• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pesquisadores alegam ter encontrado a cidade perdida de Atlântida

Jeff Donizetti

Quid est veritas?
Um grupo de pesquisadores de diferentes nacionalidades afirma ter encontrado a localidade da cidade perdida Atlântida, a lendária cidade da antiguidade que teria sido afundada no oceano após ser atingida por um tsunami.
A equipe responsável pela possível descoberta é liderada pelo arqueólogo americano Richard Freund, da Universidade de Hartford, nos Estados Unidos. Segundo o site da universidade, os pesquisadores utilizaram fotografias aéreas, ondas penetrantes de radar e tomografia de resistividade elétrica para aferir as informações da localização do que poderia ter sido a primeira metrópole já criada pelo homem, destaca o site Engadget . Segundo eles, as ruínas do que seria Atlantis estão localizadas na costa sul da Espanha.
Atlantis, ou o continente perdido de Atlântida, como também é conhecida, foi primeiro descrita pelo grego Platão, assim como conta sua página na Wikipédia ( pt.wikipedia.org/wiki/Atlântida ) e seria uma civilização bastante avançada como sociedade e que se desenvolveu em uma ilha, mas que teria afundado no oceano em apenas um dia.
Os pesquisadores trabalharam durante os anos de 2009 e 2010 com as imagens e realizando levantamentos na região do sul da Espanha, próximas ao Parque Doña Ana, tendo encontrado ruínas de uma cidade que dataria de mais de 4 mil anos. Mas o que realmente deu a Freund a ideia de que as ruínas poderiam ser mesmo Atlântida foi o fato dele ter encontrado em muitos locais da Espanha cidades memoriais, construídas à imagem da cidade mítica.
Na noite deste domingo, nos Estados Unidos, o canal de TV da National Geographic apresentou um programa sobre a possível descoberta dos pesquisadores, chamado de Finding Atlantis, ou Encontrando Atlantis, em inglês. Mais informações sobre o show podem ser obtidas na página da NatGeo http://channel.nationalgeographic.com/episode/finding-atlantis-4982/Overview
Para quem pode estar se perguntando se isto tudo não seria apenas trabalho de oportunistas dados os acontecimentos da última sexta-feira (11) no Japão, fica o destaque que o programa da NatGeo com os pesquisadores da Universidade de Hartford foi gravado no dia 9 de março, ou seja, dois dias antes da tragédia na Ásia.
Muitas são as histórias, as lendas e as teorias envolvendo a cidade mítica Atlântida. Será esta mais uma delas?

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/14032011/7/tecnologia-negocios-pesquisadores-alegam-encontrado-cidade.html
 
Última edição:
Não vi o programa, mas fiquei deveras curioso, embora nem um pouco convencido de que esse achado é a "Atlântida" de tantas e tantas lendas...
 
Como assim à imagem de Atlântida?

Opa, esqueci de deixar mais claro queo texto não é meu. Já corrigi isso adicionando a fonte.

Mas, de fato, o trecho é um pouco hermético. Será que ele estaria falando de algum tipo de "inconsciente coletivo" no qual estariam gravadas lembranças daquela hipotética cidade?
 
Última edição:
Opa, esqueci de deixar mais claro queo texto não é meu. Já corrigi isso adicionando a fonte.

Mas, de fato, o trecho é um pouco hermético. Será que ele estaria falando de algum tipo de "inconsciente coletivo" no qual estariam gravadas lembranças daquela hipotética cidade?

Eu sei que não é seu, mas eu pergunto como à imagem de Atlântida? Eles tem alguma descrição clara da cidade?
 
Já é tanta gente que jura ter achado Atlantida ao longo de décadas que confesso que só vou acreditar quando ficar 100% comprovado com bastante fotografias atestando isso.
 
pois é, a questão de imagens comparativas ao q seria atlandida realmente é meio dubio... se não me engano platao descreve pouquissimas coisas sobre a cidade em si, arquitetura no caso...

Se muito não me engando ele descreve alguma especie de mecanismo de um tal guardião(mecanico, não mecanico?) q circundaria a cidade e muralhas concentricas...

enfim, uma teoria q cientificamente é MUITO bem trabalhada, é a usada como pano de fundo pro livro Atlantis, de David Gibbins(arqueólogo marinho durante sua vida profissional. Hoje, PhD ensina arqueologia e colocou toda sua experiência no livro)

images


Ps.: So a teoria e os aparatos tecnologicos, achei o livro sofrivel de ler
 
Última edição:
Achei a descrição de q me lembrava vagamente:

"o mais velho o deus dos mares batizou de Atlas. Após dividir a ilha em dez áreas circulares, o deus dos mares concedeu supremacia a Atlas, dedicando-lhe a montanha de onde Atlas espalhava o seu poder sobre o resto da ilha.

Em cada um dos distritos (anéis terrestres ou cinturões), reinavam as monarquias de cada um dos descendentes dos filhos de Clito e Poseidon. Reuniam-se uma vez por ano no centro da ilha, onde o palácio central e o templo a Poseidon, com os seus muros cobertos de ouro, brilhavam ao sol. A reunião marcava o início de um festival cerimonioso em que cada um dos monarcas dispunha-se à caça de um touro. Uma vez o touro caçado, beberiam do seu sangue e comeriam da sua carne, enquanto sinceras críticas e cumprimentos eram trocados à luz do luar.

Atlântida seria uma ilha de extrema riqueza vegetal e mineral. Não só era a ilha magnificamente prolífica em depósitos de ouro, prata, cobre, ferro, etc., como ainda de oricalco, um metal que brilhava como fogo.

Os reis de Atlântida construíram inúmeras pontes, canais e passagens fortificadas entre os seus cinturões de terra, cada um protegido com muros revestidos de bronze no exterior e estanho pelo interior. Entre estes brilhavam edifícios construídos de pedras brancas, pretas e vermelhas.

Tanto a riqueza e a prosperidade do comércio, como a inexpugnável defesa das suas muralhas, se tornariam imagens de marca da ilha."

A lenda teria vindo de Platão q alega ter conseguido por sua vez no Egito.


e achei a vertente teorica q ele(David Gibbins) usa como base pra seu desenvolvimento no romance:

"Para alguns arqueólogos e historiadores, Atlântida poderia ser uma mitificação da cultura minóica, que floresceu na ilha de Creta até o final do século XVI a.C. Os ancestrais dos gregos, os micênicos, tiveram contato com essa civilização culturalmente e tecnologicamente muito avançada no início de seu desenvolvimento na Península Balcânica. Com os minóicos, os micênicos aprenderam arquitetura, navegação e o cultivo de oliveiras, elementos vitais da cultura helênica posterior. No entanto, dois fortes terremotos e maremotos no Mar Egeu solaparam as cidades e os portos minóicos, e a civilização de Creta rapidamente desapareceu. É possível que as histórias sobre este povo tenham ganhado proporções míticas ao longo dos séculos, culminando com o conto de Platão."

achei isto bem interessante tambem:

"A localização mais recente foi sugerida pela imagem obtida com o Google Earth por um engenheiro aeronáutico e publicada no tablóide The Sun,[12] mostrando contornos que poderão indicar a construção de edifícios numa vasta extensão com dimensões comparáveis ao País de Gales e situado no Oceano Atlântico, numa área conhecida como o abismo plano da Ilha da Madeira.

Apesar das suposições do engenheiro, a região se assemelha muito as considerações de Crítias sobre o Quadrilátero, por sua grandeza, suas ramificações. Há também, a frente dessa gigantesca estrutura, uma pequena geometria circular cujo é dividida em quatro secções pelas ramificações que se cruzam, conforme as menções sobre os canais que envolviam a cidade, referidos no livro de Platão"

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Atlântida
 
Última edição:
É dificil de acreditar, pode ter existido uma Atlântida, mas que não tinha as características creditadas a ela, nem a sua cultura, na verdae pode ser qualquer cidade costeira que foi submersa pelo mar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo