• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é a mensagem mais forte em oSdA?

Vixe, tem tantas que eu gosto e que me arrepiam. SdA é uma lição de vida!!!
Em especial, [claro!] gosto das de Faramir e Éowyn :grinlove:

"A guerra deve acontecer, enquanto estivermos defedendo nossas vidas contra um destruidor que poderia devorar tudo; mas não amo a espada brilhante por sua agudeza, nem a flecha por sua rapidez, nem o guerreiro por sua glória. Só amo aquilo que eles defendem: a cidade dos Homens de Númenor, e gostaria que ela fosse amada por seu passado, sua tradição, sua beleza e sua sabedoria presente. Não que ela fosse temida, a não ser da maneira que os homens temem a dignidade de um homem velho e sábio."

As Duas Torres: A janela sobre o Oeste. pg 286.

Ai ai, já não se fazem [se é que se fizeram um dia] homens como Faramir!!!


E a minha antiga assinatura, diálogo da Éowyn com Aragorn. Se tornou praticamente meu lema:

"- Todas as suas palavras querem dizer apenas isto: você é uma mulher, e seu papel é na casa. Mas, quando os homens estiverem mortos na batalha e com honra, você tem permissão para ser queimada na casa, pois os homens não mais precisarão dela. Mas eu sou da Casa de Eorl, e não uma serviçal. Posso cavalgar e brandir uma espada, e não temo o sofrimento ou a morte.

- O que teme, senhora? - perguntou ele.

- Uma gaiola. Ficar atrás de grades, até que o hábito e a velhice as aceitem e todas as oportunidades de realizar grandes feitos estejam além de qualquer lembrança ou desejo."


O que Faramir diz à Éowyn quando se declara é lindíssimo. O trecho de uma das conversas deles:

"- Sete dias - disse Faramir - Mas não me leve a mal, se eu lhe disser: esses dias me trouxeram ao mesmo tempo uma alegria e um sofrimento que jamais pensei conhecer. Alegria em vê-la; mas sofrimento, porque agora o medo e a dúvida destes tempos malignos realmente ficaram muito escuros. Éowyn, agora eu não gostaria que esse mundo acabasse, ou que eu perdesse tão depressa o que encontrei!"

As do Gandalf que acho mais relevantes já foram ditas aqui!


Nos filmes tem 3 que gosto muito.
O discurso do Sam no fim de As Duas Torres, que é uma adaptação e resumo do que ele diz ao Frodo no início do livro Retorno do Rei:

"- Eu não posso fazer isso, Sam!

- Eu sei. Tá tudo errado! Nós nem deveríamos estar aqui... Mas estamos.
É como nas grandes histórias, Sr. Frodo. As realmente importantes. Eram cheias de perigo e de escuridão e, às vezes, não queria nem saber o final, porque... Como o fim poderia ser feliz? Como o mundo poderia voltar a ser o que sempre foi quando tanta coisa ruim aconteceu? Mas, no final, é algo que passará, essa sombra... Até mesmo a escuridão acabará! Um novo dia virá e quando o Sol nascer ele brilhará ainda mais!
Essas eram as histórias que ficavam com agente, que significavam alguma coisa. Mesmo quando era pequeno demais para entender porquê. Mas eu acho, Sr. Frodo, que eu entendo! Agora eu já sei: as pessoas daquelas histórias tiveram muitas chances de desistir, mas não desistiram. Elas foram em frente porque estavam se agarrando a alguma coisa!

- A que estamos nos agarrando, Sam?

- Que há algo de bom neste mundo, Sr. Frodo. E que vale a pena lutar!"


A famosa frase do Bilbo no começo de "Sociedade do Anel":

"É perigoso, Frodo, sair porta afora. Você pisa na estrada e se não controlar seus pés não há como saber até onde você pode ser levado."


E o que o Frodo diz, no fim do filme Retorno do Rei. É praticamente uma continuação ou uma conclusão sobre a frase acima do Bilbo.
Começa mais ou menos assim: "Como é que se volta à sua antiga vida..."
Onde ele fala sobre as mudanças que as experiências causam em nós e que só percebemos quando voltamos ou tentamos voltar à vida que levávamos antes.
 
Última edição:
E é, mas eu não resisti em utilizar uma mensagem de outra história e outro tempo para exemplificar algo que eu acho muito forte no SDA, o sentimento e a angústia de não saber o que vem pela frente mas ter q seguir mesmo assim.
e é, eu apenas agradeci pois não me lembrava daquela ótima mensagem do Contos!!!!!!!
e vale a intenção né???????

Não quis desmerecer a frase, só comentei mesmo!:joinha:
 
Eu gosto bastante daquela do Gandalf:
"- Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver.
Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a
morte."

Ia dizer esse :D
uma mensagem que eu gosto bastante, entre outras é claro.
 
Gosto bastante da de Bilbo:
"É perigoso, Frodo, sair porta afora. Você pisa na estrada e se não controlar seus pés não há como saber até onde você pode ser levado."

E da de Gandalf:
"- Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver.
Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a
morte."


Acredito que são lições aplicáveis a qualquer pessoa...
 
Pra mim, são duas de Gandalf. Uma delas foi a citada por jinrai acima, e a outra:

"Assim como todos que vivem tempos assim. Mas o que nos resta é decidir o que fazer com o tempo que nos é dado."
 
Pra mim, são duas de Gandalf. Uma delas foi a citada por jinrai acima, e a outra:

"Assim como todos que vivem tempos assim. Mas o que nos resta é decidir o que fazer com o tempo que nos é dado."

Essa e ótima mas refresca minha mente: ela e só do filme ou tem no livro também?
 
Eu gosto bastante daquela do Gandalf:
"- Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver.
Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a
morte."

Essa realmente é a melhor mensagem do livro, VIVA os Direitos Humanos, se não somos capazes de dá-los então também não somos dignos de recebê-los.
 
Eu gosto bastante daquela do Gandalf:
"- Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver.
Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte."


As mensagens de sabedoria do Gandalf sempre me fazem parar e pensar sobre as coisas do mundo... e essa é uma das melhores e mais sabias dita por ele.
 
É, nos livros há muitas mensagens profundas. Os personagens nos transmitem o valor da amizade, da coragem e da bravura ao enfrentar o desconhecido. E os diálogos que vocês citaram são ótimos exemplos disso. Era preciso aprender mesmo sérias lições para derrotar Sauron. E todas as virtudes que alguns personagens tinham eram a chave para o sucesso, mostrando que o mal não leva a lugar algum, só bloqueia as pessoas.

:yep: Eh isso aeee!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Não lembro as frases ipsi literis, mas relerei as obras e farei um banco de quotes, aí posto aqui.
 
"Não é natural um filho partir antes do pai" dito pelo rei recem salvo por Gandalf no episódio Senhor dos Anéis as Duas Torres". Muito boa!
 
"- Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver.
Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a
morte."

um soco na mente daqueles que defendem a pena de morte.
 
Eu gosto bastante daquela do Gandalf:
"- Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver.
Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a
morte."

Concordo com _Sauron_ e deurost.................
além do mais esta frase é aplicável em situações atuais muito facilmente!
Quem nunca ouviu coisas ridículas do tipo "este cara merecer morrer!"?!

poderia citar outras passagens da obra mas, seria "chover no molhado...."
ótimos trechos já foram citados!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo