• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Inventor da urna eletrônica desrespeitou ordem superior em 1988

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Tudo começou no início da década de 1980, quando o juiz eleitoral catarinense Carlos Prudêncio --cansado de ter que contar cada voto manualmente--, resolveu inserir a tecnologia no processo eleitoral.

"Pedi emprestado a um jornalista de Joaçaba o computador para fazer o que hoje é muito simples, digitar os resultados e deixar a máquina somar",
explica o atual desembargador do Estado de Santa Catarina.

O computador era o único que havia na cidade. O ano era 1982 e a tecnologia era coisa rara, ainda mais no meio-oeste de Santa Catarina, em uma cidade de pequeno porte como Joaçaba, na época.
"A minha comarca sempre foi a primeira do Brasil a fechar o resultado. Eu sempre gostei de tecnologia e queria mais",
fala o magistrado.

Do somatório dos votos em um computador para o voto eletrônico foram exatos seis anos.

"Quatro grandes empresas de informática do Brasil negaram ajuda, não acreditaram no meu projeto, nem o presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) acreditou no meu invento. Pra uma das empresas cheguei a oferecer os direitos autorais em troca de ajuda",
conta.

Depois de muitos desafios, o primeiro protótipo da urna eletrônica ficou pronto em 1988, graças à persistência do juiz e da ajuda de micro-empresários de Brusque, no Vale do Itajaí, interior de Santa Catarina.

O invento foi o primeiro do tipo no mundo e só foi usado porque o juiz fez tudo escondido, desrespeitando as ordens do então presidente do TRE catarinense.

Fonte
 
Isso foi muito bom
mas tomara que se possa dar o ultimo passo de modernidade e podermos votar daqui uns tempos pela Internet pois eu odeio pegar fila em dia de eleição e quando chove é pior ainda.
 
Isso foi muito bom
mas tomara que se possa dar o ultimo passo de modernidade e podermos votar daqui uns tempos pela Internet pois eu odeio pegar fila em dia de eleição e quando chove é pior ainda.
Não seria má idéia! :lol:

Mas acho que não seria possível. Quem garante que é você que está votando?

Quando você vai até a zona eleitoral, tem que se identificar e só pode votar uma única vez. Na internet, não existe ninguém para legislar. Por mais que você tenha uma senha só sua, qualquer um pode passar sua senha a outra pessoa e uma só pessoa pode votar em nome de vários.
 
Apesar de representar um percentual baixo, ter havido defeito em mais de 1000 urnas eletrônicas é um numero muito elevado.

Esse numero poderia ter sido sensivelmente reduzido se o depto de eletrônica do TSE se informasse melhor a respeito da qualidade das redes elétricas por todo o pais. Em muitos casos é melhor alimentar por bateria que usar a rede elétrica local.
 
Não seria má idéia! :lol:

Mas acho que não seria possível. Quem garante que é você que está votando?

Quando você vai até a zona eleitoral, tem que se identificar e só pode votar uma única vez. Na internet, não existe ninguém para legislar. Por mais que você tenha uma senha só sua, qualquer um pode passar sua senha a outra pessoa e uma só pessoa pode votar em nome de vários.

Exatamente.

Apesar de representar um percentual baixo, ter havido defeito em mais de 1000 urnas eletrônicas é um numero muito elevado.

Esse numero poderia ter sido sensivelmente reduzido se o depto de eletrônica do TSE se informasse melhor a respeito da qualidade das redes elétricas por todo o pais. Em muitos casos é melhor alimentar por bateria que usar a rede elétrica local.

1.000 de 400.000 não é baixo percentualmente não?, e foi isso tudo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo