• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Diferenças nas roupas numenorianas da segunda e terceira era

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Olá colegas!

Vocês perceberam que existem diferenças nas roupas dos soldados numenorianos? No prologo do Senhor dos Anéis mostram um tipo de roupa dos soldados que é diferente das roupas dos soldados mostrados no filme o Retorno do Rei.

Aqui mostra uma imagem das roupas bélicas na Segunda Era

lastalliance-men.jpg


Nesta imagem temos os soldados de Gondor da Terceira Era
UC1414%20helm_shield.jpg




Essa diferença seria algo baseado nas obras do Tolkien ou seria apenas algo criado pelo cinema para diferenciação de determinadas eras?

Obrigado!
 
Tolkien não especifica nada nesse setido, mas em uma passagem de milhares de anos é natural que haja modificações nos costumes e até vestuário do gondorianos.
 
Os gondorianos da 3a Era usavam cota de malha. Os capacetes pontudos e as armaduras de placas foram (ótimas) invenções do PJ.

Sobre os numenorianos, não conheço nenhuma passagem que descreva seus uniformes militares. Mas provavalmente os equipamentos eram de melhor qualidade, afinal Númenor (no início da 2a Era), e Gondor (após a queda de Númenor), estavam no auge, com muito mais recursos do que a decadente Gondor do final da 3a Era.
 
Tolkien fez um desenho de como seria o capacete da guarda da Árvore Branca, e é bem parecido como é mostrado no filme.
 
Tolkien fez um desenho de como seria o capacete da guarda da Árvore Branca, e é bem parecido como é mostrado no filme.

Sério? Eu sempre imaginei eles com capacetes ovais (quando tentava imaginar).

Mas os guardas usavam armaduras feitas no apogeu, certo? Quem sabe os capacetes dos soldados normais não possam ter mudado com a decadência?
 
Sério? Eu sempre imaginei eles com capacetes ovais (quando tentava imaginar).

Mas os guardas usavam armaduras feitas no apogeu, certo? Quem sabe os capacetes dos soldados normais não possam ter mudado com a decadência?

É muito provável.
 
Gondor tava numa merda no final da Terceira Era, praticamente o Império Romano no final, só que Roma não teve um Aragorn pra se salvar...

De qualquer forma seria mais que normal se as armaduras mudassem no decorrer de milhares de anos, aliás, seria extremamente anormal se não mudasse nada.

Gondor era um reino que visava o futuro, normal mudar algumas coisas nas armaduras. Na primeira imagem nota-se um enfeite em forma de asa, na segunda o enfeite virou um "desenho", ou seja, corte de gastos... Sei que não dá pra se basear muito nessas imagens, mas dá pra ter noção do que to dizendo.

Gondor, assim como Roma, deve ter notado em alguma época que o exército precisava ser reformado, mas enfim, não vou conseguir sair das suposições.

Assim como a qualidade arquitetônica caiu, fato notado por Gimli, provavelmente a qualidade de armaduras e armas também tivesse caído, já que a sabedoria de Númenor não era tão abundante no final da Terceira Era como era no final da Segunda.
 
Bem, não sei se algum de vocês notou, mas a armadura dos Numenoreanos (baseando-se no filme) e basicamente uma cota de malha e um tecido com algumas placas de metal nos locais mais vulneráveis, enquanto a de Minas Tirith é muito mais abrangente, com placas de metal cobrindo quase tudo e cota de malha por baixo.

Wardens.jpg
img431332103efdd.jpg

Então, seria a cota de malha dos Numenoreanos mais resistente que a combinção malha+placas de Gondor?
 
Última edição:
Observação interessante!
Eu não tinha reparado pelo menos.

Boa pergunta HFR, qual armadura seria melhor?
Imagino que, além de mais bonita, a Númenoriana permitia uma articulação melhor, dando mais liberdade ao combatente.
Opinião de leigo, claro.
 
Eu havia respondido este tópico, mas o último "apaguinho" sumiu com ele. :mrgreen:

Em relação aos filmes, lembro-me de Richard Taylor dizer nos extras das estendidas, quando mostrava o vestuário, de forma geral, que as armaduras eram diferentes para marcar a passagem de tempo, para o espectador notar a diferença entre os númenóreanos e gondorianos da Terceira Era.

Ainda assim, estes últimos carregavam elementos em suas armaduras e elmos que mostrava sua origem a partir dos primeiros: as asas de gaivota e a Árvore do Rei. Uma boa oportunidade de marcar a passagem de tempo é justamente mudar o figurino, mesmo porque, elas representam épocas diferentes mesmo.

A armadura númenóreano era um tanto mais simples e rústica em relação à gondoriana da Terceira Era, bem mais "enlatada", pois esta é de um tempo de maior truculência do inimigo, enquanto Gondor vive uma época de decadência, e sente maior necessidade de proteger os soldados dessa violência que vem em uma época de enfraquecimento do seu poder. A númenóreana é mais "clássica", pois caracteriza um período antigo e de maior apogeu dos Homens na Terra-média.
 
Última edição:
Tolkien na maioria das vezes apenas descrevia as armaduras como copas de malha, parece que ele nunca gostou muito de armaduras de placas, logo as minhas favoritas.

Eu acho essas armaduras de Gondor/Anor e Númenor mostradas no filme bem toscas, na boa mesmo. Os Númenorianos gostava de fazer armaduras, pelo menos os elmos com bastante efeitos ao estilo asas de águias, gaivotas, etc. Até a coroa de Aragorn mostrada no filme não se aparece com a descrição do livro, e no livro fala que a coroa era igual a um modelo de elmo de Númenor, só que mais alta.

Única armadura mostrada no filme dos homens de gondor que eu gosto é dos Guardas da Torre. Num outro tópico é falado justamente que talvez essas armaduras dos guardas eram preservadas e foram feitas antigamente, talvez por isso eram mais bonitas e aparentemente superiores.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo