• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estilo Tolkieniano

etienne

Usuário
Aiya!

Ontem comprei meu exemplar do "O Hobbit" (capa azul) no sebo e comecei a ler. Percebi que o estilo do "O Hobbit" é bem diferente do SDA e do Silmarillion.
O que vocês acham? Tanto o SDA quanto o Silmarillion possui uma escrita mais séria do que o Hobbit, esse trecho me chamou atenção porque acentua bem essa diferença: "Os trolls simplesmente detestam a mera visão de anões (não-cozido)." É bem interessante a mudança do estilo do autor.
 
Re: Estilo Tolkeniano

Falar em estilo em Tolkien é complicado, ele não era um literato, era pior, era cultíssimo e linguista. Devia ser fácil para ele 'manipular' estilos de narrativa de acordo com a função da obra.

O Silmarillion é um texto mitológico, por isso o estilo antigo, solene; o SdA, um épico e histórico também, por isso o estilo de crônica, soberbo e singelo, visto ter sido escrito por hobbits na concepção de história interna de sua criação, Tolkien o imaginou escrito por hobbits.

Já o Hobbit foi escrito por um hobbit também. Porque a diferença? Bom, porque Frodo, autor do SdA, e Bilbo, autor do Hobbit, são hobbits muito diferentes. Frodo é quase um mestre de tradição, versado nas tradições e na história. Bilbo não era como ele, muito menos na época em que começou a escrever em seu diário.
 
Re: Estilo Tolkeniano

perfeito Caio... além de que Tolkien QUERIA que "O Hobbit" fosse um livro mais 'infantil', pois foi feito, primeiramente, para seus filhos... um conto para crianças e que, por conta da complexidade e capacidade do seu criador, ganhou o tamanho e a proporção merecida...

já no SdA e no Silma, tanto a narrativa quanto o próprio enredo em si são mais 'adultos', tratam de assuntos mais sérios e serenos, (não que o assunto d'O Hobbit não seja, vcs sabem muito bem) coisas que mudam o destino do mundo e o seu crescimento, aspecto que n'O Hobbit ainda está em fase de desnvolvimento e só viria a desencadear os fatos e tramas sérios do futuro, na continuação da história: SdA...
 
Como nossos amigos, Caio e Zorba já disseram, o O Hobbit já era destinado a ter esse 'estilo' diferente, mais simples, ou infantil como o Zorba disse...

Eu acho ótimo, pois a leitura do O Hobbit é muito mais 'gostosa'... Não precisa pensar muito para entendr e interpretar, basta ler com calma e calmamente você acaba entrando na história... É uma boa pedida para quem quer uma leitura mais simples e prazerosa...

Mas claro que isso não tira a grandiosidade da obra, de forma alguma!


Tenken :lily:
 
Aliás, Tolkien começou a reescrever o Hobbit em 1960, com um estilo bem mais sombrio, mais adaptado ao tom do Senhor dos Anéis. A voz do narrador, com sua "piadinhas" desapareceu, e algumas cenas foram reescritas, piadas retiradas, geografia e tempo adaptados. Mas Tolkien abandonou a história logo no início do Capítulo III.

Na minha opinião, o livro reescrito perdeu grande parte da sua graça e peculiaridade.
 
Aliás, Tolkien começou a reescrever o Hobbit em 1960, com um estilo bem mais sombrio, mais adaptado ao tom do Senhor dos Anéis. A voz do narrador, com sua "piadinhas" desapareceu, e algumas cenas foram reescritas, piadas retiradas, geografia e tempo adaptados. Mas Tolkien abandonou a história logo no início do Capítulo III.

Na minha opinião, o livro reescrito perdeu grande parte da sua graça e peculiaridade.

não posso concordar nem discordar disso, caro Meneldur, pois não tenho conhecimento da 'primeira versão', mas uma coisa posso afirmar, "O Hobbit" bem do jeito que foi feito é incrível, fácil de ler, fácil de entender e fácil de se apaixonar... :grinlove:
 
Aliás, Tolkien começou a reescrever o Hobbit em 1960, com um estilo bem mais sombrio, mais adaptado ao tom do Senhor dos Anéis. A voz do narrador, com sua "piadinhas" desapareceu, e algumas cenas foram reescritas, piadas retiradas, geografia e tempo adaptados. Mas Tolkien abandonou a história logo no início do Capítulo III.

Na minha opinião, o livro reescrito perdeu grande parte da sua graça e peculiaridade.



Poxa, outra informação muito interessante que eu desconhecia, muito obrigado Meneldur... Essa informação está em algum lugar? Cartas?

Eu adquiri o Cartas e ainda não tive a oportunidade de ler ç.ç


Tenken :lily:
 
Re: Estilo Tolkeniano

Falar em estilo em Tolkien é complicado, ele não era um literato, era pior, era cultíssimo e linguista. Devia ser fácil para ele 'manipular' estilos de narrativa de acordo com a função da obra.

O Silmarillion é um texto mitológico, por isso o estilo antigo, solene; o SdA, um épico e histórico também, por isso o estilo de crônica, soberbo e singelo, visto ter sido escrito por hobbits na concepção de história interna de sua criação, Tolkien o imaginou escrito por hobbits.

Já o Hobbit foi escrito por um hobbit também. Porque a diferença? Bom, porque Frodo, autor do SdA, e Bilbo, autor do Hobbit, são hobbits muito diferentes. Frodo é quase um mestre de tradição, versado nas tradições e na história. Bilbo não era como ele, muito menos na época em que começou a escrever em seu diário.
Excelente a resposta, Caio. Teria rendido karma, se não tivesse aparecido a mensagem: "You must spread some Reputation around before giving it to Caio Paganus again." :think:
 
Re: Estilo Tolkeniano

Excelente a resposta, Caio. Teria rendido karma, se não tivesse aparecido a mensagem: "You must spread some Reputation around before giving it to Caio Paganus again." :think:

Isso é frustrante quando acontece comigo. Quando sou eu que recebo karma, ou deveria receber, é mais frustrante ainda. Por que será hein?
 
Poxa, outra informação muito interessante que eu desconhecia, muito obrigado Meneldur... Essa informação está em algum lugar? Cartas?

Eu adquiri o Cartas e ainda não tive a oportunidade de ler ç.ç


Tenken :lily:
Tá no The History of the Hobbit, do John D. Rateliff, no volume 2, Return to the Bag-end.
 
Eu penso que dizer ÉPICO é generalizar o obra completa do professor. Vários indícios e características devem ser analisados dentro dos textos pra se chegar a uma definição (e ainda assim ela não seria definitiva).

Por exemplo, eu não acho que o O Hobbit seja épico. O tom do livro é muito leve (e a narrativa muito flúida) pra ser considerado épico, muito menos mitológico. Não é só o enredo que conta, é o conjunto da obra que deve ser observado: linguagem, personagens, enredo, tempo, espaço, aspecto especial, simbologia (por favor, não é no sentido de alegoria), construção narrativa e etc. Já o Silmarillion é muito mais mitológico que épico. Isso sem observar as outras obras do professor... As Aventuras de Tom Bombadil que é um livro cuja poesia alcança níveis de interpretação bem diferentes; Roverandom... Mestre Gil de Ham... E o que dizer da miscelânea que é o Contos Inacabados (e nesse ponto eu admiro Crhristopher Tolkien, pq o trabalho que ele teve pra organizar esses texto... foi muito épico :lol:)

Mas, a obra mais conhecida é o O Senhor dos Anéis e essa é bastante épica, por isso, talvez, dizemos 'Tolkien é épico', mas essa afirmação deve ser soltada com cuidado. São graus diferentes: o fato de um texto ser mitológico não implica necessariamente que ele não seja épico, ou lírico, ou dramático. Tudo, (mitologias, epopéias, passagens cômicas, irônicas, filosóficas, teologicas...)TUDO está presente no composto da obra, mas em níveis diferentes.
 
Última edição:
Aliás, Tolkien começou a reescrever o Hobbit em 1960, com um estilo bem mais sombrio, mais adaptado ao tom do Senhor dos Anéis. A voz do narrador, com sua "piadinhas" desapareceu, e algumas cenas foram reescritas, piadas retiradas, geografia e tempo adaptados. Mas Tolkien abandonou a história logo no início do Capítulo III.

Na minha opinião, o livro reescrito perdeu grande parte da sua graça e peculiaridade.

Existem esses escritos em algum livro dos HoME?
 
Eu gosto muito do Hobbit, como disseram é uma leitura fácil de se entender...eu estou lendo ele pra minha filhota...ela presta um atenção incrível...muito linda..
 
Não, Elrond. Como eu disse, se encontram no The History of the Hobbit, série de dois volumes da autoria de John D. Rateliff.
 
Bem, o Hobbit era um livro com uma linguagem mais infantil, direcionado mais para uma faixa etária menor (era uma história que Tolkien contava para seus filhos antes de dormir, certo?) Bem, eu também não sabia que Tolkien queria "reeditar" o livro e deixá-lo mais sombrio. Era para se aproximar mais do enredo de SdA? Mas, ficou interessante deixar assim com uma diferença mais "profunda" nos estilos do Bilbo e do Frodo (um ficaria mais irreverente e o último menos e também as épocas era diferente: na época de Frodo, havia uma ameaça maior de Sauron, o que poderia ter influenciado a escrita do sobrinho de Bilbo)

Além de podermos justificarmos a diferença de estilo entre os dois livros por causa dos diferentes pontos de vista dos dois hobbits, é de se esperar que a escrita do autor mudasse conforme o passar do tempo, ganhasse mais experiência e ficasse mais madura, não é?

Já o silmarillion é um apanhado de histórias envolvendo o povo eldar, é um livro que foi sendo desenvolvido aos poucos, mais histórias era adicionadas conforme o passar do tempo, não se centra em um único conjunto de personagens. A narrativa é mais séria por causa que os tempos era sombrios, Morgoth foi a pior ameaça da Terra Média, lembrando. E a idéia do livro era transmitir a resistência dos povos livres de forma heróica, com a exaltação de seus líderes, entre outras pessoas famosas e lendárias, entre eles, que fizeram história. Por essa constatação, percebemos que o tom é mais épico que outros livros do mesmo autor.
 
É porque foram "escritos" por personagens diferentes.

O silmarillion foi escrito por muitos elfos , que eram mestres na tradição. Disso saiu aquela linguagem formal deste.

O Hobbit foi escrito por Bilbo. Parecia só uma aventura comum, e embora tivesse enormes consequências positivas, não parecia nada " muito importante " de modo que Bilbo relata sua aventura de modo leve e bem-humorado.

O Senhor dos Anéis foi escrito por Frodo. Nele acontecem muitas coisas sombrias, além da Guerra do Anel, e Frodo relata os fatos com formalidade, embora não chegue ao nível do Silmarillion.

Tolkien foi muito bom nessa idéia de alternar estilos de escrita de acordo com os personagens que "escreveram" o livro!
 
Lembrando que O Hobbit foi o primeiro grande livro de Tolkien. Tudo começou ali e foi feito com a intenção de ser um livro infantil e que não deveria fazer parte da grande histórida Terra-média.

As linguagens são extremamente diferentes de um livro pra outro, mesmo entre O Silma e SdA. O Silma é apresentado de maneira resumida, sem muitas descrições e narrações compactas. SdA já tem uma linguagem mais liberta, onde impera a descrição.

Mas a linguagem infantil de O Hobbit, em momento algum diminui sua importância. Pelo contrário, sua linguagem leve traz grande beleza ao livro. O torna divertido e gostoso de ler!
 
O Hobbit de fato possui uma narrativa mais leve e enredo mais simples porque diz-se que é um livro infantil (Apesar de eu já ter lido que Tolkien não ficou nada feliz com essa classificação...). Foi o grande ponto de partida para Tolkien criar O Senhor dos Anéis, que tem a narrativa e a própria história mais rebuscada, mais sombria... digamos que tenha havido uma suposta mudança de intenção de público.

Mas isso não diminui O Hobbit e sua importância (:

Gostaria de ler a tal versão de O Hobbit mais similar a de O Senhor dos Anéis que disseram aqui que Tolkien escreveu mais tarde. Fiquei curiosa ^^
 
Eu gosto muito do Hobbit, como disseram é uma leitura fácil de se entender...eu estou lendo ele pra minha filhota...ela presta um atenção incrível...muito linda..

Faerie, qual a idade da sua filhinha?

Eu quero ler pro meu sobrinho, fazer com ele como papai fez comigo (e, consequentemente, me ajudou a desenvolver o gosto pela leitura), mas acho ele ainda muito pequenininho, tem só 2,5 aninhos.

OgAAACjg80TWRG8x4RmpX5ZZqv_9TYVqss00BMDZvjhlosIeLkY_BPqVj1oT2M9ire-azv2HjCLEjFszGVPMfXtRGUYAm1T1UFdIFgXI2JRDiv3sJZetHSnStc_X.jpg

OIE SEUS NERD RSRSRS
 
Faerie, qual a idade da sua filhinha?

Eu quero ler pro meu sobrinho, fazer com ele como papai fez comigo (e, consequentemente, me ajudou a desenvolver o gosto pela leitura), mas acho ele ainda muito pequenininho, tem só 2,5 aninhos.


Isso é muito importante: desenvolver na criança o hábito da leitura. Consegui fazer isso com minha prima; na época ela estava com 7 anos, já lia muitas coisas. Foi aqui que li com ela/pra ela o Roverandon, e ela se apaixonou! Depois, pegou o livro e leu sozinha, e mais o Mestre Gil de Ham e o Hobbit.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo