• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Desafio] Qual seu melhor jogador nas Américas?

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
A idéia desse tópico é um mini-desafio, tentar listar qual foi o melhor (apenas o melhor) jogador que você viu em cada um de nossos vizinhos sulamericanos e se possível listar algum de um país aonde o futebol tenha relevância nas américas central e do norte.

Em breve eu voltarei pra editar o tópico com fotos de cada um dos jogadores que indiquei:

Começando pela América do Sul.

ARGENTINA - Diego Armando Maradona

Como tive o privilégio de acompanhar futebol desde o inicio dos anos 80. Maradona dispensa grandes apresentações. Apenas fica aquela famosa pergunta: se ele fez o que fez estando bem chapado, imagine o fim de carreira memorável que teria se não tivesse?
Obs: Messi pra mim é o que hoje mais se aproxima e tem condições de tirar um dia o cetro dele, mas ainda tem uma longa estrada a percorrer, então por enquanto o Dieguito pra mim ainda foi o maior de lá.


BOLÍVIA
- Marco Antônio Etcheverry

É dificil achar jogador bom na Bolivia, mas o "El Diablo" como era conhecido foi um atacante que rodou bem em nossos vizinhos sulamericanos e até chegou a jogar na Espanha, coisa rara pra jogadores oriundos daquele país. Eu relacionei ele pelo fato de ter sido um lider em campo naquela campanha histórica das eliminatórias de 93 que conseguiu a façanha de derrotar o Brasil pela primeira vez e fez parte do que podemos dizer da melhor seleção boliviana de todos os tempos.

CHILE - Marcelo Salas

Ótimo atacante oriundo da Universidad de Chile e que foi bastante vitorioso e ídolo do River Plate na última campanha vitoriosa do clube na Libertadores de 96 e ainda jogou na Lazio e Juventus da Itália. Fez uma boa Copa do Mundo em 98 na França.

COLÔMBIA - Freddy Rincón

O colombiano que sintetiza a melhor geração de jogadores deste país que ao lado de Asprilla, Valderrama e o goleiro Higuita formaram um time dificil de ser esquecido. Teve curta passagem na Europa no Napoli e Real Madri mas foi no Brasil que melhor se adaptou e mais conquistou títulos, além de uma liderança em campo altamente respeitável.

EQUADOR - Álex Aguinaga

Um jogador que passou a maior parte da carreira no futebol mexicano, mas que na seleção equatoriana era o jogador com mais qualidade técnica e que as vezes conseguia ter lampejos de craque. Nunca esqueço quando jogava pela LDU num confronto pela Copa Sulamericana ter visto ele acabar com o Santos dentro da Vila Belmiro. É o ídolo máximo dos equatorianos não a toa.

PARAGUAI - Francisco Arce

Um lateral acima da média de grande qualidade que no auge da carreira fazia cruzamentos perfeitos, batia faltas e escanteios muito bem e foi muito importante nas conquistas da Libertadores do Grêmio e Palmeiras, além de boa participação em duas copas do mundo.

PERU - Roberto Palácios

Meia que fez sucesso no Sporting Cristal, chegou a jogar no Brasil no Cruzeiro, LDU e alguns clubes mexicanos. Um dos jogadores com o maior número de partidas pela seleção do seu país. Um jogador pro padrão brasileiro apenas mediano pra baixo, mas na fase amarga que o futebol peruano ainda está, ele conseguia se destacar.

URUGUAI - Dario Pereyra

Sou feliz por ter vivido toda minha infãncia visto o Dario jogar no SPFC, a segurança da zaga, vencedor algumas vezes do prêmio Bola de Prata da Placar e que nos anos 80 foi eleito pelos uruguaios o melhor jogador da década e também escalado em votação popular na seleção do século XX do Uruguai.

VENEZUELA - ?

Esse talvez é o único país o qual eu ainda não consigo cravar um nome, pois durante muito tempo sempre teve jogadores fracos. Talvez só agora conseguindo melhores resultados nas copas e quem sabe venha a disputar uma Copa do Mundo, aí dará pra finalmente relacionar um jogador venezuelano que sobressaia sobre os demais.

Analisando fora da América do Sul


AMÉRICA DO NORTE - Hugo Sanchez (México)

Da porção norte das Américas Hugo Sanchez foi o melhor, um cara que conseguiu ser ídolo tanto no Atletico de Madri e principalmente no Real Madrid onde é muito cultuado até hoje pela expressiva artilharia conquistada lá. Na Copa que o México organizou em 86 foi muito bem.

AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL - Paulo Wanchope (Costa Rica)

Um atacante que conseguiu um razoável destaque no futebol inglês e que foi o melhor jogador da seleção da Costa Rica. Dessa região da América Central pra mim foi o melhor.

AMÉRICA CENTRAL INSULAR - Dwight Yorke (Trinidad e Tobago)

Das ilhas caribenhas outro atacante centro-americano de respeitável carreira no futebol inglês e que participou muito bem daquela campanha vitoriosa do Manchester na virada do século XX e que foi fundamental pra Trinidad e Tobago ter conseguido disputar a Copa de 2006. Dessa região do caribe pra mim foi disparado o melhor jogador.
 
Olha, como somos contemporâneos kkkkk nesta sua lista eu fico com a maioria.

Depois eu posto meus detalhes, mas por exemplo, um jogador "norte-americano" que sempre achei um dos melhores era o uruguaio Ramos que atuou pela seleção americana, final dos anos 80 e meados dos anos 90.
 
Como não peguei o Maradona, o Messi é o melhor argentino que vi jogar. Pela seleção argentina o Messi ainda deve, talvez prefira me manter com o Batistuta até o Messi arrebentar em algum campeonato.
Mas é complicado, vivi num período em que a Argentina teve uma decadencia.

No Chile eu prefiro o Zamorano. O Salas era muito bom pelo alto no cabeceio, mas o Zamorano era mais completo.

No Paraguai eu fico com o Gamarra. É um zagueiro titularissimo da minha seleção que vi jogar.

Do Uruguai é cliche dizer que fico com o Forlan. Jogador que é considerado melhor jogador de uma copa e é um dos poucos que tem 2 premios de artilheiro da europa não é pouca merda.


O restante fica por aí mesmo.
 
Brasil - Romário
Argentina - Messi
Uruguai - Lugano
Paraguai - Gamarra
Chile - Zamorano
Colombia - Rincon

O resto nem rola falar...
 
Brasil - Luan (Tá, acho que Ronaldo)
Argentina - Messi
Uruguai - Lugano
Paraguai - Arce
Chile - Salas
Colombia - Rincon
 
Eu iria colocar, para encher o saco. :lol:

Mas nem coloquei. Valdívia não é chileno, nasceu na Venezuela. :mrgreen:
 
Da colombia eu lembro que gostava bastante do Asprilla também.
Jogou muito no Parma numa época que eu torcia bastante pela Fiorentina.

Depois até chegou a vir pro Palmeiras. Mas não lembro se deu certo ou não.
 
Asprilla não foi ídolo, mas eu gostava dele. Mas bem abaixo de Rincon.
 
Asprilla jogou uma temporada no Flu também. Começou jogando muito, mas decaiu rápido e perdeu vaga pro Marco Brito (!!!).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo