• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Helcaraxë e o Estreito de Bering

Dei uma pesquisada rápida em alguns sites e encontrei um mapa de Arda, onde aparece a ponte de gelo de Helcaraxë. Provavelmente, vocês irão notar que há alguns pontos conflitantes como a localização de Almaren próxima de Mordor, assim como a presença da ilha de Aman; sendo que esta foi criada depois das quedas de Illuin e Ormal, que também estão no mapa. Mas, para uma simples olhada, foi bem desenhada.
Mapa de Arda

Também dei uma verificada sobre a origem do Estreito de Bering: surgiu durante o Pleistoceno da Era Cenozóica, entre 1, 806 milhões de anos a 11,500 mil anos. Período onde surgiu a Ponte Terrestre de Bering e que possibilitou a migração humana entre os supercontinentes. Ou seja, se Arda segue a cronologia terrestre, não tem como de os eldar terem feito a travessia de Helcaraxë depois do Despertar dos Atani, coisa que só aconteceu com a chegada de Fingolfin e seu povo e do surgimento do Sol e da Lua ao fim da jornada destes.

A não ser que a travessia tenha levado milhares de anos.
 
Última edição:
Aqui não abre o mapa

Bom, pelo que eu entendi, inicialmente, a pergunta era mais sobre a inspiração de Tolkien. Acho que sim, pode ter servido de inspiração.
Mas cronologicamente, claro que não seria a mesma coisa!
 
Dei uma pesquisada rápida em alguns sites e encontrei um mapa de Arda, onde aparece a ponte de gelo de Helcaraxë. Provavelmente, vocês irão notar que há alguns pontos conflitantes como a localização de Almaren próxima de Mordor, assim como a presença da ilha de Aman; sendo que esta foi criada depois das quedas de Illuin e Ormal, que também estão no mapa. Mas, para uma simples olhada, foi bem desenhada.
Mapa de Arda
Esse mapa está bem errado mesmo. Eu discuto mais sobre os erros dele aqui
 
Esse mapa está bem errado mesmo. Eu discuto mais sobre os erros dele aqui

O mapa tá errado mas até que gosto dele. Pra quem conhece a fundo as obras de Tolkien não influencia em nada. Mas para algum iniciante da literatura, pegar esse mapa e dar uma olhada até que serve a título de "norteamento" sobre o que é Aman e Terra média.
 
Esse mapa está bem errado mesmo. Eu discuto mais sobre os erros dele aqui

Mereceu até um karma positivo! Eu fiquei com os erros do mapa martelando na cabeça a noite todo e quase me arrependi de tê-lo postado. O mais gritante para mim foi ver as Pélori e as Ilhas Encantadas em harmonia com as Duas Árvores. A pessoa que fez o desenho deve ter se baseado na imaginação e em alguns nomes locais do Silmarillion, sem levar em consideração o Tempo.

O interessante nos mapas da Karen é ver que Mordor surgiu após a queda das Lamparinas, o que explica a aridez cáustica da região.
 
O mapa também não abriu aqui (quero ver o erro..rs) mas deu pra ter uma ideia mais ou menos..
 
Há outras lendas sim, como por exemplo as lendas de Siegfried da Canção dos Nibelungos e a Saga dos Volsungos. Muitas outras também são bastante interessantes, e são descritas na Edda Poética.

Quanto ao Beowulf, o nome é em saxão e que pode significar exatamente isso, do "lobo-abelha" mas também uma alcunha, como "lobo de guerra". E apesar de retratar um personagem nórdico, a lenda é originária da Inglaterra, datada do séc X.

Já quantos aos idiomas (nunca dialetos), trata-se que o saxão, lingua indo-europeia que originou o tronco germânico (anglo-saxão), mesclou-se aos demais idiomas nórdicos (exceto finlandês) e ao "inglês original" (me refiro aqui ao gaélico, lingua originária das ilhas britânicas) depois das migrações daqueles povos, denominada Volkerwänderung.
Saxões, frísios, dinamarqueses, vikings, noruegueses e outros sitiaram as mesmas ilhas britânicas e a lingua evoluiu gradualmente.

Gostei! Interessante esta parte de linguistica, tem mais tópicos falando sobre o assunto? Quem já leu os livros de Tolkien em inglês sabe bem como é difícil traduzir, principalmente quando são palavras assim, mais próximas das raízes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo