• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Anel de Gyges, a verdadeira inspiração??

Biorn

Fiz uns rock's com Iluvatar
Quando li sobre ele na Republica, de Platão, eu tive CERTEZA que foi dali que veio a verdadeira inspiração de Tolkien pro Um Anel, e não do Anel dos Nibelungos.

Vejam e comparem a historia e o poder do anel!!!

[ame]http://en.wikipedia.org/wiki/Ring_of_Gyges[/ame]

Em portugues a pagina é BEM menor, mas ta aqui pra quem quer ver:

[ame]http://pt.wikipedia.org/wiki/Anel_de_Gyges[/ame]
 
Muito bom Biorn!
Nunca tinha ouvido falar sobre essa história, cai como uma luva nas atitudes do Gollum.
 
Quando li, tive que postar! Fiquei muito surpreso. Eu não via muita influencia grega nos contos de Tolkien :D
 
Prova quanto que o Tolkien conhecia de mitologia!

Grega, nórdica, celta...

Deve ter até egípcia se bobear.
Great Professor!
 
O Anel de Gyges , sem dúvida desempenhou algum papel, inclusive foi influência do próprio Wagner, já que foi daí que veio a noção da influência deletéria no caráter do usuário (independente da maldição colocada no Anel quando ele foi roubado),


http://democratic-individuality.blogspot.com/2009/06/ring-of-gyges-lord-of-rings.html

Mas foi só em Wagner que elementos fundamentais reproduzidos em Tolkien se definiram ( daí não ser verdadeira a afirmação de Tolkien de que a "unica coisa que ambos (Anel do Nibelungo e
Anel Um) tinham em comum era o fato de ambos serem redondos": a natureza malévola do Anel e sua propriedade mística de influenciar negativamente o caráter , seu poder de prover controle sobre o Mundo, subentendendo-se um certo grau de controle das mentes ( vide a carta onde Tolkien deixou claro que Sauron manipulou as mentes dos Numeronianos num esquema parecido com a da voz de Saruman numa escala maior) e o fato de ser o pomo da discórdia entre irmãos ou amigos com nomes aliterados ( Sméagol/Déagol, Fafner/Fasolt) , briga que resulta no assassinato de um deles..

Olhem ai o texto do professor Haymes sobre o assunto( por sorte salvo no meu blog já que , convenientemente, sumiu do lugar onde estava postado originalmente passando a ser vendido em versão de áudio

http://de-vagaesemhybrazil.blogspot.com/2008/12/two-rings-tolkien-and-wagner-dc-before.html

O Anel de Gyges foi tb a provável origem do Homem Invisível de H.G.Wells que influenciou Tolkien também.
 
Última edição:
Tolkien é da epoca do Homem Invisivel? @.@ Aquele cabra doido que estrupava mulheres enquanto estava invisivel. Achei que aquilo dali era atual D:
 
Tolkien é da epoca do Homem Invisivel? @.@ Aquele cabra doido que estrupava mulheres enquanto estava invisivel. Achei que aquilo dali era atual D:

Nem me fale do tarado de Contagem ,o nosso Homem Invisível da Grande BH, Esse era invisível pq era "visível" até demais, os próprios policiais que o prenderam disseram: "Põ o cara é mó pinta.
 
Na escola nós estudamos sobre o Anel de Gyges.
Logo que começamso a falar dele,nossa,em seguida eu lembrei de SdA.Pensei seriamente se Tolkien teria tomado como um ponto de partida,sei lá.Uma influencia talvez.
Nosso primeiro exercício era pensar: O que faríamos se tivessemos o anel de Gyges?

Aí sim...teve gente falando em roubar um banco,outros em caçar o principal Rival(inimigo),outros ainda em roubar beijos das mulheres e tals.
A conclusão final foi que uma pessao de bem,não veria utilidade nenhuma no anel,se ela realmente fosse de bem.Porque uma pessoa de bem,horada,não precisa fazer as coisas
ás escondidas,não tem o que temer.
Aí vem a grande questão...
Somos pessoas de bem,para manter as aparências e por medo das consequências,ou fazer o mal depende do caráter de cada um?

E quadno entraram em consenso!
"Todos seguimos as leis,somente para manter as aperências e por medo das consequências".
Eu disse:
-Então vocês estão afirmando que "O ser humano é mal por natureza".
E a discussão morreu até semana que vem.
 
Última edição:
Não lembro de já ter ouvido falar sobre ele :think:
Mas é uma história bem interessante, que deve ter tido sua parcela de influência na "composição" do UM...

É... Tolkien também é Grécia Antiga rs.
 
Muito interessante. Algumas semanas atrás eu publiquei umt exto em meu blog que falava justamente sobre o Anel de Giges.

Quem quiser pode dar uma conferida e comentar lá. =)

http://keltos.wordpress.com/2010/04/06/o-anel-de-giges-ou-o-ser-humano-e-justo-ou-injusto/

Keltos seu Li o Artigo no seu blog,realment eficou bom,deixei uma coment lá.Gostei do seu modo de escrita.

E quadno entraram em consenso!
"Todos seguimos as leis,somente para manter as aperências e por medo das consequências".
Eu disse:
-Então vocês estão afirmando que "O ser humano é mal por natureza".
E a discussão morreu até semana que vem.

Continuando meu antigo Post:

Digamos que eu não acredito que o Homem seja mal por natureza,no entanto,também não seja bom por natureza.
O homem é bom pela educação e exemplos que presencia.De casa,sociedade,escola e etc...
E mesmo assim,ser BOM ou Mal é da escolha de cada um.Pois mesmo na melhor das educações podem haver exceções.
Mas creio que o Homem Bom nada tem a esconder,por isso não teria porque usar o Anel de Gyges.


Continua....
 
Nunca tinha ouvido falar, mas pela descrição da wikipédia, não me parece uma inspiração para o Um Anel em sim, mas sim para a história de Bilbo.

A história de Gyges é mais parecida com a história de Bilbo.
 
Nosso primeiro exercício era pensar: O que faríamos se tivessemos o anel de Gyges

É verdade. Em A República, Platão quis explorar a idéia da corrupção que vem junto com o poder. E acho que é essa premissa que Tolkien quis mostrar também, mas não sei se ele foi diretamente influenciado por Platão. A semelhança é bem impressionante, mas se você ler A República, vai ver que Platão se aprofunda bem mais na análise, já que Gyges é corrompido e passa a praticar atos horrendos. Frodo foi só um pouquinho :roll:
 
É verdade. Em A República, Platão quis explorar a idéia da corrupção que vem junto com o poder. E acho que é essa premissa que Tolkien quis mostrar também, mas não sei se ele foi diretamente influenciado por Platão. A semelhança é bem impressionante, mas se você ler A República, vai ver que Platão se aprofunda bem mais na análise, já que Gyges é corrompido e passa a praticar atos horrendos. Frodo foi só um pouquinho :roll:


Frodo pode ter sido meramente corrompido,pouco e brevemente,mas foi.E sem contar o Smeagol,totalmente corrompido e de atos terríveis,(levando em conta que ele era bom antes).
Não digo que Tokien tenha copiado ou uma influência muito grande,isso não.Rolkien merece todos os créditos por uma invenção inédita.
Mas esses dois autores,ambos pusseram a corrupção do homem simbolizada em um objeto.Um poder maior e não algo comum a todo homem,(esse é o lado que eu gosto de SdA,logo,em A república, de Platão).
 
Lembremos que o Anel de Gyges foi influência pro Homem Invisível do Wells e que Tolkien era leitor de H.G. Wells. E lógico que de Platão também.
 

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo