• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ocarina, Alguém Conhece

the-hobbit

Restar é Igual a Um
Ola pessoal,
Queria saber se alguem conhece a Ocarina (não nerds (Como eu )Não é um Jogo Do Tempestuoso Zelda, e Sim, é um Instrumento Tocavel =] )

Toco a Uns Anos,
Gosto Muito, e Fabrico as Minhas :mrgreen:

Aqui vai Uma Descrição Wikipediana :hihihi:

A ocarina é um instrumento de sopro globular feito de porcelana, terracota ou pedra, da família das flautas. É um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo. Possui geralmente a forma oval tendo de quatro a treze buracos para os dedos, porém há algumas variações nesse desenho. Um tubo projeta-se de seu corpo servindo de bocal. Normalmente é feito de material cerâmico mas também podem ser usados outros materiais como plástico, madeira, vidro ou metal.

Ocarina é uma família muito antiga de instrumentos, acredita-se ser de uns 12 000 anos atrás. Os instrumentos do tipo ocarina foram de importância particular nas culturas chinesa e centro-americana (onde são freqüentemente feitos na forma de animais, geralmente pássaros,tartarugas,dentre outros animais sagrados para aqueles povos).


Uma ocarina no padrão azul-e-branco do início do século XX.
O uso comum da ocarina nos países ocidentais data do século XIX, quando sua forma moderna foi inventada pelo italiano Giuseppe Donati. O nome é derivado do italiano (ocarina "pequeno ganso"). Uma forma anterior era conhecida na Europa, feita de chifre de animal, e conhecida como gemshorn.
Foram produzidas ocarinas de porcelana belamente pintadas, como as ocarinas de Meissen. A fábrica de Meissen na Alemanha não construiu ocarinas, mas autorizou os fabricantes de ocarina a usar o padrão Meissen de azul e branco no design exterior.

A ocarina é uma flauta de formato globular. Isso a torna diferente dos instrumentos de tubo perfurados, como a flauta transversal e a flauta doce, onde as notas dependem do comprimento da distância percorrida pela coluna de ar. Por isso ela tem características acústicas diferentes. Tecnicamente, o seu corpo age como um ressonador de Helmholtz.
Outras flautas com esse formato são o shawn chinês e as flautas esféricas africanas. Estes exemplos diferem de ocarinas no formato do bocal. Semelhantes às ocarinas são os instrumentos de tubo fechado como as flautas de pan.

A ocarina, como outras flautas de corpo oco, tem a qualidade incomum de não depender do comprimento de seu tubo para produzir uma nota em particular. Ao invés disso as notas dependem da área de abertura total dos orifícios em relação ao volume total do instrumento. Isto significa que, diferente da flauta transversa ou da flauta doce, a posição dos orifícios não é muito relevante — o tamanho destes é o fator mais importante.


Ocarina de metal.
A caixa de ressonância da ocarina cria uma onda sonora senoidal sendo, assim, incapaz de criar sobreposições harmônicas. Isto significa que a técnica de soprar mais forte para “oitavar” notas não é possível com a ocarina, assim a sua extensão disponível é limitada.
As notas diferentes são produzidas dedilhando-se seus orifícios, abrindo e fechando mais ou menos a área total dos mesmos. As notas também podem ser variadas (de maneira limitada) soprando-se mais ou menos forte o instrumento.

Se algué se Interessar.:abraco:
Responde

E se não se interessar :superupa:
Responde Também
 
Opa. Nunca vi pessoalmente, ja tive algumas transversais de banbu, feitas artesanalmente ,nunca consegui tocar minha praia são as cordas mesmo. Você poderia postar umas imagens das suas pro pessoal conhecer e para vermos sua arte.
 
blz,
Uso Argila

o Problema é afinar msm

Mais ada quer o Youtube não resolva ?

[YOUTUBE][nomedia="http://www.youtube.com/watch?v=dfgmviGo7U4"]YouTube - Ocarina de cerâmica - parte I[/nomedia][/YOUTUBE]
[YOUTUBE][nomedia="http://www.youtube.com/watch?v=MkYl-L8RZmc"]YouTube - Ocarina de cerâmica - parte II[/nomedia][/YOUTUBE]



Vou ver aqui

umas legais e tal


ocarina6.jpeg



Essaeu fiz faiz uns 4 meses
mais ficou um pouco ruin =\
 
Eu tenho uma ocarina.
Sempre que viajam e acham uma, trazem para mim.
Mas a minha eh do estilo redondinha, nao dessa parecida com a do Link.

Nesse estilo, mas esta eh googlistica.
Ocarina,%20large,%20D.jpg

Mas eu nao sei tocar, nunca consegui =/
Minha area sao as cordas, pronto falei.
Mas eu admiro alguem saber tocar e acima de tudo fazer!
 
blz,
Uso Argila

Vou ver aqui

umas legais e tal


ocarina6.jpeg



Essaeu fiz faiz uns 4 meses
mais ficou um pouco ruin =\

Ficou bem legal hein! Mesmo você achando que ficou feia. Infelizmente ainda não tenho nenhuma, um dia compro e tento aprender a tocar (insistindo em sair das cordas). Belo trabalho.
 
existem metodos muiti legais (Livros que te ensinam a tocar)
mais tenh precguissa de comprar e quebrar a kbeça tanto pra estudar quanto pra traduzir = (
 
Se for nesse nipe:

a8f6_zelda_ocarina.jpg

ocarina.jpg

ocarina.jpg

Ocarina,%20large,%20D.jpg

ocarina01.jpg

ocarina_trasnv_tierra.jpg

keyed-ocarina.jpg

Não nego que só o conhecia no Zelda do 64. :lol:
Pra falar bem a verdade sempre pensei que esse instrumento fosse fictício mesmo, assim como também desconhecia sua importância para os povos antigos.
O que realmente me instigou, foi a fabricação. O the-hobbit fala que tem muitas e que você mesmo as faz.
faz uma pra mim :mrgreen:
 
Uma vez vendo um documentário sobre os aztecas eles falaram um pouco sobre um instrumento musical feito de cerâmica, mas na hora não prestei atenção no nome. Agora tenho certeza que foi exatamente esse.
 
Provavelmente antes de se chegar ao instrumento com a afinação ideal, eles experimentalmente produziram vários, até finalmente chegar naquele com o melhor formato.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo