cavalos.
 
Um tigre de bengala pesa mais de 200 kg, tem quase três metros da cauda até a cabeça e consegue se mover silenciosamente sem o menor esforço. Os hobbits são incrivelmente ágeis quando são colocados em perigo e, apesar de grandes, não são pés desajeitados como as patas de um marreco. Tanto é que Frodo e os demais conseguiram escapar de Bolsão de Nazgûl montados em velozes cavalos.

Mas as patas não são desproprocionais (ou são?) e escrevendo pode se dizer qualquer coisa, não?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo