• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem seria mais sábio: gandalf ou tom bombadil?

Acho que Gandalf... Se bem que de Tom Bombadil, não se saiba muita coisa para poder compará-lo a Gandalf.:hanhan:
 
Morgoth fala...

Tom Bombadil, certamente... o cara está na Terra-média desde o início dos tempos, antes que os elfos fossem para o Oeste. Conhece o mundo como ele é fora do Reino Abençoado... mais do que qualquer um. O próprio Gandalf curtia umas conversas com esse sábio saltitante... Sem contar que ele em si já é um mistério hehehe
 
Difícil dizer quem é mais que o outro. Ambos eram sábios e inteligentes, cada qual a sua maneira.
 
Na minha opinião o mais sabio era Gandalf sem duvidas.
Apesar de Tom Bombardil estar em Arda desde sua criação Gandalf já existia antes de a criação de Arda como um Ainur no Vazio, a sabedoria que Gandalf obteve antes do começo de Arda e em sua estada nas terras imortais foi maior do que a de todos os mortais e possivelmente maior que a que Tom teve só permanecendo na mesma floresta por milhares de anos
 
O Contos Inacabados não diz que Olorin é o mais sábio dos Maiar? Claro que como Gandalf ele pode ter esquecido muita coisa, mas ainda assim...
 
Gandalf é sábio por sua carga de conhecimento. Tom é sábio por sua vivência.

Ambos são duas criaturas arcanas, e inteligência é algo diferente da esperteza: Gandalf é mais inteligente, enquanto Tom é o mais esperto... Na verdade, não há como saber qual é o mais sábio, pois se complementam.
 
Gandalf é sábio por sua carga de conhecimento. Tom é sábio por sua vivência.

Ambos são duas criaturas arcanas, e inteligência é algo diferente da esperteza: Gandalf é mais inteligente, enquanto Tom é o mais esperto... Na verdade, não há como saber qual é o mais sábio, pois se complementam.
Acho que concordo com quase tudo que a minha Tia disse.

Quanto a questão da vivência de Tom, caso tenha haver com o longo período de vida dele, sim, teve grande influência na sua sabedoria(ele teve muito tempo para observar, pensar e refletir), agora, caso se refira as situações pela qual ele passou na sua vida, acho que ele sai "prejudicado".
Desde o início de Arda, Tom quase sempre foi 'ignorado' por todos. Ele esteve tranquilo no seu canto, observando todos os acontecimentos. Daí, falo que ele tem uma sabedoria mais imparcial, penso que o ser cantante e de chapéu azul é o único(além de Eru, é claro), capaz de entender os dois lados da moeda, os acontecimentos que impulsionam o bem e o mal. Penso que também seja por isso que o mago Cinzento se consultava com Tom, enquanto fazia o seu papel como Istari.
Gandalf também é sábio e tem um grande senso de justiça, é claro. Mas ele tomou um partido bem definido.

Os dois personagens tem uma sabedoria distinta, então "não há como saber qual é o mais sábio, pois se complementam."
 
Morgoth fala...


Na minha opinião o mais sabio era Gandalf sem duvidas.
Apesar de Tom Bombardil estar em Arda desde sua criação Gandalf já existia antes de a criação de Arda como um Ainur no Vazio, a sabedoria que Gandalf obteve antes do começo de Arda e em sua estada nas terras imortais foi maior do que a de todos os mortais e possivelmente maior que a que Tom teve só permanecendo na mesma floresta por milhares de anos

Hummm mas não sabemos se ele ficou naquela mesma floresta por todas estas eras :)

Não tenho a intenção de discutir a origem do Tom, mas ao que parece esse carinha aí sabe mais do que imaginamos. Pra começar veja o que ele fez com o Anel, ao passo que Gandalf teve medo de receber o mesmo de Bilbo. Tom parece estar além desses poderes... e, veja, além dos poderes de Sauron, não é pouca coisa não.

Acho que Tom conhece a verdadeira essência do mundo, quissá do universo, e aí é que reside sua sabedoria; uma sabedoria que dificilmente seria alcançada por outros seres... até mesmo pelo próprio Gandalf / Olórin.

Tá, temos apenas evidências, nada explícito, mas ainda assim: continuo votando no Tom hehehehehe
 
Morgoth fala...

... tremei! :lol:



Pra começar veja o que ele fez com o Anel, ao passo que Gandalf teve medo de receber o mesmo de Bilbo. Tom parece estar além desses poderes... e, veja, além dos poderes de Sauron, não é pouca coisa não.

Bom, Morgoth, aí estamos em outro quesito. Sabedoria nada tem a ver com coragem neste caso. Sabemos que a magia do Um na verdade atuava sobre a ambição de cada um: todos os que tiveram algum contato com ele tiveram, momentaneamente, vislumbres que nada mais eram que a projeção de seus próprios desejos mais íntimos. O Um, na verdade, tentava através da malícia, tocar no ponto fraco de cada um e fazê-lo acreditar que somente através dele poderiam atingir esses objetivos. Veja o exemplo do que Samwise viu de si mesmo, enquanto o portou por tempo tão breve.

Tom zombou claramente do Anel por não ter ambições que pudessem ser realizadas por ele. O que Tom poderia querer, ele já tinha - sua floresta, e sua Fruta D'Oro. Não tinha delírios de grandeza, portanto nada que o Anel pudesse tentá-lo... O mesmo com Frodo.

Creio que qualquer pessoa que não tivesse realmente o desejo de ser o Senhor do Escuro ou ter posse de qualquer forma de poder poderia portá-lo... Mas aí já é outra pauta.
 
Estou mais de acordo com o Seiko-chan.

Mas realmente, fica difícil medir um e outro já que, acho que, a gente acaba caindo em uma questão filosófica. :confused:
 
Morgoth fala...


Tenham medo!!! hehehe


Tom zombou claramente do Anel por não ter ambições que pudessem ser realizadas por ele. O que Tom poderia querer, ele já tinha - sua floresta, e sua Fruta D'Oro. Não tinha delírios de grandeza, portanto nada que o Anel pudesse tentá-lo... O mesmo com Frodo.

Humm nunca havia pensado por este lado... E sendo Tom um não-humano isso é realmente possível. Mas ainda achei acho difícil... talvez sua ambição fosse a de criar uma montanha de nenúfares e colocar a Fruta D'Ouro em cima dela... vai saber, cada louco com a sua hehehe

Creio que qualquer pessoa que não tivesse realmente o desejo de ser o Senhor do Escuro ou ter posse de qualquer forma de poder poderia portá-lo... Mas aí já é outra pauta.

A impressão que tenho é que Tom é a única criatura que poderia portar o Anel sem efeitos colaterais. Nem o próprio Gandalf poderia fazê-lo, ou pelo menos não teve coragem, porque sabia com o que estava lidando... E aí, quando falei de coragem no post acima, pensei na verdade em "elevação espiritual", que pode ser vista como um nível superior de sabedoria. Espiritualmente falando, na minha visão Tom era superior e tinha, portanto, uma maior sabedoria.
 
Tenham medo!!! hehehe

Ui. Fiquei mesmo. :lol:


Humm nunca havia pensado por este lado... E sendo Tom um não-humano isso é realmente possível. Mas ainda achei acho difícil... talvez sua ambição fosse a de criar uma montanha de nenúfares e colocar a Fruta D'Ouro em cima dela... vai saber, cada louco com a sua hehehe

Eu ainda me pergunto como Fruta D'Ouro aguenta Tom o dia inteiro. Juro, acho ele chato pra caramba! :lol:
Imagina só, um grande olho flamejante sobre a Torre Escura e falando "NÃO AMASSEM OS NENÚFARES, SEUS MORTAIS INÚTEIS!" :fire:

Sendo ele um espírito simples, ele tem tudo o que quer, que é sua floresta e sua senhora. E em nenhum ponto da história (SDA e Silma, ao menos) Tom pareceu preocupado com tramas políticas ou guerras, pelo contrário: parece alegremente desdenha-las, pois sendo uma força da Natureza tão arcana, para ele nada disso tem valor. O mundano é passageiro, mutável, Reis nascem e morrem... E ele continua lá, quieto e feliz em sua floresta.


A impressão que tenho é que Tom é a única criatura que poderia portar o Anel sem efeitos colaterais. Nem o próprio Gandalf poderia fazê-lo, ou pelo menos não teve coragem, porque sabia com o que estava lidando... E aí, quando falei de coragem no post acima, pensei na verdade em "elevação espiritual", que pode ser vista como um nível superior de sabedoria. Espiritualmente falando, na minha visão Tom era superior e tinha, portanto, uma maior sabedoria.

Aí é que entra o nível de envolvimento com o mundano de cada um deles.

Saruman era o que mais ambição tinha - ele só queria ser o novo Senhor do Escuro, só isso! De todos, exceto Gollum, foi o que mais sentiu a influência perniciosa do Anel, e quem o queria com mais paixão para seus intentos. O pobre Gollum o queria apenas para adorá-lo. Ambos foram consumidos unicamente pela própria paixão e vontade de possui-lo.

Gandalf, por sua vez, tinha as melhores das intenções, mas só a ambição de querer resolver o problema da melhor forma possível já o faria uma vítima em potencial. Gandalf, nesse ponto foi tão sábio e tão consciente de suas próprias fraquezas e ambições que preferiu, para o bem de TODOS, sequer tocá-lo. Nesse ponto, a sabedoria de Gandalf também estava em sua capacidade de auto-conhecimento. Não penso que ele foi covarde. Foi magnânimo.

Tom não se envolvia em nada disso. Portar ele até poderia! Mas quem disse que ele iria querer tantos problemas para si? Para ele, creio que tanto faria quanto tanto fez mais um Senhor do Escuro. Afinal, ele já passou por isso antes. A sabedoria de Tom estaria em sua simplicidade e desapego.
 
Última edição:
Morgoth fala...

Aí é que entra o nível de envolvimento com o mundano de cada um deles.

...

Tom não se envolvia em nada disso. Portar ele até poderia! Mas quem disse que ele iria querer tantos problemas para si? Para ele, creio que tanto faria quanto tanto fez mais um Senhor do Escuro. Afinal, ele já passou por isso antes. A sabedoria de Tom estaria em sua simplicidade e desapego.

Tá aí, faz sentido o que você falou, Seiko-chan. O desapego ao mundano foi a forma como classifiquei o mais ou menos sábio e já que o desapego em Tom é maior do que em Gandalf, vi o primeiro como o mais sábio, apesar de termos outras formas de "classificar" a sabedoria.

O que eu falei no post anterior (de que Tom era o único que poderia portar o Anel) soa forte de mais... portar o Anel parece estar carregado de uma certa responsabilidade para a qual Tom, de fato, não dá a mínima. Voltei ao SdA para relembrar as conversas que o Conselho de Elrong teve a respeito do Tom e condiz muito com o que você falou:

-- "Could we not still send messages to him and obtain his help?" asked Erestor. "It seems that he has a power even over the Ring."
-- "No, I should not put it so," said Gandalf. "Say rather that the Ring has no power over him. He is his own master. But he cannot alter the Ring itself, nor break its power over others. And now he is withdrawn into a little land, within bounds that he has set, though none can see them, waiting perhaps for a change of days, and he will not step beyond them."

E sobre o fato de entregarem o Anel aos cuidados de Tom:

-- "But within those bounds nothing seems to dismay him," said Erestor. "Would he not take the Ring and keep it there, for ever harmless?"
-- "No," said Gandalf, "not willingly. He might do so, if all the free folk of the world begged him, but he would not understand the need. And if he were given the Ring, he would soon forget it, or most likely throw it away. Such things have no hold on his mind. He would be a most unsafe guardian; and that alone is answer enough."

Em resumo: Tom não é desse mundo, mas é um bom camarada, e ambos (Tom e Gandalf) são sábios à sua maneira hehehe

Boa discussão! :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo