• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Empresas podem obrigar funcionário a se barbear, diz tribunal

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Barbudos, temei! Decisão do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia afirma que empresas podem exigir que seus funcionários se submetam à navalha, literalmente. Os juízes do tribunal derrubaram, na quarta-feira (6), uma decisão de 2010 que determinava o banco Bradesco a pagar R$ 100 mil de indenização para funcionários que foram proibidos de usar barba durante o expediente.

Segundo a “Folha de S. Paulo”, a nova sentença, agora em segunda instância, é o mais recente capítulo da disputa que se arrasta desde 2008. O Ministério Público do Trabalho, que entrou com a ação, já anunciou que vai recorrer da decisão.

Ainda de acordo com o jornal, a relatora do processo, Maria das Graças Boness, afirmou que não houve discriminação e que a empresa não apresentou uma determinação clara que obrigasse os funcionários a tirarem a barba. Ela afirmou ainda que mesmo uma norma que proibisse o uso da barba não seria abusiva, pois não estaria fora do "poder diretivo do empregador".

Já o procurador Manoel Jorge e Silva Neto, que cuida do caso, considera que a barba só pode ser proibida se apresentar perigo para a segurança do funcionário.
"É preciso considerar no momento de promover exigências de caráter estético se isso efetivamente traz prejuízo à atividade econômica desenvolvida pelo empregador. O que não é o caso",
disse.

Fonte
 
Sem noção isso.

No Bradesco não tem tornos, prensas ou máquinas perigosas onde um cidadão com uma barba como a do Bin Laden poderia enroscar.
 
Acho todo esse caso uma perda de tempo. :roll:
Ter ou não ter barba, não define a qualidade do profissional em questão... Pela mesma lógica do TRT, funcionários com black power, dreadlocks, homens de cabelos longos etc. deveriam também se submeter á tesoura.
 
Eu acharia justo se a exigência da cara limpa fosse exigencia para empregar a pessoa. Se a pessoa aceitou assinar o contrato, aí tem que cumprir.
Obrigações arbitrárias inseridas no meio do processo eu não acho muito correto.

Pra mim não faz muita diferença. Minha barba cresce a passos de tartaruga mesmo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo