• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo da Lei VI] Julgamento de Túrin

Status
Fechado para novas mensagens.
Confesso que gostaria de ajudar também, mas não posso me comprometer. No máximo posso ser um assistente de acusação / defesa.
 
Catso, tanto tempo assim? Gostei de negócio. Se precisar de ajuda na organização, me chame.
É, eu tava pensando nisso também. Imagine se fosse um julgamento por mês? No fim do ano, não ia ter mais ninguém para julgar. Não tem tanto criminoso assim em Tolkien...
 
E galerinha... requisitar ingresso no VtBBC só pra ajudar no julgamento nem rola e já to avisando... a gente quer usuário pra trabalhar, vide o Meneldur que fica cobrando bolacha no msn =D
 
Voltando ao assunto do livre-arbítrio de Túrin, estive repassando o diálogo de Manwë e Eru e o de Finrod e Andreth. Algumas observações são bem curiosas.

-Manwë e os Valar tinham receio em ser dignos para lidar com os corpos dos filhos. Foi preciso Eru para convencê-lo a não regular a concessão dessas coisas e lembrá-lo mais uma vez que Manwë já tinha autoridade para isso.

-Sabendo disso Melkor fez exatamente o contrário de tudo o que os outros Valar tinham receio, inclusive contaminar e corromper a matéria do mundo e dos corpos dos filhos contidos nele.

-A livre-escolha de Eru precisava de instrumentos em seu mundo para concretizar e realizar. Manwe foi estabelecido como o principal instrumento na música a combater Melkor. E houve então a livre escolha e a concretização da livre-escolha. Duas coisas diferentes. A primeira dependia de uma pessoa, a segunda dependia de várias.

-Túrin decidiu usar sua livre-escolha, um dom da alma. Entretanto, a manifestação dela, o seu instrumento e corpo, foi condenado por Melkor a sempre traí-lo. E havia ainda um dilema. Se os homens deviam ser capazes de usar o livre arbítrio em meio aos destinos do mundo, então como Túrin não conseguia escolher?

-A resposta é que ele conseguia escolher, mas a única vontade do mundo capaz de fazer escolhas livres e concretizá-las sem haver armadilhas de Melkor era Eru. Até mesmo Manwë e seus irmãos aprendiam lentamente a usar seus próprios dons. Houve épocas em que Melkor enfrentou todos os Valar ao mesmo tempo e os poderes tinham a vantagem de ter vidas longas, diferente dos homens.

Já no começo do Silma conta-se que os homens não tinham pleno conhecimento da vontade do único para com eles, o que nos indica que as criaturas livres de Eru não eram proficientes ainda no dom do livre arbítrio e que no futuro apenas os homens entenderiam seu lugar, o que significa ter plena consciência de seus dons.

Resultado, Túrin passou a ser traído por seu próprio corpo depois que Melkor debruçou o ódio do universo sobre ele. Tudo o que ele amava iria traí-lo também, numa vida solitária e insuportável. No final observa-se que não ter filhos foi um ato de misericórdia, pois havia chances de os frutos do mal de Melkor continuarem a perseguir a prole de Túrin.

Afinal, Manwë estava correto em consultar Eru na questão dos corpos, o corpo das criaturas é algo realmente muito delicado. Mesmo que precisasse passar por sovina nessa questão, mudar e construir a vestimenta/casa dos seres não devia ser uma questão qualquer.
 
realmente gostaria que tivesse outro julgamento logo, mas vcs tem razão quanto a distância de tempo entre um e outro... e dá até um tchans a mais...:yep:


ZORBA ... inocente ou culpado????


mas... mas... EU??? 8-O

e agora, quem irá me defender?



:mrgreen:
 
mas... mas... EU??? 8-O

e agora, quem irá me defender?



:mrgreen:


attachment.php
 
Atrasada para agradecimentos e parabenizações, eu sei, mas antes tarde do que nunca, então...

Quero agradecer a Bel por ter me escolhido para fazer parte da banca de jurados e me proporcionada essa divertida experiência de participar do julgamento. Quero parabenizar meus colegas de jure que foram extremamente bem em uma tarefa que não é nada fácil, as bancas de acusação e defesa pela atuação e pelas belíssimas peças apresentadas, a todos os responsáveis pelo julgamento e principalmente a Ly, que fez tudo pelo bom andamento de mais um Círculo da lei.
 
Esse foi com certeza o julgamento mais organizado até agora!
É uma pena que não pude acompanhar enquanto estava em andamento mas lendo todos os posts achei gêniais as melhoras na organização principalmente na divisão das acusações para que os jurados pudessem julgar cada item separadamente e não culpando ou inocentando o réu de todas as acusações de uma vez.
Para mim que já fui jurado e tive problemas por considerar o réu culpado apenas em parte das acusações julguei as alterações mais do que bem-vindas e necessárias para um julgamento mais justo.


Continuem com o bom trabalho que os julgamentos só tendem a melhorar
 
Nossa, não acompanhei a parte final do julgamento... mas.. excelente! Não tinha caso contra o Túrin , exceto a morte do Brandir.

Agora posso comentar! :lol:

A primeira peça da acusação foi fraca! Já a segunda foi excelente. A defesa foi muito boa nos dois.

Então , quem é o próximo pro Círculo? :lol:

Vai ser dificil, porquê todos os grandes personagens que dava pra lançar uma dúvida pra ver se eram inocentes ou culpados já foram.. .Gollum, MÎm, Feanor, Turin...
 

Vai ser dificil, porquê todos os grandes personagens que dava pra lançar uma dúvida pra ver se eram inocentes ou culpados já foram.. .Gollum, MÎm, Feanor, Turin...

Não acho, há ainda vários personagens de índole duvidosa: Eöl, Gríma, Aldarion...
 
Ainda temos muitos Julgamentos possíveis, para maiores detalhes, vide indicações anteriores. Para mencionar Maeglin, Melkor, Manwë, Sauron, Aragorn...

Várias possibilidades!:joinha:

Edite:

Lembrando, todos são INOCENTES, até que se prove o contrário...
 
Última edição:
Lembrando, todos são INOCENTES, até que se prove o contrário...

Será? Isso é aplicável no mundo real. No mundo do nosso julgamento, enquanto o sujeito não for julgado ele não é nada, nem inocente nem culpado. Pelo menos é assim que eu penso...
 
Nada?? ÔÔ Lôko, Avastgard!?

Já penso que todos os possíveis candidatos podem ser as duas coisas. O respeito de Melkor, se você interpretar alguns fatores pela visão dele, seus atos são até compreensíveis. Veja bem, "compreensíveis", "justificáveis" fica por conta de uma eventual Defesa.
Se a Acusação for boa em seus argumentos, pode-se culpar até mesmo "Manwë"!

Tenho ótimas expectativas quanto a isso.
 
Mas é fácil condenar Manwë, é só ler os livros e ver a ocultação dele (e de outros Valar) para Beleriand, Númenor ou na Terceira Era.

Manwë fede.
 
Há um porquê na pasmaceira de Manwë e dos outros Valar, mas ele foi um líder muito fraco e covarde.

Feder para ele é pouco!!
 
Eu não podia por ser do TBBC. Para os demais usuários, acho que pode-se, mas em funções diferentes.
Se eu não tivesse saido do pub, poderia pedir ou ver algo a respeito por lá...

Só sei que no próximo eu poderei participar. Acho que poderei, vai saber se alguém vai querer me escolher...:beam:
 
Discordo em várias partes da acusação, aguardo ansioso pela reação da defesa.

(Primeiro julgamento que acompanho, talvez no próximo me candidate a algum cargo )
__________________
 
xiaoqin, não vai ter mais reação da Defesa. O Julgamento já acabou, todas as peças já foram postadas.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo