• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Thor e a Serpente de Midgard

Lavindil

Usuário
Hoje estava assistindo a Batalha dos Deuses no History Channel e soube do triste fim de Thor no Ragnarok. Thor era inimigo de um gigante que possuía a forma de uma serpente gigantesca. Durante toda sua vida ele tentou mata-la, e durante o Ragnarok ele teve seu último encontro com ela. Usando Mjölnir feriu de morte a Serpente de Midgard, no entanto seu sangue venenoso lhe atingiu e Thor caiu morto.

Ao assistir isso me lembrei imediatamente de algo parecido em Arda, porém não foi um deus e uma serpente, mas um homem e um dragão. Se vocês conhecem a triste história te Túrin Turumbar devem se lembrar de seu quase fim quando ele fere de morte Glaurung, mas ao retirar sua espada o sangue venenoso de Glaurung o atinge e ele cai como que morto.

Nós sabemos que Tolkien se inpirava na mitologia nórdica; teria ele se inpirado na história de Thor?

Abraços amigos.
 
A mitologia com a qual Tolkien mais teve contato foi a Mitologia Nórdica. Talvez vc não saiba, mas Tolkien escreveu o livro "The Legend of Sigurd and Gudrún" no qual ele reinventa a mitologia, e ao invés de colocar Thor como assassino das serpente, ele coloca o personagem Sigurd como tal. Mto parecido com a historia de Turin, não?? E ainda por cima Tolkien menciona numa das Cartas q Sigurd foi uma das inspirações de Turin. Então, é mto provavel q Tolkien tenha se inspirado nessa parte da mitologia nórdica, como vc falou.

Há tb um artigo da Valinor q menciona esse assunto, esse aki:

http://www.valinor.com.br/8490
 
Ja tinha ouvido falar que Tolkien tinha se inspirado na lenda de Thor para criar a historia de Túrin, e realmente existem varias semelhanças.
Falando nisso, alguem sabe alguma influência não-nordica que Tolkien utilizou para criar sua obra?
 
A mitologia com a qual Tolkien mais teve contato foi a Mitologia Nórdica. Talvez vc não saiba, mas Tolkien escreveu o livro "The Legend of Sigurd and Gudrún" no qual ele reinventa a mitologia, e ao invés de colocar Thor como assassino das serpente, ele coloca o personagem Sigurd como tal.
Como é que é? A Lenda de Sigurd e Gudrún de Tolkien chega até o Ragnarok e Sigurd mata a Serpente?

Li o artigo da Valinor e fiquei bobo. Pensava que a história era bem baseada na lenda original, mas descobri que estava enganado. Preciso muito ler esse livro.

Falando nisso, alguem sabe alguma influência não-nordica que Tolkien utilizou para criar sua obra?
A religião judáico-cristã tem uma alta influência na obra de Tolkien.
O poema Beowulf também foi uma forte inspiração para compôr algumas passagens de O Hobbit.
 
Sim, essa passagem muito se assemelha a história de túrin.

Só detalhando, esse fato acontece no Ragnarok, o crepúsculo dos deuses, que é como o apocalipse das mitologias nórdica e gêrmanica. Era previsto que o Ragnarok aconteceria quando se seguissem três estações consecutivas de invernos rigorosos, e quando fosse queimada a lenha retirada do freixo da Yggdrasil, a árvore do mundo, que estava acumulada nos portões do Valhalla. Quando acontece o ragnarok, Loki, o meio-gigante é liberado de sua prisão, e traz consigo um exército de vis criaturas para atacar e destruir o Valhalla, a morada dos deuses.
O deus odin luta com o lobo Fenris, e é engolido inteiro. Vidar, seu filho, o vinga matando fenris perfurando seu coração.
Freyr é derrotado por Surtr, porquê perdeu sua poderosa espada,que tinha vida própria (Esta foi confiada ao mensageiro Skirnir, que a perdeu) Thor luta com a serpente Jörmungandr e acontece o que você citou. Loki luta com Heimdallr, e os dois matam um ao outro.
Tyr luta com o gigantesco cão de caça Garmr, e, novamente, ambos morrem.
Então, Surtr cobre Midgard com chamas, resultando em sua destruição.

O interessante é que, em muitas versões, o Ragnarok não representa apenas catástrofe, mas uma destruição necessária para que se surja uma nova era, tanto que Odin diz:
"Chegou a hora. É necessário que aconteça esta transformação. O tempo dos deuses acabou. Chegou o tempo dos homens."
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo