• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos Com Ana Lovejoy

Melian

Período composto por insubordinação.
Como já era de se esperar, lista impecável da Anica. E ela citou aquela que é, para mim, não só a melhor obra da literatura nacional, mas a melhor obra literária do mundo, Grande Sertão: Veredas.

Ana Lovejoy disse:
É difícil fazer um top10, que dirá um top5. Tentei fazer uma seleção que tivesse uma boa variedade de gêneros, mas não sei se consegui. De qualquer forma, vai aí meu top 5

1. Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa

Acredito que seja a melhor obra da literatura nacional, e o será por muitos e muitos anos. O trabalho do Rosa vai além do enredo, se prolongando para a linguagem, para o modo de desenvolver a narrativa. Cada leitura é uma nova descoberta - é lindo.

grande_sertao_veredas.jpg


2. Esperando Godot - Samuel Beckett

Para quem gosta do nonsense do Monty Python, deveria dar uma olhada nessa peça de Beckett, que é simplesmente genial. Uma história bacana é como a resposta para "O que/quem é Godot?" varia em diferentes grupos de pessoas. Há quem diga que é deus, mas uma vez perguntaram para presidiários e eles disseram que era a liberdade.

ESPERANDO_GODOT_1231025010P.jpg


3. A Estrada - Cormac McCarthy

Poucas vezes um livro mexeu tanto com minhas emoções como esse. Sim, eu sou uma manteiga derretida e choro às pampas com qualquer coisa. Mas esse não foi só tristeza. É uma variedade de sentimentos, de quando você percebe o quão estreita é a linha do que nos separa do que dizemos "seres irracionais".

1911200919836Livro_a_estrada.jpeg

4. Alguma coletânea de contos de Edgar Allan Poe

Se alguém fala que não gosta de Poe, eu concluo que não poderei levar o gosto dessa pessoa à sério. Sim, preconceito, todos temos, fazer o que. Poe não é só um mestre do horror, é um mestre no que diz respeito à arte de escrever contos. Não é porque é curto que conto é fácil, e ele demonstra isso em histórias brilhantes como A Máscara da Morte Rubra (que estudei na minha monografia, hehe) e O Gato Preto.

poe.jpg

5. Alta Fidelidade - Nick Hornby

Por tanto tempo eu me identifiquei tanto com Rob Flemming, citei tantas partes desse livro que não posso deixá-lo de fora, por mais que isso tenha significado cortar outros livros que tanto amo. Mas Alta Fidelidade é daqueles que te marcam, com uma história que você carrega com você para sempre porque no final das contas lembra muito sua história também.

fidelidade.jpg
 
Não conheço nenhum livro da lista, mas já faz um tempo que eu tô a fim de ler algo do Poe. A indicação da Ana fez aumentar ainda mais a vontade.

Grande Sertão eu ainda tenho que ler. :oops:
E esse Esperando Godot atiçou minha curiosidade também.
 
De nada pelo "The Road" :g:

Lista foda - todo mundo com interesse em literatura deveria ler tudo. Mas é óbvio que não são livros fáceis. Talvez Alta Fidelidade seja o mais tranquilo... A Estrada é o mais simples em termos de idioma, mas o mais complexo em sensações.
 
Eu só conheço mesmo Grande Sertão: Veredas. Os demais não cheguei a ler.

Do Guimarões Rosa eu gosto muito de Sagarana. Adorei os contos. No começo pensei que não iria gostar, mas as novelas acabaram me envolvendo no decorrer da leitura. A hora e vez de Augusto Matraga é demais!
 
Eu tinha uma edição do Histórias Extraordinárias, toda preta, muito bonita. Mas um grande amigo meu pediu ela, há uns 10 anos atrás, e eu dei pra ele.
Os outros livros infelizmente ainda não li, tentarei fazer isso no futuro, assim que possível.
 
Dessa lista eu só li Poe, mas tenho muita vontade de ler Cormac McCarthy :yep:

É o livro mais "fácil" dele, mas é absolutamente fantástico. Dá pra ler em inglês sem muito problema.

Eu tentei ler o Blood Meridian dele em inglês e vi que demanda mais trabalho e que não servia pra uma leitura noturna na hora de dormir.
 
Eu achei esse livro A Estrada por um valor bem acessível no Submarino. Acabei pegando a sinopse para ler e fiquei interessado a história.

Sinopse: Num futuro não muito distante, o planeta encontra-se totalmente devastado. As cidades foram transformadas em ruínas e pó, as florestas se transformaram em cinzas, os céus ficaram turvos com a fuligem e os mares se tornaram estéreis. Os poucos sobreviventes vagam em bandos. Um homem e seu filho não possuem praticamente nada. Apenas uns cobertores puídos, um carrinho de compras com poucos alimentos e um revólver com algumas balas, para se defender de grupos de assassinos. Estão em farrapos e com os rostos cobertos por panos para se proteger da fuligem que preenche o ar e recobre a paisagem. Eles buscam a salvação e tentam fugir do frio, sem saber, no entanto, o que encontrarão no final da viagem. Essa jornada é a única coisa que pode mantê-los unidos, que pode lhes dar um pouco de força para continuar a sobreviver. A Estrada representa uma mudança surpreendente na ficção de Cormac McCarthy e talvez seja sua obra-prima. Mais que um relato apocalíptico, é uma comovente história sobre amadurecimento, esperança e sobre as profundas relações entre um pai e seu filho.
Estou pensando em comprar.

O fogo é que comprei esses dias A Guerra dos Tronos de George Martin e não tive ainda tempo de começar.
 
Bela lista Anica. Eu ainda tenho de ler Alta Fidelidade. Todos as pessoas que conheço e já leram me falam, muito bem do livro. Eu bem que entregaria minha alma em troca de não precisar mais dormir pra ler tudo que eu ainda pretendo antes de morrer.
 
A Estrada não foi adaptado para o cinema recentemente, ou estou confundindo? Se for, já me interessei! Não vi o filme (pretendo), mas o livro é sempre melhor, claro.
 
A Estrada não foi adaptado para o cinema recentemente, ou estou confundindo? Se for, já me interessei! Não vi o filme (pretendo), mas o livro é sempre melhor, claro.
Foi sim Elendil. O filme foi lançado em 2009 e teve direção de John Hillcoat e roteiro de Joe Penhall.

O link que postei do livro no Submarino, a capa do livro é a mesma do filme.
 
Eu já assisti o foilme "A Estrada", e só tenho elogios.
Ouvi dizer que o livro consegue captar bem a monotonia de tentar sobreviver em um período pós-apocalíptico. Estou muito interessada neste livro.
Se for como o filme (com certeza é melhor), então vale a pena.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo