• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O mundo de tolkien existe (existiu)?

Eu tive sempre esta dúvida, e gostava que me dessem opiniões sobre este caso por favor ajudem-me!!!!

Muitas vezes fico sozinha a pensar durente horas se o mundo de tolkien realmente existiu, Sofro demasiado com isso, pelo pouco que me falta e alegro-me pouco pelo muito que tenho.

Por favor mais uma vez ajudem-me
 
É claro que existe. Você está nele. :) Tolkien imaginava a Terra-média como um passado mítico do nosso mundo.

Agora, se você acha que o passado da Terra foi realmente povoado por anões, elfos hobbits e etc., é uma crença sua. Eu não acredito.
 
Se Tolkien acreditou em seu trabalho por mais de cinquenta anos, porque eu não deveria acreditar. Ninguém atinge um nível detalhes, como diferentes climas de estação, tipos de plantas, flores e rochas sem acreditar em seus esforços. O mundo é uma fantasia que só termina quando partimos dele.
 
facepalm.jpg
Eu queria crer que isso tinha ligação com algo mais filosófico, tipo uma certa objetivação do mundo mítico imaginado sobre o nosso mundo sob a forma de inconsciente mítico, mas... não deu. :tsc:
 
Por isso que eu chamo Tolkien de Deus, porque ele criou um mundo a parte, um mundo de imaginação claro mas existe nas páginas dos livros e nas imagens dos filmes e nas mentes e corações de quem acredita.
É um mundo real sim.
 
Fisicamente, historicamente, não.
Mas isso não significa que não tenha sido real de alguma forma (foi, e é ainda para milhões)
 
  • Curtir
Reactions: Gin
Se você realmente acredita nisso, eu acho que a imaginação e sua admiração por tolkien já basta, agora pensar que ele realmente existiu...ai já é muito.
 
Eu acho que ele existe, porque se não tolkien n tinha inventado isso tudo n é o ke acham?

Realmente, pelo nível de detalhes do livro dá para pensar que Tolkien tenha "voltado no tempo", visto o que acontecia e escrito o livro.
Mas não, não acho que a TM tenha realmente existido.
Porém, como Vëon disse, existe nos nossos corações. E nos livros. E nos filmes.
Tá, chega.

ordepoaoj
 
Bom, encarar o livro como um passado possível foi uma das coisas que permitiu que minha leitura fosse mágica. Até porque Tolkien tem o cuidado de encaminhar as coisas no final para que Arda pudesse ser o planeta Terra como é hoje.

Como o fato dos homens irem ficando cada vez mais fracos, dos Elfos deixarem a terra Média, sascoisas.

Seria lindo, mas não néam gentem?
 
facepalm.jpg
Eu queria crer que isso tinha ligação com algo mais filosófico, tipo uma certa objetivação do mundo mítico imaginado sobre o nosso mundo sob a forma de inconsciente mítico, mas... não deu. :tsc:

"Uma certa objetivação do mundo místico imaginado sobre o nosso mundo sob a forma de inconsciente mítico"... e filosófica? Que redundância pleonástica é essa? Era só dizer sim ou não.
 
"Uma certa objetivação do mundo místico imaginado sobre o nosso mundo sob a forma de inconsciente mítico"... e filosófica? Que redundância pleonástica é essa? Era só dizer sim ou não.

Redundância não. Pensei mesmo em uma objetivação do universo tolkieniano sobre o nosso mundo, como se nossas mitologias fossem todas linguagens anunciando uma verdade universal, verdade perfeitamente exemplificada no universo tolkeiniano.

Não é pleonasmo, é como se nosso mundo fosse mesmo o de Tolkien como o conceito se reporta à coisa que conceitua.

Viagem minha, ignore...
 
Há um tempo atrás eu também questionava muito isso
Seria incrível se existisse. São tantos detalhes que se encaixam perfeitamente com a realidade que é quase impossível não lamentar.
Eu não acredito que tenha existido, mas quem sou eu pra fazer alguém pensar a mesma coisa?
 
Eu acho que o que o autor quis dizer é se , ficcionalmente, o mundo de Tolkien teria sido o passado de nosso mundo ( não que ele acreditasse nisso).

Eu não sei... mas se eu não me engano já vi gente dizendo ( e , acho, uma citação do próprio Tolkien ) que a Terra-Média teria sido ( ficcionalmente, claro ) o nosso mundo no passado .
 
quem foi que disse que em outra dimenção o mundo de tolkien nun existe?
e tb nun tem aquela historinha pregada pelas religiões que se vc crer em algo esse algo existe?
MINHA percepção disso: Tolkien inventou um mundo e sua invenção foi tão mais que verossimil que acabou existindo. Dai paralelo ao nosso, Eä existe e quando vc morre vc nun sabe se vai ou para onde vai. Então EU vou para a terra media renascer lah como um Elfo da linhagem dos noldor! se vc (leitor) vai pro ceu ou pro inferno, ou pras colonias espirituais como a Nosso Lar ou que seja o lugar que voce vai eu tb tenho direito de ir para a terra media (la é mais legal tb. Aqui é chato)

EU acredito que exista mesmo. agente só não conseguiu ir pra lah ainda. Q nen: agente nun sabe o que acontece depois que morre até morrermos. isso daria uma boa discussão, mas eu nun vou me aprofndar não pq daqui a pouco tão querendo me internar hahahahahah (se esse for o caso, eu pergunto: por que não internar os religiosos?)

EDIT: liga não q eu sou um pouco viajado nessas coisas... :doido::ahhh::iei::eba:(acho q pq aqui no nosso mundo é um tédio e nun ten nada de interessante pra fazer...)

cada doido com suas doidices...
 
Última edição por um moderador:
Eu não sei... mas se eu não me engano já vi gente dizendo ( e , acho, uma citação do próprio Tolkien ) que a Terra-Média teria sido ( ficcionalmente, claro ) o nosso mundo no passado .

Teria sido não, é! As histórias do legendarium se passam em nosso próprio mundo, a Terra-média seria uma Europa numa "pré-história mítica". Isso o próprio Tolkien fala em cartas, e nós discutimos isso em vários tópicos aqui deste fórum. =]
 
Bom, é representativo. Criar um mundo baseado no que já é de conhecimento do autor, pelo menos essa é a base da maioria dos livros.
Não acredito em duendes, mas elfos talvez x)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo