• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vampiros de Tolkien - cadê?

Elfo de Lothlórien

Seek and find what lingers deep inside
Tava navegando na Net e vi algumas informações sobre vampiros nas obras de Tolkien. Eu só li SDA até agora e não vi nenhuma menção (não q eu me lembre) sobre eles em SDA. O q aconteceu a eles? Se alguém souber a resposta por favor postem aki.:cerva:
 
Tb tenho a impressão de ter lido sobre uma única vampira, nO Silma, cujo nome ñ recordo, agora. Mas ñ saberia dizer se ela era um tipo clássico de vampiro ou alguma variação... Penso - puxando pela memória - que era uma variação bem mais bizarra, sem nada do "charme" e do "glamour" de Drácula e de suas esposas.
 
Se eu não me engano os vampiros do mundo criado pelo Mestre são mais parecidos com morcegos, do mesmo jeito que os lobisomens são mais parecidos com lobos.
No mesmo capitulo que a Thuringwethil é mencionada (The Silmarillion, Of Beren and Lúthien, pag. 225) um pouco antes é dito que Sauron assumiu a forma de grande vampiro para escapar as garras de Huan o Cão (The Silmarillion, Of Beren and Lúthien pag. 221).
 
Se eu não estiver enganado, os wargs seriam alguma espécie remanescente dos antigos lobisomens do mundo antigo lá pelas bandas da primeira era do sol, quando Melkor governava em Angband. Os vampiros eu não me lembro se ainda existiam na Terra média por volta da terceira era do sol.

Se existiram vampiros acho que somente em Dol Guldur, no castelo da feitiçaria do Necromante.

Alguém mais informado pode confirmar isso?
 
Se existiram vampiros acho que somente em Dol Guldur, no castelo da feitiçaria do Necromante.

Alguém mais informado pode confirmar isso?
A não ser que eu esteja muito enganado, as únicas menções de vampiros na obra tolkieniana são Thuringwetil (que aliás, não lembro se é chamada de vampira) e Sauron, que assumiu uma forma de vampiro.

A bom deixar claro que os vampiros e lobisomens da mitologia de Tolkien são beeeeem diferentes dos encontrados em outras literaturas e/ou no folclore. Esses são termos meio imprecisos, e acho que não foram definidos com clareza em nenhuma obra do Professor. Lobisomens são os grandes lobos da raça de Draugluin e Carcharoth. Não lembro se esse termo é também aplicado às raças menores, como os wargs. Não são homens que se transformam em lobos! De maneira análoga, imagino que os vampiros sejam homens com algumas características de morcego. Não são monstros que saem por aí chupando os pescoços das pessoas e que não podem sair ao sol (e muito menos brilham quando saem:lol:).
 
Tolkien imaginou muitas coisas para seu Legendarium que não aproveitou tanto ou descartou ao decorrer do tempo: Sauron nas primeiras concepções de Tolkien enfrentava Beren na forma de Tevildo, o Senhor dos Gatos, que era como um gato gigante. Então não é de se espantar que haja vampiros e lobisomens na TM.
 
Vampiros, como os imaginados por Bram Stoker não irão encontrar. Creio que os vampiros de Tolkien sejam mais parecidos com os descritos na mitologia da Suméria e Mesopotâmia sob a forma de um demônio feminino bem conhecido, [ame=http://pt.wikipedia.org/wiki/Lilith]Lilith[/ame].

Ela é também associada a um demônio feminino da noite que originou na antiga Mesopotâmia. Era associada ao vento e, pensava-se, por isso, que ela era portadora de mal-estares, doenças e mesmo da morte. Porém algumas vezes ela se utilizaria da água como uma espécie de portal para o seu mundo. Também nas escrituras hebraicas (Talmud e Midrash) ela é referida como uma espécie de demônio.
 
Talvez não devem ser vampiros "convencionais" os citados nas obras de Tolkien, e só me lembro disso no Silma, ao menos nessas partes...:think:
...E Huan o libertou. De imediato, Sauron assumiu a forma de um vampiro, imenso como uma nuvem escura que encobre a lua, fugiu, gotejando sangue da garganta sobre as árvores, e foi para a Taur-nu-Fuin, onde permaneceu, enchendo a região de horror...
...Thuringwethil. Ela era mensageira de Sauron e costumava voar sob a forma de vampiro até Angband; e suas enormes asas providas de dedos eram guarnecidas na extremidade de cada articulação com uma garra de ferro...
Embora dessem ser mais morcegos do que vampiros, propriamente dito:lol:
 
Eu acho que tanto os lobisomens quanto os vampiros eram shapeshifters, seres que mudavam de forma para lobos e morcegos, respectivamente. Acho que não há nada neles do que hoje entendemos como lobisomens e vampiros. Muito menos brilhavam no sol :g:
 
Talvez não devem ser vampiros "convencionais" os citados nas obras de Tolkien, e só me lembro disso no Silma, ao menos nessas partes...:think:
Embora dessem ser mais morcegos do que vampiros, propriamente dito:lol:


Ou talvez se abrisse uma nova discussão para tratar do tema: "Qual seria a concepção de vampiro e lobisomen para Tolkien?" ou algo similar :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo