• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron confundiu-se com Pippim?

Klerigo

Usuário
Bom gente, estou lendo As Duas Torres e me deparei com uma parte que me chamou a atenção. Encontra-se no capítulo "O palantír" do livro.

Após saírem de Isengard, Gandalf, Legolas, Gimli, Aragorn, Merry, Pippin juntamente com toda comitiva do rei pararam para descansar pela encosta de Dol Baran. Mas havia algo que não permitiu que Pippin pegasse no sono. Era algo que trazia um certo fascínio, inquietação, curiosidade. O palantír de Orthanc que Gandalf levava consigo. Decidido a dar mais uma olhada em tão misterioso e encantador artefato, Pippin se dirige até Gandalf e o apanha para sí. Longe dos olhares dos guardas, ele olha mais uma vez para ela e passa pela pior experiência já vivida.

Gandalf chega logo depois, trazendo várias pessoas consigo para averiguarem o ocorrido e encontram Pippin aterrorizado.

Nisso Gandalf pergunta o que houve e Pippin começa seu relato. Aí chega uma parte interessante do diálogo que se transcorre. Ele relata:
"...Então ele veio. Não falou de modo que eu pudesse ouvir as palavras, mas eu entendi. "Então você voltou. Porque deixou de dar notícias por tanto tempo?"
- Não respondi. Ele disse: "Quem é você?". Ainda não respondi" mas isso me machucava terrivelmente, e ele me pressionou, aí eu disse "Um hobbit".
Então, ele pareceu me enxergar e riu de mim... Mas ele disse: Espere um momento, logo vamos nos encontrar de novo. Diga a Saruman que esse regalo não é para ele. Vou mandar buscá-lo imediatamente. Está entendendo. Diga apenas isso".
Esse trecho me chamou a atenção por vários motivos. Quando Pippin diz a Gandalf o que ouviu e disse a frase de Sauron "então você voltou", a quem ele se referia? Sauron esperava por alguém que tinha contato com ele? Mas Sauron não identificou quem era que estava olhando para o palantír, isso significa que Sauron não sabia quem era que estava manipulando o palantír naquele momento?
Depois de Pippin se revelar um hobbit que pareceu que Sauron entendeu de quem se tratava. Mas da pessoa errada, pois achou que fosse o portador do Um Anel. E no momento que ele diz:
"Diga a Saruman que esse regalo não é para ele. Vou mandar buscá-lo imediatamente.Está entendendo. Diga apenas isso"
Sauron quer dizer o que com mandar buscá-lo? Quem iria buscá-lo e por acaso ele sabia a localização de Pippin nesse momento?

Estas foram algumas dúvidas que deparei ao ao ler esse trecho. O que vocês têm a dizer sobre isso?
 
Sauron pensou que Pippin era o portador do Anel. Mandou um Nazgul para buscar o hobbit.

Sobre a localização, Sauron não percebeu que a Pedra tinha saído de Orthanc, por isso o Nazgul foi para a Torre de Isengard.
 
Acredito que quando ele disse "Então você voltou" estava pensando que Pippin era Saruman. Saruman não cortou suas comunicações com Sauron quando começou a agir por conta própria? Sauron teria achado estranho a falta de comunicação de Saruman. Só depois ele percebe que é um hobbit quem fala. Imagino que aí ele tenha pensado que Saruman tinha obrigado Pippin (o suposto Portador) a olhar na palantír para provar que estava com o Anel e usar isso como firma de barganha. A ideia da pedra não estar mais em Orthanc parece nem ter passado na cabeça de Sauron.
 
Saruman começou a usar a pedra de Orthanc em torno do ano 3000. No começo, ele pode ter sido capaz de controlá-la e ver-off lugares distantes e eventos, mas ele logo entrou em contato com a pedra-Ithil e caiu sob Sauron. A sua integridade Saruman já tinha sido enfraquecida pelo abandono de seus princípios morais em sua busca para obter o poder para si mesmo, e assim ele estava vulnerável à dominação pela vontade superior de Sauron. Pouco tempo depois, Saruman se sentiu compelido a relatar a Sauron através do palantír. Saruman tornou-se um traidor para o Conselho Branco e para os povos livres da Terra-média, quem deveria ajudar na sua luta contra Sauron.

Depois que as forças de Saruman foram derrotados na batalha do Abismo de Helm e Isengard foi destruída pelos Ents, Gandalf e o Rei Théoden de Rohan veio para Orthanc para conversar com Saruman em 5 de março de 3019. de lacaio de Saruman, Gríma Língua de Cobra jogou a pedra de Orthanc para baixo da torre e foi apanhada por Pippin .

Gandalf tomou o palantír longe do Hobbit, mas Pippin não conseguia parar de pensar nisso. Naquela noite em que acamparam em Dol Baran , Pippin pegou o palantír de Gandalf e olhou para a pedra. Ele foi confrontado por Sauron, que o confundiram com o Portador do Anel e presumiram que ele estava sendo mantido preso por Saruman em Orthanc.

Sauron estava fraco, afinal ele confundiu Pippin com o portador do anel. Alias me estranho com isso, Sauron sentia a presença do um anel, assim como ele o sentia, ambos se desejavam (Não pensem bobagens :obiggraz:)
Naquele momento, Sauron confundiu literalmente seus argumentos, como se fosse uma máquina do tempo, Sauron rápidamente se esqueceu de sua situação real, isso pode ter ocorrido?! :think:
Ele até então sabia que a palantír estava em poder de Sarumam, creio que, com a fraqueza de Sauron, ele não conseguiu visualizar nitidamente a imagem de Pippin, alias isso é comum (Imagens distorcidas, distantes, modificadas em uma palantír, afinal não se trata de qualquer pedra). Em questão da mensagem, que Sauron ''mandou'' para ser enviada a Sarumam, penso que, fosse apenas uma afronta. Após Pippin ter mencionado ser um hobbit, Sauron pode ter apenas ''gozado'' com sua cara, e ao mesmo tempo pode ter sido uma advertência, um chamado de atênção (Ele talvez quisesse mostrar em tom de ironia, que o um anel chegaria em tuas mãos, e que assim ele iria rever, Sarumam ... (Talvez ainda pensava que Sarumam vagava sozinho pela terra-média) .... quem buscá-lo? Oras porque não teus servos?!:think:)
Sauron, queria afrontar, mas ao mesmo tempo foi provado que seu poder não valia mais nada.
 
Última edição por um moderador:
Sauron pensou que Pippin era o portador do Anel. Mandou um Nazgul para buscar o hobbit.

Sobre a localização, Sauron não percebeu que a Pedra tinha saído de Orthanc, por isso o Nazgul foi para a Torre de Isengard.

Nosso amigo Neithan respondeu na lata!

Neste capítulo se não estiver enganado um dos nazgûl passa voando bem acima da comitiva do rei Theoden quando estão voltando a Edoras.

Aí eu perguntaria o seguinte:

O que Sauron iria fazer com Pipin caso ele fosse levado até Barad Dur? Sauron iria maltratá-lo ou conversar sobre os detalhes da história do Anel?

Eu não acredito que Sauron fosse torturá-lo fisicamente, mas faria de Pipin uma espécie de refén por livre e espontânea pressão, uma espécie de escudeiro de Sauron, e usá-lo também como instrumento de troca numa possível negociação.

O que vocês acham colegas?
 
Eu não acredito que Sauron fosse torturá-lo fisicamente, mas faria de Pipin uma espécie de refén por livre e espontânea pressão, uma espécie de escudeiro de Sauron, e usá-lo também como instrumento de troca numa possível negociação.
Acho muitíssimo improvável, Elrond. Não faz muito o estilo de Sauron bater um "papinho amigável" com alguém, principalmente quando se tratava do Anel. Usá-lo como maneira de encontrar o Anel é muito mais útil que usá-lo como refém ou qualquer outra coisa. Além disso, poderia ser usado como elemento de troca depois de torturado ou mesmo morto (ninguém precisaria saber desse detalhe...:lol:)
 
Acho muitíssimo improvável, Elrond. Não faz muito o estilo de Sauron bater um "papinho amigável" com alguém, principalmente quando se tratava do Anel. Usá-lo como maneira de encontrar o Anel é muito mais útil que usá-lo como refém ou qualquer outra coisa. Além disso, poderia ser usado como elemento de troca depois de torturado ou mesmo morto (ninguém precisaria saber desse detalhe...:lol:)

Puxa, depois de apanhar o Hobbit e torturá-lo sadicamente, ele só o entregaria depois de tê-lo feito em pedacinhos! Ele não iria deixar de saborear sua vitória causando a dor em um de seus inimigos, certeza!

Sobre o negócio da Palantír, o Sauron (ou melhor, seu servo) pensou que o Pippin fosse o tal famoso e misterioso Hobbit chamado Bolseiro que estava com seu anel e que Saruman o havia capturado e estava agora mostrando seu prisioneiro- e torturando-o com o fato de que o estava expondo a Mordor. (por isso ele questiona, logo no início, quando a imagem ainda não estava tão nitída: "já voltou?", pois pensava que falava com o ex-mago branco e depois, sorri ao saber a pessoa era um Hobbit - isso significaria que estava preso nos domínios de Saruman, onde mais a palantír estaria? E como ele saberia que haviam pego o objeto e derrotado seu aliado? Não sabia, houve um engano)

É claro: havia o fato de Sauron sentir a presença do anel, mas não penso se isso seria válido se o seu contato com o suposto portador fosse só através de uma palantír, então, devia ser um contato muito fraco com algo muito distante para Sauron não perceber que o Um não estava ali. E não posso deixar de lembrar que Frodo e Sam conseguiram passar para a montanha da perdição, caminhando o tempo todo com o anel, em Mordor, nas terras dele, bem debaixo do nariz do próprio Sauron. Então, não é sempre que ele sente a presença do Um, há limitações não muito definidas.
 
Última edição:
Acredito, como foi dito pelo Menuldur, que se Sauron tivesse capturado Pippin, ele iria usar de todos os métodos de tortura para causar sofrimento a seus amigos. O pobre hobbit entraria numa barganha onde o Um anel seria trocado por ele.

Quanto a imagem de Pippin na palantír, Sauron sabia que ela estava em Orthanc e achou que continuava por lá. O fato de pensar que Saruman tivesse capturado o portador do anel, o alegrou, pois imaginava que logo estaria com ele.

Mas depois do incidente com Pippin e a palantír, eles avistam o Nazgul. Gandalf agarra Pippin, monta em Scadufax e sai em direção à Minas Tirith. Corrijam-me se estiver errado, mas o Nazgul foi para Orthanc para capturar o prisioneiro. Mas e se ele tivesse visto todos ao pé de Dol Baran?
 
Puxa, depois de apanhar o Hobbit e torturá-lo sadicamente, ele só o entregaria depois de tê-lo feito em pedacinhos! Ele não iria deixar de saborear sua vitória causando a dor em um de seus inimigos, certeza!

Sobre o negócio da Palantír, o Sauron (ou melhor, seu servo) pensou que o Pippin fosse o tal famoso e misterioso Hobbit chamado Bolseiro que estava com seu anel e que Saruman o havia capturado e estava agora mostrando seu prisioneiro- e torturando-o com o fato de que o estava expondo a Mordor. (por isso ele questiona, logo no início, quando a imagem ainda não estava tão nitída: "já voltou?", pois pensava que falava com o ex-mago branco e depois, sorri ao saber a pessoa era um Hobbit - isso significaria que estava preso nos domínios de Saruman, onde mais a palantír estaria? E como ele saberia que haviam pego o objeto e derrotado seu aliado? Não sabia, houve um engano)

É claro: havia o fato de Sauron sentir a presença do anel, mas não penso se isso seria válido se o seu contato com o suposto portador fosse só através de uma palantír, então, devia ser um contato muito fraco com algo muito distante para Sauron não perceber que o Um não estava ali. E não posso deixar de lembrar que Frodo e Sam conseguiram passar para a montanha da perdição, caminhando o tempo todo com o anel, em Mordor, nas terras dele, bem debaixo do nariz do próprio Sauron. Então, não é sempre que ele sente a presença do Um, há limitações não muito definidas.


Muito bom seu ponto de vista, porém, algo que me deixou encucada!. Sauron não sentiu a presença do um anel em Mordor, isso explicaria a fraqueza que citei em um tópico acima. Sauron poderia sim, estar fraco?! Sauron poderia estar receioso pelo fato de saber de sua fraqueza e no momento da palantír simplesmente cometeu o erro de confundir um mero Hobbit. Mas agora, venhamos e convenhamos, eis a minha eterna duvida, porque Sauron não sentiu a presença do um anel em Mordor? Lisseminte, você atiçou minha duvida.
 
Última edição por um moderador:
Mas agora, venhamos e convenhamos, eis a minha eterna duvida, porque Sauron não sentiu a presença do um anel em Mordor? Lisseminte, você atiçou minha duvida.

Sauron não sentiu a pretensa do Um pois este não foi usado dentro do seu limite de "visão"; ou seja, mesmo que alguém entrasse em Mordor, deveria haver um certa distância mínima dentro da qual Sauron poderia sentir o Anel sendo usado por outra criatura. Quando Sam usou o Um ele estava fora desse campo de visão, mas quando Frodo reclamou o Anel para si nas Sammath Naur ele estava dentro do quintal de Sauron, que agiu imediatamente desviando toda sua vontade para lá.
 
Sauron não sentiu a pretensa do Um pois este não foi usado dentro do seu limite de "visão"; ou seja, mesmo que alguém entrasse em Mordor, deveria haver um certa distância mínima dentro da qual Sauron poderia sentir o Anel sendo usado por outra criatura. Quando Sam usou o Um ele estava fora desse campo de visão, mas quando Frodo reclamou o Anel para si nas Sammath Naur ele estava dentro do quintal de Sauron, que agiu imediatamente desviando toda sua vontade para lá.
Mas Finwë, mesmo que Sauron não soubesse exatamente onde estava o Anel, sentiria e teria uma noção de onde estava. Se não me engano é dito no RdR que a névoa que Sauron colocou para proteger seus domínios acabou minando essa percepção. O feitiço virou contra o feiticeiro.
 
Se Sauron tivesse alguma noção de onde estava o Anel, Frodo não teria chegado até as Fendas. Ele só sentia se alguém utilizasse de fato seu Precioso, e se estivesse perto dele.

Senão, teria pego Bilbo quando o mesmo estava na Floresta das Trevas, ou todas as vezes que ele usou o Anel, Sauron saberia sua localização. Mas o Anel não era um localizador GPS.

O fato dele ter confundido Pippin com Frodo é óbvio: Ele sabia que um troço pequeno, chamado de hobbit portava o Um Anel (na mente de Sauron, por ordens de Elessar e Gandalf). Então ele olha para a Pedra Vivente de Orthanc e vê um hobbit, capturado por Saruman. Não tinha como saber que este não era o portador.

Mas o nazgul que foi visto pela companhia de Théoden, logo após Pippin olhar pela Palantir NÃO FOI enviado para lá para buscar o hobbit. Gandalf deixa bem claro que mesmo um nazgul demoraria dias para voar de Mordor até Orthanc. Este foi enviado apenas para ver o que estava acontecendo com seu possível fantoche, pois fazia dias que Saruman não entrava em contato com Sauron.
 
Se Sauron tivesse alguma noção de onde estava o Anel, Frodo não teria chegado até as Fendas. Ele só sentia se alguém utilizasse de fato seu Precioso, e se estivesse perto dele.

Senão, teria pego Bilbo quando o mesmo estava na Floresta das Trevas, ou todas as vezes que ele usou o Anel, Sauron saberia sua localização. Mas o Anel não era um localizador GPS.

O fato dele ter confundido Pippin com Frodo é óbvio: Ele sabia que um troço pequeno, chamado de hobbit portava o Um Anel (na mente de Sauron, por ordens de Elessar e Gandalf). Então ele olha para a Pedra Vivente de Orthanc e vê um hobbit, capturado por Saruman. Não tinha como saber que este não era o portador.

Mas o nazgul que foi visto pela companhia de Théoden, logo após Pippin olhar pela Palantir NÃO FOI enviado para lá para buscar o hobbit. Gandalf deixa bem claro que mesmo um nazgul demoraria dias para voar de Mordor até Orthanc. Este foi enviado apenas para ver o que estava acontecendo com seu possível fantoche, pois fazia dias que Saruman não entrava em contato com Sauron.

Esse é meu Saitor :kiss:
Exato, algumas de minhas duvidas já foram esclarecidas. Porém, com qual objetivo o Nazgul foi enviado? sendo que, ele demoraria dias para voar até Mordor.
 
Ele foi enviado por Sauron para ver o que Saruman andava fazendo. Para inspecionar seu lacaio.

Veja o que Gandalf diz, quando Pippin pergunta se o Nazgul que tinha sobrevoado a comitiva do Rei estava lá para pegar o hobbit:

As Duas Torres - O Palantir disse:
Claro que não - disse Gandalf. - São duzentas léguas ou mais em linha reta de
Barad-dûr até Orthanc, e até um Nazgúl levaria algumas horas para voar entre os dois lugares. Mas Saruman certamente olhou dentro da Pedra desde o ataque dos orcs, e não duvido que tenha sido lida uma parte de seus pensamentos secretos maior do que ele desejava. Um mensageiro foi enviado para descobrir o que ele está fazendo. E depois do que aconteceu esta noite um outro virá, eu acho, e depressa. Assim Saruman chegará ao último aperto na morsa na qual colocou a própria mão. Ele não tem nenhum prisioneiro para enviar. Não tem nenhuma Pedra com a qual possa enxergar, e não pode responder aos chamados. Sauron só poderá crer que ele está detendo o prisioneiro e se recusando a usar a Pedra. Não vai adiantar nada Saruman dizer a verdade ao mensageiro. Isengard pode estar arruinada, mas ele ainda está a salvo em Orthanc. Portanto, quer ele queira ou não, dará a impressão de ser um rebelde. E contudo ele nos rejeitou, para evitar exatamente que isso acontecesse! O que fará numa situação dessas, não posso adivinhar. Acho que ele ainda tem poder, enquanto permanecer em Orthanc, para resistir aos Nove Cavaleiros. Pode ser que ele tente. Pode ser que tente prender o Nazgúl, ou pelo menos matar a coisa na qual ele agora cavalga pelos ares. Nesse caso, que Rohan cuide de seus cavalos!
 
Acredito que quando ele disse "Então você voltou" estava pensando que Pippin era Saruman. Saruman não cortou suas comunicações com Sauron quando começou a agir por conta própria? Sauron teria achado estranho a falta de comunicação de Saruman. Só depois ele percebe que é um hobbit quem fala. Imagino que aí ele tenha pensado que Saruman tinha obrigado Pippin (o suposto Portador) a olhar na palantír para provar que estava com o Anel e usar isso como firma de barganha. A ideia da pedra não estar mais em Orthanc parece nem ter passado na cabeça de Sauron.
E realmnte, Sauron ainda não sabia da derrota de Saruman, por isso nem tinha idéia de que o Palantir teria saído de Orthanc. E por isso enviou um Nazgul para recuperar o Anel em Isengard.
 
Sim, Sauron tinha dupla personalidade e as vezes se confundia com um hobbit atrapalhado e saía cantarolando pela Torre Negra. :lol:




Tá, mas falando sério agora, o Célio já respondeu tudo de maneira bem completa ainda em seu primeiro post, que reproduzo abaixo:

E realmnte, Sauron ainda não sabia da derrota de Saruman, por isso nem tinha idéia de que o Palantir teria saído de Orthanc. E por isso enviou um Nazgul para recuperar o Anel em Isengard.



SOBRE O TÍTULO DO TÓPICO, O QUE TENHO A FALAR É:

SAURON CONFUNDIU-SE COM PIPPIN?? SAIBA INTERPRETAR UM TEXTO.
( OU VOCÊ USOU METÁFORAS? AFF :oops:)
E OBSERVE ISSO, CORRIJA DEPOIS
ERROS TODOS COMETEM.

Voltando ao assunto......
Sauron não sabia da derrota de Sarumam. Exato, por isso digo e afirmo Sauron estava fraco, ele não estava ao topo do seu antigo poder, ele confundiu-se sim com Pippin, na verdade digo ''penso'' que, ele usou depois a sua famosa risada em forma de piada para não se curvar e destruir seu ''ego'' :lol:.
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo