• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você tem raça?

Você tem raça?


  • Total de votantes
    13

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
A raça é um conceito usado vulgarmente para categorizar diferentes populações de uma espécie biológica por suas características fenotípicas (ou físicas); é comum falar-se das raças de cães ou de outros animais.

A antropologia, entre os séculos XVII e XX, usou igualmente várias classificações de grupos humanos no que é conhecido como "raças humanas" mas, desde que se utilizaram os métodos genéticos para estudar populações humanas, essas classificações e o próprio conceito de "raças humanas" deixaram de ser utilizados, persistindo o uso do termo apenas na política, quando se pede "igualdade racial" ou na legislação quando se fala em "preconceito de raça", como a lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010 que instituiu, no Brasil, o “Estatuto da Igualdade Racial”. Um conceito alternativo e sinônimo é o de "etnia".

O termo raça aparecia normalmente nos livros científicos e, (como os livros de geografia de Aroldo de Azevedo e a coleção "História das Raças Humanas" de Gilberto Galvão, que dá detalhado todas as raças, com fotografias), até a década de 1970, a partir de então, começou a desaparecer por receio de racismo, especialmente com o advento do politicamente correto na década de 1980.
 
se não me engano foi provado atraves do projeto genoma q isto não ecxiste!
 
No WoW minha raça é Tauren...



Então, não creio que as respostas deste tópico fugirão muito do conceito politicamente correto que vigora de não usar raça para referir-se a humanos, relegando o termo à espécies animais. Que é feio falar raça. Que não somos cachorros ou cavalos. Realmente.

Mas não passa de um termo hoje abominado em função de não rebaixar determinados grupos, já que o termo está muito ligado a ideias de superioridade racial que apareceram não somente em Estados totalitários, como bem sabemos. Substituir "raça" por "etnia" não resolve as coisas, é uma anti-disparidade artificial. Ainda sabemos quem domina, independentemente do nome que possamos dar a isso. Apesar da melhora, que passa certamente pelo uso de uma terminologia não agressiva, pessoas de pele branca, euro-descendentes, whathever, são as mais influentes e poderosas. Não adianta muito o Secretário-Geral da ONU, o presidente dos EUA ou o apresentador do Jornal Nacional serem negros. Substituir raça por etnia é apenas isso, uma substituição.

Mas creio mesmo que esses são reflexos de uma mudança em processo. Uma mudança não efetuada pela conscientização ideológica-humanitária da população, mas pelo crescimento do poder aquisitivo de etnias historicamente marginalizadas pelo sistema econômico.
 
eu me baseio mais pelo q a propia ciencia afirma hoje em dia como dogma mesmo. se não me engano, foi provado por a + b q raça não existe. etnia é uma coisa completamente diferente.

mas concordo q a descriminação e sua consequente hipocrisia termonologica é aplicada numa generalização.
 
Última edição:
minha raça é nerd véio e esquisito, já minha etnia é luso-italo-afro-holando-indio-franco descedente.
 
A polêmica quanto à utilização dos termos raça e etnia é muito abrangente, está presente no meio acadêmico, no Movimento de Igualdade racial, etc. Desde o final da Segunda Guerra Mundial, o conceito de “raça” e sua utilidade como categoria de análise cientifica vêm sendo contestado. Muitos intelectuais e educadores têm rejeitado o uso do conceito raça, fazendo opção pelo termo “etnia” para se referirem ao segmento negro da população brasileira. Alguns destes estudiosos afirmam que o conceito de etnia é mais adequado porque não carrega o sentido biológico atribuído à raça. A Antropologia argumenta que o termo etnia é o que melhor representa a dimensão histórica e cultural. Os seres humanos para eles, não são marcados apenas pelas características biológicas. Com essa justificativa, as Ciências Sociais tentaram substituir o termo “raça” pelo termo etnia, uma vez que para esses estudiosos não existem raças biológicas. O termo etnia, portanto, ganhou força no meio acadêmico por ser considerado o que melhor identifica a diversidade e os processos históricos e culturais dos povos judeus, índios, negros entre outros.

Entretanto, alguns estudiosos questionam a substituição do termo raça pelo termo etnia, uma vez que, para eles, a identidade étnica abarca todas as outras etnias existentes na sociedade brasileira, sendo o termo raça o que melhor representa a dimensão do racismo sofrido pelo segmento negro da população brasileira. Conforme essa linha de raciocínio, constituindo ou não uma categoria válida do ponto de vista biológico, a “raça” persiste como dura e incontestável realidade em diversos contextos sociais. Por mais que os estudiosos do assunto protestassem a favor da invalidade cientifica da divisão da espécie humana em “raça”, isso não impediria que as desigualdades sociais continuassem a figurar de acordo com a diferença racial presente em muitas sociedades. Isso também não impediria que as práticas discriminatórias deixassem de incidir sobre indivíduos pertencentes a grupos classificados racialmente e considerados inferiores. A tentativa de retirar o termo “raça” no campo das ciências não conseguiu eliminar de sua presença os efeitos discriminatórios e perversos sobre os povos que atinge.

Nessa perspectiva, raça passa a ser, portanto, um conceito relacional, que se constitui historicamente e culturalmente, a partir de relações concretas entre grupos sociais em cada sociedade. O termo continua fazendo-se presente na hierarquia social e exercendo forte impacto na vida das pessoas. Trata-se de um fenômeno socialmente construído.

No caso do Brasil, discute-se que a substituição de raça pelo mote da cor ocorreu na tentativa de formar uma pretensa ideologia anti-racista, tentando encobrir a realidade de um sistema de dominação racial de extrema eficácia.

A utilização do termo etnia, além de não resolver o problema que o racismo apresenta, faz com que ele seja cada vez mais encoberto. Assim, apreocupação teórica de centrar-se o enfoque cultural da etnia contra o racismo no critério biológico, é uma tentativa de obscurecer o sentido mais amplo de raça como “um grupo de indivíduos interligado por uma origem comum”.

Elisa Nascimento disse:
A noção de etnia não consegue substituir a de raça porque os grupos humanos designados pelo termo “raça” são mais inclusivos, remetendo em geral a uma origem geográfica de ascendência (África, Ásia Europa, América) às vezes remota, evidenciada em aspectos da aparência física, e que implica uma comunidade de trajetória histórica, matriz cultural e vida social.
 
Pretensioooooso...

Ô Caio, se não for assim não tem graça! :mrgreen:
(Porquê? Tá com medo de perder o reinado no Jotünheim, é? Tu tem o seu martelo e eu tenho a minha pretensão! Cada um joga com o que tem... :lol:)

Mas falando sério agora, esse negócio de "raça" (alla arianismo e tal) tá totalmente furado, num país tão diverso e mestiço como o nosso, isso se torna tão obsoleto quanto equivocado.
 
eu poderia responder a Melian Vairë citando bob:

"enquanto fomos julgados pela cor de nosa pele a não pelo brilho dos nosso olhos, haverá guerra"

mas foi de um buniteza tão grande o post dela q provavelmente demandaria muitos mais contra argumetos.

eu prefiro lidar na minha mente q o fato cientifico de q raça é balela...

mas claro, sem nunca fingir q não vivemos numa sociedade descrimanatoria.

mas acaba q é muito mais valido pra quem estuda as sociedades, do que uma necessidade pra quem vive o dia dia destas sociedades. realmente não tenho nenhuma dificuldade de abstrair q existe este conceito de raça, não vejo mesmo nenhum praticidade ou vantagem nisto.
 
Sou raçudo pra carái!

attachment.php



Srsly, para mim o conceito de raça ou seja lá qual termo se use para dizer "oi eu sou diferente de você" é tão amplo e com limites por vezes tão sutis e relativos, que é impossível estabelecer qualquer divisão coerente.
 

Anexos

  • na+ra%C3%A7a.jpg
    na+ra%C3%A7a.jpg
    22,7 KB · Visualizações: 138
Ô Caio, se não for assim não tem graça! :mrgreen:
(Porquê? Tá com medo de perder o reinado no Jotünheim, é? Tu tem o seu martelo e eu tenho a minha pretensão! Cada um joga com o que tem... :lol:)

Mas falando sério agora, esse negócio de "raça" (alla arianismo e tal) tá totalmente furado, num país tão diverso e mestiço como o nosso, isso se torna tão obsoleto quanto equivocado.

Os ditos arianos, só ditos mesmo, se embriagaram com um falsíssimo messianismo étnico. Foi isso que os levou a elevarem o conceito de raça à divindade.

O mesmo erro que seus inimigos cristãos cometeram ao crer, herança grega, que o conceito de verdade era algo assim tão unilateral e de proprieda única do Vaticano.

Respondendo à sua pretensão: Thor pode ser um babaca. Odin não. heheheheheheee
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo