• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Filmes Favoritos Com Pips

Vëon

Do you know what time it is?
Cinco Filmes Favoritos Com Pips​

Persona (idem, 1966) Ingmar Bergman

attachment.php


Qual a verdadeira face de uma pessoa? Quantas pessoas existem dentro de uma? O filme de Ingmar Bergman explora a perda de identidade e a troca de papéis, entretanto quem é a pessoa e quem é a personificação da personalidade oculta? Se todos temos um lado horrível, a representação dele é nos perfis ruins de Alma e Elizabeth. Outro detalhe é que Bergman mostra, em um monólogo extenso e detalhista, que flashbacks não são necessários em todos os casos.

O Bandido da Luz Vermelha (1968) Rogério Sganzerla

attachment.php


Incompetência policial e corrupção política, linguagem pop, narração não-linear que debocha da onda de crimes na cidade de São Paulo. Por mais despretensioso que pareça, O Bandido da Luz Vermelha é um filme inteligente, ágil e acima de tudo marginal - nunca se entregando ao óbvio mas longe do intelectualismo barato.

Os Infiltrados (The Departed, 2006) Martin Scorsese

attachment.php


Scorsese sempre figurou entre meus diretores favoritos, ele não tem preguiça de deixar uma cena tensa ao extremo onde a câmera se move quase que imperceptivelmente para cima e para baixo, ou com zoom in e zoom out. Em Os Infiltrados, o diretor pega um filme de sucesso no oriente e o transporta para Boston. Desde o começo nós, espectadores, sabemos quem são os ratos, os infiltrados, mas não sabemos quem descobrirá quem nesse jogo de gato e rato - o que é auxiliado por uma edição espetacular, pois poucos notam que a história do filme não acontece de maneira cronológica, ela é picotada. O elenco é formidável não existe um personagem que não conquiste o público desde a personificação do mal (Frank Costello) até um policial íntegro de boca suja (Sgt. Dignam).

Um Corpo Que Cai (Vertigo, 1958) Alfred Hitchcock

attachment.php


Ok, Hitchcock tem seu lugar garantido com a maioria dos seus filmes: Festim Diabólico, Os Pássaros, Psicose, O Homem que Sabia Demais, Janela Indiscreta, Disque M Para Matar, 39 Degraus, etc. No entanto, esse filme mexe comigo primeiro por trabalhar com troca de identidades (querendo ou não os três filmes anteriores tem isso) e segundo por eu ter realmente vertigem. Outra coisa, Kim Novak = deusa.

À Prova de Morte (Death Proof, 2007) Quentin Tarantino

attachment.php


Parte do projeto Grindhouse. Esse filme é uma homenagem e uma carta de suicídio do cinema. Tarantino trabalha com duas frente, uma num aspecto retro, com atrizes amadoras e sujeira para todo canto. Stuntman Mike é o que liga as duas histórias. Em uma delas ele é assustador, na outra ele é vítima. Uma das melhores perseguições de carro que o cinema já viu. Tarantino na melhor forma.
 

Anexos

  • MV5BMTA0MjQ1NTg2NjheQTJeQWpwZ15BbWU3MDMzMjc3MjE@._V1._SY317_CR3,0,214,317_.jpg
    MV5BMTA0MjQ1NTg2NjheQTJeQWpwZ15BbWU3MDMzMjc3MjE@._V1._SY317_CR3,0,214,317_.jpg
    18,4 KB · Visualizações: 196
  • MV5BMTI1MTY2OTIxNV5BMl5BanBnXkFtZTYwNjQ4NjY3._V1._SY317_CR0,0,214,317_.jpg
    MV5BMTI1MTY2OTIxNV5BMl5BanBnXkFtZTYwNjQ4NjY3._V1._SY317_CR0,0,214,317_.jpg
    18,7 KB · Visualizações: 192
  • MV5BMTg0NzA2MzI5MF5BMl5BanBnXkFtZTcwNDM5NTIwNA@@._V1._SY317_.jpg
    MV5BMTg0NzA2MzI5MF5BMl5BanBnXkFtZTcwNDM5NTIwNA@@._V1._SY317_.jpg
    23,1 KB · Visualizações: 181
  • MV5BMTUwMDQxNjIxM15BMl5BanBnXkFtZTcwMzg5MzkwNA@@._V1._SY317_.jpg
    MV5BMTUwMDQxNjIxM15BMl5BanBnXkFtZTcwMzg5MzkwNA@@._V1._SY317_.jpg
    24,9 KB · Visualizações: 184
  • bandido-da-luz-vermelha-poster01.jpg
    bandido-da-luz-vermelha-poster01.jpg
    31 KB · Visualizações: 186
Ótima lista. :neutral:

Só não assisti O Bandido da Luz Vermelha, adoro todos os outros, principalmente Death Proof, tão bom ver alguém que não considere o filme como um trabalho menor do Tarantino.
 
Cadê os paraquedistas Neithan, Snaga e Fusa pra chamar de lista de velho? :lol:

Lista de respeito isso sim! E Hitchcock é o mestre. Não tem pra ninguém

Bandido da Luz vermelha quem nunca ouviu falar esse fillme é uma boa oportunidade pra saber a respeito.
 
Cadê os paraquedistas Neithan, Snaga e Fusa pra chamar de lista de velho? :lol:

Lista de respeito isso sim! E Hitchcock é o mestre. Não tem pra ninguém

Bandido da Luz vermelha quem nunca ouviu falar esse fillme é uma boa oportunidade pra saber a respeito.
Mas filme tudo bem.
A industria tem mais de 100 anos.
Games só sendo velho nostalgico mesmo pra pegar as tosqueiras experimentais da década de 70/80. :g:



Persona é fucktastic. Ainda bem que alguém o citou.
Quando montei minha lista eu fiquei com uma crise de dúvida absurda na hora de escolher meu filme favorito de fora de hollywood. Fiquei com Ladrões de Bicicleta mas Persona fica pouco atrás.
A foto da mulher passando a mão no cabelo é minha tela de fundo no trabalho.

Um corpo que cai eu coloquei na minha. Então já fica claro a minha opinião do filme.

Os infiltrados eu achei equivalente ao original. É mais bem produzido mas pra mim pecou por não ter seguido o original até o fim. Se o tivesse feito teria entrado como um dos poucos remakes melhores que o original. Pelo menos pra mim.

Estou com Death Proof na minha lista faz um tempo. Algum dia chego lá.
Bandido da Luz Vermelha vou inclui-lo agora.
 
Última edição:
Ótima lista. :neutral:

Só não assisti O Bandido da Luz Vermelha, adoro todos os outros, principalmente Death Proof, tão bom ver alguém que não considere o filme como um trabalho menor do Tarantino.

Death Proof é o melhor filme do Tarantino, não tem como. Ele é inteligente, sagaz e ao invés de só brincar com referências de Grindhouse fala sobre os próprios filmes. Sem contar que tem um humor muito ácido sobre a indústria do cinema.

Mas filme tudo bem.

Persona é fucktastic. Ainda bem que alguém o citou.
Quando montei minha lista eu fiquei com uma crise de dúvida absurda na hora de escolher meu filme favorito de fora de hollywood. Fiquei com Ladrões de Bicicleta mas Persona fica pouco atrás.
A foto da mulher passando a mão no cabelo é minha tela de fundo no trabalho.
Um corpo que cai eu coloquei na minha. Então já fica claro a minha opinião do filme.
Os infiltrados eu achei equivalente ao original. É mais bem produzido mas pra mim pecou por não ter seguido o original até o fim. Se o tivesse feito teria entrado como um dos poucos remakes melhores que o original. Pelo menos pra mim.

Estou com Death Proof na minha lista faz um tempo. Algum dia chego lá.
Bandido da Luz Vermelha vou inclui-lo agora.

Bandido da Luz Vermelha não perde em nenhum quesito para a Nouvelle Vague. Aliás, tem tanta homenagem a Godard nesse filme que muito espertalhão de cinema nunca percebeu. Uma pena que o Brasil nunca deu atenção devida aos seus maiores gênios. Sganzerla morreu sem conseguir financiar a sequencia do filme, que de acordo com o próprio, seria mais pop e violento. Acabou saindo pelas mãos da mulher e filhas dele.

Persona desde a primeira vez que vi tirou todas as palavras da minha boca. A cena do monólogo de Alma é um dos maiores espectáculos que o cinema já produziu. Sem nenhuma cena adicional ou flashback qualquer espectador consegue enxergar tudo que é narrado.

A título de curiosidade, quase entrou na minha lista A Última Noite de Boris Grushenko do Woody Allen e Bom Dia de Yasujiro Ozu,
 
Lista muito boa.

Só não vi O Bandido da Luz Vermelha e Death Proof. Assim como o Fusa, o segundo estava na minha lista para ver, e o segundo passa a ser incluído agora.

Do Bergman já entraram em Top5 aqui O Sétimo Selo, e agora Persona. É bem possível que tenha algo dele no meu tb, e se assim for, provavelmente colocarei Smultronstället.
 
Só assisti Os Infiltrados e Um Corpo que Cai.
Os Infiltrados é legal, mas prefiro a versão chinesa, na qual ele foi baseado. Acho a entrega dos atores orientais maior.
Um Corpo que Cai é bom, como todo filme do Hitchcock, mas não é um dos meus favoritos dele. Acho que ele passa da hora de terminar, se arrasta muito.
 
Persona desde a primeira vez que vi tirou todas as palavras da minha boca. A cena do monólogo de Alma é um dos maiores espectáculos que o cinema já produziu. Sem nenhuma cena adicional ou flashback qualquer espectador consegue enxergar tudo que é narrado.
Putz. Bem lembrado.
Esse é um filme que eu sempre faço questão de lembrar quando alguém me pergunta que filme eu recomendaria.
Recomendo até pros que eu conheço o suficiente pra saber que não deverão gostar. :g: Normalmente eu fico tentando adivinhar que tipo de filme a pessoa gosta pra depois falar algum.
Mas esse é um filme que todo mundo tem que assistir.
 
Vou alugar Os Infiltrados e Persona. A descrição do Pips vendeu muito bem o peixe!
 
A título de curiosidade, quase entrou na minha lista A Última Noite de Boris Grushenko do Woody Allen e Bom Dia de Yasujiro Ozu,

Ai, te amo, ou! :lol:

Até agora a lista que mais se aproximou da minha possível lista, ainda mais com os outros dois citados que quase entraram. Ozu é muito mestre, e Bom Dia tem grandes chances de entrar no meu TOP 5.

=)
 
[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Vou antecipar Death Proof na fila. As indicações do Pips realmente vale a pena conferir.
Me surpreende você que assiste milhares de filmes por ano nunca ter visto Death Proof. Depois de Kill Bill é o filme do Tarantino que eu mais me divirto vendo.
 
Me surpreende você que assiste milhares de filmes por ano nunca ter visto Death Proof. Depois de Kill Bill é o filme do Tarantino que eu mais me divirto vendo.

Me surpreende muitos dos cinéfilos que conheço desconhecerem o filme ou acharem que é uma obra menor, como alguém já falou aí em cima.

É o meu favorito dele.
 
Me surpreende você que assiste milhares de filmes por ano nunca ter visto Death Proof. Depois de Kill Bill é o filme do Tarantino que eu mais me divirto vendo.
Não. Perae.
Ano passado foi excessão da excessão. :g:
Estou correndo no meu mestrado agora em parte em função disso.

Mas eu confesso que eu realmente achava que death proof era uma obra menor. Não por ter ouvido ou lido que era isso, por puro achismo mesmo.
 
Lista excelente mesmo, só não assisti ainda O Bandido da Luz Vermelha, que já deveria ter visto há tempos (desde que ouvi os samplers em "Rubro Zorro" e "Pegue Essa Arma", do Ira!).

Vertigo foi por um bom tempo meu filme predileto do Hitchcock (hoje acho que perde para Os Pássaros) e Os Infiltrados é formidável, acho que, dos que eu conheço do Scorsese, só fica atrás de Touro Indomável.

Depois de Kill Bill é o filme do Tarantino que eu mais me divirto vendo.

Kill Bill vol. 1, no meu caso. Eu fiquei um looongo tempo esperando Death Proof estrear no cinema para finalmente assistí-lo, mas perdi a paciência e só acabei vendo-o este ano. Deve ser meu segundo favorito do Tarantino, só perdendo para Pulp Fiction.
 
Estive prevendo uma lista cult :lol:
Só não me desde muito O Infiltrados...e o Bandido da Luz Vermelha é muitooo bom =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo