• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros para saber 100% da obra, quais ler ?

O Atlas da Terra-Média é realmente muito bom. Eu já li também um livro que tem muitas comparações das obras de Tolkien com outras coisas, chamado "O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis". Chegou a ser interessante.

Sauron, eu sinceramente acho que essa "literatura metalínguistica" como disse anteriormente, é muito limitada e totalmente dispensavel, li alguns livros, e não aproveitei nada de notável deles, mas talvez existam sim alguns que valham a pena, estou querendo ler o do Ives Gandra para ter uma ideia se esse tipo de leitura realmente merece atenção.

Eu super recomendo "O Mundo de Tolkien - Fontes Mitológicas de O Senhor dos Anéis" de David Day [tem português].
Eu li ele antes mesmo de ler a obra de Tolkien, só tinha visto os filmes... E me ajudou bastante quando peguei os livros propriamente ditos. Mas a utilidade desse livro pra você vai depender [e muito] do seu conhecimento e interesse em mitologia.
Além disso ele vale a pena por ser uma edição fantástica, em capa dura e com diversas ilustrações lindas. Acreditem se quiserem, na época [3 ou 4 anos atrás] paguei R$ 10 por ele na Siciliano.
Não sei qual a disponibilidade e valor dele atualmente.

Acho que é bem melhor e mais completo que "O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis". Não tenho esse, mas tenho o "O Mundo Mágico de Harry Potter", que é praticamente igual. Achei muito limitado e acabei nem lendo ele direito. Me desanimou.
No caso de HP eu recomendaria, em substituição melhor a esse, "O Manual do Bruxo".
 
Última edição:
Eu comprei a versão bilingue lançada ano passado, creio, pela Martins Fontes. É realmente imprenscindível você ler duas traduções, uma vez que o vocabulário de Tolkien é um tanto quanto arcaico e interpretativo.

Pessoalmente, recomendo a versão bilíngue.
 
fora os livros no site você encontra muitas informações super interessantes também, e nem é preciso procurar muito!
 
Uma vez, faz muito tempo, postaram que para entender a obra 100% você deveria ler assim:

- Todo o "Ainulindalë"
- Todo o "Valaquenta"
- "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar"
- Ler o segundo capítulo da primeira parte dos "Contos Inacabados" ("Narn i hîn Húrin" - "A História dos Filhos de Húrin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e de sua chegada a Gondolin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até o fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de
Aldarion e Erendis)
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até o fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron até a penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até o Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos CI.
- Prosseguir nos apêndices a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos apêndices, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos apêndices, sobre os reis da terra dos cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "A Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler "O Hobbit" todo
- Ler os apêndices dos "Contos Inacabados" (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler "A Sociedade [Irmandade] do Anel"
- Ler "As Duas Torres" até o encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de "As Duas Torres"
- Ler o "Retorno do Rei"
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion.

Aqui, podemos ver a mesma sequência com uns pitacos do Deriel

- Todo o "Ainulindalë"
- Todo o "Valaquenta"
* "Quenta Silmarillion" até o capítulo "Of Eldamar and the Princes of the Eldalië"
* Ler "The Shibboleth of Feanor" no HoME 12
- "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar"
* Ler "Aelfwine and Dirhaval" no HoME 11
- Ler o segundo capítulo da primeira parte dos "Contos Inacabados" ("Narn i hîn Húrin" - "A História dos Filhos de Húrin")
* Ler "The Wanderings of Hurin" no HoME 11
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e de sua chegada a Gondolin")
* Ler "Maeglin" no HoME 11
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até o fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de Aldarion e Erendis)
* Ler "Tal-Elmar" no HoME 12
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até o fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron até a penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até o Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos CI.
- Prosseguir nos apêndices a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos apêndices, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos apêndices, sobre os reis da terra dos cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "A Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler "O Hobbit" todo
- Ler os apêndices dos "Contos Inacabados" (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler "A Sociedade [Irmandade] do Anel"
- Ler "As Duas Torres" até o encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de "As Duas Torres"
- Ler o "Retorno do Rei"
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion.
* Ler "The New Shadow" no HoME 12


Mas Michael Martinez (ele é o cara) diz que assim tá bom:

*
1 O Hobbit, 3ª edição (1965) (Annotated Hobbit de Douglas Anderson é recomendado)

2 O Senhor dos Anéis, 2ª edição (1965) (a versão editada com a “Nota sobre o Texto” de Douglas Anderson é recomendada)

3 As Aventuras de Tom Bombadil (1962) (agora incluído em The Tolkien Reader, 1966)

4 O Silmarillion (1977) (editado/compilado por Christopher Tolkien – há uma segunda edição que não contem nenhuma alteração textual ou incorporações)

5 Contos Inacabados de Númenor e Terra-média (1980) (este é o primeiro livro com extenso comentário de Christopher)

Fonte: Folheando a biblioteca da Terra-média
 
Última edição:
Perfeito! Menegroth postou exatamente o que se precisa ler, parece assustar, mas pra mim que já li todos (exceto os volumes do HoME), em nenhum momento foi uma leitura cansativa, pelo contrario, um complementa o outro e todos dão sempre a sede por mais!
 
Quem comprará um livro para ler um capítulo só? hahahaha

É mais fácil postar todos os livros, e não os capítulos...... mesmo assim obrigado pela ajuda, mas já consegui a informação com meu Saitor ;)
 
Quem comprará um livro para ler um capítulo só? hahahaha

É mais fácil postar todos os livros, e não os capítulos...... mesmo assim obrigado pela ajuda, mas já consegui a informação com meu Saitor ;)


O hobbit;
SdA I, II, III;
Silmarillion;
Contos Inacabados;
As aventuras de Tom Bombadil - Edição Bilingue

90% dos capitulos postados você acaba por "esbarrar" durante a leitura, que por sinal bastante prazerosa.

Tenho também "Roverandom", um livro pequeno mas bastante interessante, e o "Curso de Quenya", que estou estudando no momento, muito bom tambem!
 
Aproveitando o tópico e evitando abrir um com um sentido parecido;

Há alguma coisa dessas HoME em portugues? Ou alguma previsão de algum lançamento deles em BR? Já me falaram de artigos aqui no Valinor, mas só artigos não é a mesma coisa!
 
Aproveitando o tópico e evitando abrir um com um sentido parecido;

Há alguma coisa dessas HoME em portugues? Ou alguma previsão de algum lançamento deles em BR? Já me falaram de artigos aqui no Valinor, mas só artigos não é a mesma coisa!
Não, as HoME foram travadas no tribunal, os direitos de tradução não foram concedidos.

Sem previsão nenhuma... Talvez haja alguma tradução feita or fãs, vou pesquisar, se encontrar alguma descente ei de postar!
Por favor, Erunamo: se encontrar, não poste aqui. O fórum é altamente contra pirataria!:joinha:
 
Existem também os HOME em espanhol.

Mas não sei se têm qualidade.
Para quem não domina o inglês, é para já a melhor alternativa.

Mas ler frases como Señor de los Anillos deve ser meio esquisito... :mrgreen:
 
Gostaria da opinião de alguns membros que já tenham lido
HoME e THE BOOK OF LOST TALES VOL .1 e 2.
Estou pensando em adquiri-los, contudo como são livros importados e caros e não dá para ser ter uma idéia da narrativa uma vez que não há cópias em livrarias do Brasil gostaria realmente que quem já leu pudesse dar uma contribuição para minha escolha.

Além disso, sobre o HoME, qual edição é mais recomendada: os livros avulsos vol. 1 a 13 ou o The Complete History Of Middle-Earth vol. 1 a 3?

Valeu
 
Gostaria da opinião de alguns membros que já tenham lido
HoME e THE BOOK OF LOST TALES VOL .1 e 2.
Estou pensando em adquiri-los, contudo como são livros importados e caros e não dá para ser ter uma idéia da narrativa uma vez que não há cópias em livrarias do Brasil gostaria realmente que quem já leu pudesse dar uma contribuição para minha escolha.

Além disso, sobre o HoME, qual edição é mais recomendada: os livros avulsos vol. 1 a 13 ou o The Complete History Of Middle-Earth vol. 1 a 3?

Valeu

Nunca li nenhum deles...:roll:
 
um livro maravilhoso para qualquer fã de Tolkien. "The road goes ever on and on" - the map of Tolkien's Middle-Earth". A HarperCollins (editora inglesa) lançou ele esse ano, com várias ilustrações de John Howe da TM. Ele tem uma capa linda, parece um livro antigo e vem com todo o mapeamento da TM, com explicações de cada lugar e um mapa grande colorido do John Howe (que enquadrei o meu). Comprei na Inglaterra (em Oxford) esse ano e não está disponível nem nos EUA. Vão lançar também nesse estilo do Hobbit e do Silmarillion.
 
um livro maravilhoso para qualquer fã de Tolkien. "The road goes ever on and on" - the map of Tolkien's Middle-Earth". A HarperCollins (editora inglesa) lançou ele esse ano, com várias ilustrações de John Howe da TM. Ele tem uma capa linda, parece um livro antigo e vem com todo o mapeamento da TM, com explicações de cada lugar e um mapa grande colorido do John Howe (que enquadrei o meu). Comprei na Inglaterra (em Oxford) esse ano e não está disponível nem nos EUA. Vão lançar também nesse estilo do Hobbit e do Silmarillion.

Dá até medo de perguntar, mas... quanto vc pagou?!
Ah... e há alguma previsão de lançamento em outros países?!

Seria um livro super útil pra mim, pois sou completamente perdida com esses mapas... :neutral:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo