• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dj é músico?

Dj é músico?

  • Sim.

    Votos: 15 44,1%
  • Não.

    Votos: 19 55,9%

  • Total de votantes
    34
Analisando de uma maneira meio filosofica(e totalmente deturpada) o DJ e o musico seriam iguais.
Mas analisando o lado pratico(embora também deturpado) da coisa vemos que não é assim.
DJs são quase musicos, quase progressivos. Se fizessem musica, ao invés de apenas modifica-la/deturpa-la seriam sim musicos.

No meu ponto de vista o que define um musico não é a tecnica, o conhecimento teorico nem nada disso, é o interesse e a dedicação com que ele encara a coisa toda.
Ser musico é criar, descobrir, inventar(e descobrir que alguém ja inventou antes de você). Ser DJ é modificar, alterar, acrescentar, inverter e etc.

Basicamente é a mesma coisa, porem com finalidades diferentes.

Em resumo: é igual mas diferente.
 
Votei em não õ/

Penso que, DJ, não pode ser considerado um músico, pois não é ele que cria a música. Um exemplo, eu peguei a música Master of Puppets do Metallica e remixei, seja em um aparelho de dj ou seja em um programa de computador, isso significa que sou um músico? É claro que não...

Mas é o que eu penso e, também, não sei se existem DJ's compositores...
 
É relativo. Mas votei que não acho Dj musico. :D

Do momento que um Dj cria, uma musica completamente original, ai sim ele é musico, isso na minha opinião.
Não acho que ele seja um musico, quando de certa forma ganha dinheiro em cima de musicas já feitas, e então somente as remixa.

Concordo com o Industrial.
 
Eu fiz faculdade de artes com ênfase em música, e gostaria de contribuir com a minha opinião:
É claro que DJ é músico, porque trabalha com música.
A definição de "músico" mais aceita hoje, não abrange só a figura do compositor, mas também a do executor/intréprete, e todas as pessoas mais que tem uma certa importância no trabalho de composição/interpretação/execução.
A pickup é só uma nova tecnologia, um novo veículo para se executar a música; os instrumentos musicais sempre mudaram e vão continuar mudando até o fim da Humanidade. No meio acadêmico há muito tempo que já não existe mais preconceito contra a música eletrônica.
Mas, é claro que existem músicos bons e músicos ruins. E o DJ pode ser só um tocador, da mesma forma que um instrumentista pode se transformar em um leitor robótico de partituras.

E só para dar a minha opinião sobre o assunto correlato: não acho que o que se conhece hoje por funk carioca seja música, é na verdade algo mais parecido com uma recitação de versos de gosto discutível - e se for música, é mais aparentado com o rap do que com o funk autêntico.
 
Última edição:
Por isso eu disse que é relativo.
:kiss:

Eu sei, eu concordei com você.

É claro que sim, porque o DJ trabalha com música.
A pickup é só uma nova tecnologia, um novo veículo para se executar a música; os instrumentos musicais sempre mudaram e vão continuar mudando até o fim da Humanidade. No meio acadêmico há muito tempo que já não existe mais preconceito contra a música eletrônica.

E só para dar a minha opinião sobre o assunto correlato: não acho que o que se conhece hoje por funk carioca seja música, é na verdade algo mais parecido com uma recitação de versos de gosto discutível - e se for música, é mais aparentado com o rap do que com o funk autêntico.

Funk é o de James Brown.

Funk carioca é bem eletrônico e você diz que música eletrônica é respeitada mas não acha que funk é música? Para mim os dois são a mesma coisa, não são música. E pickup não é instrumento.
 
Votei sim, mas tenho ressalvas:

Um DJ que tem que trabalhar com vários samples, batidas e faixas músicais já criadas. Como se tivesse uma pequena banda nas mãos, ele tem que combinar vários tons e ritmos para harmonizar com a sua aprensentação.

Mas claro, ele simula uma banda inteira, e não controla um único instrumento. Eu vejo ele como um operador macro. O seu instrumento musical são as samples que ele tem em seu aparelho.
Se ele consegue criar uma harmonia legal, então ele está fazendo música.

E claro, há DJs e DJs. Tem caras que só apertam Play e deixam tocar.
 
Última edição:
Do momento que um Dj cria, uma musica completamente original, ai sim ele é musico, isso na minha opinião.
Não acho que ele seja um musico, quando de certa forma ganha dinheiro em cima de musicas já feitas, e então somente as remixa.

Pois é... Também penso assim. A graaaande maioria dos DJs só remixa e - me perdoe quem gosta - estraga as músicas dos outros.

Além disso, a profissão de DJ está muito banalizada. A gente vê aí esses atores da globo/ modelos sendo chamados pra "tocar" em boates caras só por causa da fama que eles têm.

Portanto, meu voto é não.
 
No Metal Industrial e similares a presença de um Dj é suma, com a de um vocalista. Do certo momento que ele participa da criação do album, rifs e toda a parafernalha que vem a criar o produto final Musica, sim ele é um Musico como qualquer um.
Desde meu outro comentario da outra pagina não havia votado, mas vou votar no Sim por essa linha de pensamento.
 
Pois é... Também penso assim. A graaaande maioria dos DJs só remixa e - me perdoe quem gosta - estraga as músicas dos outros.

Além disso, a profissão de DJ está muito banalizada. A gente vê aí esses atores da globo/ modelos sendo chamados pra "tocar" em boates caras só por causa da fama que eles têm.

Portanto, meu voto é não.

Também acho, se a música é boa para remixar, não precisa remixar, se não ficou legal e vão remixar, então não é boa e é melhor começar do zero.
 
Do momento que um Dj cria, uma musica completamente original, ai sim ele é musico, isso na minha opinião.
Não acho que ele seja um musico, quando de certa forma ganha dinheiro em cima de musicas já feitas, e então somente as remixa.

O Industrial disse tudo! Super concordo com ele!:yep:
 
DJ não é aquele cara que pega uma musica que ja existe e faz uma remixagem, isso qualquer um faz, com certeza isso nao pode ser considerado criar musica, portanto isso nao é ser musico

DJ é aquele cara que cria musicas sem se utilizar de musicas ja existentes, ser DJ nao é fazer remix de outras musicas, ser DJ é ser musico sim, ser DJ é criar musicas

portanto depende do que vc entende por DJ, se vc entender q DJ é um cara que remixa musicas, entao ele nao é musico, mas quando vc perceber que ser DJ nao é fazer remix e sim criar musicas originais, ai vc vai ver que ser DJ é sim ser musico

o problema é que tem muita gente q faz remix de musicas e se auto denomina DJ
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo