• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Arwen não deixou a Terra Média?

cheirosinho

Usuário
Quando Aragorn decide morrer uma das coisas que ele diz a Arwen é que ela ainda pode ir para o oeste, daí ela responde dizendo que não há mais nenhum navio que a possa levar até lá. Entretanto Legolas e Gimli após a morte de Aragorn constroem um barco e vão para o Oeste.

Minha dúvida é se Arwen podia ou não voltar para seu povo.
 
Indo ou não, ela estava triste demais para viver. Morrendo em quaisquer lugares, ela iria para Mandos de qualquer forma.
 
Indo ou não, ela estava triste demais para viver. Morrendo em quaisquer lugares, ela iria para Mandos de qualquer forma.

Já imaginou perder a pessoa que você mais amou na vida toda?
Sem ele, nada mais faria mais sentido. Por isso, indo para Oeste não diminuiria sua tristeza, mesmo estando entre seu povo.
 
Acredito que não cara.

Quando Arwen resolve casar com Aragorn e se tornar a rainha da Terra-Média (rs), ela escolhe também o destino dos homens: a morte. Portanto ela tem que ficar na Terra-Média e morrer como os humanos. Esse é o preço por ela escolher ficar com Aragorn e não partir com seu pai, Elrond.

Legolas e Gimli podem sair com seu barco porque Legolas ainda tem o destino dos elfos e Gimli, apesar de não ser um eldar, vai porque é muito amigo do Legolas e também porque Galadriel certamente mexeu uns pauzinhos com os valar para que Gimli pudesse ir também.
 
É, ela escolheu uma vida mortal, então ela tem que continuar nela até o fim. Diferentemente do Legolas,ela dá o colar élfico dela para o Aragorn... Então é como se o Legolas ainda fosse um elfo e pudesse voltar,e ela não. Diferentemente do Gimli, que fez meio que a escolha contrária de Arwen,rs... podia continuar sendo um anão, vivendo nas profundezas da terra, em minas e talz... Mas prefere ir com Legolas. Então também acho que Galadriel teria feito uma forcinha para Gimli poder ir com o amigo... rs
E Arwen por mais que quisesse viver para sempre, para ela seria impossível sem Aragorn; ela sabia que preferia viver apenas alguns anos com ele do que infinitos sem. A morte talvez significasse para ela viver eternamente com ele depois da morte... Ou não ^^ mas só o peso de tê-lo deixado-o já era grande demais para uma vida que valesse a pena. Mesmo depois da morte dele.
 
Concordo com o Gerbur: ele escolheu ficar, escolheu o destino dos homens. Mesmo se mudasse de ideia, não poderia mais partir para Valinor. Não é questão de estar triste por perder Aragorn. É impossibilidade. Para todos os efeitos, ela passou a ser humana, e os humanos não podem ir à Valinor.

Só pra lembrar: ao contrário do que o filme da a entender, a imortalidade de Arwen não está "contida" no colar, nem ela passou essa imortalidade para ninguém. Ela tinha o dever de escolher desde que nasceu, por ser uma Meio-elfa. A perda da imortalidade não se dá pela doação do colar, e sim por simples escolha dela. Os irmãos dela também tinham que escolher, assim como o pai dela, Elrond, também escolheu.
 
Acho que seria uma mistura dos pontos de vista do Alisson, Gerbur, e Célio:

Aragorn em seu leito de morte diz o seguinte:
"-Não direi palavras de consolo, pois não há consolo para uma dor assim nos circulos do mundo. A escolha suprema se coloca diante de você.: arrepender-se e ir para os Portos, levando para o Oeste lembrança dos dias que passamos juntos, que lá sempre serão verdes, embora não passe de uma lembrança, ou então conforma-se com o Destino dos homens.
"Não querido senhor- disse ela.- Essa escolha a muito não existe mais. Agora não há um navio que pudesse me levar para lá, e devo de fato me conformar com o Destino dos homens, quer queira, quer não: a perda e o silencio."
[...]
"Mas, quando Arwen saiu da Casa, a luz de seus olhos se apagara, e seu povo teve a impressão que ela se tornara fria e cinzenta..."

O Senhor dos Aneis- o Retorno do Rei- Apendice A- pg 461-2
Penso que Arwen não sabia da construção do Barco, afinal ela abandonou a Casa. E mesmo que soubesse ela estava cinzenta demais para ir com Legolas e Gimli. E seu destino já havia a muito sido traçado.
 
Industrial, se Arwen pudesse e quisesse ir, ela poderia construir um barco para si, ou pedir um a Círdarn e zarpar.

Mas ela não podia, ela já havia escolhido ter o destino dos homens, portanto ela não podia ir à Valinor.

Tolkien diz que a escolha dos filhos de Elrond era essa: ou era ir para Valinor com o pai e escolher o destino dos elfos, ou ficar na Terra-média para sempre e escolher o destino dos homens. Arwen escolheu a segunda opção.

Insisto: não é questão dela querer ou não. É questão de poder ou não.
 
Só pra lembrar: ao contrário do que o filme da a entender, a imortalidade de Arwen não está "contida" no colar, nem ela passou essa imortalidade para ninguém. Ela tinha o dever de escolher desde que nasceu, por ser uma Meio-elfa. A perda da imortalidade não se dá pela doação do colar, e sim por simples escolha dela. Os irmãos dela também tinham que escolher, assim como o pai dela, Elrond, também escolheu.

Sim,sim
Só esclarecendo, citei o colar mais como forma de simbologia da escolha de Arwen ^^
Iclusive acho que o filme foca mais na questão de dar o colar do que da escolha em si por causa da figura de linguagem mesmo... Fica mais fácil transparecer a impossibilidade de retorno à vida élfica com a doação do colar em um filme...
 
Quando Aragorn decide morrer uma das coisas que ele diz a Arwen é que ela ainda pode ir para o oeste, daí ela responde dizendo que não há mais nenhum navio que a possa levar até lá. Entretanto Legolas e Gimli após a morte de Aragorn constroem um barco e vão para o Oeste.

Minha dúvida é se Arwen podia ou não voltar para seu povo.
Metáforas, meu caro. Metáforas. Nunca encare os diálogos Tolkienianos ao pé da letra. O próprio Tolkien brinca com isso dentro de SdA, com relação à profecia dita sobre o Rei Bruxo.

Vou me aproveitar da citação do Industrial:
"A escolha suprema se coloca diante de você: arrepender-se e ir para os Portos, levando para o Oeste lembrança dos dias que passamos juntos, que lá sempre serão verdes, embora não passe de uma lembrança, ou então conforma-se com o Destino dos homens.
"Não querido senhor - disse ela. - Essa escolha a muito não existe mais. Agora não há um navio que pudesse me levar para lá, e devo de fato me conformar com o Destino dos homens, quer queira, quer não: a perda e o silencio."
O "Oeste" não é apenas a esquerda do mapa, mas também pode ser entendido como Imortalidade. E realmente já não havia nenhum barco ou nada no mundo capaz de levá-la à imortalidade, pois ela já havia tomado sua decisão há muito tempo, assim como Elros.

Arwen, quando decidiu ficar na Terra-média, não decidiu apenas isso. Por tráz dessa escolha geográfica também há outra metáfora: a escolha pela mortalidade. Assim como seu tio Elros, Arwen deciciu por ser mortal no momento em que se desvencilhou de seu pai e se casou com Aragorn.

Ela poderia até mesmo ir para Valinor. Poderia pegar um navio nos Portos Cinzentos e ir para Aman. Porém sua vida ali seria curta e logo seu corpo morreria e seu fëa iria para os Palácios de Mandos e, mais tarde, para fora dos círculos do mundo, juntamente com o fëa de Aragorn e os demais seres humanos.

Mas aí resta a dúvida: por agora ser humana, Arwen poderia pisar em Aman? Ao meu entender sim, mas agora é só opinião minha.

Acredito que não cara.

Quando Arwen resolve casar com Aragorn e se tornar a rainha da Terra-Média (rs), ela escolhe também o destino dos homens: a morte. Portanto ela tem que ficar na Terra-Média e morrer como os humanos. Esse é o preço por ela escolher ficar com Aragorn e não partir com seu pai, Elrond.

Legolas e Gimli podem sair com seu barco porque Legolas ainda tem o destino dos elfos e Gimli, apesar de não ser um eldar, vai porque é muito amigo do Legolas e também porque Galadriel certamente mexeu uns pauzinhos com os valar para que Gimli pudesse ir também.

Insisto: não é questão dela querer ou não. É questão de poder ou não.
Enfim, me estendi demais. Os dois últimos quotes já dizem tudo!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo