• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Crise nuclear japonesa deflagra pânico online

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Internautas usam redes sociais como o Twitter e o Facebook para compartilhar alertas

twitter-m-20091016.jpg

Twitter é um dos sites usados para troca de informações e revela pânico de muitos internautas

A internet transmitia ao mundo uma mensagem terrível do Japão nesta terça-feira (15).
- Estamos aterrorizados com o desastre nuclear e desesperados para fugir.
Notícias de que um vazamento de radioatividade de baixa potência estava se espalhando na direção de Tóquio causaram pânico entre muitos usuários dos mais populares sites de redes sociais, enquanto o governo japonês apelava por calma e informava que a radioatividade não estava nem próxima de níveis perigosos.

Muitos usuários do Twitter usaram o recurso para trocar mensagens.

- Por favor, façam as malas de suas famílias, com seus documentos e recordações mais importantes, e saiam daí. Vão para o Sul, para Taiwan ou, se puderem, para a Austrália. Se não tiverem dinheiro para sair do Japão, pelo menos vão para o sudoeste de seu país, o mais longe que puderem. Fiquem à maior distância possível da área afetada.
Tóquio foi tomada por uma onda de compras causadas pelo pânico, e algumas lojas esgotaram seus estoques de lanternas, rádios, velas e sacos de dormir, em meio ao pior acidente nuclear do planeta desde o desastre de Chernobyl, em 1986, na Ucrânia.

Outro usuário do Twitter falou sobre seu estoque de emergência.

- Tenho... três caixas de água e meu tanque de gasolina está cheio. Enchi uma banheira de água para poder continuar dando a descarga no vaso sanitário, tomar banho etc., caso a água seja cortada.
O japonês Junko Yabe, por exemplo, usou o Facebook para comentar sua situação.

- A situação nas usinas nucleares de Fukushima está se agravando cada vez mais, e estou ficando com muito medo. Agora, vou sair com meu filho doente em busca de mais água e outros suprimentos, nas lojas locais.
Outros japoneses e estrangeiros moradores da área estavam saindo do país, e o número de passageiros à espera de voos em Narita, o principal aeroporto internacional de Tóquio, estava em alta. Companhias multinacionais informaram estar considerando planos para tirar seu pessoal de Tóquio.

A rede local mixi também foi um recurso usado como informativo e alerta pelos japoneses.

- Por sorte consegui passagem em um voo para Okinawa hoje. Vou apanhar o voo das 20h no aeroporto de Haneda [em Tóquio]. Quem ficar deve tomar cuidado para não tomar chuva.
Notícias de que a Tepco, operadora de usinas nucleares, havia retirado centenas de funcionários da usina reforçaram o medo, como descreveu Angie Badelt no Facebook.

- O número de especialistas nas usinas nucleares está diminuindo, quem restará para trabalhar nelas? Saiam de Tóquio e vão para o sul, por enquanto, no mínimo, e levem os idosos com vocês.
Uma mensagem repetida em muitas redes sociais era "orem por nós".

Muitas pessoas têm criticado no Twitter como o governo japonês tem lidado com a crise, afirmando que ele não forneceu informação suficiente sobre a situação.

- Não acredite nas afirmações do governo de que os níveis de radiação são seguros, saia do Japão agora.
No site de microblogs chinês Weibo, usuários republicaram um mapa que mostra como a contaminação nuclear pode possivelmente se espalhar para a costa leste da China, o que causou debates sobre a veracidade do mapa.

O governo chinês informou que não tem detectado radiação anormal em qualquer região da China, mas que estava tomando medidas para aumentar o monitoramento. Enquanto isso, o pânico se espalhou por meio de mensagens curtas.

- 2012 veio mais cedo e a humanidade trouxe ele para si própria!
Outros internautas eram mais contidos, a exemplo de Naru0428taka, que se identifica como estudante em universidade de Fukushima.

- Eu tenho que correr se a usina nuclear explodir, mas não tenho lugar algum para fugir e não tenho gasolina. Então eu tenho que aceitar.
Fonte
 
A última margem de segurança do governo japonês estava para evacuarem a área num raio de 30km das usinas. Isso deve aumentar conforme não haja o resfriamento adequado lá...
 
Pelo que andei lendo uma grande preocupação é o reator 3 que possui plutônio (extremamente venenoso e mortal). Se não me engano tem meia vida de mais de 20 mil anos.

Pelo visto a usina está pedindo por um sepultamento em concreto. Fiquei pensando nos 2funcionários que eles perderam contato e de tantos outros sofrendo com a radiação esse tempo todo. Hoje o melhor lugar para a usina seria o centro da terra ou o espaço sideral.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo