• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Modo Tengwar Português (MTP)

Deriel, mais uma por que passei batido na primeira leitura: página 30, segundo exemplo de "poções": faltou o sinal de nasalidade sobre a yanta.

E outra dúvida: é desaconselhável utilizar esses indicativos de pontuação deste texto da Dúvendor, especialmente o ponto e vírgula, dois pontos e parênteses?
 
Última edição:
Fabio, quais são as principais mudanças em relação à RC4?

Ou isso tá explicado no arquivo?
 
Fabio, quais são as principais mudanças em relação à RC4?

Eu coloquei informações novas sobre regionalismos (inclusive uma tabela de sons bem babuta como anexo) e corrigi erros das versões anteriores.

Material novo mesmo só os regionalismos.
 
Depois de mil anos eu postando novamente... Mas uma ocasião dessas merecia...

TRÊS URRAS para o Deriel...

Depois de tanta labuta, e no meio de tanta coisa conseguiu dar continuidade ao projeto... Por isso amamos tanto você :hihihi:

E muuuuuuuuuuuuuito obrigado por ter expandido a seção sobre os sotaques e regionalismos (devo confessar que depois de tanta insistência tinha ficado triste por ter virado apenas uma nota no RC4)... valeeeeu meeeesmo!!!!!!!!!

Vou ler com mais atenção e comento...
 
Ai cara, acho que achei um erro em um daqueles textos em tengwar que ficam em baixo dos subtitulos,
(Pode ser que eu esteja errado )(Nem traduzi inteira porque logo que vi o "Suposto" erro, vim correndo te avisar)
Segue a Imagem :

imagemld.jpg

(Não ha nada melhor ....)

Não seria Suporte Curto mais uma Vogal " i " ?

Tai minha duvida não muito importante

Obrigado! = )
 
Ai cara, acho que achei um erro em um daqueles textos em tengwar que ficam em baixo dos subtitulos,
(Pode ser que eu esteja errado )(Nem traduzi inteira porque logo que vi o "Suposto" erro, vim correndo te avisar)
Segue a Imagem :

imagemld.jpg

(Não ha nada melhor ....)

Não seria Suporte Curto mais uma Vogal " i " ?

Tai minha duvida não muito importante

Obrigado! = )
Ele usou a vogal "e": tá meio embolada com o sinal de nasalidade, como se fosse uma extensão do ~.
 
Achei a dúvida dele fosse a respeito de ter sido usado o E ao invés do I em "encontrar".

Aproveitando o post, não sei se é só aqui, mas os números dos capítulos no índice não aparecem.
 
Sobre "encontrar". Eu costumo falar com som mais próximo de "e" que de "i" eu acho. Mas Deriel, fiquei com dúvida na Lua do exercício 4-9c. Não entendi porque você usou um wylia se não é ditongo.
 
Última edição:
Sobre "encontrar". Eu costumo falar com som mais próximo de "e" que de "i" eu acho. Mas Deriel, fiquei com dúvida na Lua do exercício 4-9c. Não entendi porque você usou um wylia se não é ditongo crescente. Teria que ser: lambe (com tehta "u") e haste curta com tehta "a" não? Ao menos com o entendimento básico que eu tenho da coisa hehe.

Esses detalhes vão da pronúncia de cada um mesmo. Alguns sotaques pronunciam os E's e O's certinhos, enquanto outros [acho que a maioria] fazem aquela redução pra I e U. Não estará errado se você achar que escrever "encontrar" com E atende melhor sua pronúncia.

Quanto a ditongos/hiatos: não temos regras claras e precisas. Isso varia muito também do jeito que cada um fala. Mesmo nas gramáticas mais confiáveis não tem uma regra infalível. Para mim, "lua" soa mais como um hiato que como um ditongo. É o tipo da coisa que nenhum MTP deve conseguir atender completamente.
 
Um errinho.. na página 40

"190 / 12 = 15 com resto 10
15 / 12 = 1 com resto 3
1 / 12 = 0 com resto 3"

O resto a última conta é 1.
 
Achei a dúvida dele fosse a respeito de ter sido usado o E ao invés do I em "encontrar".

Aproveitando o post, não sei se é só aqui, mas os números dos capítulos no índice não aparecem.

è Mesmo neah ?

me toquei agora que a pronuncia fica:

~I - K - Õ - TR - A - R
 
Não sei se é só no meu, mas na passagem da pg. 27 pra 28, na tabela dos ditongos decrescentes você repete a forma em tengwar do ditongo UA. Da uma olhada que você vai entender melhor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo