• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Antes ou depois de Cristo?

Olá, pessoas! Esse é meu primeiro post aqui.

Sou meio nova no mundo de Tolkien, e gostaria de saber a opinião de vocês sobre o seguinte:
Em que época, segundo nossa contagem de tempo, os acontecimentos do livro O Senhor dos Anéis devem ter ocorrido? Antes ou depois de Cristo, por exemplo? Que época, mais ou menos?
Fala-se em fogos de artifício, e isso é relativamente recente. Mas, em compensação, há outros fatores que põem em dúvida se esta história é mesmo muito recente.

O que acham?
 
Segundo Tolkien hoje em dia estaríamos, se bem me lembro, no final da 6ª ou começo da 7ª Era. Não sei de cabeça qual seja o intervalo médio entre uma Era e outra(*), mas fazendo um exercício mental rápido, poderíamos situar os eventos narrados no período que antecede mesmo o surgimento da comuna e Reino de Roma, ou seja, mais de 3000 mil anos atrás.


[]'s!

(*) - Me refiro às três Eras abordadas na obra de Tolkien. Uma rápida consulta aos Apêndices pode dar uma idéia de qual seja o período médio entre uma Era e outra. Daí, basta supor que as demais Eras tiveram um período semelhante e calcular a soma disso.
 
Em uma das Cartas, Tolkien fala que os eventos de SdA ocorrem muitos milênios após a Queda e muitos milênios antes da Encarnação de Deus em Cristo.
 
ala-se em fogos de artifício, e isso é relativamente recente. Mas, em compensação, há outros fatores que põem em dúvida se esta história é mesmo muito recente.