• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Scadufax é o cavalo de Beorn?

Felarhix

Usuário
O cavalo utilizado por Gandalf, Scadufax, é o mesmo cavalo que lhe foi emprestado por Beorn em O Hobbit?
Qual a sua origem? Porque pelo que me lembro há uma passagem no livro "As Duas Torres" que Gandalf diz que Scadufax é o Senhor dos cavalos e que já está com ele a muito tempo.
 
Não. Scadufax é um cavalo de Rohan, o Senhor dos mearas, uma "raça" de cavalos superiores, belos e velozes. Gandalf o conseguiu depois que escapou ed Orthanc. Ele foi pedir ajuda em Edoras, e Théoden disse a ele que poderia pegar um cavalo, mas que partisse logo. Gandalf perseguiu Scadufaz por dois dias antes de alcançá-lo e montá-lo.

Uma pequena curiosidade: na revisão inacabada que Tolkien fez d'O Hobbit na década de 60, o cavalo que Gandalf cavalga na primeira parte da viagem, de Bolsão a Valfenda é nomeado: seu nome é Rohald.
 
Não. Scadufax é um cavalo de Rohan, o Senhor dos mearas, uma "raça" de cavalos superiores, belos e velozes. Gandalf o conseguiu depois que escapou ed Orthanc. Ele foi pedir ajuda em Edoras, e Théoden disse a ele que poderia pegar um cavalo, mas que partisse logo. Gandalf perseguiu Scadufaz por dois dias antes de alcançá-lo e montá-lo.

Uma pequena curiosidade: na revisão inacabada que Tolkien fez d'O Hobbit na década de 60, o cavalo que Gandalf cavalga na primeira parte da viagem, de Bolsão a Valfenda é nomeado: seu nome é Rohald.


Mas nesta parte Théoden já não estava sob domínio de Saruman? Onde consigo encontrar estes dados nos livros?
 
Mas nesta parte Théoden já não estava sob domínio de Saruman? Onde consigo encontrar estes dados nos livros?

Em As Duas Torres, quando Aragorn, Legolas e Gimli encontram Galdalf, o Branco, em Fangorn (Cavaleiro Branco o nome do capítulo, né?)

E, talvez, no Conselho de Elrond, em A Sociedade do Anel.
 
Se não me engano o primeiro deles, trazido do oeste por Oromë, um deles capturado por Léod, ancestral da casa dos reis de Rohan. Ao tentar monta-lo ele acaba sendo arremessado e morto, Eorl (seu filho) doma o cavalo e o chamou de Felaróf, começando a linhagem sendo que só permitiam ser montados pelos Reis de Rohan e descendentes, com excessão de Gandalf.
 
É, tem essa história mesmo. Mas então os mearas apensas se reproduziram nas proximidades do Anduin? Nada deles em Beleriand?
 
Felaróf foi o cavalo que deu origem aos mearas, logo creio que o surgimento deles seja bem posterior a Beleriand, claro que deveriam haver os descendentes de Felaróf pelo mundo mas não eram chamados de Mearas. Ou pode ser que Oromë os trouxe apenas muitos anos depois.
 
Melkor, mas e a questão de quando Gandalf consegue o Scadufax?

Porque Meneldur disse "Gandalf o conseguiu depois que escapou ed Orthanc. Ele foi pedir ajuda em Edoras, e Théoden disse a ele que poderia pegar um cavalo, mas que partisse logo."

Nesse momento Théoden não estava sob o domínio de Saruman? Somente depois é que Gandalf o liberta da possessão não?

Não estou conseguindo temporalizar esta situação.:think:
 
Sim, Théoden já estava sob a influência de Saruman, mas disse que Gandalf poderia escolher qualquer cavalo. Gandalf pegou Scadufax.
 
Gríma comenta esse fato no capítulo "O Cavaleiro Branco". Diz que Théoden permitiu que Gandalf pegasse qualquer cavalo. E arremata: "Para a surpresa de todos, você, na sua insolência, escolheu Scadufax". Ninguém esperava que Gandalf escolhesse Scadufax (até porque só o próprio Théoden poderia montá-lo, creio).
 
Melkor, mas e a questão de quando Gandalf consegue o Scadufax?

Porque Meneldur disse "Gandalf o conseguiu depois que escapou ed Orthanc. Ele foi pedir ajuda em Edoras, e Théoden disse a ele que poderia pegar um cavalo, mas que partisse logo."

Nesse momento Théoden não estava sob o domínio de Saruman? Somente depois é que Gandalf o liberta da possessão não?

Não estou conseguindo temporalizar esta situação.:think:

Não sei se entendi muito bem sua dúvida Felarhix, mas acho que o que vc quer saber é:
Porque Théoden "ajudou" Gandalf sendo que Saruman, (que mantinha Théoden sobre controle através de Gríma) queria Gandalf fora de seu caminho?
Se for essa a sua dúvida, acredito que do momento em que Gandalf fugiu de Orthanc até o momento em que chegou a Edoras e solicitou ajuda a Théoden, não houve "tempo hábil" para Saruman "avisar" a Gríma/Théoden que Gandalf era seu prisioneiro. E além do mais Gríma não poderia saber pois até aquele momento Saruman era visto ainda como "amigo" dos povos da TM e Gríma acreditava que esta imagem deveria permanecer assim até o momento em que seu mestre se revelasse.
 
Na verdade Theoden deu o cavalo a Gandalf pois queria ver-se livre dele o quanto antes possível, já que estava influenciado por Grima. O que ele não iria imaginar seria que ele escolheria o próprio senhor dos Mearas.
 
Não sei se entendi muito bem sua dúvida Felarhix, mas acho que o que vc quer saber é:
Porque Théoden "ajudou" Gandalf sendo que Saruman, (que mantinha Théoden sobre controle através de Gríma) queria Gandalf fora de seu caminho?
Se for essa a sua dúvida, acredito que do momento em que Gandalf fugiu de Orthanc até o momento em que chegou a Edoras e solicitou ajuda a Théoden, não houve "tempo hábil" para Saruman "avisar" a Gríma/Théoden que Gandalf era seu prisioneiro. E além do mais Gríma não poderia saber pois até aquele momento Saruman era visto ainda como "amigo" dos povos da TM e Gríma acreditava que esta imagem deveria permanecer assim até o momento em que seu mestre se revelasse.

Era exatamente esta minha dúvida, porque eu achava que como Théoden estava sob domínio de Saruman e Gríma, tudo que acontecia era de conhecimento de Saruman instantaneamente, como se Saruman assumisse o corpo e a mente de Théoden.

Mas como vocês disseram, pelo que entendi, Théoden só estava "fora do ar" e repetia tudo aquilo que Gríma falava. É isto mesmo?
 
Era exatamente esta minha dúvida, porque eu achava que como Théoden estava sob domínio de Saruman e Gríma, tudo que acontecia era de conhecimento de Saruman instantaneamente, como se Saruman assumisse o corpo e a mente de Théoden.

Mas como vocês disseram, pelo que entendi, Théoden só estava "fora do ar" e repetia tudo aquilo que Gríma falava. É isto mesmo?

Aquele negócio de possessão de Theoden por Saruman é piração do Jackson e só acontece no filme. Na verdade Theoden estava extremamente influenciado por Saruman por meio da habilidade de Grima em envenenar a mente do rei.
 
Aquele negócio de possessão de Theoden por Saruman é piração do Jackson e só acontece no filme. Na verdade Theoden estava extremamente influenciado por Saruman por meio da habilidade de Grima em envenenar a mente do rei.

Realmente, porque no livro não fala em possessão, e sim no veneno de Gríma.
 
Sim, mais ou menos por ai, no filme foi colocado de uma forma bem diferente, mas no livro foi como os amigos de cima falaram, aos poucos Gríma foi influenciando cada vez mais as ações de Théoden, no período em que Gandalf fugiu de Orthanc e foi para Rohan, Théoden já estava sendo controlado por Gríma, e como Gríma sabia do que Gandalf seria capaz, talvez tenha instruido Théoden a falar para ele ir embora rápido, e que pegasse qualquer cavalo que quisesse.
Sobre ele ser o Cavalo de Beorn, acredito que o Cavalo que Beorn empreste para Gandalf possa ser da mesma raça, pois não fica muito claro se existia apenas um Mearas ou mais de um.
 
Sobre ele ser o Cavalo de Beorn, acredito que o Cavalo que Beorn empreste para Gandalf possa ser da mesma raça, pois não fica muito claro se existia apenas um Mearas ou mais de um.

Fica claro. No livro é dito que Scadufax é o Senhor DOS Mearas, que eram uma linhagem de cavalos provavelmente descendentes de reprodutores vindos de Valinor e que só os reis de Rohan e seus herdeiros poderiam montar. Acredito que Snawmana pertencesse a essa linhagem.
 
Fica claro. No livro é dito que Scadufax é o Senhor DOS Mearas, que eram uma linhagem de cavalos provavelmente descendentes de reprodutores vindos de Valinor e que só os reis de Rohan e seus herdeiros poderiam montar. Acredito que Snawmana pertencesse a essa linhagem.
Sim, me expressei um pouco mal
 
Isso provavelmente entre os homens. No sentido que os peões que semeiam o campo não poderiam montar um dos Mearas, além do fato dessa "raça" ter tido início com um dos cavalos domados por um ancestral dos reis de Rohan, o que não quer dizer que seres superiores à homens comuns não possam ser excluídos dessa regra, afinal Gandalf era bem mais do que um homem nobre, e Scadufax aceitava Gandalf e portanto só ele poderia recebê-lo como um presente já que nimguém mais (se não os reis) poderiam fazê-lo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo