• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O fracasso dos noldor e o sucesso de Morgoth

Lenwë ¥

Usuário
Boa noite!

Gostaria de ver as suas opiniões sobre o seguinte:

O povo noldorin era valente, poderoso, guerreiro e variados adjetivos podemos designar a esse povo. Claro que as raças élficas de Beleriand como os Sindar, os teleri que lá ficaram, e outras raças possuem suas virtudes.

Com relação a chegada dos noldor a Terra media e o cerco a Angband, é sabido que houve vários anos de paz, embora fosse uma paz vigilante porque Angband era o reduto de qualquer perigo a Terra media. Durante muito tempo os elfos triunfaram sobre Morgoth, não nos esquecendo dos homens que também contribuíram e muito na luta contra Morgoth.



Vários nobre morreram, reinos caíram, Fingon, Feanor, Finrod, Caranthir, e uma imensa leva pereceram na jornada ao leste, mesmo que tal jornada tenha demorado a acontecer.

Morgoth sofreu várias derrotas, mas acabou por desestruturar muitos reinos de Beleriand.

Mas gostaria de saber o que vocês pensam sobre o sucesso de Melkor e a derrocada dos noldor em Beleriand. Claro que todo o contexto leva a Guerra da Ira e colocam fim as perversidades de Melkor.

Por que isso aconteceu de forma tão triste para os noldor?

Obrigado!
 
Última edição:
Em primeiro lugar, os Noldor estavam destinados a terminarem todas as suas obras na Terra-média em dor e sombra pela Maldição de Mandos.

Em segundo, Morgoth tinha aliados poderosos a seu favor, os Balrogs e os dragões, e os orcs que se multiplicavam como coelhos. Como eu ouvi em um Nerdcast, "se os elfos se reproduzissem na mesma taxa dos humanos, a Terra-média não teria problema algum", ou algo assim. E, parando pra pensar, grande parte das derrotas dos elfos foram por falta de tropas, se eles se reproduzissem no mesmo ritmo dos humanos, por exemplo, Nirnaeth Arnoediad (não vou pegar meu Silma pra checar se está certo:mrgreen:) não teria sido tão desastrosa, pois a hoste élfica teria números absurdos.

E acho que os povos de Beleriand não souberam se unir contra um inimigo comum, vide a destruição de Doriath e os massacres de elfos por elfos. Batalhas entre povos que deveriam ser aliados contra Morgoth só os enfraqueceram e tornaram mais fácil para o Senhor do Escuro sua dominação.
 
Não acho que a questão fosse a falta de tropas. Um gondoriano decadente da Terceira Era já dá trabalho pra vários orcs, imagine um elfo da Primeira Era, no seu ápice.
 
Em primeiro lugar, os Noldor estavam destinados a terminarem todas as suas obras na Terra-média em dor e sombra pela Maldição de Mandos.
As coisas dos Noldor davam errado por causa de seus atos. Mandos só deduziu o que aconteceria se os Noldor continuassem do jeito que estavam. A Maldição veio pelos atos dos Noldor, e não o contrário.
 
Por que isso aconteceu de forma tão triste para os noldor?

Obrigado!


Não dá pra querer enfrentar um Vala e ter uma história feliz :lol:

Mas falando sério, concordo com o Célio, fora tão triste principalmente pelo esforço e habilidade de Melkor e pelas ações dos próprios Noldor.
 
É verdade. A história dos Noldor é cercada por dor e sofrimento.

As coisas dos Noldor davam errado por causa de seus atos. Mandos só deduziu o que aconteceria se os Noldor continuassem do jeito que estavam. A Maldição veio pelos atos dos Noldor, e não o contrário.

Concordo contigo, Célio. É como disse o Anwel, declarar guerra a um Vala é uma causa perdida, mas a questão é: o que levou a esta guerra? É aí que voltamos a Fëanor e as Silmarilli. A cobiça de Morgoth e a paixão de Fëanor pelas jóias.

De certa forma podemos dizer que todo o caminho de dor e sofrimento dos Noldor, e de todos aqueles que os seguiram (e aqui destaco os Homens), começou com a afronta de Fëanor a Morgoth e o juramento feito. Mandos apenas "previu" que o caminho que os Noldor estavam a trilhar só poderia trazer males.
 
Morgoth fala...

As coisas dos Noldor davam errado por causa de seus atos. Mandos só deduziu o que aconteceria se os Noldor continuassem do jeito que estavam. A Maldição veio pelos atos dos Noldor, e não o contrário.

Concordo. Aliás (só pra não perder o costume), tudo culpa do Fëanor! :D
 
Vou resumir e não ser chato como sou na maioria das vezes, pelo menos eu me acho chato, mas resumindo o que eu vou dizer: Foi um mal necessário, a insensatez dos noldor foi bom para os homens, caso contrário, os homens ficaram totalmente a mercê de Morgoth.
 
É se num fosse pela condenação de Mandos quem sabe as coisas não teriam sido um pouco diferentes (apesar das intenções ruins de Feanor não indicarem o final feliz pra empreitada deles), lembro de no Silma falar que quando Feanor desembarcou com seu povo (e era a fração menor dos noldor que deixaram Valinor) só eles foram suficientes para acabar com boa parte dos exercitos de Angband na tal Batalha sob as estrelas e salvarem Beleriand, os noldor eram muito poderosos, mesmo em pequeno numero.
 
É se num fosse pela condenação de Mandos quem sabe as coisas não teriam sido um pouco diferentes (apesar das intenções ruins de Feanor não indicarem o final feliz pra empreitada deles), lembro de no Silma falar que quando Feanor desembarcou com seu povo (e era a fração menor dos noldor que deixaram Valinor) só eles foram suficientes para acabar com boa parte dos exercitos de Angband na tal Batalha sob as estrelas e salvarem Beleriand, os noldor eram muito poderosos, mesmo em pequeno numero.

A Profecia do Norte não ditou nada aos Noldor, tudo o que aconteceu foi influenciado por eles mesmos e por Melkor.
 
A vida dos Noldor(dos sindar, dos homens, dos cavalos e das preguiças) em Beleriand é recheada de dor e coberta de sofrimento não só por que enfrentavam Morgoth(também por isso, mas não só por isso).
Algo que me parece orgulho ferido motivava os Valar a não enviar qualquer ajuda.
Não é tão simples assim culpar Feanor e pronto(embora seja muito divertido). Não existiam apenas Noldor em Beleriand.
O que os Sindar e os outros elfos fizeram?
O que os Homens fizeram?
O que as preguiças(sim, preguiças - pra ilustrar a fauna de Beleriand) fizeram?

Morgoth e seus servos destruiam e deturpavam tudo, montanhas, florestas, animais, elfos e homens.
"Ora Rikky, os Valar não podiam entrar em guerra pois temiam destruir o mundo" vocÊs vão dizer.
Eu sei, mas isso os impede de enviar conselhos? Ajuda?
Pergunto: O que raios Hurin, Turin, Haleth, Barahir, Beren, Huor e tantos outros homens tinham a ver com o xilique de Feanor?
O que as arvores que Yavanna tanto amava tinham a ver com as Gemas? Se ela implorou que houvesse proteção pra elas contra os Anões de Aulle por que ela não as ajudou contra Morgoth?
Aulle poderia ter ajudado seus filhos
Orome poderia ter ajudado os elfos, criaturas que ele tanto amava.
Digo e repito.
90% das desgraças de Beleriand aconteceram devido ao descaso que os Valar tinham para com os filhos de Eru, tanto os mais novos quanto os mais velhos.
Por que Manwe não enviou conselhos a Thingol?

A coisa toda é culpa não apenas do orgulho dos Noldor. Tem culpa dos Poderes de Arda no meio também.
 
Morgoth fala...

(...)A coisa toda é culpa não apenas do orgulho dos Noldor. Tem culpa dos Poderes de Arda no meio também.

:clap:

Concordo contigo, rapaz!! Os Valar se omitiram e deixaram todo o resto de Arda nas mãos de :fire: Melkor :fire:

Por outro lado, em última análise, eu acho que isso fez com que aqueles que ficaram na Terra-média evoluíssem de certa forma. Eles passaram a pensar mais na sua situação no mundo, daquilo que eles poderiam fazer para enfrentar todos estas ameaças, passaram a ter mais noção de sua capacidade. A história de Arda mostra muito bem o que acontece aos "super protegidos"... vide os próprios Noldor e o pessoal de Númenor.
 
Isso aconteceu devido á vários fatores, como:

- O oponente em si. Como disseram, não dá pra enfrentar um Vala e esperar ter sucesso.

- Era impossível ter sucesso, já que os noldor foram amaldiçoados por Mandos e pelo terrível Juramento, que sempre resultou a favor de Morgoth.

- Eles podiam ser elfos, do apogeu de Valinor, mas eles estavam em muito menor número.

- Sem o apoio dos Valar e dos outros elfos, eles não poderiam contar com reforços. Logo, não havia vitória.

- Por fim, como já citei antes, devido ao Juramento e á Condenação de Mandos, os elfos estavam fadados a fracassar.
 
Gui.;1988516[B disse:
][/B]
- Era impossível ter sucesso, já que os noldor foram amaldiçoados por Mandos e pelo terrível Juramento, que sempre resultou a favor de Morgoth.
Como Mandos poderia controlar os atos dos Noldor à distância? O máximo que ele poderia fazer dessa maldição é impedir os Noldor de voltar à Valinor.
 
Não iria controlar diretamente. Mas com certeza a Condenação, "trabalhando" em conjunto com o Juramento, ia influenciar o destino dos noldor de um jeito ou outro.
 
Eru deu a seus filhos o poder de tomar suas próprias decisões. Quando Mandos fez sua profecia ele viu que as escolhas impulsivas feitas pelo povo de Feanor levariam este de sua glória a sua ruina (a culpa não foi da maldição e sim das ações dos Noldor)

Apesar de ter dado a escolha a seus filhos Eru é onipotente e ja sabia o que eles escolheriam e fariam tornando o sofrimento dos Noldor parte da obra que deveria ser executada, esse povo elfico tendo feito o que fez sofreu muito mas sofreu em beneficio do plano maximo de Eru para a história de Arda
 
Não iria controlar diretamente. Mas com certeza a Condenação, "trabalhando" em conjunto com o Juramento, ia influenciar o destino dos noldor de um jeito ou outro.

As palavras de Mandos não poderiam influenciar nada, pois os Noldor (errados ou não) estavam agindo dentro do livre-arbítrio e o que os Valar poderiam fazer era lhes negar ajuda e, como disse o Célio, impedir que eles retornassem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo