• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Fingolfin

Indily

Balrog de Pantufas Fofas
E ai que a Melian esquece de postar por ter cabecinha de Lata e eu sou uma amiga gracinha então vim aqui de novo... postar a lista de mais um usuário. Então, segue a lista do meu papaizinho pra vcs curtirem.

Fingolf¡n disse:
Sou um leitor meio novato. Quer dizer, nem tanto, mas só comecei a gostar de ler mesmo depois que um amigo de faculdade me convenceu a ler O Hobbit. Demorei muito a amadurecer meu gosto pela leitura. Se Senhor dos Anéis abriu as portas Harry Potter e Agatha Christie se sucederam. Acho que li relativamente pouco na vida, e tento mudar isso. Mas já li o suficiente pra ter meus favoritos.

O Inimigo de Deus disse:
1 - O Inimigo de Deus - Bernard Cornwell

Já que não posso colocar Cronicas de Artur (3 volumes) como um único livro, sem dúvida nenhuma o Inimigo de Deus(2o da série) é o melhor deles. Lembro até hoje o dia que eu estava lendo. Voltando do meu cursinho pra concurso publico, era uma quarta feira. Fui lendo no metrô e faltavam umas 80 páginas pra acabar quando cheguei em casa. Era dia de Brasil x Uruguai pelas Eliminatórias da Copa de 2006. Eu doido pra ver o jogo mas não conseguia tirar os olhos do livro. A narração das batalhas, a tensão em torno do personagem da Guineverre, a posição de Artur dentro da história do livro, o crescimento de Derfel, é tudo simplesmente perfeito. Foi o livro que me fez me apaixonar por Bernard Cornwell.

O+Inimigo+de+Deus.jpg

Silmarillion disse:
2 - O Silmarillion - J.R.R Tolkien

Único livro na vida que eu já li 2x e estou pronto e com vontade de ler a terceira(na verdade eu li o Hobbit 2x tb só pq gostei tanto do Silma q quis ler de novo). Marcou minha vida como provavelmente o único apelido q eu de fato tive e pegou(LPP tá pegando mas devagar). É a obra prima do Tolkien pra mim e só é uma pena nunca ter sido finalizado por ele. É um livro que mexe comigo profundamente. Fico super triste e angustiado qdo leio da luta entre Fingolfin e Morgoth ou do duelo de canções do poder de Finrod e Sauron... nossa, mexeu comigo só de lembrar.

O_SILMARILLION_1247286042P.jpg


Revolução dos Bichos disse:
3 - A Revolução dos Bichos - George Orwell

Esse livro tem 1 defeito. Ele acaba! É simplesmente angustiante saber que tanta coisa aconteceu na União Soviética até a queda do muro que simplesmente poderia ter sido contada desta forma tão irônica pelo George Orwell. A ironia aliás é a alma desse livro. "Todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais que os outros" - Tem como não adorar?

a-revolucao-dos-bichos.jpg


Alta Fidelidade disse:
4 - Alta Fidelidade - Nick Hornby

Tenho q agradecer a Anica por essa. Abriu minhas portas pra Nick Hornby. Na verdade eu nem sei qual livro dele eu prefiro, se é Febre de Bola, Alta Fidelidade ou se é Um Grande Garoto. Acho que Alta Fidelidade ganha no desempate por ter o filme mais foda dos 3 rs. O livro aliás é melhor que o filme. Não tanto melhor, mas maior, e mais coisa boa é melhor que menos coisa boa :). O estilo narrativo do Hornby, cheio de sarcasmo e ironia é simplesmente sensacional. Não tem como não se apaixonar pelos personagens dele, por mais babacas que sejam. Aliás, lendo a Febre de Bola eu achei que os personagens são meio que espelhados no carater dele mesmo.

fidelidade.jpg


O Hobbit disse:
5 - O Hobbit

O Pequeno Principe bateu na trave, mas o Hobbit tem que ganhar essa pelo contexto geral. Em 1999 eu me definia como uma pessoa que odiava ler. A culpa era das minhas professoras de literatura. Eu odiava literatura de colégio e aí eu achei que odiava livros. Dois amigos meus então começaram a babar sobre SdA e eu me interessei, fiquei curioso, mas não achava que eu tinha a menor condição de ler um livro de 2100 páginas (1a versão da Martins Fontes). Eles falaram, não começa por esse não, lê esse aqui primeiro que é pequeno (pra mim 350 páginas já era a Bíblica na época) e eu aceitei o desafio. Como disse lá no 1o parágrafo O Hobbit mudou meu conceito de literatura, foi a porta de entrada pra eu engolir o SdA logo em seguida e pra desencadear a ler, pelo menos naqueles anos de pegar onibus pra faculdade.

O-Hobbit.jpg
 
To com a Revolução dos Bichos na estante pra ler há mais de um ano.
Quanto ao Silma, eu sempre o coloquei em terceiro, depois de SdA e O Hobbit, que são meus favoritos. Mas é um livro fantástico e ainda mais grandioso que estes que citei. Só o coloco em terceiro porque não me emociona tanto quanto os primeiros.

Os outros dois eu nunca li. Mas Cornwel é um autor que sempre quis conhecer.
 
Os outros dois eu nunca li. Mas Cornwel é um autor que sempre quis conhecer.

eu tinha birra do cornwell, sei lá pq. aí eu li as crônicas de artur e me apaixonei, muito foda. quem está curtindo a guerra dos tronos acho que tem tudo para gostar de as crônicas de artur, que puxa para o lado mais "realista" da coisa, digamos assim.
 
eu tinha birra do cornwell, sei lá pq. aí eu li as crônicas de artur e me apaixonei, muito foda. quem está curtindo a guerra dos tronos acho que tem tudo para gostar de as crônicas de artur, que puxa para o lado mais "realista" da coisa, digamos assim.
O "realista" é no sentido de possuir menos fantasia? Seres fantasticos e afins?
 
isso. é mais o lado cru das batalhas e da vida na corte. uma coisa que eu achava legal nas cronicas de artur é que tudo que envolvia magia (e a personagem do merlin) deixava no ar a possibilidade de ser magia mesmo ou não, ficava a critério do leitor decidir. muito bacana mesmo.
 
E também porque Cornwell pesquisou MUITO antes de escrever os livros.


Gostei da lista do Fingol, só não conheço Alta Fidelidade.
 
eu tinha birra do cornwell, sei lá pq. aí eu li as crônicas de artur e me apaixonei, muito foda. quem está curtindo a guerra dos tronos acho que tem tudo para gostar de as crônicas de artur, que puxa para o lado mais "realista" da coisa, digamos assim.
Guerra dos Tronos é outro que to louco pra ler também.

Minha ex leu O Arqueiro do Cornwell e não gostou nadinha. Daí fiquei meio assim, mas sempre vi todo mundo falando bem dele aqui na Valinor e por isso sempre tive vontade de ler. Um dia lerei!
 
Cornwell é foda demais. Crônicas de Artur e Crônicas Saxônicas masturbavam meu lado pagão de um jeito inimaginável, em compensação, a trilogia do Graal massageava meu ego cristão. Na verdade o que importa mesmo é que a religião, como a política é tratada de forma muito realista (não no sentido de faltar fantasia) mas no sentido de fantasia aqui aparecer como superstição mesmo, mas uma superstição entendida de acordo com o espírito da época. Fora o realismo social e a descrição maravilhosa das batalhas.

Inimigo de Deus é particularmente tenso, um que me influnciou bastante. Odiei Lancelot e o cristianismo pelo que fizeram com a filha de Derfel, com a Dumnonia, com Artur. Depois fui entendendo melhor essa questão mas 2010 foi um ano de Cornwell.
 
Primeiramente, muito obrigada por ter mandado a lista, Fingolfin. E, Ly, valeu por ter postado.

Lista honesta, a do Fingolfin. Do tipo que você percebe que a pessoa colocou livros que significam muito para ela. Às vezes a gente nem quer colocar algum Tolkien na lista, e diz "ah! mas todo mundo sabe que eu gosto". Beleza, Tolkien é algo que temos em comum. Foi o que deu "a liga" pra gente estar aqui. Claro que depois vieram outros fatores, mas o pontapé inicial foi o fato de termos ficados encantados pelo mundo criado pelo Professor. Mas, apesar de gostarmos de Tolkien, nem sempre suas obras estão entre as nossas favoritas. E na lista do Fingol, lá estão, duas delas. Eu já disse, mais de uma vez, que O Silmarillion é o meu preferido do Tolkien. E eu gosto do meu nick de tal forma que se as pessoas me chamassem de "Melian", nas ruas, eu atenderia como se elas tivessem falado "Cléo". E isso acontece pelo fato de que Melian significa algo muito forte para mim. E isso eu devo ao grande e eterno Tolkien.

P.S.: Eu sei que idolatria é pecado, Pagz. :tsc:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo