• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Análise de PES 2011

Brunno Zenni

Usuário
Versão 2011

Todos sabem da guerra declarada entre PES e FIFA, por isso, a cada ano os títulos são mais exigidos em relação as suas inovações. Porém, a Konami sempre buscar não decepcionar sua legião de seguidores, limitando-se em modificações em elementos do game. Diante disso, sempre que uma nova versão de PES chega ao mercado, contamos nos dedos as suas novidades. Mas apesar de limitadas, essas novidades agradaram o público, principalmente os brasileiros, graças a participação dos clubes que disputam a Taça Libertadores da América (como Internacional, Flamengo e Corinthians) e a narração em português do carismático: Silvio Luiz.
Modos de jogo
O game mantém boa parte dos seus modos de jogos, são eles: Exhibition – Modo exibição, ou seja, partida amistosa; UEFA Champions League e Copa Libertadores da América – Principais torneios do continente europeu e americano respectivamente; Master League – Popular modo “manager” do jogo em que você deve evoluir seu time, contratar jogadores, entre outras funções de técnico/dirigente; Rumo ao Estrelato – Modo em que você deve evoluir seu jogador até que o mesmo alcance o posto de capitão da seleção de seu respectivo país; Ligas – Você pode participar dos principais torneios nacionais ou criar a sua própria liga.
Mudanças na jogabilidade
A nova versão de PES apresenta modificações na movimentação dos jogadores, que agora possuem movimentos em 360 graus. Também chama atenção a nova mecânica de passes adotada pelo game, pois além de mirar a direção desejada, é necessário medir a intensidade da força deste mesmo toque, tornado o movimento muito eficiente para lançamentos e passes em profundidade.
Os dribles também receberam melhorias, tornando alguns jogadores extremamente “lisos” ao encarar os zagueiros adversários. Os chutes também estão bem mais diversificados, de forma parecida com a aplicada em FIFA 11. Determinados jogadores chutam de uma forma mais agressiva, o famoso “bicão”, enquanto outros são adeptos de chutes mais colocados.

PEESSS.jpg



“Olho no lanceee!”
Para nós brasileiros, a grande atração de PES 2011 fica por conta da narração em português. Com locução de Silvio Luiz e comentários de Mauro Beting, o jogo ganha um sabor de futebol ao vivo na TV, ainda mais por se tratar de um dos locutores mais divertidos da TV brasileira.
Porém, essa mesma locução torna-se um dos pontos negativos do game devido a muitos atrasos no decorrer da partida. Um exemplo claro pode ser visto na hora da cobrança de um pênalti, no qual o locutor está descrevendo como será a cobrança enquanto o goleiro já está posicionado para o tiro de meta (uma vez que o jogador desperdiçou a cobrança). Ou então em momento inusitados, como por exemplo, um simples chute de fora da área que resulta no gol e que Silvio Luiz e Mauro Beting descrevem como uma “linda jogada” em que o jogador driblou a marcação e bateu para o gol com muita perfeição. Entretanto, até mesmo os deslizes tornam-se engraçados e divertidos.
Visual de primeira
Em relação ao seu rival FIFA 11, PES 2011 mostra-se muito superior em relação aos gráficos. Os cenários são muito bem desenhados reproduzindo muito bem arenas famosas. Os jogadores também possuem um belo capricho, com direito a inúmeras expressões faciais. As camisas dos clubes também são idênticas as utilizadas na vida real, inclusive aqueles modelos repletos de patrocínios, até mesmo debaixo do braço.

PESSSS.jpg



Edição total
Em PES 2011 é possível editar quase tudo do game. Além de editar jogadores, torneios e clubes, é possível editar até mesmo estádios. Tudo bem que as opções são bem limitadas e pré-definidas, mas é interessante incorporar o engenheiro dentro de você e desenvolver a sua própria arena. Também vale ressaltar que, assim como em outras versões, PES 2011 permite importar figuras para colocá-las nas camisas de clubes.
Primeiros deslizes
O primeiro problema encontrado em PES 2011 é em relação a movimentação dos jogadores. Embora ela tenha sido aperfeiçoada, conforme foi descrito mais acima, ainda continua bastante artificial, uma vez que seus jogadores locomovem-se de maneira um pouco robótica.
Ainda sobre a movimentação, PES 2011 também apresenta alguns movimentos um tanto absurdos, como passes de carrinho com força de um chute a gol, ou então um peixinho (movimento no qual o atleta se projeta a frente para uma cabeçada mais baixa) executado em uma longa distância em que a força da cabeçada também é bastante exagerada. Mas os jogadores mais antigos da série já se acostumaram com esses movimentos e encaram como algo normal.



PES-2.jpg



O grande problema dos goleiros
A cada ano aumentam as nossas expectativas em relação a este assunto, porém, mais uma vez, nos decepcionamos em relação aos goleiros de PES 2011. Primeiro ressaltamos a eficiência nada equilibrada dos atletas, pois não é difícil acontecer do goleiro buscar aquela bomba no ângulo e no lance seguinte a bola passar debaixo de seus braços. Quando o assunto é referente a saída do gol, a situação piora, pois na maioria das vezes, o jogador saí de forma despreparada derrubando todos a sua frente e sem sequer tocar na bola.
Para completar a tragédia, a reação dos goleiros é totalmente imprevisível. Alguns chutes, considerados simples, o indivíduo rebate a bola para frente da pequena área. Todos sabem que uma das regras principais na hora de ser um goleiro é: “nunca de rebote para a frente do gol”. E quando as bolas são batida com uma certa força, muitos momentos o rebote do goleiro vai parar na lateral do campo. Tudo bem que isso também deve-se um pouco ao exagero de força aplicado na mecânica de chute.
Chega a ser decepcionante tais atitudes, uma vez que o game é totalmente voltado ao equilíbrio. Um exemplo prático é em relação aos níveis de dificuldade, pois quando você encara a própria máquina no nível mais difícil, além de tomar um baile dos atacantes adversários, você encontra uma forte marcação e se depara com jogador adversário enrolando com a bola esperando o tempo passar.


PES-4.jpg



Falta de licenças
Parece que este é um problema que assola tanto FIFA quanto PES. Enquanto no jogo da EA nos deparamos com clubes sem licença, em PES são as seleções que sofrem com este problema. E para piorar, ainda nos deparamos com um Brasil de camisas totalmente diferentes da nossa tradicional amarelinha. Entendemos que este é um problema nada simples de solucionar, mas poderiam manter o básico de outras versões, afinal seleção “canarinho” com camisa branca não dá!
Conclusão
PES 2011 evoluiu muito em relação a sua versão anterior, porém, como em muitos anos, a Konami apresenta um receio em evoluir drasticamente a mecânica de seu game. Além de contarmos com menus e locuções em português, a jogabilidade continue bem apurada e os gráficos cada vez mais belos. Porém o velho problema dos goleiros parece amaldiçoar o game da produtora japonesa, fazendo com que muitos se irritem com a situação e até mesmo, migrem para seu rival: FIFA 11.


fonte.
 
Estou jogando e gostando muito!

O jogo está realmente muito bom! A jogabilidade não está confusa como no 2010, digamos que o jogo corre mais solto.

Os gráficos como sempre muito bonitos e temos uma infinidade de modos de jogo. A Libertadores está legal, apesar de eu achar que faltou o Palmeiras por ali. :mrgreen:

On-line está muito bom! Não trava e o jogo corre livre até o final. Sem contar o monte de modos de jogos online também. Aliás, se alguém quiser marcar uma partida é só avisar. :D
 
FIFA melhorou muito mesmo nas ultimas edições.
Deixou de ser arcadão pra ficar mais simulador.

Pra mim as 2 franquias agora brigam de igual pra igual. Ser melhor ou não passa a ser questão de gosto.
Que nem as eternas discussões de qual o melhor jogo de corrida de hoje.
 
Estou esperando a atualização do jogo para ver se vão colocar o Ronaldinho G. no Flamengo. :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo