• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teria Beleriand sido destruída de preposito?

Bem, como vcs sabem Beleriand foi 100% destruída ao final da arrasadora guerra da ira e afundou no mar em escombros, cobrida pelas aguas de Ulmo. E vcs também sabem que Morgoth dissipou sua essência em Beleriand para poder corromper os filhos de Ilúvatar e para que lentamente toda Arda se curvasse a sua vontade.

Sobre a destruição de Beleriand, a teoria mais aceita( e pelo que procurei, é só uma teoria feita por fãs, não é verdade absoluta) é a de que a queda de Morgoth que de fato teria causado a queda de toda a Beleriand. Veja bem, isso é só uma teoria, e analisando bem acho que ela esta errada.

Para dizer isso, tomo como base Sauron e o Um Anel. Por um momento, substituamos Morgoth por Sauron e Beleriand pelo Um Anel. Como vimos nas histórias da segunda era, a queda de Sauron não causou a destruição do anel, mas a destruição do anel causou a queda de Sauron. Substituindo tais exemplos, poderíamos dizer que a queda de Morgoth não ocasionaria a queda de Belerian, mas a ruína de Belriand causaria a queda de Morgoth.

Então, com isso eu penso mais além. Talvez os exercitos dos Valar e Eonwe tenham arrasado Beleriand de proposito para causar a queda de Morgoth, tal qual Frido destruiu o anel para causar a queda de Sauron.Eu sei que isso não é bem a cara dos Valar, mas se pensarmos bem, talvez se não o fizessem, todas as terras de ca seriam obliteradas. Então com a destruição de beleriand, Morgoth viu seu poder em ruínas, tal qual Sauron viu quando seu anel foi destruido(obviamente Sauron estaria bem mais fraco apos a destruição do anel do que Morgoth após a destruição de Beleriand), o que fez com que Morgoth se tornasse + baixo que Sauron ao final da primeira era tal qual dizem alguns escritos, e permitiu que o todo poderoso Morgoth fosse subjugado por apenas um Maiar.

E viajando mais um pouco(prometo q essa será a última viagem:lol:), Morgoth, antes de retornar do vazio, descubrira como recuperar seu poder, mesmo sendo que o recipiente onde depositou seu poder esteja destruido. E com isso voltara a Arda com a mesma glória da época que ainda era chamado Melkor. E ensinara a Sauron como recuperou seu poder dispersado, fazendo com que Sauron recupere o poder que gastou no anel e também renaça. Assim, Morgoth teria seu antigo poder e seu tenente chefe denovo, e então meus amigos, ocorrerá the last battle.

Agora, me digam se concordam com isso, discutam se eu boiei, me xinguem, me digam que a erva que eu fumei tava estragada e chinguem minha mãe.(falando sério, dicutam se existe alguma possibilidade disso estar certo).
 
Olha, AK. Não sou um expert nessas teorias, também sou um viajante, um Fã-Tolkien que gostaria de ter acesso às estórias, na íntegra, e assim parar de ficar imaginando como as coisas na História da Tm seriam.

Posso dizer apenas minha opinião, dizer do meu entendimento superficial das coisas, pois não sou um "estudioso", sou um mero leitor com os llimites impostos à maioria de nós, meros mortais leitores brasileiros.
Minha opinião, ou observação quanto à essa parte da história, é que as coisas tendem a se repetir, tanto em grandes acontecimentos como em pequenos detalhes. Ou seja, como você observou, há algumas coisas semelhantes nas duas histórias dos personagens Morgoth e Sauron, assim como as destruições de seus "Anéis".

Uma outra coisa que não sei se mais pessoas percebem da mesma forma, é a de que os personagens tendem a retornar, apesar dos bonzinhos saberem de sua maldade. Os bonzinhos nunca conseguiram eliminar por completo o mal. Morgoth é derrotado, Beleriand é "afundada" e destruida(?). Sauron é derrotado( pela 4ª vez, se não me engano), perde seu corpo, recupera poder e corpo, é derrotado perde o corpo, recupera poder e cria os Anéis de Poder, é derrotado e perde o corpo assim como a habilidade de criar um novo corpo, recupera poder, é derrotado e tem seu Anel destruido. Mas dessa vez ainda sobra seu espectro. Isso muito parecido com o que aconteceu quando derrotado por Isildur e a Aliança.

Naquelas, infelizmente o próprio Tolkien não terminou seus Contos. Deixou mais rascunhos e possíveis( não conclusívos ) do que poderia acontecer. E ouso dizer que, por se basear em sua religião, Tolkien acabou por limitar as ações de seus personagens e Obra. Mas isso é minha opinião e esta é muito contrária aqueles que acham que não há outra possibilidade de a estória ser direcionada para uma conclusão mais dura e drástica, mais impactante.

Há a Profecia da Ultima Batalha, mas esta dizem que foi descartada pelo Tolkien. Ou seja, há uma sequencia possivel que foi despresada e uma que sequer foi finalizada pelo próprio autor.

É isso. Disse!

:joinha:
 
Sobre a destruição de Beleriand, a teoria mais aceita( e pelo que procurei, é só uma teoria feita por fãs, não é verdade absoluta) é a de que a queda de Morgoth que de fato teria causado a queda de toda a Beleriand. Veja bem, isso é só uma teoria, e analisando bem acho que ela esta errada.
Não é teoria. Tolkien realmente diz que uma guerra contra Morgoth ocasionaria a destruição de Arda. Olha só o que é dito no Myths Transformed VII:
Mas desta forma Morgoth perdeu (ou trocou ou transmutou) a maior parte de seus poderes ‘angelicais’ originais, de mente e espírito, enquanto ganhava um terrível domínio sobre o mundo físico. Por esta razão ele tinha que ser enfrentado principalmente através de força física, e uma enorme ruína material era a provável consequência de qualquer combate direto com ele, vitorioso ou não. Esta é a principal explicação pela constante relutância dos Valar em confronta Morgoth em batalha aberta. A tarefa e problema de Manwë eram muito mais difíceis do que os de Gandalf. O poder de Sauron, relativamente menor, estava concentrado; o vasto poder de Morgoth estava disseminado. O todo da ‘Terra-média’ era o Anel de Morgoth, embora temporariamente sua atenção estivesse principalmente no Noroeste. A menos que rapidamente bem sucedida, Guerra contra ele poderia muito bem terminar reduzindo toda a Terra-média ao caos, possivelmente mesmo toda Arda. É fácil dizer: ‘Era a tarefa e função do Rei Mais Antigo governar Arda e tornar possível aos Filhos de Eru viveram nela sem serem molestados’. Mas o dilema dos Valar era este: Arda só poderia ser liberada por uma batalha física; mas um provável resultado de tal batalha seria a irrecuperável ruína de Arda. Além disso, a erradicação final de Sauron (como um poder direcionando o mal) era alcançável pela destruição do Anel. Tal erradicação de Morgoth não era possível, uma vez que isso requereria a completa desintegração da ‘matéria’ de Arda. O poder de Sauron não estava (por exemplo) no ouro propriamente dito, mas em uma forma particular feita de uma porção em particular do total de ouro. O poder de Morgoth foi disseminado através do Ouro, embora não fosse absoluta em qualquer lugar (pois ele não criou o Ouro) também não estava ausente de parte alguma. (Era este elemento-Morgoth na matéria, de fato, o pré-requisito para a tal ‘magia’ e outras malignidades que Sauron pratricava com ele e sobre ele.)

Assim, os Valar queriam destruir Morgoth sem destruir a terra. Os Valar nunca destruiríam Beleriand intencionalmente. Mas é claro, como se pode depreender do texto, que um ataque à matéria de Arda destruiría o poder de Morgoth, e, portanto, enfraqueceria o próprio Morgoth. Mas isso seria uma ruína certa para Beleriand e toda Arda. É mais fácil para os Valar atacarem diretamente Melkor e tentar minimizar os efeitos em Arda do que atacar a Terra e depois enfrentar um Melkor enfraquecido, mas não derrotado. A segunda opção seria muito mais desastrosa.

Além disso, se o principal objetivo dos Valar fosse a ruína de Beleriand (como não era, como é dito no texto), eles teriam trilhões de formas de fazer isso sem o uso de um exército, que não prejudicaria diretamente a terra.

E viajando mais um pouco(prometo q essa será a última viagem:lol:), Morgoth, antes de retornar do vazio, descubrira como recuperar seu poder, mesmo sendo que o recipiente onde depositou seu poder esteja destruido. E com isso voltara a Arda com a mesma glória da época que ainda era chamado Melkor. E ensinara a Sauron como recuperou seu poder dispersado, fazendo com que Sauron recupere o poder que gastou no anel e também renaça. Assim, Morgoth teria seu antigo poder e seu tenente chefe denovo, e então meus amigos, ocorrerá the last battle.
Isso não é viagem (pelo menos não tudo isso). Vejamos (de novo) no Myths Transformed VII:
A guerra teve êxito, e a ruína limitou-se à pequena (embora bela) região de Beleriand. Morgoth foi então na verdade feito cativo em forma física, e naquela forma levado como um simples criminoso a Aman e entregue a Námo Mandos como juiz - e executor. Foi julgado e, finalmente, expulso do Reino Abençoado e executado: isso é, morto como um dos Encarnados.

Quando aquele corpo foi destruído ele ficou fraco e completamente “sem-casa” e, naquela época, aparentemente perdido e “instável”. Lemos que ele foi empurrado para o Vazio. Aquilo deveria significar que ele foi posto fora do Tempo e Espaço, completamente fora de Eä; mas, se fosse assim, implicaria uma intervenção direta de Eru (com ou sem súplica dos Valar). Pode referir-se inacuradamente, porém, à retirada ou vôo de seu espírito de Arda

Pelo menos não podia ainda recorporificar-se. Nós não precisamos supor que Manwë estava iludido na suposição de que esta fora uma guerra para terminar com a guerra, ou até mesmo terminar com Melkor. Melkor não era Sauron.
Seria esperado, então, que o espírito escuro do “resquício” de Melkor, finalmente e após longas eras, aumentasse novamente, até mesmo (como
alguns acreditaram) atrair de volta para si mesmo um pouco de seu poder dissipado anteriormente. Ele faria isto (mesmo se Sauron não pudesse) por causa de sua grandeza relativa.

Mas, como visto ne texto, Sauron não poderia recorporificar-se. Por quê? Por dois motivos principais, a meu ver:

  1. Como dito no fim do último parágrafo, Melkor era muito mais poderoso do que Sauron, mesmo que o Vala tivesse decaído;
  2. O Um Anel, onde Sauron depositou o seu poder, foi destruído; a Terra-média, que era toda ela o Anel de Morgoth, não foi. O poder de Melkor continuou armazenado lá.

Há a Profecia da Ultima Batalha, mas esta dizem que foi descartada pelo Tolkien. Ou seja, há uma sequencia possivel que foi despresada e uma que sequer foi finalizada pelo próprio autor.
A Profecia foi descartada, Saitor, a Última Batalha não foi. Ela ainda ocorrerá, não como descrito na Segunda Profecia de Mandos, mas como explicado no texto que postei. :joinha:
 
Uma dúvida agora veio em minha mente.

Beleriand ficou submersa pelo grande oceano ou foi destruída ao ponto de ser arrancada dos círculos de Arda?

Se ficou submersa significa que continua no mundo até o fim dos tempos?!
 
Provavelmente Beleriand foi o que os militares chamam de "perda aceitável". Utumno e Angband eram gigantescas fortalezas construidas sobre uma rede abissal de túneis e masmorras, talves até mais profundas do que o Abismo de Moria. E os Valar sabiam que dentro delas haviam centenas de milhares de escravos que não poderiam ser ignorados.

Melkor também não era ingênuo, ele deve ter feito suas moradas com as substâncias mais resistentes de Arda para resistir ao ataque de criaturas divinas. O único erro que o ex-Vala cometeu foi não ter levado em consideração a resistência de elfos e homens que causaram grandes perdas em seus exércitos (vide Sauron, Carcharoth, Glaurung e os Balrogs) e o nascimento do prodigioso Ëarendil.

O ideal seria que Morgoth se apresentasse em campo para lutar, mas ele ficou no mais profundo dos seus esconderijos, a destruição de Beleriand foi necessária... infelizmente.
 
É o que eu ia dizer. As fundações dos reinos dos senhores do escuro também precisavam ser destruídas ou voltavam a atrair coisas malignas como ocorreu com a fundação da torre de Sauron e seu retorno ou do retorno de Melkor a seus antigos esconderijos depois de ludibriar os inimigos.

O triste é que sempre que a fundação era abalada havia dispersão de poder concentrado que afetava o mundo na forma de abalos menores como a erupção do vulcão em Mordor ou maiores como o afundamento da Beleriand de Melkor. E pelo que eu observo a parte sul do continente era ainda mas frágil pois afundou mesmo não sendo o centro da guerra. Ou seja, Melkor escolheu mesmo a parte mais resistente do continente para colocar a base.

O que posso dizer é que se a queda não foi intencional pelo menos as terras não permaneceram assombradas com a permanência de fundações de um reino de terror no mundo. É só imaginar como a colina dos túmulos já era um lugar maligno e pensar como as ruínas de um reino como o de Melkor afetaria os povos em volta... Viraria um ninho atraente de coisas malignas e havia ainda a prole aterrorizante de Ungoliant habitando as montanhas perto da floresta. O que poderia ter sido preservado seria o sul, mas imagino que a batalha no norte foi muito violenta e a região ao sul parecia ter fundamentos mais frágeis que a do norte sendo tragada também pelos abalos apesar de a sede do governo de Melkor ficar ao norte.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo