• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Anel Dos Nibelungos

Só uma parte do Anel dos Nibelugos que se pareceu fielmente a um livro deTolkien. Quando um cara lá rouba um tesouro vira um dragão e usa o tesouro como leito. Muito parecido com Smaug o Dragão e o seu tesouro roubado dos anões.
De resto, é mitologia nortica, e até Gandalf, foi de certa forma inspirado no proprio Odin, um velho com capa e chapeu de abas longas. E outras pequenas referencias.

Bem, mesmo que a parte do plot com mais paralelos evidentes seja a de Siegfried , onde o herói humano recebe uma espada partida como herança e vai matar um dragão, desavisado, com um golpe na barriga desferido com artifício ( o detalhe do artifício não está em Wagner mas sim na Volsunga Saga e foi usado por Tolkien na história do Túrin), como você mesmo observou, a parte inicial do Ouro do Reno ( invenção original de Wagner) quando o nibelungo ( anão) Alberich , forja um Anel do Poder usando o sagrado ouro do rio Reno ( visto brilhando no fundo do rio), agredindo a natureza , e ganhando o poder de controlar as pessoas para fazer suas vontades também lembra o forjamento do Anel do Poder similar ao Senhor dos Anéis. O Andvarinaut da Volsunga Saga NÃO DAVA poder de "dominar o mundo" só atraía riqueza como os sete anéis dos anões.

Igualmente, a luta fratricida entre os gigantes com nomes aliterados,Fafner e Fasolt, pela posse do Anel ,depois que ele é tirado do criador original, no fim da qual um mata o outro e se refugia numa caverna , se transformando num ser maligno pela magia do tesouro roubado ( especificamente o Tarnhelm o elmo mágico lembrando o nome adotado por Eowynn disfarçada , Dernhelm), um Dragão, também recorda a luta pelo Anel encontrado no rio( achado por causa do brilho do sol refletindo nele no fundo do rio, igual em Wagner), travada entre os amigos Sméagol e Déagol e a fuga posterior do primeiro para uma caverna onde a magia maligna do Anel gradualmente o converte em Gollum.

Também é importante lembrar que, embora o Anel da lenda que inspirou Wagner trouxesse má sorte, ( como os Silmarils atraiam e como o ouro de Doriath, amaldiçoado pelo rei anão de Nogrod no Silmarillion) ele não era maligno em si mesmo enquanto os Anéis de Tolkien e Wagner o eram, exercendo uma influência corruptora que estimula tudo que é ruim naqueles que o cobiçam.

O Valhalla, construído pelos gigantes para servir de lar para os deuses, traz embutido o motivo da "avareza" da riqueza e bem-aventurança que , numa versão extremamente mais mitigada, influenciou a caracterização dos Valar no Silmarillion e seu "erro" ao se isolarem em Valinor e em promoverem o seu Escondimento ou Ocultação.

Também o anão Mime, na ópera de Wagner, não era um anão nas lendas nórdicas/teutônicas mas também foi a inspiração para o anão Mîm das histórias do Silmarillion que, aliás, vem de uma raça de anões chamada (não muito sutilmente) Noegyth Nibin, onde o segundo elemento foi cunhado para, evidentemente, aludir a Nibelungo.

A Lança de Odin na ópera, feita, também, com uma violação da natureza como o Anel de Alberich, dando um olho como barganha, cortando um galho do freixo do Mundo (após o que a árvore mirrou e morreu),e com runas escritas no cabo, também é uma análoga e precursora tanto para a Lança de Melkor com que ele traspassou as árvores de Valinor, expondo-as ao "vampirismo luminoso" de Ungoliant e à subsequente morte, quanto para o Anel do Poder tolkieniano onde Sauron escreveu o encantamento que ligava os demais anéis ao objeto e proclamava o seu poder forjando um pacto com as raças da Terra-Média.

Vale lembrar que, originalmente, a Lança de Melkor era uma espada e que, na Volsunga Saga e no Anel de Nibelungo, Odin também enfia uma espada mágica numa árvore com o fito de transformá-la num legado herdado pelo herói predestinado, mais digno, do mesmo jeito que acontecia com a Espada na Pedra da Legenda Arturiana.

Então, se é verdade que tanto Wagner quanto Tolkien se inspiraram na mitologia nórdica, também é fato que elementos adicionados pelo alemão, que passaram pelo "filtro" de Wagner, foram herdados por Tolkien e usados no Senhor dos Anéis ( e no Silmarillion) ao que tudo indica, intencionalmente como uma resposta ao simbolismo e ideologia da Tetralogia de Wagner.

Portanto, a inspiração que Tolkien colheu no Anel dos Nibelungos de Wagner, ao contrário do que ele mesmo podia dar a entender, e do que sugere o "ambos os anéis eram redondos e a semelhança termina aí" falando em contextos meio "passionais", não foi nada desprezível e inclui muito mais do que meros detalhes de enredo mas, sim, elementos estruturais e abstrações filosóficas e teológicas embutidas na história através da simbologia dos objetos mágicos e da caracterização de certos personagens como Wotan/Alberich/Sauron, Fafner/Gollum e Mime/ Mîm.
 
Última edição:
te digo que o original e uma tetralogia curiosa.e sim tem muito a ver!
Der Ring des Nibelungen e um classico.sao quatro operas baseadas na mitologia germanica muito interessantes.levou 26 anos para ser completada .das rheingold(o ouro do reno) e a mais parecida ao caso.a primeira que conheci de wagner foi die fenn(as fadas) a quem nao conhece recomendo

der ring des nibelungen (composiçao das operas)
das rheingold(o ouro do reno)
die wallkure(a valquiria)
siegfried
gotterdammerung(crepusculo dos deuses)
ah e sao 15 horas ta??


bjs:kiss:
 
Muito obrigado Nimue, embora com livro ( quase)completo com sinopses das óperas de Wagner aqui eu devo dizer que nunca tinha ouvido falar de

http://en.wikipedia.org/wiki/Die_Feen,

shame on me :P

Olhando a sinopse da ópera me parece que pode ser visto como mais um análogo e provável fonte de Beren e Lúthien.
 
Última edição:




 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo