• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Astrologia

Você acredita em Astrologia?


  • Total de votantes
    164
fala serio... naum tem como acreditar numa coisa dessa! se fosse assim, a minha irma (q nasceu no mesmo dia q eu) seria igual na personalidade e teria o mesmo destino q eu! haha! fora q as caracteristicas q eles atribuem ao meu signo naum tem nda a ver comigo (eu sou de gemeos, mas naum sou nda comunicativa, criativa, voluvel, naum curto festa e por ai vai =P)

mas o engraçado eh q de vez em nunca eu pego uma revista e vejo meu horoscopo ... e mtas vezes ele tem a ver com alguma coisa q tah acontecendo comigo no momento ... mas eu acho q esse tpo de coisa tem mais a ver com a minha intuição de do nda resolver ler o horoscopo naquele dia doq os kras q escreveram aquilo adivinhar alguma coisa (afinal, naum eh possivel q todo mundo q nasceu entre 20 e pokos de maio e 20 pokos de junho estejam passando pela mesma situação q eu!)
 
Quando eu pego jornal ou revista eu dou uma lida, mas por curiosidade só. Num acredito que bata. Mesmo porque pra quem acredita, o horóscopo, pra funcionar relativamente, tem que ser feito com TODOS os dados individuais da pessoa, como o mapa astral. É meio difícil acontecer a mesma coisa no mesmo dia com TODAS as pessoas nascidas em Áries.
Ontem mesmo foi engraçado, tava lendo o horóscopo da revista Manequim, em Família "bom relacionametno com seu pai". Pensei: só se for além túmulo. (ok, sei que foi humor negro, mas num resisti.)
Acho q algumas características dos signos tem a ver, por exemplo eu me identifico com algumas características atribuídas a Áries, mas quanto a dizer que uma frase que sai no jornal vai reger seu dia é meio demais né? :lol:
 
As vezes leio horóscopo, mas só por curiosidade.
Mas já os signos compativeis, a personalidade da pessoa segundo o mês de seu nascimento, eu até acredito um pouco.
 
O que é horóscopo ?

É preciso definir. Vocês, pelo visto, estão falando de prever o que vai acontecer no dia seguinte de acordo com o signo da pessoa. Bem, temos em torno de 6 bilhões de pessoas na face da terra, e são 12 os signos. Acreditar que 500 milhões de pessoas terão exatamente o mesmo dia é ridículo. Beira a neurose.

Mas é preciso lembrar que signos não são sinônimo de horóscopo. Signo é uma forma de estudar a personalidade das pessoas dividindo-as em grupos com temperamentos parecidos. Notou-se, impressionantemente, que havia muito em comum com o nascimento das pessoas de um mesmo grupo. Muitas nasceram no mesmo período, e algumas não. Mas essas que não nasceram no mesmo período, ou seja, tem aquele temperamento mas são de outro signo, tinham uma relação matemática com o nascimento e aquele signo. Assim, os sábios da antiguidade calcularam o ascendente.

Por exemplo: na Dirhil's Party, O Sujo de Sangue estava como ele sempre esteve: chamando a atenção de sua forma irreverente. Cheguei para não lembro quem e disse "aposto que o sujo ou é de leão, ou tem ascendente em leão". Fui perguntar pra ele, e ele só sabia o signo. Perguntei que horas ele nasceu, e adivinhem: o ascendente era Leão. 8O

(eu sou de gemeos, mas naum sou nda comunicativa, criativa, voluvel, naum curto festa e por ai vai =P)

Isso acontece pq as pessoas que falam de signos fazem uma banalização, por marketing. Signo não é uma receita de bolo, "você é do signo A então é uma pessoa A, e terá hoje um dia A". É bem mais complexo, como o é a personalidade de qualquer pessoa.

Eu sou de gêmeos, e não é uma única característica que se encaixa em mim. TODAS as características de gêmeos se encaixam em mim. Se uma se encaixa, todas se encaixam, e isso não parece combinação de probabilidades, já que se assim o fosse, apenas uma ou duas características acertariam para todos.

---

Bem, para quem não sabe calcular essas coisas, vou escrever aqui o que eu lembro. Posso cometer um equívoco, mas em geral é isto aí:

Signo solar é dado pelo dia do ano em que você nasceu. Começando perto do dia 20 do mês anterior, e indo até o dia 20 do mês em questão.
Nota pessoal do Rousoku: notei que as pessoas que costumam seguir mais fielmente as características de seu signo são as que nascem dos 10 primeiros dias do mês. Eu formulei uma regrinha que está obviamente simplificada e generalizada demais, mas ajuda a dar uma idéia: quanto mais próximo o nascimento do dia 5 do mês, mais fiel a pessoa é às características do signo, e vice-versa.

Signos característicos de cada mês:

Janeiro: Capricórnio
Fevereiro: Aquário
Março: Peixes
Abril: Áries
Maio: Touro
Junho: Gêmeos
Julho: Câncer
Agosto: Leão
Setembro: Virgem
Outubro: Libra
Novembro: Escorpião
Dezembro: Sagitário

O ascendente é calculado de acordo com a hora em que você nasceu. Basicamente, depende da hora em que o sol nasce (normalmente às seis da manhã). Se você nasceu na hora em que o sol estava no horizonte (fazendo um trocadilho: se você nasceu junto com o sol), então seu ascendente é o seu próprio signo solar (exemplo, você é de Libra, e nasceu as 6:00 am, então seu ascendente também é Libra). Para cada duas horas a mais que você tenha nascido, considere um signo a mais na tabela, já que temos 12 signos e 24 horas num dia. Assim se você é de Libra, e nasceu às dez da manhã, então você nasceu duas vezes um período de duas horas mais tarde (10h = 6h + 4h, sendo 4h = 2x2h, ou seja: 10h = 6h + 2.2h), então conte dois signos a mais, que no caso de Libra, é sagitário, e o ascendente dessa pessoa é sagitário. O mesmo vale, se você nasceu antes das 6:00am, ou seja, a cada duas horas mais cedo, vlte um signo na tabela. Eu sou de gêmeos, e nasci às 4:10 am, que é exatamente um período de duas horas mais cedo que o sol (6:00am), logo meu ascendente é Touro.

Claro, essa é uma versão simplificada, para quem tem apenas curiosidade. Há mais detalhes que devem ser levados em conta, como o já citado mapa astral, mas aí está o básico do básico.

A maioria esmagadora das pessoas mistura características do signo com o ascendente (em especial as que nascem no começo do mês). Uma excessão, por exemplo: minha mãe, que é de Leão, com ascendente em Virgem, mas a personalidade dela é totalmente virgem, que é o ascendente. Eu sou quase o oposto: minhas características são mais próximas do meu signo do que do meu ascendente.

E tem aquelas pessoas cujas características nao têm nada a ver com o signo ou com o ascendente. Casos particulares e não muito comuns.
 
Vela disse:
E tem aquelas pessoas cujas características nao têm nada a ver com o signo ou com o ascendente. Casos particulares e não muito comuns.
buaaaa, eu sou anormal!!! >.<

pq eu faço aniversario no dia 1 de junho e meu ascendente eh aquario! gyeeeee .... >.<
 
Não faz diferença ser horóscopo de jornal ou mapa astral calculado de uma manira complicada. Os dois não passam de ´pensamento mágico´, achar que tem corpos celestes coordenando humores e características humanas. Mesmo pensando somente em símbolos, continuam na categoria de pensamento mágico.
 
Nossa Rousoku, voce entende mesmo da coisa, hein? :roll:

O que eu sabia era mais ou menos isso tambem, e pelo que voce falou, realmente quem nasceu la pelos 1ºs dias do mes tem mais tendencia a ter a personalidade puxada para o signo. Nasci dia 2 e minha personalidade bate direitinho, ou quase no signo de Touro e meu ascendente eh em Cancer, que tambem bate direitinho...

No horoscopo do que vai aontecer daki a um da, ou algum tempo eu tambem nao acredito, se nao todas as pessoas do mesmo signo teriam as mesmas probabilidades e teriam o dia igual. Como jah disseram aih. Mas gosto de ver por curiosidade e nao ter o que fazer :roll:
E jah perceberam tambem que tudo o que escrevem no horoscopo eh meio incerto, e cabe para qualquer pessoa de qualquer signo? :wink:
E ainda tem aqueles horoscopos da semana inteira para qqr signo que fala do tipo "nao comer doces ateh tal hora" "pensar na vida ateh tal hora" "conversar cm amigos ateh tal hora" Afff....
 
Eu acho que não é verdade naum...
Às vezes dava uns negócios parecidos comigo, mas às vezes dava super errado...
Eu sou mto parecida com meu signo, mas tenho várias características de outros signos tbm, e meu ascendente é meu próprio signo.
 
Eu penso que realmente exiete ligação e uma certa infuencia, mas não dependo dessa para viver (ou seja não me prendo as previsões). É fácil notar comportamentos de pessoas e associá-los aos seus respectivos signos, mas não é, apenas, o solar que propiciará tais caracteristicas (e o Vela, o Rousoku demonstrou que entende bem do assunto e que não fica , apenas, no achismo). Eu por exemplo sou Aquário com ascendente em aquário e sgno lunar Aquário (dá p/ ter juízo???), sinto vontade de fazer meu mapa astral mas por enquanto não saciei esta.
Gosto de ouvir (ou ler) estudos a respeito deste assunto e não desprezo um auxílio (conselho) vindo dos místico e tem mais, se eu acreditasse fielmente nisso não teria vergonha de dizer (sei que muita gente por insegurança ou mesmo vergonha não admitem).
----
O homem sofre influência do universo, assim como o universo sofre influência do homem... (li algo parecido com essa frase na semana passada)
----
Mas dizer que os signos regem nossas vidas por completo (isso eu não creio!!), afinal qual seria o nosso papel se assim o fosse??

...
 
Signo é uma forma de estudar a personalidade das pessoas dividindo-as em grupos com temperamentos parecidos. Notou-se, impressionantemente, que havia muito em comum com o nascimento das pessoas de um mesmo grupo. Muitas nasceram no mesmo período, e algumas não. Mas essas que não nasceram no mesmo período, ou seja, tem aquele temperamento mas são de outro signo, tinham uma relação matemática com o nascimento e aquele signo. Assim, os sábios da antiguidade calcularam o ascendente.

Mas por que essas coisas não são então levadas a sério no meio científico, em especial na Física e na Astronomia?

Afinal esse tipo de coisa não seria como metafísica ou teologia, totalmente a parte das questões científicas, pois teria sim repercussões nessas áreas. O que tu está dizendo aí é que há uma interação entre as estrelas e as pessoas. Interação esta que a Física, junto à Estatística, não prevê: as interações magnéticas, gravitacionais, ou seja o que for, das estrelas junto ao planeta, não tendem a contribuir com o nascimento de diferentes personalidades em especial, estatisticamente todo tipo de gente deveria aparecer, na mesma proporção que aparece na população do individuo que está nascendo.

E no final de contas teria que aparecer inevitavelmente uma interação física entre as estrelas e a matéria constituinte da pessoa, afinal o cérebro determina, ou ao menos é uma manifestação, de sua personalidade (se uma pessoa vê alguém ferido, e ajuda-a, enquanto outra não, é porque seus cérebros sofreram reações eletroquímicas diferentes - mesmo que tu acredite em espíritos e tudo mais, essa diferença material tem que aparecer também). Se misteriosamente um mesmo padrão tende a aparecer com pessoas de mesmo mapa astral (e, de novo, tenderá a corresponder um mesmo tipo de padrão material, neural), é porque alguma interação física (no sentido de ser detectável) não está sendo levada em conta, porque todas as outras levam a uma indiferença estatística no surgimento de um ou outro tipo de personalidade, ao surgimento de diferentes ‘cérebros’ que, posteriormente, estarão relacionados com a personalidade das pessoas.

Talvez, se existisse, seria uma interação quase inexplicável, pois envolveria toda a matéria constituinte do indivíduo, não seria uma interação simples de cargas e tudo mais. Mas, mesmo se não fosse explicado, seria detectado, com uma mera pesquisa de uns 30 anos, acompanhando a vida do indivíduo.
 
Essa é a primeira contra-argumentação de nível respeitável que eu vejo. Parabéns! Seus pontos são excelentes.

Mas por que essas coisas não são então levadas a sério no meio científico, em especial na Física e na Astronomia?

Sinceramente não sei, mas tenho palpites:

1) conhecimento parcial. As pessoas ouvem falar meia dúzia de nomes e acham que realmente sabem o suficiente pra julgar. Basta ver as respostas deste tópico: o título é astrologia (previsão da personalidade da pessoa) e a maioria está opinando sobre horóscopo (previsão dos acontecimentos do dia). os cientistas, tristemente, costumam ter a mesma pressa: credito sem análise é tão estapafúrdio quando o descrédito sem estudo.

2) reputação. Muita, mas muita gente MESMO que gosta de astrologia é do tipo "esquizotérico": acredita em qualquer besteira. De superinteressante a capricho. E se você pede para uma pessoa dessas explicar o que a faz gostar de astrologia, ela sinceramente não faz idéia. Gosta e pronto. Ou... quando tenta explicar, o resultado é lastimável. Isso queima a imagem dos estudiosos sérios.

Então se vc disser a um cientista "vamos fazer um estudo sério sobre astrologia?" a reação dele será: :rofl: :doido:

O que tu está dizendo aí é que há uma interação entre as estrelas e as pessoas. Interação esta que a Física, junto à Estatística, não prevê: as interações magnéticas, gravitacionais, ou seja o que for

Na verdade, eu não disse isso. Disse que ela classifica as personalidades (como, por exemplo, os tipos psicológicos de Jung também classifica) mas eu nunca disse que a posição dos astros era causa. Viu como é fácil se apressar na análise?

A parte científica vai até o ponto em que existe uma coincidência entre a posição dos astros e os ciclos naturais de personalidade.

Se essa coincidência quer dizer que os astros causam, ou se é uma coincidência meramente por ter alguma lei em comum (como os astros tem lei em comum com os elétrons, mas a posição dos planetas não causa o movimento atômico), cabe a nós fazer pesquisa. Minha graduação de engenharia me diz que não pode ser a causa. Gravidade não causa isso. Devem ser duas coisas regidas por equações que meramente coincidem.


mesmo que tu acredite em espíritos e tudo mais, essa diferença material tem que aparecer também

Sim, negar a matéria seria burrice descarada.


Mas, mesmo se não fosse explicado, seria detectado, com uma mera pesquisa de uns 30 anos, acompanhando a vida do indivíduo.

Não precisa. Pesquisa de alguns meses já é bem conclusiva. mas ninguém vai fazer essa pesquisa, pois ele receberia um carimbo na testa arrancando toda a credibilidade científica dele.

Eu estou fazendo minhas próprias análises. Veja, por exemplo, aqui na Valinor mesmo. Abri um tópico no Comunidade me oferecendo pra fazer mapa astral das pessoas de graça.

Acertei tudo? Não, errei vários. De cada cinco, um eu erro feio.

Mas... se são 12 signos, e a astrologia for balela, minha chance de acerto vai "fall back" pro estatisticamente aleatório: 1/12 avos, ou seja, 8,3% de acerto. Vamos puxar a sardinha pro seu lado e dizer que as pessoas fazem esforço pra se encaixar mesmo quando não bate tão bem. 20% de acerto? 30% de acerto?

Meus índices estão em 80% de acerto...

(e olha que eu não falo aquelas coisas meteorológicas que se encaixam em todo mundo, do tipo "você é o tipo de pessoa que não gosta de sofrer". se eu vejo sensibilidade a sofrimento no mapa de uma pessoa, eu digo "você é um bebê chorão que irrita todo mundo de tão sensível". sou bem específico justamente porque não sou nenhum cartomante de festa junina)

muita, mas muita gente me diz coisas do tipo "nossa vc me conhece melhor que a minha mãe!".

Não é prova. Mas é um amontoado de evidências que no mínimo indica: não é burrice considerar a possibilidade de que alguma coisa por trás disso existe.
 
Última edição:
Meus índices estão em 80% de acerto...

Isso é muito simples de explicar, uma vez que quem avalia o acerto é o consultante. Isso é chamado de "Efeito Forer". Obtém-se 85% de acerto mostrando sempre o mesmo mapa astral pras pessoas.

Aqui o paper da pesquisa original: [ame="http://www.scribd.com/doc/17378132/The-Fallacy-of-Personal-Validation-a-Classroom-Demonstration-of-Gullibility"]The Fallacy of Personal Validation a Classroom Demonstration of Gullibility[/ame]

Um resumo pra quem quiser: [ame]http://en.wikipedia.org/wiki/Forer_effect[/ame]

Ou seja, economize saliva e mostre sempre o mesmo mapa astral (pelo menos o mesmo texto, pode mudar as figurinhas). Só não diexe seus clientes verem o mapa astral um dos outros :g:

Pronto, ensinei a todos como ser um astrólogo de sucesso e bem conceituado, com quase 90% de acerto! :yep:

(como diria o pica-pau: vudu é pra jacu)
 
o estudo dos arquetipos e do inconciente coletivo tem uma profundidade e relevancia muito grande na questão, ate porque somo uma sociedade a muito tempo regida por conceitos astronomicos, todo nosso organismo é regulando em função de ciclos lunares e solares inclusive. não se sabe muito ate q ponto isto influencia o intelecto humano. O quanto as fases da lua, pisicologicamente falando, não esta enraizado na nossa mente? desde que constamos como especie a lua é uma fator que alem de influenciar mares e estações(se nao estiver falando besteir), influencia nossa mente, nossa medida de tempo, ate mesmo nosso organismo. Todo nosso calendario é regulado pelos 12 meses e os ciclos solares(pelo menos na imenas maioria das sociedades), o quanto sera que isto influi no nosso incociente coletivo?
 
ate a menstruacao foi regulada pela lua, o estado de humor seria muito mais simples...

Isso é muito simples de explicar, uma vez que quem avalia o acerto é o consultante. Isso é chamado de "Efeito Forer". Obtém-se 85% de acerto mostrando sempre o mesmo mapa astral pras pessoas.

Falando em termos acadêmicos e papers, quer liderar a pesquisa? Nada que um doutorado em psicologia não te permita. Posso ser seu mestrando se quiser.

Só não diexe seus clientes verem o mapa astral um dos outros

Eu não tenho clientes. Só faço de graça, pra amigos. Não tenho interesse em enganar as pessoas.

Se eu estiver errado, pelo menos o ingênuo sou eu e não os consultantes. Chama-se caráter. O que muitos que se dizem astrólogos não têm. (Sim, português antigo.)
 
Eu lembro quando eu era piá e acreditava no horóscopo do jornal. Eu e uns amigos sempre líamos, todos os dias. Até o dia em que descobrimos que o horóscopo era rotativo. Tipo, hoje em Capricórnio dizia que eu ia encontrar a pessoa da minha vida. Amanhã, esse mesmo texto estaria para Aquário.
 
Sinceramente não sei, mas tenho palpites:

1) conhecimento parcial. As pessoas ouvem falar meia dúzia de nomes e acham que realmente sabem o suficiente pra julgar. Basta ver as respostas deste tópico: o título é astrologia (previsão da personalidade da pessoa) e a maioria está opinando sobre horóscopo (previsão dos acontecimentos do dia). os cientistas, tristemente, costumam ter a mesma pressa: credito sem análise é tão estapafúrdio quando o descrédito sem estudo.

2) reputação. Muita, mas muita gente MESMO que gosta de astrologia é do tipo "esquizotérico": acredita em qualquer besteira. De superinteressante a capricho. E se você pede para uma pessoa dessas explicar o que a faz gostar de astrologia, ela sinceramente não faz idéia. Gosta e pronto. Ou... quando tenta explicar, o resultado é lastimável. Isso queima a imagem dos estudiosos sérios.

Então se vc disser a um cientista "vamos fazer um estudo sério sobre astrologia?" a reação dele será: :rofl: :doido:

Em resumo, preconceito... Pode até ser, mas isso não deixa de parecer um tanto quanto conspiratório. Teorias revolucionárias e que funcionam tendem a prevalecer, em mais ou menos tempo, mesmo que a princípio sejam ridicularizadas. Já a astrologia, milenar, até hoje não conseguiu esse status? Mesmo porque astrologia fosse verdadeira, haveria várias aplicações práticas - informações sobre personalidade alheia seriam valiosíssimas.

Na verdade, eu não disse isso. Disse que ela classifica as personalidades (como, por exemplo, os tipos psicológicos de Jung também classifica) mas eu nunca disse que a posição dos astros era causa. Viu como é fácil se apressar na análise?

A parte científica vai até o ponto em que existe uma coincidência entre a posição dos astros e os ciclos naturais de personalidade.

Se essa coincidência quer dizer que os astros causam, ou se é uma coincidência meramente por ter alguma lei em comum (como os astros tem lei em comum com os elétrons, mas a posição dos planetas não causa o movimento atômico), cabe a nós fazer pesquisa. Minha graduação de engenharia me diz que não pode ser a causa. Gravidade não causa isso. Devem ser duas coisas regidas por equações que meramente coincidem.

Não sei se "causa" é a palavra certa de um ponto rigoroso, mas o que você disse para mim implica sim em um tipo de interação. Não é algo meramente classificatório: o seria se você simplesmente falasse "pessoas nascidas sob tais condições são de Leão", "pessoas nascidas sob tais condições são de Virgem", etc, mas você está fazendo uma previsão: "pessoas de Leão serão assim". É o mesmo que chamar algo de carga positiva ou carga negativa - mas a partir do mesmo que dessa nomenclatura, tu faz uma previsão falseável ("cargas opostas se atraem") deixa de ser classificatório.

Achei a comparação com o elétron um tanto quanto indevida, afinal de contas a gente não consegue prever qualquer coisa do elétron olhando para planetas, estrelas, e tudo mais, o que há apenas é um movimento em comum, semelhanças (que nem é tão em comum assim). É diferente ter leis comuns e interação. As leis clássicas da atração gravitacional e de atração elétrica são bastante parecidas (Lei da Gravitação Universal de Newton e Lei de Couloumb), mas isso não implica que olhando uma dada massa (sem carga) ou um conjunto de massas vou determinar o comportamento de uma carga ou vice-versa. Se assim fosse possível, é porque essas leis esconderiam uma interação entre as massas e as cargas, e poderiam ser escritas sob esse ponto de vista mais unificador.

Afinal quando fala-se em interação, é unicamente isso, é uma descrição unificada que você pode fazer de dois fenômenos distintos: o aumento no fluxo magnético de uma espira e a variação de sua corrente, por exemplo. Se isso é causa, co-causa, coincidência, vontade divina... não importa. O que importa é que pode-se descrever e com isso prever os fenômenos dessa maneira. Você pode até posteriormente arranjar uma forma mais simples de descrevê-los, mas não significa que a anterior seja errada, ou que a coisa não pode ser vista como uma interação. Dessa forma, se a astrologia fosse verdadeira, haveria sim uma interação, e uma interação mais complexa do que as leis conhecidas, pois tais tipos de leis não permitem tal distribuição de padrões, como disse ali em cima. Seria uma interação com uma lei física totalmente nova, que tu descreveria em função das posições relativas das estrelas.

Acertei tudo? Não, errei vários. De cada cinco, um eu erro feio.

Mas... se são 12 signos, e a astrologia for balela, minha chance de acerto vai "fall back" pro estatisticamente aleatório: 1/12 avos, ou seja, 8,3% de acerto. Vamos puxar a sardinha pro seu lado e dizer que as pessoas fazem esforço pra se encaixar mesmo quando não bate tão bem. 20% de acerto? 30% de acerto?

Meus índices estão em 80% de acerto...

Mas esse lance de 1/12 seria válido se você, conhecendo a personalidade da pessoa, determinasse seu signo. Agora, será que dos 12 mapas que você pode fazer (simplificando, claro), 11 seriam considerados errados pelas pessoas? Quantas as pessoas considerariam como certo? Quantos como meio-certo?

muita, mas muita gente me diz coisas do tipo "nossa vc me conhece melhor que a minha mãe!".

Com charlatões não ocorre o mesmo tipo de comentário, de reação positiva?

E a probabilidade inicial seria 1/12 se você descobrisse o signo a partir da personalidade, que seria descrita pela pessoa. Mas, simplificando, digamos que há 12 descrições possíveis, de personalidade. Quantos dão certo? Quantos dão 75% certo? 50%? Some agora as pessoas que acreditam em duendes ou forem com a sua cara. Pronto... :obiggraz:
 
ate a menstruacao foi regulada pela lua, o estado de humor seria muito mais simples...

Se fosse assim todas mestruariam no mesmo dia :g:



Falando em termos acadêmicos e papers, quer liderar a pesquisa? Nada que um doutorado em psicologia não te permita. Posso ser seu mestrando se quiser.

A não ser que você venha com algum fato novo, as pesquisas já foram feitas e o resultado já sabemos,



Eu não tenho clientes. Só faço de graça, pra amigos. Não tenho interesse em enganar as pessoas.

Se eu estiver errado, pelo menos o ingênuo sou eu e não os consultantes. Chama-se caráter. O que muitos que se dizem astrólogos não têm. (Sim, português antigo.)

Pode ser um ignorante sincero, mas isso não o exime de estar enganando seus clientes (mesmo que não cobre deles) ao mesmo tempo que se engana.
 
Última edição:
Se fosse assim todas mestruariam no mesmo dia :g:

Conhece papers extremamente específicos mas desconhece pesquisas que já são cultura geral? :think:

A não ser que você venha com algum fato novo, as pesquisas já foram feitas e o resultado já sabemos,

Até onde me conste estavamos falando de outra pesquisa o_O

ok, voltando ao assunto

haveria várias aplicações práticas - informações sobre personalidade alheia seriam valiosíssimas.

Quando to solteiro eu uso com mulher. Em Curitiba meu chefe descobriu minha habilidade e me adotou como consultor - e passou o rodo. Ele chegou a me telefonar sabado 11h da noite, com a guria a ser chavecada esperando, pra eu fazer o mapa dela (funcionou, só pra constar)

Estou falando de se basear nas caracteristicas dela, não de "falar de astrologia com ela". Mas... se o mapa não funcionar, usar isso pra puxar assunto com certeza funciona. :obiggraz:

É diferente ter leis comuns e interação.

Exatamente. A maioria dos astrólogos e demais pessoas interessadas acredita que exista interação.

Eu acredito que não, é apenas coincidência de leis.

Com charlatões não ocorre o mesmo tipo de comentário, de reação positiva?

Só se ele fizer uma leitura tendenciosa, que pode ser uma ou mais de:

1) fala frases genéricas, estrategicamente elaboradas pra se encaixar em todo mundo. Do tipo "você gosta de gente bonita". Porra, quem gosta de feio?

2) fala coisas que a pessoa gostaria de ouvir, principalmente aqueles que se metem a querer prever o futuro. Do tipo "você vai se casar com um homem rico". Embora isso também possa ser feito só com a personalidade "as pessoas não te tratam tão bem quanto você merece".

3) aproveita quando conhece a pessoa pra falar sobre as características que ela já conhece por convívio e não tem nada a ver com astrologia.

4) (só se ele está sentado na frente da pessoa) solta ganchos leves e observa. quando vê que a pessoa esboça uma reação ele se aprofunda nesse ponto. Uma espécie de dedução em tempo real. Do tipo "você passou dificuldades esse ano." - a pessoa faz cara de bunda - "como anda a familia?" - "bem" - "e o trabalho?" - "er..." - "pois é, diz aqui que você teria dificuldades no trabalho...".

Como eu mesmo estou submetendo a astrologia a teste (e portanto falsos positivos não me servirão de nada - não quero provar ela pros outros, mas pra mim), faço questão de fugir desses 4 pontos. No 1, sou bem específico ("você prefere salgado a doce", "seu maior sonho na vida é casar"), pro 2, costumo ser disfêmico (""você como motorista é uma tragédia", "por favor nunca tente ser cantor"), e pro 3 prefiro sempre fazer mapa de quem não conheço ou conheço pouco (até pq acerto mais), e pro 4 gosto de fazer sempre pela internet (pessoas que me pedem pessoalmente peço pra "me pedirem denovo depois pelo msn").

E a probabilidade inicial seria 1/12 se você descobrisse o signo a partir da personalidade, que seria descrita pela pessoa.

Ou o inverso: a pessoa diz o signo, eu descrevo a personalidade e ela responde se acertei com resposta booleana.

Mas, simplificando, digamos que há 12 descrições possíveis, de personalidade.

Simplificando MUITO. Na forma como estou fazendo no tópico em questão, existem 2^8 descrições possíveis.

Quantos dão certo? Quantos dão 75% certo? 50%?

Esses 2^8, se eu errar "uma parte", o produto inverte. Se for fazer as contas direitinho, eu adiciono um critério mas adiciono casos errantes que no fim os casos parciais se cancelam, voltando pro 1/12 de acerto mesmo com 8 itens multiplicantes ao invés de um só.

Some agora as pessoas que acreditam em duendes ou forem com a sua cara. Pronto... :obiggraz:

Mais fácil achar quem acredite em duendes :lol:
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo