• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os jornais do Brasil são sensacionalistas?

Os jornais são sensacionalistas?

  • 2 - Pouco sensacionalistas

    Votos: 0 0,0%
  • 1 - Não são sensacionalistas

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    14
Sensacionalismo tem na Espanha/Itália. Aqui no Brasil, nem acho. Apenas algumas mídias, alguns jornais, como o Lancenet! na esfera esportiva. Mas no geral, a imprensa aqui é de boa.
 
Roubaram meu comentário...
A resposta é bem simples: Alguns são, outros não.
E nem sempre sensacionalismo é necessariamente uma coisa ruim, ou é preciso de sensacionalismo para manipulações.
 
Nos anos 90 havia um jornal assumidamente sensacionalista que durante um bom tempo ficou famoso o NOTICIAS POPULARES.

Era uma versão piorada do antigo Aqui Agora do SB, só com notícias de estupro, assassinatos, bizarrices, etc. Bem lata de lixo.

Felizmente foi fechado, mas quem tem um pouco de memória se lembra muito bem da ruindade que era.
 
Com o acompanhamento desse crime lá do Rio, provaram que são e muito, os jornais de televisão inclusive ,a Record ficou a tarde de sexta todinha só falando nisso.
 
Não consigo concordar com aquela visão 'a mídia no Brasil é golpista'. Isso é falso, eu creio. O que há é muito amadorismo ideológico, muito espetacularismo.
 
Aqui, em Honduras, no Dijbuti, em Macau, enfim...

A imprensa é sensacionalista.

Acho que, nesse aspecto, o mundo inteiro quer a mesma coisa.
 
Com o acompanhamento desse crime lá do Rio, provaram que são e muito, os jornais de televisão inclusive ,a Record ficou a tarde de sexta todinha só falando nisso.

As vezes me pergunto se essa tragédia tivesse ocorrido numa cidade do interior do Acre, Tocantins, sertão nordestino se teria pelo menos 1/3 do impacto do que se tivesse sido no Rio ou São Paulo onde a midia é muito forte e transformou o caso Isabela Nardoni num espetáculo televisivo.
 
Gente, o cara matou 13 adolescentes indefesos e depois se matou. Vocês queriam o que? Uma nota durante os jornais, tipo: "No Rio, atirador entra em escola e mata 13. E agora, vamos ao Futebol."
 
Na realidade rola onda a midia é sempre mais forte, e quando isso acontece repercute mais sim

A maior prova eu vejo, ou melhor ouço no programa diário de rádio do maior mestre do jornalismo policial (Gil Gomes)

Não faz nem 2 semanas outro dia ele noticiou um fato que ocorreu numa cidadezinha do interior da Paraíba, onde ainda existe casos verídicos de coronelismo e esse foi com um cara casado e pai de 9 filhos que devia muito dinheiro e não tinha a menor condição de pagar.

O coronel todo-poderoso da cidade deu um ultimato declarou que se não pagasse ele tomaria suas terras, mas ele resistiu baleando um dos capangas do coronel e por ter fugido, o impiedoso coronel não pensou duas vezes e mandou matar a sangue frio a esposa e a familia inteira do cara.

Uma verdadeira chacina tão cruel e covarde como a da escola, só que casos assim como o próprio Gil Gomes narrou lamentavelmente são facilmente abafados pois nesses rincões perdidos do sertão não existe lei, o que vale é a lei do mais forte e se tentar cruzar o caminho desses poderosos leva bala.
 
Gente, o cara matou 13 adolescentes indefesos e depois se matou. Vocês queriam o que? Uma nota durante os jornais, tipo: "No Rio, atirador entra em escola e mata 13. E agora, vamos ao Futebol."

Não é o que se fala, mas como se fala.

mas não se trata da gravidade do crime, trata-se do prazer mórbido em sugar cada gota de lágrima e sangue possível do caso.

Exatamente isso, eles ficam falando dez vezes a mesma coisa para chocar mais, ficam entrevistando crianças que devem estar sofrendo, mas e daí, o que importa é vender. Sônia Abrão deve estar achando muito ruim ele ter se matado, seria melhor se ele tivesse ligado para ela antes e depois se matado e matado mais alguém antes de se matar, de preferência enquanto estivesse falando com ela.

E a imprensa é muito reducionista, dizem que o cara é muçulmano, um dos motivos é ter barba longa, eu tava pensando em Darwin, Marx, e a barba era bem curta, se ele estivesse com uma Bíblia não diriam que ele era um fanático cristão, e se ele estivesse com um livro do Senhor dos Anéis? Diriam que foi um nerd fanático, a imprensa por sinal adora um termo para destacar, fanático, monstro, chacina etc.
 
Acho a impresa muito sensacionalista e nem a acho que ela tenha, de fato, culpa. A culpa da imprensa ser absurdamente sensacionalista quando pode, é mais culpa da própria audiência do que da mídia. É assim, se o público quer, ofereça.

E nesse caso do cara que matou as 12 crianças, aconteceu a mesma coisa. A imprensa só especula porque o Brasil adora a vida alheia, quer saber como vivia um esquizôfrenico alucinado, o que ele comia, o que escrevia, o que bebia, onde dormiu, se usava sapatênis ou andava descalço. E isso nem era relevante, não acrescentou nada saber que o cara dormia no chão.
Sei lá....a culpa é nossa.
 
Acho a impresa muito sensacionalista e nem a acho que ela tenha, de fato, culpa. A culpa da imprensa ser absurdamente sensacionalista quando pode, é mais culpa da própria audiência do que da mídia. É assim, se o público quer, ofereça.

E nesse caso do cara que matou as 12 crianças, aconteceu a mesma coisa. A imprensa só especula porque o Brasil adora a vida alheia, quer saber como vivia um esquizôfrenico alucinado, o que ele comia, o que escrevia, o que bebia, onde dormiu, se usava sapatênis ou andava descalço. E isso nem era relevante, não acrescentou nada saber que o cara dormia no chão.
Sei lá....a culpa é nossa.

Mas isso não é só no Brasil não, é nos EUA, na Inglaterra etc, é a mídia em geral.
 
mas não se trata da gravidade do crime, trata-se do prazer mórbido em sugar cada gota de lágrima e sangue possível do caso.

Sim. Eu vi um reporter perguntando para a mãe de uma das gurias falecidas o que ela estava sentindo? Pela amor de Deus, será que isso é uma pergunta pra se fazer a uma mãe que acabou de perder um filho assassinado por um maluco? Eu acho que anda faltando lições de humanidade junto com as de jornalismo.
 
Sim. Eu vi um reporter perguntando para a mãe de uma das gurias falecidas o que ela estava sentindo? Pela amor de Deus, será que isso é uma pergunta pra se fazer a uma mãe que acabou de perder um filho assassinado por um maluco? Eu acho que anda faltando lições de humanidade junto com as de jornalismo.

Ele só queria ter certeza, vai que ela estivesse feliz, nunca se sabe!
 
Pra mim escroto foi a Rede Globo transformar o julgamento do caso Isabela Nardoni num baita e grandioso evento televisivo que fez um monte de desocupados aparecerem na porta do tribunal e só faltou apenas aparecer a vinheta "Não perca a transmissão direto do tribunal tal logo após a Sessão Tarde com narração de Galvão Bueno"

E olha que tantas menininhas inocentes como a Isabella morrem de forma semelhante ou pior todo mês, é só acompanhar diariamente o programa diário do Mestre Gil Gomes que ele conta vários casos acontecendo por todo país, só que não sai na Globo pois infelizmente não são de São Paulo ou Rio de Janeiro, então jeca da roça, da floresta amazônica ou do sertão nordestino que é pobre não dá ibope.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo