• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nazgûl. Quem era realmente seu mestre?

Gui.

Usuário
Sempre tive uma pequena dúvida sobre a verdadeira lealdade dos nazgûl. Sauron, ou o Anel. Bem, vejamos.

Há um trecho, nos Contos Inacabados, se não me engano, que o Rei dos Bruxos questiona Saruman sobre o Anel, e ele responde algo como:

Eu não o tenho, pois se eu o tivesse , vocês se curvariam diante de mim e me chamariam de seu Senhor.

Também lembrar que TODOS os nazgûl foram grandes senhores dos homens que receberam os Nove Anéis. Como todos os anéis eram subordinados ao Um Anel, seria possível que a lealdade dos nazgûl também fosse?

Em contrapartida á todos esses vários argumentos que ficam a favor de que os nazgûl eram leais ao Um Anel ( devido aos seus anéis ) é mencionado em várias partes que o único mestre do Um Anel é Sauron, por isso os nazgûl só obedeceriam a ele.

Então, o que vocês acham? A quem os nazgûl realmente obedecem? Ao Um Anel ( e, consequentemente, á pessoa que o possuir e controlar, como Saruman, se posuísse e aprendesse a usar o Anel ) ou ao Sauron?
 
A questão aqui é bem complicada, afinal, Sauron e Um eram uma coisa só, teoricamente.

Os Názgûl eram escravos do Um Anel e obedeceriam aquele que o possuisse e conseguisse contrá-lo. Indiretamente, portanto, eles estariam servindo aos propósitos de Sauron, afinal era sempre assim que o Anel agia.

Mesmo assim, durante SdA, os Nazgul tinham um motivo forte para seguir e obedecer Sauron: o Senhor do Escuro tinha os Nove Anéis em seu poder e assim poderia controlar as vontades do Espectros.
 
Os Názgûl eram escravos do Um Anel e obedeceriam aquele que o possuisse e conseguisse contrá-lo.
O cerne da questão é isso que o Snaga falou. É controlar o Anel. Não é uma simples questão de posse é uma questão de controle. E acredito que só Gandalfo, em toda a Terra-média, talvez pudesse ter esse controle. E aí controlar os Nazgûl.

Tem uma Carta que eu acho que Tolkien comenta isso. Ele descreve o que aconteceria na Montanha da Perdição de Gollum não destruísse o Anel: os Nazgûl chegariam e fingiriam servir a Frodo, mas na realidade tudo seria uma ramadilha. Por quê? Porque Frodo só possuía o Anel, não o controlava. E Sauron tinha o controle dos Nazgûl porque retinha consigo os Nove.
 
Concordo com o que o Snaga e o Célio disseram acima, a questão mesmo é o controle.

Tem uma Carta que eu acho que Tolkien comenta isso. Ele descreve o que aconteceria na Montanha da Perdição de Gollum não destruísse o Anel: os Nazgûl chegariam e fingiriam servir a Frodo, mas na realidade tudo seria uma ramadilha. Por quê? Porque Frodo só possuía o Anel, não o controlava. E Sauron tinha o controle dos Nazgûl porque retinha consigo os Nove.
Mas sobre esse comentário do próprio Tolkien, eu acho até um pouco viajado. No Topo do Vento, onde Frodo é apunhalado, temos uma visão clara de que os Nazgûl não estavam lá para servir (mesmo fingindo), eles tentariam pegar o Um de maneira aberta.
Isso sem falar que no Topo do Vento Frodo ainda estava começando a ser dominado pelo Um, enquanto em Orodruin ele já estava dominado.
Agora imaginem: Montanha da Perdição, todos exaustos, e os Nazgûl fingindo servidão ao invés de usar a força? Difícil de acreditar.
 
Mas a situação era muitíssimo mais delicada que no Topo do Vento. Se eles ameaçam o Frodo, imagina se dá a louca nele e ele joga o Anel lá embaixo? É bem melhor não arriscar. Mais fácil mexer com a ganância do Frodo, e assim que ele tivesse saído da borda pegava o Anel e voava pra Barad-dûr.
 
Concordo muito bem com a questão do controle. Quem controlava O Um controlava os Espectros, mas apenas porque O Um controlava os Nove Anéis dos homens. Sauron controlava os Nazgûl mesmo sem o Um, mas ele tinha os nove anéis, que eram os que realmente exerciam o controle sobre os Nazgûl. Acredito que era assim que funcionava.
 
Em qualquer caso, para aprofundar sua leitura a respeito do legendarium eu recomendo que leia todas as obras relacionadas, inclusive as cartas... Certamente dara uma base muito melhor pra qualquer conclusão.
Não sinto necessidade de dar uma resposta mais completa a respeito da sua dúvida, acredito que o Snaga já tem experiência o suficiente no assunto e te deu um bom resumo como ponto de partida.
 
Concordo com o que o Snaga e o Célio disseram acima, a questão mesmo é o controle.


Mas sobre esse comentário do próprio Tolkien, eu acho até um pouco viajado. No Topo do Vento, onde Frodo é apunhalado, temos uma visão clara de que os Nazgûl não estavam lá para servir (mesmo fingindo), eles tentariam pegar o Um de maneira aberta.
Isso sem falar que no Topo do Vento Frodo ainda estava começando a ser dominado pelo Um, enquanto em Orodruin ele já estava dominado.
Agora imaginem: Montanha da Perdição, todos exaustos, e os Nazgûl fingindo servidão ao invés de usar a força? Difícil de acreditar.

Sim, servidão. Até porque o Frodo declarou alto e bom som:

"O ANEL É MEU!"

Seria a desculpa perfeita para enganá-lo. Ele se sentiria o Todo-Poderoso e, se algum nazgûl fingisse servidão, ele acreditaria sem restrição nenhuma. E seria preso na armadilha.

Mas a situação era muitíssimo mais delicada que no Topo do Vento. Se eles ameaçam o Frodo, imagina se dá a louca nele e ele joga o Anel lá embaixo? É bem melhor não arriscar. Mais fácil mexer com a ganância do Frodo, e assim que ele tivesse saído da borda pegava o Anel e voava pra Barad-dûr.

Outra boa desculpa para fingir. Sem bem que é difícil de acreditar que o Frodo faria isso. Se ele tinha acabado de declarar que o Anel era dele...
 
Do meu ponto de vista a servidão dos Nazgûl dependia, como já foi dito, do controle sobre o anel e sobre os anéis dos próprios Nazgûl. Quando Frodo foi atacado no Topo do Vento ele não tinha o controle sobre o anel por isso não desejava nem podia ter controle sobre os espectros.
Por outro lado quando Saruman diz que os Nazgûl o obedeceriam se ele tivesse o anel não precisa ser efetivamente verdade já que quem detinha os nove e havia sido o senhor orginal dos Nazgûl era Sauron. Provavelmente se Saruman conseguisse controle sobre o anel os espectros manteriam sua lealdade ao mestre original até que houvesse um vencedor na disputa entre os senhores das duas torres

A frase:

Eu não o tenho, pois se eu o tivesse , vocês se curvariam diante de mim e me chamariam de seu Senhor.

Me parece mais um delírio de poder de Saruman que se acreditava capaz não só de controlar o anel como de vencer o Senhor do Escuro
 
Mas a situação era muitíssimo mais delicada que no Topo do Vento. Se eles ameaçam o Frodo, imagina se dá a louca nele e ele joga o Anel lá embaixo? É bem melhor não arriscar. Mais fácil mexer com a ganância do Frodo, e assim que ele tivesse saído da borda pegava o Anel e voava pra Barad-dûr.

Então, concordo em partes.
Mas discordo em uma única coisa. Em Orodruin Frodo já estava dominado pelo Um, e acho que o único que sabia que Frodo não atiraria o Anel era Sauron. Por isso não teria essa de fingir, o Senhor do Escuro ia cair matando, na minha humilde opinião.
 
Não acho que eles iriam fingir servir ao Frodo.Por que ? eles são nove , Frodo e Sam são 2 inexperientes em batalha.9x2 = Nazgul wins.Metia logo a apunhalada final.Imagino o cara que furou frodo em Amon Sul falando: Agora morre desgraçado! kkkk xD
 
Por outro lado quando Saruman diz que os Nazgûl o obedeceriam se ele tivesse o anel não precisa ser efetivamente verdade já que quem detinha os nove e havia sido o senhor orginal dos Nazgûl era Sauron. Provavelmente se Saruman conseguisse controle sobre O Anel os espectros manteriam sua lealdade ao mestre original até que houvesse um vencedor na disputa entre os senhores das duas torres.
O Um controlava todos os outro, incluindo os nove. Se Sauron tivesse os nove, não se atreveria a usá-lo enquanto Saruman tivesse O Um, e se esse conseguisse controlar O Anel, creio sim, que os nazgûl o serviriam, e não a Sauron.

Então, concordo em partes.
Mas discordo em uma única coisa. Em Orodruin Frodo já estava dominado pelo Um, e acho que o único que sabia que Frodo não atiraria o Anel era Sauron. Por isso não teria essa de fingir, o Senhor do Escuro ia cair matando, na minha humilde opinião.
Mas você tem que levar em consideração que Sauron pensava que O Um estava com Aragorn, e que ele pretendia usá-lo e vencer um ataque direto a Mordor. Por isso, quando Frodo coloca O Anel na Montanha da Perdição, Sauron toma um susto, e pela primeira vez, eu acho, ele imagina que seus inimigos vão destruir O Anel.
 
Mas você tem que levar em consideração que Sauron pensava que O Um estava com Aragorn, e que ele pretendia usá-lo e vencer um ataque direto a Mordor. Por isso, quando Frodo coloca O Anel na Montanha da Perdição, Sauron toma um susto, e pela primeira vez, eu acho, ele imagina que seus inimigos vão destruir O Anel.
Um ponto muiro interessante esse que você levantou, Sauron. O Dorak comentou que os Nazgûl sabiam que Frodo estava tão obcecado pelo Anel que não o jogaria no fogo. Mas Sauron provavelmente pensou assim: se Frodo jpa foi "louco" o suficiente para chegar até ali, que garantiria que ele não o jogaria no fogo? Toda a base sobre a qual Sauron sustentava sua defesa, de que ninguém tentaria destruir o Anel, ruiu. Ele deve ter ficado louco com isso. É algo em que ele não podia se arriscar de jeito nenhum.
 
O mestre dos Nazgûl é aquele que gravou a famosa inscrição do Anel Governante: "Ash nazg durbatulûk, ash nazg gimbatul, Ash nazg thrakatulûk agh burzum-ishi krimpatul."

Outro Senhor do Anel teria de ter um poder equivalente ou superior ao de Sauron para dominá-lo e ser dominado pela energia morgothiana que impregna a T-m.

Caso Gollum não tivesse atacado Frodo, ele teria corrido para fora das Sammath Naur, os Nove o teriam obrigado a entregar o Anel pois ele já estava sob o jugo do Um e o Olho de Sauron já estava naquela direção.
 
Então, o que vocês acham? A quem os nazgûl realmente obedecem? Ao Um Anel ( e, consequentemente, á pessoa que o possuir e controlar, como Saruman, se posuísse e aprendesse a usar o Anel ) ou ao Sauron?

Á vontade do Anel!:)

Porque a maldição foi forjada com o anel, daí os Nazguls obedecem á vontade do Anel de Sauron.:D
Mas quem os tornou no aspecto que eles têm, foram os poderes de Sauron e não o anel. :think:
O anel tem, ou tinha metade do poder de Sauron, e talvez era um elo de liguaçao entre as trevas e o terreno, acho eu.:think:

" Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono "
 
O Mestre era Sauron e a sua forma "corpórea" era o Um Anel, eles obedeceriam o Um Anel, mas como um instrumento do poder de Sauron enquanto ele não possuísse uma forma física.
 
Mas no fim da TE, Sauron tinha forma física. Só PJ acha que não.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo