• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como os orcs conseguiram resistir ao Sol?

Thorin III

Usuário
Bem, lendo a trilogia, eu vi em alguns textos que os orcs tem preferencia pela noite e mesmo assim não gostam da luz da Lua, e evitam o máximo possível o Sol, por que o odeiam ou simplesmente não o suportam.

Como Saruman e Sauron conseguiram que seus orcs resistissem ao dia?Saruman com os Uruk-Hai, que perseguiram a comitiva em pleno dia, e Sauron que enviou suas tropas pelo vale de Gondor em pleno dia.Que artificio eles usaram para conseguir isto?E alguém pode me falar melhor a respeito dos orcs preferirem a noite ao dia?
 
Bem.
Saruman conseguiu isso com os Uruk-Hai porque eles não eram apenas orcs, se não me engano, Saruman utilizou de outros meios para conseguir uma nova raça de orcs, muito maiores e resitentes que os outros, "mesclas" de Homens e Orcs.
E, nos Campos de Pelenor, "Ficou escuro e sombrio o dia todo. Desde a aurora sem sol até a noite, a sombra pesada se aprofundou, e todos os corações da Cidade estavam oprimidos. Lá em cima uma grande nuvem passava lentamente para o oeste, vinda da Terra Negra." Passagem do SdA: o retorno do rei.
Provavelmente a mesma magia que Sauron usava nas planícies de Gorgoroth.
 
Acho que é isso mesmo, Gwain... Os Uruks não eram Orcs. Foram "cruzados" com outras raças para ficarem mais fortes e resistentes ao sol.

Quanto à "preferência" dos orcs pela escuridão, acho que é a mesma de Gollum. As criaturas passam a vida toda em cavernas e túneis escuros. Não é de admirar que o sol os queime e incomode tanto...
 
Os orcs foram "criados" nas profundezas de Angband (ou foi em Utumno? Enfim...) e como "crias" de Morgoth, detestavam qualquer luz que não viesse do "lado negro da força" (como o Sol e a Lua).

Como já disseram, os uruk-hais não eram orcs comuns, eram o aprimoramento dos uruks que existiam em Mordor, possivelmente cruzados com humanos e não com orcs sem grande resistência à luz solar, os uruk-hais de Saruman eram o aprimoramento dos uruks de Sauron (se eu estiver falando besteira, corrijam-me, mas se não me engano, é isso mesmo :dente:).

Os orcs se cansavam mais sob a luz solar do que durante a noite, isso se deve a eles serem criaturas que moram em cavernas e tals, não são acostumados com a luz do sol, assim como Gollum, além do fato do Sol ser uma criação dos Valar.

Durante o cerco de Minas Tirith, como o Gwain citou, Sauron mandou uma nuvem gigante cobrir o campo de batalha para os orcs poderem dar o seu máximo. Também há o fato do pensamento de Sauron estar focado na batalha, pois sem a atenção de Sauron dirigida para seus orcs, eles podiam ficar perdidões, assim como aconteceu no Morannon após a queda de Barad-Dûr (não que os orcs fossem incapazes de agirem por conta própria, muito pelo contrário, mas eles eram mais "ativos" sob o comando de um Mestre).
 
Só pra complementar, citarei este trecho:

"- Mas o que vamos fazer quando o dia chegar? - perguntaram alguns dos orcs do norte.

- Continuar correndo - disse Úgluk. - Que estão pensando? Que vamos sentar no chão e esperar que os Peles-Brancas se juntem ao piquenique?

- Mas não podemos correr à luz do sol.

- Vocês vão correr porque eu vou atrás de vocês - disse Úgluk - Corram! Ou nunca mais verão suas adoradas tocas. Pela Mão Branca! Que adianta trazer esses vermes das montanhas numa viagem, sem um treinamento completo? Corram, seus malditos. Corram enquanto a noite durar!"

O Senhor dos Anéis - As Duas Torres - Martins Fontes, São Paulo 2001


Ou seja, acho que era necessário um treinamento intenso para, mesmo pros uruk-hai, resistirem ao sol.
 
Hmm, interessante isso!
Os livros são grandes e não os tenho comigo (ainda) então não é possível memorizar todas as passagens e algumas se lê rapidamente e são chave para certas perguntas.

Então, na hipótese de os Uruks terem de treinar para resistir ao Sol, os orcs de Mordor não tinham essa habilidade.Mas os orcs de Mordor fizeram alguma expedição muito longe de Mordor?A "influência" de Sauron - as nuvens que davam sombra - se extendiam apenas proximo de Mordor ou até mais distante?

Se houver alguma coisa que fale sobre a limitação desse poder - por que o poder de Sauron obviamente era limitado
 
Só pra complementar, citarei este trecho:

[...]- Vocês vão correr porque eu vou atrás de vocês - disse Úgluk - Corram! Ou nunca mais verão suas adoradas tocas. Pela Mão Branca! Que adianta trazer esses vermes das montanhas numa viagem, sem um treinamento completo? Corram, seus malditos. Corram enquanto a noite durar!"

O Senhor dos Anéis - As Duas Torres - Martins Fontes, São Paulo 2001


Ou seja, acho que era necessário um treinamento intenso para, mesmo pros uruk-hai, resistirem ao sol.

Concordo com Anwel.
Não se pode simplesmente modificar a natureza de pensamento dos orcs, visto que o Sol mais lhes desagradava do que lhes fazia mal. Suponho que os Uruk de Saruman, suportavam bem, mas também detestavam o sol assim como qualquer outro ser que passava a infância inteira em cavernas e túneis escuros, úmidos e profundos..
Esse treinamento que Úgluk fala, a meu ver, nada mais é do que um condicionamento mental para a resistência ao sol.
:mrgreen:
 
Hmm, interessante isso!
Os livros são grandes e não os tenho comigo (ainda) então não é possível memorizar todas as passagens e algumas se lê rapidamente e são chave para certas perguntas.

De fato, as vezes em apenas uma linha que, sem querer, não prestamos atenção, perdemos a explicação de uma coisa importante.

Então, na hipótese de os Uruks terem de treinar para resistir ao Sol, os orcs de Mordor não tinham essa habilidade.Mas os orcs de Mordor fizeram alguma expedição muito longe de Mordor?

Sim, a própria viagem para interceptar a Comitiva foi uma longa viagem. Não é só porque os orcs não gostem do sol ou da lua que eles não consigam viajar, eles são capazes de cobrir distancias enormes em um curto periodo de tempo (geralmente o periodo da noite em que a lua está no oeste, antes da aurora).

A "influência" de Sauron - as nuvens que davam sombra - se extendiam apenas proximo de Mordor ou até mais distante?
Se houver alguma coisa que fale sobre a limitação desse poder - por que o poder de Sauron obviamente era limitado

Sim, há uma coisa muito importante que impede Sauron de lançar a Sombra na Terra Média:o Anel, ou melhor, a falta dele.
 
"É porém considerado verdadeiro entre os sábios de Eressëa que todos aqueles quendi que caíram nas mãos de Melkor antes da destruição de Utumno foram lá aprisionados, e, por lentas artes de crueldade, corrompidos e escravizados; e assim Melkor gerou a horrenda raça dos orcs, por inveja dos elfos e em imitação a eles, de quem mais tarde se tornariam os piores inimigos. Pois os orcs tinham vida e se multiplicavam da mesma forma que os Filhos de Ilúvatar; e nada que tivesse vida própria, nem aparência de vida, Melkor jamais poderia criar desde sua rebelião no Ainulindalë antes do Ínicio."

O Silmarillion; Da chegada dos elfos e do cativeiro de Melkor; pg. 49

Acredito que a chave para tal problema com a habilidade dos orcs correrem em plena luz do dia está no cruzamento entre orcs e os povos de raças livres; sendo estes, corrompidos por Saruman e Sauron, ou somente em cativeiro pelos mesmos.
 
Só pra complementar, citarei este trecho:

"- Mas o que vamos fazer quando o dia chegar? - perguntaram alguns dos orcs do norte.

- Continuar correndo - disse Úgluk. - Que estão pensando? Que vamos sentar no chão e esperar que os Peles-Brancas se juntem ao piquenique?

- Mas não podemos correr à luz do sol.

- Vocês vão correr porque eu vou atrás de vocês - disse Úgluk - Corram! Ou nunca mais verão suas adoradas tocas. Pela Mão Branca! Que adianta trazer esses vermes das montanhas numa viagem, sem um treinamento completo? Corram, seus malditos. Corram enquanto a noite durar!"

O Senhor dos Anéis - As Duas Torres - Martins Fontes, São Paulo 2001


Ou seja, acho que era necessário um treinamento intenso para, mesmo pros uruk-hai, resistirem ao sol.

Treinamento e filtro solar :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo