• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros para saber 100% da obra, quais ler ?

Kirk00x

Kirk
A ordem de "data dos livros" é essa, e a leitura pode ser assim conforme a data, porém eu aconselho a começarem pelos livros mais fáceis para depois ir ficando mais difícil a leitura. a ordem que aconselho : O Hobbit, O Senhor dos Anéis - Trilogia, O Silmarillion. Quanto aos outros livros, podem ler da ordem que desejarem, mas aconselho a ler Contos Inacabados logo após ler O Silmarillion, pois ele responde muitas coisas que em O Silmarillion ficam sem respostas.


O Silmarillion
O Hobbit
O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
Contos Inacabados
Cartas de Tolkien
Atlas da Terra Média
Curso Quenya (Dispensável, porém legal para quem quer um dia saber o "impossível da obra")
Os Filhos de Húrin (Versão Portuguesa de Portugal)
As Aventuras de Tom Bombadill (é bom para entender mais sobre esse personagem tão misterioso)

Obras em inglês: The History of Middle-earth. São 12 volumes, nenhum deles traduzido para o português. São obras bem específicas, pra quem quer mesmo saber detalhes das obras, a evolução das ideias de Tolkien. Os doze volumes são:
I - The Book of Lost Tales, Part One
II - The Book of Lost Tales, Part Two
III - The Lays of Beleriand
IV - The Shaping of Middle-earth
V - The Lost Road and Other Writings
VI - The Return of the Shadow
VII - The Treason of Isengard
VIII - The War of the Ring
IX - Sauron Defeated
X - Morgoth's Ring
XI - The War of the Jewels
XII - The Peoples of Middle-earth
Créditos: Meneldur




Essa é a ordem de leitura
O tópico foi feito por uma dúvida minha sobre quais ler, e como já foi respondida, editei esse tópico para que possa ser útil para outras pessoas que tem ou tiveram a mesma dúvida que eu.

Obrigado!
 
Última edição:
Tenho os seguintes livros :


O Silmarillion
O Hobbit
O Senhor dos Anéis I,II e III


para mim saber tudo sobre o Senhor dos Anéis e Tolkien, quais as outras Obras que eu devo ler e qual a ordem ?

preciso de todos
até saber "Filhos de Hurin"


Obrigado :)

Saber tudo é muita pretensão :lol:

Mas então, a ordem mais apropriada de leitura seria: O Hobbit, Senhor dos Anéis, O Silmarillion então os Contos Inacabados, e é praticamente assim que você vai mais longe com o Legendarium em português.
Ainda existem é claro, os livros metalinguisticos e de suporte que podem colaborar ou não com sua leitura, Cartas de Tolkien por exemplo, é um livro que considero que colabora bastante.
Bom, ainda existem as obras não publicadas em português, dentre as quais se destacam os 12 volumes do HoME, Os Filhos de Húrin ( acho que é possível encontrar uma versão portuguesa ) e A História do Hobbit, dentre outros em sua maioria pouco importantes.
Existe também a obra do professor além de do Legendarium, que não deve ser neglingeciada, então entramos com Mestre Gil de Ham, Roverandom e outros, fora seus trabalhos acadêmicos e tudo mais... :lol:

Arrume uma cadeira confortável se pretende seguir em frente. :lol:
 
É, conforme o Tarik disse mesmo.

Cronologicamente o Silmarillion seria o primeiro, depois viriam o Hobbit e SdA.
Mas é altamente recomendável que não se comece por ele. Primeiramente, porque as estórias vão parecer todas "soltas" umas das outras. Segundo, porque não é um livro que te introduz no "legendarium"; é um livro para quem já está familiarizado com todo o contexto.
 
Vejo que você é novo (muito novo) por aqui... Talvez precise de um Saitor para te ajudar. Talvez seu tópico não deveria nem mesmo ter sido postado no Diga Amigo e Entre.

Bem, eu tinha a mesma dúvida e criei este tópico aqui.

Como já disse o Tarik, saber 100% da obra é praticamente impossível pois isso envolveria inclusive as línguas e as formas de escrita.

Mas no tópico que lhe indiquei, muita gente, assim como o Tarik, recomendam o Contos Inacabados e, depois, As Cartas de Tolkien.

É isso!
 
já li O Hobbit e Senhor dos Anéis


vlw :)

essa curso de Quenya é necessário ?


sobre oq fala ? o_O"


e o Atlas da terra média, onde posso achar para comprar ?
 
Última edição:
O curso de Quenya é um livro-curso para aprender-se a "falar" Quenya, a língua dos Alto-Elfos.
Totalmente dispensável, mas aboslutamente incrível.
 
O curso de Quenya é um livro-curso para aprender-se a "falar" Quenya, a língua dos Alto-Elfos.
Totalmente dispensável, mas aboslutamente incrível.



ah ta

imaginava isso mesmo

já vou providenciar o Atlas da T-M
Os Filhos de Hurin (que ta difícil achar em português)
Contos Inacabados e Cartas de Tolkien :D


vlw galera ! ! !
 
Última edição:
O Atlas da Terra-Média é realmente muito bom. Eu já li também um livro que tem muitas comparações das obras de Tolkien com outras coisas, chamado "O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis". Chegou a ser interessante.
 
O Atlas da Terra-Média é realmente muito bom. Eu já li também um livro que tem muitas comparações das obras de Tolkien com outras coisas, chamado "O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis". Chegou a ser interessante.


Sauron, eu sinceramente acho que essa "literatura metalínguistica" como disse anteriormente, é muito limitada e totalmente dispensavel, li alguns livros, e não aproveitei nada de notável deles, mas talvez existam sim alguns que valham a pena, estou querendo ler o do Ives Gandra para ter uma ideia se esse tipo de leitura realmente merece atenção.

já li O Hobbit e Senhor dos Anéis

vlw :)

essa curso de Quenya é necessário ?


sobre oq fala ? o_O"


e o Atlas da terra média, onde posso achar para comprar ?

O curso de Quenya é algo EXTREMAMENTE avançado, na minha opinião, apenas para aqueles que leram tudo/praticamente tudo e simplesmente amam a obra. E mesmo assim, só para os com a resignação necessária para a árdua tarefa de aprender a língua.
 
Sauron, eu sinceramente acho que essa "literatura metalínguistica" como disse anteriormente, é muito limitada e totalmente dispensavel, li alguns livros, e não aproveitei nada de notável deles, mas talvez existam sim alguns que valham a pena, estou querendo ler o do Ives Gandra para ter uma ideia se esse tipo de leitura realmente merece atenção.

Mas tu não viu o que o garoto quer? 100% da obra!!! Se ele quisesse um pouco mais da obra, aí sim. Mas o Atlas da TM é realmente bom, Tarik. O outro não, mais mostra um ponto de vista diferente...

Entendi, como já dito, já providenciei os livros e agradeço a ajuda de todos.
Obrigado!

Os preços do submarino estão cabulosamentebaratos! Já baixaram pra 39,90 a coleção Tolkien! :joinha:
 
Mas tu não viu o que o garoto quer? 100% da obra!!! Se ele quisesse um pouco mais da obra, aí sim. Mas o Atlas da TM é realmente bom, Tarik. O outro não, mais mostra um ponto de vista diferente...



Os preços do submarino estão cabulosamentebaratos! Já baixaram pra 39,90 a coleção Tolkien! :joinha:
Ah eu já tenho os livros do submarino e os que eu tinha antes. Quando me referi a 100% da obra quis dizer que eu queria todos os livros, pois sei que é praticamente impossível saber tudo sobre J.R.R Tolkien, queria saber quais são todas as obras de Tolkien que possa me ajudar a saber quase tudo :lol:


Só para saber se estou certo


O Silmarillion
O Hobbit
Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
Senhor dos Anéis - As duas torres
Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
Contos Inacabados
Cartas de Tolkien
Curto Quenya
Atlas da Terra Média
Os Filhos de Hurin


Tem mais algum livro que é necessário ler ?
 
Última edição:
Desses daí eu li todos menos o curso de quenya. Não acho que tenha mais nenhum livro que seja necessário ler, mas acho que rola reler os mais importantes!:joinha:
 
Desses daí eu li todos menos o curso de quenya. Não acho que tenha mais nenhum livro que seja necessário ler, mas acho que rola reler os mais importantes!:joinha:
Ah eu ja li os que eu tenho em casa e começarei logo a reler, pois na primeira vez perdi muita coisa, e li mais para entender um pouco e ler O Silmarillion, digamos que agora começarei prestar mais atenção em detalhes, e providenciei já Os Contos Inacabados e Cartas de Tolkien, porém o Atlas da TM eu não acha em lugar nenhum, sempre comprei livros pela internet, porém não acho em lugar nenhum, se souber algum site ou biblioteca no Interior de São Paulo que vende me indique por favor

Agradeço novamente :D
 
Só para saber se estou certo


O Silmarillion
O Hobbit
Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
Senhor dos Anéis - As duas torres
Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
Contos Inacabados
Cartas de Tolkien
Curto Quenya
Atlas da Terra Média
Os Filhos de Hurin


Tem mais algum livro que é necessário ler ?
Teria o History Of Middle Earth, mas esse acho que só em inglês mesmo...
Esse nem eu li ainda.

A propósito, fazendo um off-topic, qual seria a "legalidade" de se fazer uma tradução livre para repassar pelo fórum?
Se isso não for ilegal, me interesso em montar esse projeto!
 
Última edição:
Teria o History Of Middle Earth, mas esse acho que só em inglês mesmo...
Esse nem eu li ainda.

A propósito, fazendo um off-topic, qual seria a "legalidade" de se fazer uma tradução livre para repassar pelo fórum?
Se isso não for ilegal, me interesso em montar esse projeto!

Aí que tá: é altamente ilegal. Os direitos de tradução das HoME estão travados no tribunal a um bom tempo...
 
Ah eu ja li os que eu tenho em casa e começarei logo a reler, pois na primeira vez perdi muita coisa, e li mais para entender um pouco e ler O Silmarillion, digamos que agora começarei prestar mais atenção em detalhes, e providenciei já Os Contos Inacabados e Cartas de Tolkien, porém o Atlas da TM eu não acha em lugar nenhum, sempre comprei livros pela internet, porém não acho em lugar nenhum, se souber algum site ou biblioteca no Interior de São Paulo que vende me indique por favor

Agradeço novamente :D

Aí, Kirk00x, o Atlas da TM eu comprei diretamente da editora, em Curitiba, junto com o Curso de Quenya. Acho que paguei uns R$50,00... Hoje está mais caro... Veja em http://compare.buscape.com.br/o-atlas-da-terra-media-karen-wynn-fonstad-8533619537.html

Agora, um que você não colocou na sua lista é As Aventuras de Tom Bombadill.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo