• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Avatar (idem, 2009)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    33
Alguém deleta o meu tópico lá :)

Comentando uma notícia que vi, não me lembro onde, sobre o Matt Damon falando que não está arrependido de não ter estrelado esse filme. Na época das gravações ele estava trabalhando no "Ultimato Bourne" e não recusou o convite do James Cameron. Agora, fala sério, o dinheirão que esse cara teria ganhado, fora a fama, não tem como ele não estar arrependido. Se tivesse pedido só 1% da bilheteria, ele já estaria bilhonário.
 
Dei um 5, mas só pelos efeitos especiais, e pela repecrcussão que o filme causou. Mas não gostei, além do enrredo velho, e de um cadeirante que vira um avatar, dorme e volta a ser cadeirante de novo, muito repetitivo e sem graça.
 
Acho que já disse isso antes do forum dar pau, então digo denovo:

Não gostei! Pra mim um filme não se basta só por efeitos. É necessário uma boa história para de um filme uma obra-prima!
 
Dei um 5, mas só pelos efeitos especiais, e pela repecrcussão que o filme causou. Mas não gostei, além do enrredo velho, e de um cadeirante que vira um avatar, dorme e volta a ser cadeirante de novo, muito repetitivo e sem graça.

Concordo plenamente. Comparando com os outros filmes do Cameron, até Exterminador do Futuro 2 ou Titanic são mais empolgantes que esse filme. Dei nota 7.
 
Re: Avatar (2009)

nunca vai ser igual a TITANIC..ainda mais com uma tecnologia muuuuito boa que só com IMAX pra ter a total experiencia! Onde que tem IMAX? quase em nenhum lugar...
acho q tem muito enxame nesse projeto! vou esperar pra v...

Corrigindo, nunca se poderá comparar Avatar a filmes como "E o vento levou..." ou "Ben-hur".
Três motivos:
* A história é algo simplório e o melhor do filme são os efeitos especiais.
* Avatar vendeu mais ingressos por conta da tecnologia 3D, isso é comum a todos.:yep:
* Uma pesquisa foi realizada num site especializado em cinema, levando em conta a inflação no preço dos ingressos, e Avatar ficou em 26 lugar:blah:, ficando atrás do próprio Titanic e de "E o vento levou..."( o verdadeiro campeão de ingressos da história do cinema). Fonte : ÉPOCA:roll:
 
Como eu já havia dito em outro tópico...seria um bom filme sim, se não fosse tão cansativo, com uma história que parece não evoluir em certos momentos. E não é pelo filme ser longo, afinal, SDA tbm é um filme longo e nem por isso é cansativo.
Acho q deixou a desejar, tanto na história quanto no climax do filme. Porém, os efeitos visuais estão realmente muito bons. Disso não posso reclamar!!!!

=)
 
Re: Avatar (2009)

* Avatar vendeu mais ingressos por conta da tecnologia 3D, isso é comum a todos.:yep:
* Uma pesquisa foi realizada num site especializado em cinema, levando em conta a inflação no preço dos ingressos, e Avatar ficou em 26 lugar

Avatar não vendeu mais ingressos, ganhou mais dinheiro. Justamente por causa do preço das entradas do 3D que é bem maior, além da inflação. Acho que foi isso que você quis dizer, mas não ficou claro.
 
Re: Avatar (2009)

Avatar não vendeu mais ingressos, ganhou mais dinheiro. Justamente por causa do preço das entradas do 3D que é bem maior, além da inflação. Acho que foi isso que você quis dizer, mas não ficou claro.

Exatamente!!! Mas acho que, também, quis dizer que pelo fato da technologia 3D usada no filme ser inovadora, levou mais gente para assisti-lo do que o próprio filme levaria sem esta "inovação".
Eu msm, o que mais me impulsionou a ir assisti-lo foi a curiosidade de ver esta tal nova technologia 3D.

=D
 
Re: Avatar (2009)

Exatamente!!! Mas acho que, também, quis dizer que pelo fato da technologia 3D usada no filme ser inovadora, levou mais gente para assisti-lo do que o próprio filme levaria sem esta "inovação".
Eu msm, o que mais me impulsionou a ir assisti-lo foi a curiosidade de ver esta tal nova technologia 3D.

=D

Eu também fui motivado pela tecnologia. E nessa assisti ao filme três vezes.:mrgreen:
 
Repito novamente... Assisti 3 vezes... Normal, 3D e IMAX 3D. Não foi de propósito, foram coisas da vida...hahaha
Adorei as 3. Um marco na história do cinema, com certeza!
 
Sim, o filme tem uma história boba. E daí? Eu adoro filme assim, igual a Dança com Lobos. Se tem alienígena e efeitos visuais fora desse mundo, ótimo! Avatar foi um FILMAÇO, imo. Memorável e divertido.
 
No inicio eu não queria ir assistir porque não tinha me chamado atenção, não mesmo, mas meu irmão ficou amolando pra levar ele...demorou mas levei, chegando lá não tinha outro além do 3d...paguei chorando(caro) pelo menos foi meia kk...
Mas me surpreendeu, no inicio sendo engraçado mas depois vai tomando um rumo diferente, eu gostei, e não foi somente pelos efeitos especiais, claro que são ótimos, mas a historia me agradou e as trilhas sonora também. Quando falavam de Avatar eu pensava no desenho então eu perguntava: É o do Homem Azul?...aqui em casa acabou ficando conhecido por homem azul >_>
 
Eu ainda não assisti, mas um filme que depende totalmente dos efeitos especiais passa muita impressão de ser um filme infantil...
 
Nem lembrei que poderia haver um tópico sobre Avatar, então agora que me dei conta da existência dele, vou postar um artigo que fiz sobre o filme, para a faculdade:

Tecnologia até demais

Nem mesmo toda a tecnologia usada para a produção de Avatar, que custou metade de seu estrondoso orçamento, poderá torná-lo um filme bom por completo. Isso porque sua história não apresentou nada de novo aos espectadores, diferentemente dos recursos audiovisuais, que justificaram o sucesso de bilheteria. Entretanto, tal contraste gera uma questão: como o diretor James Cameron conseguiu encantar a tantos expectadores, mesmo com um enredo tão clichê?

A maior parte dos gastos foi destinada a pesquisas tecnológicas e marketing. Além da grande quantidade de cores e efeitos especiais, o longa impulsionou a sequência, que ficará cada vez mais constante, de filmes e cinemas 3D. A preocupação foi tanta com as minúcias high tech que Cameron esperou quase que por uma década até que houvesse recursos suficientes para seu trabalho, que ficou incrível nesse quesito, mas que não deixa de ser uma produção experiencial¹. Com certeza, as técnicas utilizadas irão se aprimorar com o tempo nas mãos de outros cineastas, voltando até mesmo às de Cameron, que foi o precursor de tais ousadias.

Mas, talvez, o grande erro foi deixar contrastar tão evidentemente a falta de harmonia entre o roteiro e as técnicas. Claro que a relação natureza-homem é importante, ainda mais quando reproduzida para uma audiência significativa, porém, o clímax e o foco foram o mesmo que encontramos em outros tantos filmes hollywoodianos.

Uma produção de tal estirpe acaba caindo no conceito de muitos quando relacionado ao enredo previsível. O mesmo ocorre com ótimos roteiros que não são bem explorados, seja pelo elenco, ou pela produção como um todo. Cinema é harmonia entre as partes², o que deixou dúvidas quanto a Avatar.

Voltando a questão inicial, então: como essa produção conseguiu atrair e encantar a tantas pessoas? O que ocorre é que, por mais que sempre busquemos extrair algumas lições com as histórias – o que é particularmente meu caso -, Avatar não foi feito para isso, mas sim para puro entretenimento. A chave de encanto é sua beleza, desvinculada até mesmo da tecnologia, pois a maioria dos espectadores não tem fundamentos técnicos para julgá-lo revolucionário ou não; o belo sempre despertou uma atenção maior do ser humano, desde seus primórdios, e Avatar tem uma beleza peculiar que comprova isso. Eis o trunfo.


¹Referente às técnicas de animação do próprio filme e às 3D.
²Lembrando que o cinema, sendo a 7ª arte, reune todas as seis anteriores: música, dança, pintura, escultura, teatro e literatura, somado à arte digital.

Como eu tive que digitá-lo - só tinha na versão impressa -, por mais que eu tenha revisado, pode ser que apareçam alguns erros acidentais de ortografia. :roll:
 
Última edição por um moderador:
Tecnologia até demais

Nem mesmo toda a tecnologia usada para a produção de Avatar, que custou metade de seu estrondoso orçamento, poderá torná-lo um filme bom por completo. Isso porque sua história não apresentou nada de novo aos espectadores, diferentemente dos recursos audiovisuais, que justificaram o sucesso de bilheteria. Entretanto, tal contraste gera uma questão: como o diretor James Cameron conseguiu encantar a tantos expectadores, mesmo com um enredo tão clichê?

A maior parte dos gastos foi destinada a pesquisas tecnológicas e marketing. Além da grande quantidade de cores e efeitos especiais, o longa impulsionou a sequência, que ficará cada vez mais constante, de filmes e cinemas 3D. A preocupação foi tanta com as minúcias high tech que Cameron esperou quase que por uma década até que houvesse recursos suficientes para seu trabalho, que ficou incrível nesse quesito, mas que não deixa de ser uma produção experiencial¹. Com certeza, as técnicas utilizadas irão se aprimorar com o tempo nas mãos de outros cineastas, voltando até mesmo às de Cameron, que foi o precursor de tais ousadias.

Mas, talvez, o grande erro foi deixar contrastar tão evidentemente a falta de harmonia entre o roteiro e as técnicas. Claro que a relação natureza-homem é importante, ainda mais quando reproduzida para uma audiência significativa, porém, o clímax e o foco foram o mesmo que encontramos em outros tantos filmes hollywoodianos.

Uma produção de tal estirpe acaba caindo no conceito de muitos quando relacionado ao enredo previsível. O mesmo ocorre com ótimos roteiros que não são bem explorados, seja pelo elenco, ou pela produção como um todo. Cinema é harmonia entre as partes², o que deixou dúvidas quanto a Avatar.

Voltando a questão inicial, então: como essa produção conseguiu atrair e encantar a tantas pessoas? O que ocorre é que, por mais que sempre busquemos extrair algumas lições com as histórias – o que é particularmente meu caso -, Avatar não foi feito para isso, mas sim para puro entretenimento. A chave de encanto é sua beleza, desvinculada até mesmo da tecnologia, pois a maioria dos espectadores não tem fundamentos técnicos para julgá-lo revolucionário ou não; o belo sempre despertou uma atenção maior do ser humano, desde seus primórdios, e Avatar tem uma beleza peculiar que comprova isso. Eis o trunfo.


¹Referente às técnicas de animação do próprio filme e às 3D.
²Lembrando que o cinema, sendo a 7ª arte, reune todas as seis anteriores: música, dança, pintura, escultura, teatro e literatura, somado à arte digital.
Tudo muito bem colado! Parabéns, foi um ótimo artigo.

Mas, com relação ao trecho abaixo...
mas que não deixa de ser uma produção experiencial [Referente às técnicas de animação do próprio filme e às 3D.]. Com certeza, as técnicas utilizadas irão se aprimorar com o tempo nas mãos de outros cineastas, voltando até mesmo às de Cameron, que foi o precursor de tais ousadias.
Com relação à animação (esta técnica em específico), o precursor foi Peter Jackson, ao fazer o Gollum em O Senhor dos Anéis. Cameron apenas investiu para que a tecnologia fosse aprimorada e não criada.
 
Com relação à animação (esta técnica em específico), o precursor foi Peter Jackson, ao fazer o Gollum em O Senhor dos Anéis. Cameron apenas investiu para que a tecnologia fosse aprimorada e não criada.

É mesmo? Não sabia! Falha minha.. :lol:
Agradeço. :yep:
 
É mesmo? Não sabia! Falha minha.. :lol:
Agradeço. :yep:
Sim! A técnica usada em Avatar para fazer os Na'Vi é a mesma técnica usada por PJ em SdA para fazer o Gollum.

Aliás, a empresa que fez os efeitos de Avatar é a mesma Weta (criada por PJ) que fez SdA!
 
Eu adorei...
e muito...
Assisti algumas vezes ja e sempre que possivel vejo denovo e não me canso...
Recomento para assistirem, pois vão gostar de ao menos alguma coisa...
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo