• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Heróis da Terra-Média usavam escudos ?

Carnildo

O Esquecido
Eu tava com essa dúvida fazia um tempo, se os heróis da Terra-Média usavam escudo.Como eu não li todas as obras de Tolkien ainda, estou no Retorno do Rei, imaginei se Tuor, Turin, Aragorn, soldados anões, Thorin, Balin, Gimli, Soldados elficos, essa galerada toda, de todos os livros usavam escudo.
 
Eu não sei... Tolkien nunca entrou no assunto ( de acordo com minha memória, que não é nem um pouco confiável xDD), mas tem o exemplo clássico de Boromir, que era um escudeiro ( esqueci o 'título' dele certinho, e para variar, estou longe dos livros)...

Mais eu acho que nenhum outro herói mesmo usava um escudo... Os exércitos de anões, humanos até elfos, deveriam ter suas divisões de soldados com escudos...

E se não me engano, quando Túrin foi enfrentar aquele elfo na casa de Thingol, que também me esqueci o nome, desculpe pela falta de informação, os dois entram em duelo portando escudos... Se estiver com os livros ai, dê uma olhada...

Tenken :lily:
 
É dito também que na época do escurecimento de Valinor, os clãs entre os Noldor começaram a forjar espadas e escudos com cristais incrustados. Suponho que em batalhas abertas era comum o uso de escudos pelo menos pela infantaria. Em viagens, como a da Comitiva do Anel, o uso de materiais mais leves dispensa [na maioria dos casos] o uso de escudo.
 
Acho que depende de que herói e do momento que está sendo analisado. Pode-se imaginar todo um exército de Anões, Homens ou Elfos portando escudos e é natural para um herói guerreiro levar um deles, mas podemos ver por exemplo os Guardiões do Norte, grupo ao qual Aragorn pertencia que difícilmente portaria escudos para não chamar a atenção enquanto faziam seu trabalho.
Seguindo por essa lógica Aragorn não usou um escudo durante a saga do Anel apesar de que em momentos como o de ataque a Mordor ele e o restante da comitiva deviam estar armados dessa maneira.
Faria sentido imaginar que heróis mais acostumados a grandes batalhas estariam usando esse tipo de defesa. Um rei élfico sempre portaria um em batalha assim como Aragorn deve ter portado um líderando seu exército.
 
No livro fala que o Aragorn usa escudo na guerra do portão ?Vemos também que é bom usar escudo, pois NO FILME Boromir só morreu pq desviou a atençao um segundo e pq não tava com o escudo.

---------------------------------------------------------------------------------------
OFF TOPIC

200 posts xD
 
Pelo que descobri sobre armaduras foi nos tempos antigos as primeiras armaduras que os elfos tiveram foram dadas por Oromë o caçador dos Valar, assim os elfos teriam armas para se defenderem das criaturas de Morgoth, mas não se sabe se eles tinham escudos.
 
Ué, Eówyn não teve o escudo esmagado pelo Rei Bruxo? E Boromir foi "sepultado" com o seu escudo partido... Só acho meio dificil o Legolas portar escudo.
 
Lembram de Thorin Escudo-de-Carvalho? :g:

Mas Mestre... aquele pedaço de pau foi usado pelo anão para desviar os golpes, não dá para chamar de escudo... não ganhou DEF :dente:

Voltando, Aragorn só utilizou o escudo no Abismo de Helm pois o local fora sitiado; somente depois de terem sido rompidas as ultimas defesas, todos os soldados e combatentes abandoram seus escudos já que não tinham mais serventia.
 
Manolo Elring, sitiado = WAT?

Nos homens era mais comum ?Pq eu ainda nao cheguei no livro V do SDA, consequentemente não cheguei em Gondor, mas pelo filme a armadura dos cara e o escudo é gigantesco, no livro eh assim tb?
 
Manolo Elring, sitiado = WAT?

Nos homens era mais comum ?Pq eu ainda nao cheguei no livro V do SDA, consequentemente não cheguei em Gondor, mas pelo filme a armadura dos cara e o escudo é gigantesco, no livro eh assim tb?


O filme é meio exagerado o tamanho para dar mais impacto a cena. Em locais relativamente pequenos, como a fortaleza de Helm, a principal função dos soldados guarnecidos de escudos é apartar o ataque de flechas e proteger arqueiros e guerreiros da primeira carga inimiga. Uma vez rompida a barreira, os guerreiros entram em ação com seus machados, lanças, claymores e espadas montantes para diminiur o ímpeto rival. E geralmente estes tipos de arma exigem a utilização das duas mãos, pois são armas feitas para destruir escudos e capacetes em um só ataque.
 
O filme é meio exagerado o tamanho para dar mais impacto a cena. Em locais relativamente pequenos, como a fortaleza de Helm, a principal função dos soldados guarnecidos de escudos é apartar o ataque de flechas e proteger arqueiros e guerreiros da primeira carga inimiga. Uma vez rompida a barreira, os guerreiros entram em ação com seus machados, lanças, claymores e espadas montantes para diminiur o ímpeto rival. E geralmente estes tipos de arma exigem a utilização das duas mãos, pois são armas feitas para destruir escudos e capacetes em um só ataque.

Eita... o cara sabe de tudo sobre guerra... xD

Aproveitando que vc tocou no assunto, qual diferença entre claymores e espadas normais ?
 
Eita... o cara sabe de tudo sobre guerra... xD

Aproveitando que vc tocou no assunto, qual diferença entre claymores e espadas normais ?

Claymore é o nome de uma espada de duas mãos utilizada por clãs escoceses na Idade Média. Media en torno de 140cm, sendo 107cm somente de lâmina e pesava 2,5kg. Muito útil contra as formações inglesas, já que eles não estavam acostumados a ver armas de tamhanho desproporcional sendo manejada pelo famosos guerreiros "berserk".

2060gt.jpg



513SGC9R9VL._SL500_AA280_.jpg


Uma espada muito bonita, como pode ver.
 
Mas Mestre... aquele pedaço de pau foi usado pelo anão para desviar os golpes, não dá para chamar de escudo... não ganhou DEF :dente:.

Sem querer me entrometer, mas já o fazendo... o pedaço de carvalho pode não ter dado DEF, mas Thorin usava um escudo antes de pegar o item que lhe deu o apelido.
Aliás, o padrão de escudo dos anões deviam ser diferentes... fico imaginando.

Enfim, postei isso até elaborar algo melhor pra postar. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo