• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Huan era imortal?

Roderick

Banned
Conversando com uma pessoa ontem, nos veio uma pequna duvidasobre Huan:think:
Será que Huan o cão de Valinor era imortal ou mortal? Porque ele veio das Terras Imortais e só morreu depois de muitas brigas contra as forças do mal.

E ele tinha alma? Ele foi para Mandos ou ficou no vazio???
 
Quanto à imortalidade eu não sei, posso pesquisar mais sobre isso no HMe.

Quanto à alma, considerando todo o esforço de Tolkien para ajustar sua Obra aos ensinamentos católicos, acho que não, Huan não tinha um fëa. Depois da morte ele acabou, então.
 
Segundo a wikipedia, no Morgoth's ring Tolkien diz que Huan era um animal comum que aprendeu a falar com os Valar (provavelmente Tulkas), ou um Maia em forma de animal.

Tolkien wrote he was either a beast-shaped Maia or a common animal that had been told to speak by the Valar.

Tolkien, J. R. R. (1993), Christopher Tolkien, ed., Morgoth's Ring, Boston: Houghton Mifflin, "Myths Transformed" VIII, pp. 410-12, ISBN 0-395-68092-1
 
Imortal Huan não era, pois ele morreu, né?

Segundo a wikipedia, no Morgoth's ring Tolkien diz que Huan era um animal comum que aprendeu a falar com os Valar (provavelmente Tulkas), ou um Maia em forma de animal.
Tulkas? Mas ele era o cão de Oromë...:think:
 
Só porque ele veio de Valinor naõ quer dizer que ele seja imortal. Pensando assim, você está cometendo o mesmo erro dos númenoreanos.

Huan não era imortal. No máximo tinha vida um pouco mais longa. E só.

E quanto a poder falar, lembrem-se que essa dádiva lhe foi dada para ser usada apenas duas vezes. Entao, não quer dizer que ele sabia falar, como um ser racional. Quer dizer apenas que por duas vezes em sua vida ele poderia transformar sua vontade em palavras.
 
Só porque ele veio de Valinor naõ quer dizer que ele seja imortal. Pensando assim, você está cometendo o mesmo erro dos númenoreanos.

Huan não era imortal. No máximo tinha vida um pouco mais longa. E só.

E quanto a poder falar, lembrem-se que essa dádiva lhe foi dada para ser usada apenas duas vezes. Entao, não quer dizer que ele sabia falar, como um ser racional. Quer dizer apenas que por duas vezes em sua vida ele poderia transformar sua vontade em palavras.

Três vezes, caro Snaga.
 
Só porque ele veio de Valinor naõ quer dizer que ele seja imortal. Pensando assim, você está cometendo o mesmo erro dos númenoreanos.

Huan não era imortal. No máximo tinha vida um pouco mais longa. E só.

E quanto a poder falar, lembrem-se que essa dádiva lhe foi dada para ser usada apenas duas vezes. Entao, não quer dizer que ele sabia falar, como um ser racional. Quer dizer apenas que por duas vezes em sua vida ele poderia transformar sua vontade em palavras.

Três vezes, caro Snaga.

Huan,talvez,pudesse viver "eternamente",contanto que não falasse e também não se defrontasse com o "maior lobo já criado". O fato de Huan falar apenas três vezes (quem decretou isso?Mandos?:think:) está ligado ao momento de sua morte (quem decretou isso? :think::think:Mandos! :ahn?:);não parece algo a ser desconsiderado.
Talvez,se Huan PERMANECESSE em Valinor,junto à Oromë,ele vivesse para sempre. Mas,felizmente para o Beren, ele escolheu se sacrificar por Lúthien.
E,quanto a possuir um fëa,está dito que "tendo vindo com Celegorm para a Terra-Média,Huan também caiu sob a Maldição de Mandos":ahn?::ahn?:;acho que precisa ter um fëa para isso.:blah::blah::blah:
 
Huan, o Cão de Valinor, um personagem que não sei por que me agrada muito.
Existe algo sobre ele nos Contos Inacabados ou no Cartas, li apenas o Silma, existe algo mais?

obrigado.
 
E,quanto a possuir um fëa,está dito que "tendo vindo com Celegorm para a Terra-Média,Huan também caiu sob a Maldição de Mandos":ahn?::ahn?:;acho que precisa ter um fëa para isso.:blah::blah::blah:
Não, muito pelo contrário. É mais fácil cair sob a Maldição sem um fëa. Sem um fëa, não pode haver livre-arbítrio, sendo mais fácil para os Valar controlarem as ações dos seus servos, como Huan no caso. Pra isso é preciso consciência, não fëa.
 
Eu também só me lembro de ter lido algo sobre Huan em o Silmarillion, que não dá uma resposta certa.
 
Os relatos mais detalhados sobre Huan são pouquíssimos. Sua participação nos escritos se resume quase que apenas à história de Beren e Lúthien. Fora dessa história, a menção mais significante é a que o Anwel citou logo acima: a do Myths Transformed VIII, em que Tolkien discute a origem dos orcs.

Primeiramente, Tolkien assume a possibilidade de Huan e outras criaturas pensantes, como Thorondor, serem Maiar e emissários dos Valar. Mas logo descarta a possibilidade de Thorondor ser um Maia: ele teve prole, e a única Maia a ter prole foi Melian. Desenvolvendo o assunto no ensaio, ele acaba chegando à decisão sobre Huan não ter alma:
The same sort of thing may be said of Huan and the Eagles: they were thaught language by the Valar, and raised to a high lever - but they still have no fëar.

Essa concepção de Huan sem alma foi, creio, a visão final de Tolkien.
 
Os relatos mais detalhados sobre Huan são pouquíssimos. Sua participação nos escritos se resume quase que apenas à história de Beren e Lúthien. Fora dessa história, a menção mais significante é a que o Anwel citou logo acima: a do Myths Transformed VIII, em que Tolkien discute a origem dos orcs.
Quantos livros de Tolkien você tem?? 8O
 
Haviam animais imortais, não haviam? Nesse sentido não vejo motivo para ele não ser imortal.
 
Quantos livros de Tolkien você tem?? 8O
Sem contar a edição repetida do SdA, com aqueles livros dos estudiosos mais famosos (como a Biografia e o The History of the Hobbit) , a tese de mestrado do Imrahil (tradução do Tree and Leaf), são vinte e cinco.
 
Última edição:
Haviam animais imortais, não haviam? Nesse sentido não vejo motivo para ele não ser imortal.
Imortais mesmo acho que não tinha nenhum não. Que viviam muito sim, como os ents. Se eu estiver enganado alguém me corrija.

Sem contar a edição repetida do SdA, com aqueles livros dos estudiosos mais famosos (como a Biografia e o The History of the Hobbit) , a tese de mestrado do Imrahil (tradução do Tree and Leaf), são vinte e cinco.
Oo não quer me da alguns n? tou precisando! XD
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo