• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Antes ou depois de Cristo?

Olá, pessoas! Esse é meu primeiro post aqui.

Sou meio nova no mundo de Tolkien, e gostaria de saber a opinião de vocês sobre o seguinte:
Em que época, segundo nossa contagem de tempo, os acontecimentos do livro O Senhor dos Anéis devem ter ocorrido? Antes ou depois de Cristo, por exemplo? Que época, mais ou menos?
Fala-se em fogos de artifício, e isso é relativamente recente. Mas, em compensação, há outros fatores que põem em dúvida se esta história é mesmo muito recente.

O que acham?
 
Segundo Tolkien hoje em dia estaríamos, se bem me lembro, no final da 6ª ou começo da 7ª Era. Não sei de cabeça qual seja o intervalo médio entre uma Era e outra(*), mas fazendo um exercício mental rápido, poderíamos situar os eventos narrados no período que antecede mesmo o surgimento da comuna e Reino de Roma, ou seja, mais de 3000 mil anos atrás.


[]'s!

(*) - Me refiro às três Eras abordadas na obra de Tolkien. Uma rápida consulta aos Apêndices pode dar uma idéia de qual seja o período médio entre uma Era e outra. Daí, basta supor que as demais Eras tiveram um período semelhante e calcular a soma disso.
 
Em uma das Cartas, Tolkien fala que os eventos de SdA ocorrem muitos milênios após a Queda e muitos milênios antes da Encarnação de Deus em Cristo.
 
ala-se em fogos de artifício, e isso é relativamente recente. Mas, em compensação, há outros fatores que põem em dúvida se esta história é mesmo muito recente.


Sobre este trecho: fui pesquisar pois não fazia idéia de quando surgiram os fogos de artifício e, segundo o que apurei, surgiram no século 12, na China. Neste caso podemos imaginar que, a estória de Tolkien se passando há mais de 3000 anos, a História "oficial" estaria errada ou, antes, apenas marcaria a reinvenção dos fogos de artifício pelos chineses - mas, na realidade, teriam surgido muito antes e se perdido ao longo do tempo, assim como as catapultas que, se não me falha a memória, aparecem na obra de Tolkien.


[]'s!
 
Em uma das Cartas, Tolkien fala que os eventos de SdA ocorrem muitos milênios após a Queda e muitos milênios antes da Encarnação de Deus em Cristo.


Não cheguei a ler todas as Cartas ainda, então possivelmente esse detalhe me escapou. Bem, então os meus 3000 anos passaram bem longe, possivelmente, hehehe. =)
 
Robert Erwin Howard criou um dos maiores ambientes épicos do estilo SAS (sigla de Sword and Sorcery - espada e feitiçaria) com a historia do mundo Hiboriano através do protagonista Conan, um bárbaro de um pais chamado Ciméria. Por ser ficção, não se trata de uma cronologia fiel, mas consta nos anais da Era Hiboriana que a terra foi vitima de vários cataclismas - inclusive o que teria causado a submersão da Atlântida e da Lemúria, e um ultimo grande cataclisma teria gerado os continentes atuais, ou seja, muitos mil anos antes de Cristo.

Tenho uma idéia de que mais ou menos por aí que os acontecimentos do Legendarium poder-se-iam ter existido.
 
Retirado da Carta 211:

Eu imagino a lacuna para ser aproximadamente de 6000 anos: isto é, que nós estamos agora ao término da Quinta Era, se as Eras fossem aproximadamente da mesma duração que a S.E. e T.E. Mas elas têm, eu penso, acelerado; e eu imagino que nós estejamos de fato ao término da Sexta Era, ou na Sétima.
 
No livro "Explicando Tolkien", o Ronald Kyrmse fez um estudo sobre isso e sintetizou tudo numa tabelinha cronológica simples.


Obs:

a.E.C. = antes da Era Comum

E.C. = Era Comum

Guerra das Máquinas = I e II Guerra Mundial

attachment.php
 

Anexos

  • Eras do Mundo segundo a visão tolkieniana.jpg
    Eras do Mundo segundo a visão tolkieniana.jpg
    119,5 KB · Visualizações: 263
Pode-se imaginar então, salvo algumas diferenças cronológicas, que a civilização egípcia, fenícia e etc. se desenvolveram mais ou menos depois do Dilúvio, e que este destruiu todo o conhecimento desenvolvido até então desde o despertar dos homens, dando um "reset" na história humana.

E Stonehenge teria sido erguido mais ou menos no período da Guerra do Anel.

Viajei bastante, mas seria uma teoria interessante. :dente:
 
Não conhecia essa tabela do Kyrmse. Mas me pareceu meio... sei lá, eu ia dizer ridículo mas soou meio forte, colocar as marcas da Quarta Era no Dilúvio (wtf!?) e da Sexta Era na Segunda Guerra Mundial. Mas enfim, cada estudioso com sua teoria.

E a Terceira Era não terminou com a Queda de Mordor e sim com a partida de Gandalf, Galadriel, Elrond, Bilbo e Frodo dos Portos Cinzentos e da Quarta Era só sabemos mesmo até mais ou menos 185, o resto é especulação :think: Sabemos também que antes da Primeira Era o mundo existiu por 47.910 Anos do Sol =]
 
Não conhecia essa tabela do Kyrmse. Mas me pareceu meio... sei lá, eu ia dizer ridículo mas soou meio forte, colocar as marcas da Quarta Era no Dilúvio (wtf!?) e da Sexta Era na Segunda Guerra Mundial. Mas enfim, cada estudioso com sua teoria.

E a Terceira Era não terminou com a Queda de Mordor e sim com a partida de Gandalf, Galadriel, Elrond, Bilbo e Frodo dos Portos Cinzentos e da Quarta Era só sabemos mesmo até mais ou menos 185, o resto é especulação :think: Sabemos também que antes da Primeira Era o mundo existiu por 47.910 Anos do Sol =]

Pegando um gancho no que você disse, vale ressaltar que os meios transitórios da Terceira para a Quarta Era é um pouco complexo. Vale lembrar que muitos elfos moraram na Terra média depois da queda de Mordor por alguns bons anos e com isso fica confuso delimitar exatamente o início e término de cada Era em comparação com nossas datações. Mas de certa forma, essa cronologia do Ronaldo é bem interessante.
 
Não conhecia essa tabela do Kyrmse. Mas me pareceu meio... sei lá, eu ia dizer ridículo mas soou meio forte, colocar as marcas da Quarta Era no Dilúvio (wtf!?) e da Sexta Era na Segunda Guerra Mundial. Mas enfim, cada estudioso com sua teoria.

E a Terceira Era não terminou com a Queda de Mordor e sim com a partida de Gandalf, Galadriel, Elrond, Bilbo e Frodo dos Portos Cinzentos e da Quarta Era só sabemos mesmo até mais ou menos 185, o resto é especulação :think: Sabemos também que antes da Primeira Era o mundo existiu por 47.910 Anos do Sol =]

Eu também achei pouco estranho os marcos dessa tabela quando vi pela primeira vez. Vou por aqui o que o Kyrmse diz no livro. De qualquer forma, é tudo especulação mesmo. Mas acho que essa teoria não é totalmente dele. :think:


"[...] Uma teoria propõe que a Quarta Era seja vista como um período 'antediluviano', culminando no dilúvio bíblico que as tradições judaico-cristãs datam de 2348 a.E.C (antes da Era Comum). Usando essa hipótese, e supondo que a Quarta Era tenha sido de duração semelhante à das anteriores (cerca de 3.000 anos), chegaremos a uma datação da Queda de Barad-dûr por volta de 7.000 anos atrás. Isso deixa aproximadamente 2.000 anos para cada uma das eras seguintes, a Quinta e a Sexta. O final da Quinta Era poderia coincidir com o início da Era Comum, o que é coerente com a crença cristã de Tolkien, e a Sexta Era teria terminado por volta de 1945, uma suposição sustentada por esse trecho de uma carta que o autor escreveu ao seu filho Christopher em janeiro daquele ano:

Bem, a primeira Guerra das Máquinas parece estar se aproximando de seu capítulo final e inconclusivo - deixando, infelizmente, todos mais pobres, muitos desolados ou mutilados, e milhões de mortos, e apenas uma coisa triunfante: as Máquinas. À medida que os servos das Máquinas se tornarem uma classe privilegiada, as Máquinas ficarão enormemente mais poderosas (Letters 96, 30/1/45).


O fim da Guerra Mundial, com a derrocada de mais um poder maligno que ameaçava tomar conta do mundo, pode muito bem ter parecido a Tolkien o sinal de uma mudança de era."

Kyrmse, Ronald. Explicando Tolkien - São Paulo, Martins Fontes, 2003, pp.38-39.

Em seguida vem a interpretação do Kyrmse do encadeamento das eras nessa perspectiva acima, e resumida na tabela do meu outro post.
 
Não conhecia essa tabela do Kyrmse. Mas me pareceu meio... sei lá, eu ia dizer ridículo mas soou meio forte, colocar as marcas da Quarta Era no Dilúvio (wtf!?) e da Sexta Era na Segunda Guerra Mundial. Mas enfim, cada estudioso com sua teoria.

Pois é, a queda de Numenor poderia ser muito mais associada ao dilúvio que que um evento na quarta era. Pelo menos no sentido de castigo divino pelos pecados dos homens e pelo fato de escolhidos terem se salvado. Mas situar isso cronologicamente é uma viagem.
 
Para novatos no assunto [como é o caso da criadora do tpc], sugiro uma lida no livro da série "100 Respostas" sobre O Senhor dos Anéis [edição 5].

Capítulo 1, Os Livros - Perguntas 4 e 5 - pág 16

A Terra-Média era outro palneta?

Muito pelo contrário: ela é um continente do nosso próprio mundinho, numa era há muito esquecida (leia mais na resposta abaixo). A pista para entender isso, aliás, está no próprio nome. Terra-Média (Middle-earth, em inglês) é uma modernização de Middle-geard, forma do inglês antigo usada para denominar as terras habitadas pelo homem - o atual Velho Mundo, formado por Europa, Ásia e África. O "média" do nome vem do fato de esse continente estar no meio de um grande oceano, já que os povos antigos não conheciam a América. O nome do planeta onde esse continente se localiza é Arda, a Terra.

Em que época se passa a história de O Senhor dos Anéis?

"Passado mítico da Europa" é, de fato, meio vago. Por isso o próprio Tolkien, ao receber uma das intermináveis cartas com perguntas da leitora Rhona Beare, em 1958, resolveu fazer uma estimativa. Segundo ele, teriam se passado cerca de 6 mil anos entre a derrota de Sauron e a época atual. No entanto, ele deixa bastante claro que passado mítico, nesse caso, significa passado imaginário: "Tudo o que posso dizer é que, se o livro fosse 'histórico', seria difícil encaixar as regiões e eventos nas evidências que temos, arqueológicas ou geológicas, sobre o que hoje chamamos de Europa".

Então, respondendo diretamente a pergunta do tópico: com certeza seria antes de Cristo, afinal estamos pouco mais de 2 mil anos depois de Cristo.

Sem contar que, sendo Tolkien fervoroso religioso católico como era, certamente haveria referências diretas ao catolicismo SE a história se pasasse depois de Cristo.
Por exemplo, o deus único não receberia um nome diferente [Eru] e haveria igrejas e coisas do tipo...
 
Última edição:
Pois é, a queda de Numenor poderia ser muito mais associada ao dilúvio que que um evento na quarta era. Pelo menos no sentido de castigo divino pelos pecados dos homens e pelo fato de escolhidos terem se salvado. Mas situar isso cronologicamente é uma viagem.

Eu colocaria, talvez mais ali por perto da invenção da escrita, ali na mudança de pré-história para história, até para marcar o "aqui termina a lenda e começa a história dos homens"

Sei que não é considerada a melhor fonte, mas para novatos no assunto [como é o caso da criadora do tpc], sugiro uma lida no livro da série "100 Respostas" sobre O Senhor dos Anéis [edição 5].

Cês sabem quem escreveu esse livro né? O Reinaldo Imrahil da Equipe Valinor (meio sumido hoje em dia). Esse livro é batutíssimo e altamente recomendado.
 
Cês sabem quem escreveu esse livro né? O Reinaldo Imrahil da Equipe Valinor (meio sumido hoje em dia). Esse livro é batutíssimo e altamente recomendado.

Eu não sabia :oops:

Mas escrevi aquilo porque uma vez, aqui na Valinor mesmo, quando eu era novata me disseram que não era uma fonte muito confiável...

Desculpem!!! :oops:
 
É confiável sim, eu li antes mesmo do Silmarillion. Só que não é um livro de estudo aprofundado como o do Kyrmse.

Eu li antes de ler qualquer outro livro de Tolkien. Só tinha visto os filmes quando comprei.
Uns meses depois comprei "O Mundo de Tolkien" [David Day]. Li inteiro e só uns anos depois peguei SdA, Hobbit e o Silma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo