• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como Aprender a Lingua dos Elfos?

DGaladriel

Ser ou não ser? Seja então um
Olá pessoal, andei olhando pelo Forum e não encontrei o que realmente estou procurando. Gostaria de saber como aprender [via internet mesmo], como aprender a língua elfica, dicção, escrita, pelo menos o básico pra ler e saber o que escrever. Gostaria de aprender mesmo o básico, por livros, talvez também, mas que dessem uma boa base de aprendizado, desde já muito obrigada e se estiver criando tópico existente, desculpe e se puder, me indiquem o local certo.
 
o site postado pelo Caio é ótimo, mas decida primeiro se você quer aprender quenya ou sindarin.

eu prefiro sindarin. mas é só minha opinião.
 
Tambem estou louca pra aprender linguas elficas, mas antes tenho que aprender ingles! =)
 
Eu tenho a mesma dúvida que o autor do tópico.. Só que um pouco mais 'complexa'. Andei olhando pelos tópicos do Valinor e vi que alguns dizem que usam mais sindarin pra escrever e quenya pra falar, ou algo do tipo.

Qual é a diferença das linguas? É dificil de se aprender? 8-O
 
Dedicação é um ótimo tempero! Os dois idiomas têm as mesmas características de aprendizado de qualquer novo idioma, ao meu ver, só resta ter um espírito autônomo e partir pra cima.

Bem, eu tenho todos os aquivos dos dois cursos, o de Sindarin e o de Quenya. Fiz o download dos dois há um ano e meio no Ardalambion, porém, gostaria de saber se através dessas versões eu conseguiria um aprendizado efetivo, gostaria de saber se existem versões mais atualizadas dos cursos. Comecei o de Sindarin faz tempo, o que fica martelando na minha cabeça é isso, se eles foram atualizados ou não!
 
Bem, eu tenho todos os aquivos dos dois cursos, o de Sindarin e o de Quenya. Fiz o download dos dois há um ano e meio no Ardalambion, porém, gostaria de saber se através dessas versões eu conseguiria um aprendizado efetivo, gostaria de saber se existem versões mais atualizadas dos cursos. Comecei o de Sindarin faz tempo, o que fica martelando na minha cabeça é isso, se eles foram atualizados ou não!

Ambos os cursos não são os únicos existentes. Se você procurar, encontrará outros cursos diferentes, por autores diferentes. Eu sei que na Ardalambion original o Helge tem umas atualizações sim, se comparamos com a versão traduzida do curso. Já o do Thorsten, de Sindarin, eu não sei, teria que pesquisar.

O que é fato é que não dá pra manter nenhum tipo de conversa em nenhuma dessas línguas, porque não existe vocabulário suficiente pra isso, e várias palavras não foram completamente atestadas, visto que Tolkien vivia fazendo alterações nos idiomas (imagino que fosse seu passatempo preferido :mrgreen:).
Dá para serem feitas traduções, com adaptações no vocabulário do texto original, para tentar passar a mesma mensagem em élfico, mas não deve ser muito fácil não...
 
eu também quero muito aprender sindarin e quenya. Tem algumas que seja menos difícil?? Já baixei os arquivos do site que o Caio passou, dei uma lida por cima e achei que é um tanto quanto complicado. Vou ter que me dedicar bastante para aprender!! Tem algum lugar que eu possa aprender a música que a Éowin canta no funeral doThéodred?
 
Eu prefiro aprender diretamente com falantes nativos, Elrond é um ótimo professor.
Concordo, mas o Elrond é meio rigoroso. Me fez chorar só porque eu errei um dos usos do "H" uma vez.

Eu tenho a mesma dúvida que o autor do tópico.. Só que um pouco mais 'complexa'. Andei olhando pelos tópicos do Valinor e vi que alguns dizem que usam mais sindarin pra escrever e quenya pra falar, ou algo do tipo.
Qual é a diferença das linguas? É dificil de se aprender? 8-O
Não como do português para o japonês, mas como do inglês para o alemão, eu diria: diferentes, mas com ligeiras semelhanças e algumas palavras quase idênticas. Pense no contexto do legendário: ambas as línguas têm um ancestral comum. O quenya sofreu menos mudanças, tornando-se uma espécie de língua arcaica, enquanto o sindarin sofreu uma longa evolução. Acho interessante pensar o quenya como o latim, e o sindarin, como o italiano. [editado]

Este artigo do Imrahil vem muito a calhar neste tópico.

Tem algum lugar que eu possa aprender a música que a Éowin canta no funeral do Théodred?
A canção dela é na língua de Rohan, não?

Desculpe mas sou noob nessa area..Qual é a diferença entre Sindarin e Quenya? na pronuncia logico
As regras de pronúncia são basicamente as mesmas. Dá pra aprender uma noção geral para ambas.
 
Última edição:
Acho interessante pensar o quenya como o latim, e o sindarin, como o italiano.

Não é bem assim, na verdade. Esse tipo de comparação pode ser ainda mais problemático pelo fato do italiano ter vindo do latim, o que daria a entender que o mesmo ocorreu com o Quenya e o Sindarin. E muita gente já manifestou achar que é esse o caso, então quanto menos essa noção se propagar, melhor.

E reformulando um pouco o meu post do link, mas ainda mantendo as línguas dentro de uma mesma família, acho que uma equivalência mais precisa é de que o Quenya seria como o islandês (que pouco mudou desde o nórdico antigo, basicamente pronúncia de certas letras e detalhe mínimos de grafia) e o Sindarin como o inglês, que teve mudanças consideráveis, indo do inglês antigo > inglês médio inicial > inglês médio > inglês moderno inicial > inglês moderno atual, enquanto que o caminho do islandês foi basicamente islandês (= nórdico) antigo > islandês moderno atual.
 
Não é bem assim, na verdade. Esse tipo de comparação pode ser ainda mais problemático pelo fato do italiano ter vindo do latim, o que daria a entender que o mesmo ocorreu com o Quenya e o Sindarin. E muita gente já manifestou achar que é esse o caso, então quanto menos essa noção se propagar, melhor.
Isso é verdade! Fazer tal comparação tem esse perigo, vou abandoná-la imediatamente. E dar uma editada no post. :yep:
 
A língua de Rohan é basicamente inglês antigo (língua em que foi composto Beowulf), não galês.
 
eu também quero muito aprender sindarin e quenya. Tem algumas que seja menos difícil?? Já baixei os arquivos do site que o Caio passou, dei uma lida por cima e achei que é um tanto quanto complicado. Vou ter que me dedicar bastante para aprender!! Tem algum lugar que eu possa aprender a música que a Éowin canta no funeral doThéodred?

Monica, achei esse tópico com a letra e a tradução do lamento da Éowyn:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo