• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Helcaraxë e o Estreito de Bering

legolas86888

Usuário
Helcaraxë seria o Estreito de Bering?
<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
Procurei no Fórum e não achei nenhum post a esse respeito, então é o seguinte:
<o:p></o:p>
Helcaraxë, que ficava entre o Leste de Aman e litoral Oeste de Endor, formava uma passagem por cima do gelo que ligava Aman a Terra Média, os primeiros a fazer tal travessia foram Melkor e Ungoliant, e depois no desespero Fingolfin, Finrod e Galadriel conduziram os Noldor através deste após a traição de Fëanor.
<o:p></o:p>
Espero que não esteja viajando demais, mas pelo que pude perceber, Tolkien usou como base para criar essa região e essa passagem de o Silmarillion, a existência do Estreito de Bering, que é um estreito de cerca de <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /><st1:metricconverter w:st="on" ProductID="85 KM">85 KM</st1:metricconverter> entre o ponto extremo oriental do continente asiático e o extremo ocidental do continente americano, onde acredita-se que se deu a passagem dos primeiros povos para as Americas.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
<?xml:namespace prefix = v ns = "urn:schemas-microsoft-com:vml" /><v:shapetype id=_x0000_t75 stroked="f" filled="f" path="m@4@5l@4@11@9@11@9@5xe" o:preferrelative="t" o:spt="75" coordsize="21600,21600"><v:stroke joinstyle="miter"></v:stroke><v:formulas><v:f eqn="if lineDrawn pixelLineWidth 0"></v:f><v:f eqn="sum @0 1 0"></v:f><v:f eqn="sum 0 0 @1"></v:f><v:f eqn="prod @2 1 2"></v:f><v:f eqn="prod @3 21600 pixelWidth"></v:f><v:f eqn="prod @3 21600 pixelHeight"></v:f><v:f eqn="sum @0 0 1"></v:f><v:f eqn="prod @6 1 2"></v:f><v:f eqn="prod @7 21600 pixelWidth"></v:f><v:f eqn="sum @8 21600 0"></v:f><v:f eqn="prod @7 21600 pixelHeight"></v:f><v:f eqn="sum @10 21600 0"></v:f></v:formulas><v:path o:connecttype="rect" gradientshapeok="t" o:extrusionok="f"></v:path><o:lock aspectratio="t" v:ext="edit"></o:lock></v:shapetype><v:shape style="WIDTH: 198pt; HEIGHT: 123.75pt" id=_x0000_i1025 o:button="t" alt="" type="#_x0000_t75"><v:imagedata o:href="http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0e/BeringSt-close-VE.jpg/350px-BeringSt-close-VE.jpg" src="file:///C:\DOCUME~1\SEC~1.EDU\CONFIG~1\Temp\msohtml1\01\clip_image001.jpg"></v:imagedata></v:shape>Helcaraxë x Bering.GIF
<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Então pessoal, gostaria da opnião de voces, será que viajei mesmo, porque acredito que não pois existe uma grande semelhança entre as duas histórias.<o:p></o:p>
 
Bem, dado que Tolkien sempre pensou na Terra-média como um passado distante da nossa Terra atual, sua teoria faz muito sentido.

O que não pode acontecer (e que eu já vi muita gente fazendo) é relacionar Aman com as Américas. Aman realmente ocuparia o lugar que as Américas ocupam hoje, mas ela foi retirada dos Círculos do Mundo. As Américas corresponderiam às novas terras que entraram no lugar de Aman.
 
Acredito que essa inspiração pode ter ocorrido, mas não tenho como confirmar.

Bem, imagino o local atual que dependa de onde ocorreu a união entre os dois lados do mundo após o arredondamento pós-afundamento de Númenor. Alguns dizem que a Inglaterra era parte do que sobrou da parte mais a oeste da terra média, o que colocaria o local de abalo no oceano atlântico norte. Mas também não teríamos como confirmar aonde foi o local exato e só sabemos que as ondas foram fortes o bastante para trazer os barcos de Elendil até a terra e que depois da guerra do anel o mundo também deu uma mudada.
 
Última edição:
Bem, dado que Tolkien sempre pensou na Terra-média como um passado distante da nossa Terra atual, sua teoria faz muito sentido.

O que não pode acontecer (e que eu já vi muita gente fazendo) é relacionar Aman com as Américas. Aman realmente ocuparia o lugar que as Américas ocupam hoje, mas ela foi retirada dos Círculos do Mundo. As Américas corresponderiam às novas terras que entraram no lugar de Aman.
Como inspiração para a passagem do livro, sim, realmente é muito possível que Tolkien tenha se inspirado no Estreito de Bering. Por esse lado faz sentido, como inspiração.

Mas geograficamente Helcaraxë não pode ser localizado no mesmo lugar do Estreito de Bering, como bem já lembrou o Akira aí em cima. Então não faria muito sentido.

O que se pode chamar de "resquícios" de Helcaraxë hoje em dia seriam as terras da Groelândia e Islândia, no extremo norte do Oceano Atlântico. À época do Legendarium, o que viria a ser o Estreito de Bering fazia parte do extremo leste da TM, ou seja, além das terras dos orientais, muito, mas muito longe de Beleriand ou mesmo de Mordor.
 
A teoria faz sentido sim. Embora também há uma possibilidade que Tolkien possa ter se inspirado no Jotünheim, o lar de gelo dos gigantes, da mitologia nórdica. Como sabemos, essa mitologia serviu de muita inspiração pro Professor. Segundo a Edda Poética, Jotünheim também é descrito como um estreito gelado, separado pelo mar de Iving, de Midgard (a terra dos homens mortais), passando justamente por Asgaärd, a terra dos deuses.

Então, é bem possível que se encontre aí a inspiração de Tolkien, que como descreve o Helcaraxë, que ligava, estando ao meio, o Leste de Aman ao Oeste de Endor, e consequentemente, á Terra-Média. As versões são bastante semelhantes.
 
A teoria faz sentido sim. Embora também há uma possibilidade que Tolkien possa ter se inspirado no Jotünheim, o lar de gelo dos gigantes, da mitologia nórdica. Como sabemos, essa mitologia serviu de muita inspiração pro Professor. Segundo a Edda Poética, Jotünheim também é descrito como um estreito gelado, separado pelo mar de Iving, de Midgard (a terra dos homens mortais), passando justamente por Asgaärd, a terra dos deuses.

Então, é bem possível que se encontre aí a inspiração de Tolkien, que como descreve o Helcaraxë, que ligava, estando ao meio, o Leste de Aman ao Oeste de Endor, e consequentemente, á Terra-Média. As versões são bastante semelhantes.
A comparação também faz sentido, Allën, mas Helcaraxë não tinha nada de especial como Jotunheim. Era apenas um estreito desabitado que serviu de ponte entre os dois continentes.
São fisicamente parecidos, mas ideologicamente diferentes.
 
A comparação também faz sentido, Allën, mas Helcaraxë não tinha nada de especial como Jotunheim. Era apenas um estreito desabitado que serviu de ponte entre os dois continentes.
São fisicamente parecidos, mas ideologicamente diferentes.

:yep: De fato! O que me chamou a atenção, e disso me ocorreu a idéia, é que Jotünheim também seria conhecido pela alcunha de "Terra do Gelo Eterno", que também é o nome de uma geleira em Kotek, na Rússia, próxima ao estreito. Também pelo motivo que as alcunhas de "Gelo Eterno" e "Gelo Atritante" estavam associadas no meu pensamento.

Jotünheim era habitada pelo jotüns e anões, já Helcaraxë, não. Era deserta.
 
Então, por mais que eu veja uma correspondência entre o Helcaraxë e o Estreito de Bering, eu acho que a idéia do transporte entre dois continentes também pode estar relacionada com o Velho Testamento - vide Moisés e a abertura do Mar Vermelho. Apesar da minha oposição àqueles que afixam a mitologia tolkeniana ao seu pensamento teológico, acho válida a comparação por conta dos motivos sociais em relação a 'fuga' dos povos.

Portanto, talvez seja tanto uma relação entre o mundo real, por meio da idéia de um estreito, quanto uma relação de cunho teológico.

O que acham?
 
A teoria faz sentido sim. Embora também há uma possibilidade que Tolkien possa ter se inspirado no Jotünheim, o lar de gelo dos gigantes, da mitologia nórdica. Como sabemos, essa mitologia serviu de muita inspiração pro Professor. Segundo a Edda Poética, Jotünheim também é descrito como um estreito gelado, separado pelo mar de Iving, de Midgard (a terra dos homens mortais), passando justamente por Asgaärd, a terra dos deuses.

Então, é bem possível que se encontre aí a inspiração de Tolkien, que como descreve o Helcaraxë, que ligava, estando ao meio, o Leste de Aman ao Oeste de Endor, e consequentemente, á Terra-Média. As versões são bastante semelhantes.

O tópico é interessante e sua observação também.

Desculpe minha ignorância, mas existe alguma literatura nórdica famosa tipo a do SDA? Beowulf seria uma né? Teriam mais?
 
O tópico é interessante e sua observação também.

Desculpe minha ignorância, mas existe alguma literatura nórdica famosa tipo a do SDA? Beowulf seria uma né? Teriam mais?

Eu também não sei nada, mas Beowulf é anglo-saxão, não? não nórdica, beo abelha e wulf lobo!

Behindthename.com disse:
Possibly means "bee wolf" (in effect equal to "bear") from Old English beo "bee" and wulf "wolf". This is the name of the main character in the anonymous 8th-century epic poem 'Beowulf'. The poem tells how Beowulf slays the monster Grendel and its mother, but goes on to tell how he is killed in his old age fighting a dragon.

Eu posso traduzir, mas meu inglês não é lá essas coisas.
 
Última edição:
Eu sou meio leiga, então até o Ilmarinen ou o Akira ou outro mais conhecedor que eu aparecer, darei pitacos.

nórdico e anglo-saxão têm a mesma origem, pelo que eu saiba.

Segundo a Wikipedia:

Anglo-saxão é a denominação dada à fusão dos povos germânicos (anglos, saxões e jutos) que se fixaram no sul e leste da Grã-Bretanha no século V, e a criação da nação inglesa, para a conquista normanda da Inglaterra de 1066.[1] Em relação aos saxões, podemos dizer que eram um antigo povo da Germânia, habitantes da região próxima da foz do rio Álbis (atual Elba) e correspondente à atual região de Holstein na Alemanha. O indivíduo desse povo é o saxônico, saxônio ou saxão.

Mitologia Nórdica

A mitologia nórdica, também chamada de mitologia germânica, mitologia viking ou mitologia escandinava se refere a uma religião pré-cristã, crenças e lendas dos povos escandinavos, incluindo aqueles que se estabeleceram na Islândia, onde a maioria das fontes escritas para a mitologia nórdica foram construídas. Esta é a versão mais bem conhecida da mitologia comum germânica antiga, que inclui também relações próximas com a mitologia anglo-saxônica. Por sua vez, a mitologia germânica evoluiu a partir da antiga mitologia indo-europeia.

A mitologia nórdica é uma coleção de crenças e histórias compartilhadas por tribos do norte da Germânia (atual Alemanha), sendo que sua estrutura não designa uma religião no sentido comum da palavra, pois não havia nenhuma reivindicação de escrituras que fossem inspirados por algum ser divino.

Países Nórdicos

Os países nórdicos compõem uma região da Europa setentrional e do Atlântico Norte, que consiste na Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, e seus territórios associados, que incluem as Ilhas Faroé, Gronelândia, Svalbard e Aland. "Escandinávia" é por vezes utilizado como sinônimo para os países nórdicos,[1] embora dentro desses países os termos sejam considerados distintos.
A região de cinco estados-nação e três regiões autônomas compartilham uma história em comum, bem como traços comuns em suas respectivas sociedades, como o sistemas político e o Modelo nórdico. Politicamente, os países nórdicos não formam uma entidade separada, mas cooperam no âmbito do Conselho Nórdico. Linguisticamente, a área é heterogênea, com três grupos linguísticos independentes.

Significado de nórdico segundo o nosso dicionário:

adj. Relativo aos países do norte da Europa e a seus habitantes.
Línguas nórdicas, islandês, sueco, dinamarquês, norueguês e finlandês.
S.m. O habitante ou natural dessa região.
_____________________________________________________________________________

Existem várias referências em SdA.
Outra histórias são a Volsunga saga e O Anel dos Nimberlungos
 
Última edição:
Eu acho uma idéia interessante, realmente os dois estreitos se "parecem", porem, como já foi dito, Aman não é o que hoje é a América, na visão de Tolkien, o que torna difícil que Helcaraxë "seja" o que hoje é o estreito de Bering. Entretanto, é possível imaginar o estreito de Bering como uma "fonte" para o Helcaraxë, uma inspiração.
Uma ocisa interessante é que a passagem nos helcaraxë foi feita no sentido oposto ao que os arqueólogos dizem que aconteceu: A passagem foi de Aman (onde hoje seriam as américas) para a Terra Média (onde hoje seria a Europa/Ásia), enquanto as teorias dos historiadores dizem que os humanos passaram do Leste da Ásia para as Américas.
 
Eu sou meio leiga, então até o Ilmarinen ou o Akira ou outro mais conhecedor que eu aparecer, darei pitacos.

nórdico e anglo-saxão têm a mesma origem, pelo que eu saiba.

Segundo a Wikipedia:

Anglo-saxão é a denominação dada à fusão dos povos germânicos (anglos, saxões e jutos) que se fixaram no sul e leste da Grã-Bretanha no século V, e a criação da nação inglesa, para a conquista normanda da Inglaterra de 1066.[1] Em relação aos saxões, podemos dizer que eram um antigo povo da Germânia, habitantes da região próxima da foz do rio Álbis (atual Elba) e correspondente à atual região de Holstein na Alemanha. O indivíduo desse povo é o saxônico, saxônio ou saxão.

Mitologia Nórdica

A mitologia nórdica, também chamada de mitologia germânica, mitologia viking ou mitologia escandinava se refere a uma religião pré-cristã, crenças e lendas dos povos escandinavos, incluindo aqueles que se estabeleceram na Islândia, onde a maioria das fontes escritas para a mitologia nórdica foram construídas. Esta é a versão mais bem conhecida da mitologia comum germânica antiga, que inclui também relações próximas com a mitologia anglo-saxônica. Por sua vez, a mitologia germânica evoluiu a partir da antiga mitologia indo-europeia.

A mitologia nórdica é uma coleção de crenças e histórias compartilhadas por tribos do norte da Germânia (atual Alemanha), sendo que sua estrutura não designa uma religião no sentido comum da palavra, pois não havia nenhuma reivindicação de escrituras que fossem inspirados por algum ser divino.

Países Nórdicos

Os países nórdicos compõem uma região da Europa setentrional e do Atlântico Norte, que consiste na Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, e seus territórios associados, que incluem as Ilhas Faroé, Gronelândia, Svalbard e Aland. "Escandinávia" é por vezes utilizado como sinônimo para os países nórdicos,[1] embora dentro desses países os termos sejam considerados distintos.
A região de cinco estados-nação e três regiões autônomas compartilham uma história em comum, bem como traços comuns em suas respectivas sociedades, como o sistemas político e o Modelo nórdico. Politicamente, os países nórdicos não formam uma entidade separada, mas cooperam no âmbito do Conselho Nórdico. Linguisticamente, a área é heterogênea, com três grupos linguísticos independentes.

Significado de nórdico segundo o nosso dicionário:

adj. Relativo aos países do norte da Europa e a seus habitantes.
Línguas nórdicas, islandês, sueco, dinamarquês, norueguês e finlandês.
S.m. O habitante ou natural dessa região.
_____________________________________________________________________________

Existem várias referências em SdA.
Outra histórias são a Volsunga saga e O Anel dos Nimberlungos

Quando eu disse anglo-saxão é porque a língua em que foi escrito foi o anglo-saxão, Tolkien não traduziu essa obra e ele não sabia essa língua e a usou em muitos nomes (de Rohan)?
 
Desculpe minha ignorância, mas existe alguma literatura nórdica famosa tipo a do SDA? Beowulf seria uma né? Teriam mais?

Eu também não sei nada, mas Beowulf é anglo-saxão, não? não nórdica, beo abelha e wulf lobo!

Há outras lendas sim, como por exemplo as lendas de Siegfried da Canção dos Nibelungos e a Saga dos Volsungos. Muitas outras também são bastante interessantes, e são descritas na Edda Poética.

Quanto ao Beowulf, o nome é em saxão e que pode significar exatamente isso, do "lobo-abelha" mas também uma alcunha, como "lobo de guerra". E apesar de retratar um personagem nórdico, a lenda é originária da Inglaterra, datada do séc X.

Já quantos aos idiomas (nunca dialetos), trata-se que o saxão, lingua indo-europeia que originou o tronco germânico (anglo-saxão), mesclou-se aos demais idiomas nórdicos (exceto finlandês) e ao "inglês original" (me refiro aqui ao gaélico, lingua originária das ilhas britânicas) depois das migrações daqueles povos, denominada Volkerwänderung.
Saxões, frísios, dinamarqueses, vikings, noruegueses e outros sitiaram as mesmas ilhas britânicas e a lingua evoluiu gradualmente.
 
Última edição:
Mas Morf... anglo-saxão é inglês arcaico... claro que ele sabia!

É o mesmo que o latim pra nós.

Eu sei. Era uma afirmação (foi erro na transcição da mensagem).

Sim, e alem disso, devemos lembrar que Tolkien era um Linguista =D

Citação anterior.

Já quantos aos idiomas (nunca dialetos), trata-se que o saxão, lingua indo-europeia que originou o tronco germânico (anglo-saxão), mesclou-se aos demais idiomas nórdicos (exceto finlandês) e ao "inglês original" (me refiro aqui ao gaélico, lingua originária das ilhas britânicas) depois das migrações daqueles povos, denominada Volkerwänderung.

O finlandês não é uma língua nórdica (nórdico no sentido linguístico, e não no geográfico) é fino-úgrica.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo